No Dia da Criança, muitos pais celebraram a data dando um miminho aos mais pequenos.

Há quem aproveite esta altura para dar prendas que há muito estavam pensadas, há quem procure presentes didáticos, e ainda quem queira apenas dar uma lembrança para assinalar a data.

No entanto, para quem está à procura de um presente para o Dia da Criança, aqui ficam algumas sugestões, tendo em consideração as necessidades de cada idade.

bebé a brincar
Imagem: Freepik

Sugestões de prendas para crianças dos 0 aos 3 anos

Atividades como aprender a brincar, gatinhar, explorar o mundo ao redor do bebé e desenvolver capacidades físicas e motoras básicas fazem parte do dia-a-dia das crianças dentro desta faixa etária.

Atenção: Todos os brinquedos para crianças que se encontrem nestas idades, devem evitar peças pequenas!

Para crianças dos 0 aos 6 meses

Quando nascem os bebés apenas conseguem ver a curtas distâncias, e seguir objetos de forma lenta, por isso o ideal é manter as crianças entretidas com brinquedos no berço.

Próximo dos 6 meses, começam a adquirem a postura de sentar com apoio, e as brincadeiras passam então por ginásios para bebés, ou tapetes de atividades.

1. Brinquedos de berço

Com animais ou ursinhos, os brinquedos de berço suspensos, propiciam um cenário mágico para os mais pequenos, e são uma boa alternativa para acalmar as crianças, ajudando-as a adormecer mais facilmente.

2. Tapete de atividades

Conhecidos como tapetes de atividades ou ginásios para bebés, este tipo de brinquedo promove o entretenimento dos bebés. Normalmente têm brinquedos musicais, luzes e peluches para que a criança possa brincar de forma confortável.

Para crianças dos os 6 aos 12 meses

Surge a fase da curiosidade pelo mundo, e a vontade de gatinhar por toda a casa. É altura ideal para experimentar jogos e brinquedos com funções de exploração, e que estimulem a curiosidade.

3. Andador primeiros passos

A partir dos 9 meses as crianças começam a querer dar os seus primeiros passos, mas como já é de esperar, esta atividade requer prática e tempo para que seja feita na perfeição.

No entanto, com a ajuda de um andador para bebés, essa missão torna-se mais simples, pois o brinquedo auxilia o equilíbrio, e promove o movimento de cada criança.

4. Bola musical

A bola musical oferece música e diversão aos mais pequenos sempre que eles brincam, e é um ótimo brinquedo no que diz respeito a desenvolver sensibilidade musical.

As melodias e efeitos sonoros divertidos são ativados sempre que a criança agita a bola, ou a faz rolar.

Para crianças a partir dos 12 até aos 18 meses

Começam a gatinhar, a falar, e divertem-se sozinhos com recurso a vários diversões, nomeadamente, os brinquedos musicais e educativos . Procuram explorar o mundo ao seu redor, e imitam as rotinas familiares.

5. Brinquedos de encaixe

Estes brinquedos de encaixe ajudam a desenvolver competências de associação lógica, repleto de cores, formas e várias dimensões, têm como objetivo incentivar as crianças a brincar com desafios de encaixar as peças umas nas outras.

6. Brinquedos educativos e musicais

Os brinquedos educativos e musicais são importantes para ajudar as crianças a desenvolver as capacidades criativas, bem como distinguir sons e criarem capacidade de coordenação motora.

Para crianças dos 18 aos 24 meses

É o momento onde começam a alargam o vocabulário, aprendem a demonstrar sentimentos, e procuram independência, de forma a começarem a andar sem apoio.

7. Triciclo

Os triciclos são ideais para ajudar a andar, auxiliam e ensinam as crianças a terem equilíbrio, coordenação e desenvolverem reflexos.

8. Jogo de bowling infantil

Brinquedos como um jogo de bowling infantil ajudam a desenvolver a coordenação motora ao agarra e atirar, é também um jogo que incentiva a andar.

Para crianças dos 2 a 3 anos

Esta é a idade indicada para que utilizem brinquedos com compartimentos para descobrir, e desportivos que os incentivam a movimentarem-se, tais como escorregas e casinhas de brincar.

9. Escorrega

Uma opção para animar as brincadeiras das crianças, quer seja no exterior ou no interior de casa, os escorregas ajudam a melhorar as capacidades motoras, através do subir e descer as escadas.

10. Peças para construções

Com recurso aos blocos de construção, é possível criar mundos fantásticos, torres, animais e muito mais. São o brinquedo ideal para dar asas à criatividade.

criança com carro telecomandado
Imagem: Freepik

Sugestões de prendas para crianças dos 4 aos 9 anos de idade

Dos quatro anos de idade aos nove, as crianças passam por muitas fases de desenvolvimento, começam a desenvolver a sua maneira de pensar e a ter pensamento estratégico.

Passam também pelas fases de socialização e necessidade de integração no ambiente escolar, e começam a demonstrar gostos específicos, e traços de personalidade .

Para crianças dos 4 aos 5 anos

Nestas fase, as crianças começam a desenvolver o pensamento estratégico, e sabem como agir com base numa razão. Começam a adquirir um vocabulário cada vez alargado e tornam-se mais expressivas.

As atividades passam a ser mais voltadas para o desenho, brincadeiras criativas, ou exercício físico.

11. Bicicleta

É uma excelente opção para quem proporcionar momentos de divertimento para o ar livre. As bicicletas ajudas as crianças a adquirirem equilíbrio, sendo uma ajuda para mais tarde passar para uma bicicleta de pedais.

12. Brinquedos criativos e temáticos

Alguns brinquedos como os da Playmobil, ajudam a criar mundos fantásticos, viver aventuras. Estes são ótimos para estimular e desenvolver a criatividade, fator que é essencial nesta fase.

Com este tipo de brinquedo, as crianças conseguem interpretar vários papéis e experimentar diferentes mundos em miniatura.

13. Quadro magnético para desenho

Os quadros de desenho, ajudam a desenvolver vários tipos atividades, para além do simples desenho, ajudam a dar asas à criatividade dos mais pequenos e a fantasiar. Para além disso, ajudam na coordenação e reforço da simetria e equilíbrio das crianças.

Para crianças entre os 6 e os 7 anos

Nestas idades, os brinquedos devem ser adquiridos tendo em conta a prática de exercício, e a socialização, pois são fatores importantes no desenvolvimento dos mais novos. Assim, poderão ser boas sugestões de presentes para o Dia da Criança:

14. Jogos de Tabuleiro

Ideais para auxiliar no desenvolvimento de lógica e criação de pensamento estratégico, os jogos de tabuleiro podem ser excelentes presentes para o Dia da Criança.

Existem várias tipologias, desde criatividade, mimica, sorte e até jogos de habilidade como, por exemplo o Mikado ou Jenga.

15. LEGO Creator

Para crianças que adoram brinquedos criativos, este é o presente ideal. Existem várias temáticas dentro das opções dos LEGO Creator, no entanto, todas elas tem como objetivo colocar as habilidades de construção e de criatividade à prova.

16. Carro Telecomandado

Estes brinquedos telecomandados, proporcionam bons momentos de diversão e são também ótimos a estimular as habilidades manuais.

Crianças entre 8 e 9 anos de idade

Esta é uma fase onde, normalmente as crianças mudam os seus gostos. Se antes gostavam de atividades lúdicas, é natural que a partir destas idades, comecem a demonstrar interesses por atividades mais adultas.

Seguem-se algumas sugestões de presentes para crianças, tendo em conta essa mudança, mas garantindo também uma boa dose de diversão.

17. Puzzles 3D

Para cumprir o objetivo de ter o brinquedo montado, as crianças devem construir o Puzzle, recorrendo a habilidades mentais e de memória.

18. Nerf

Para momentos de pura diversão, as Nerf fazem as delícias dos mais novos que têm instinto de guerreiro! Podem disparar espuma, mini bolas ou água dependendo da opção escolhida.

19. Telescópio

O primeiro telescópio pode ser a prenda ideal para crianças que gostam de astronomia. Ajuda a descobrir as maravilhas do universo, observando planetas, estrelas e constelações.

nintendo switch
Imagem: Alvaro Reyes / Unsplash

Para os pré-adolescentes e adolescentes

Muitas vezes vista como uma fase mais conturbada, a chegada da pré-adolescência a partir dos dez anos, e a entrada na adolescência, fazem parte do período de transição entre a infância e a idade adulta.

Com esta etapa de transição chegam algumas mudanças, nomeadamente, nos gostos pessoais e na maneira como os jovens se relacionam com o mundo ao seu redor.

Torna-se por isso natural que, nesta fase, acompanhem tendências, e desenvolvam preferências e gostos por tecnologia, deporto, jogos, música, entre outros.

Para aqueles que têm entre os 10 e os 13 anos

20. FIFA 2020

Os videojogos são muito mais do que passatempos, são um ótimo pretexto para passar momentos divertidos! Para os que gostam de futebol, o jogo FIFA 20 é o presente ideal.

Esta versão, trás melhorias a nível de gráficos, e também uma novidade, agora o jogador deve realizar tarefas para conquistar pontos de experiência, só assim conseguirá evoluir e ganhar recompensas.

21. Nintendo Switch

Seja para se divertir sozinho, com amigos, ou até mesmo com a família toda, a Nintendo Switch é sempre uma aposta feliz presentear alguém, sobretudo as crianças fãs de jogos.

22. Smartwatch

Esta é uma prenda com várias características, para além de ser um relógio, o smartwatch pode ser meio de comunicação, uma vez que existem opções com funcionalidades de fazer e receber chamadas.

Alguns modelos incorporam também jogos, e até captação de fotografias.

Para os maiores do que 14 anos

23. Smartphone

Ideais para manter a comunicação, os smartphones são equipamentos fundamentais nos dias que correm para os adolescentes.

Existem várias opções, com preços distintos, dependendo do que se procura e do que é valorizado como características fundamentais.

24. Hoverboard

Os Hoverboards são considerados o transporte do século XXI, silenciosos, intuitivos, rápidos, divertidos e ecológicos. Sem volante para direcionar, o caminho é indicado com recurso ao balanço e peso do corpo.

25. Tablet

Perfeito para assistir a filmes ou series, o tablet é também ótimo para navegar na internet, e utilizar todas as aplicações a que a geração Z está perfeitamente habituada.

Se a diversidade de oferta for demasiada, o KuantoKusta Blog ajuda escolher o tablet ideal!

Resumo

Sugestões de presentes para assinalar este dia não faltam! O importante é escolher a mais indicada para cada criança, tendo em conta as suas preferências e gostos. No site do KuantoKusta é possível encontrar uma variedade de brinquedos para criança, tecnologia e jogos para as várias idades.

Catarina Martins
Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários