A Xiaomi Mi Band 6 já foi apresentada e vem recheada de novidades.

Após o sucesso das versões anteriores, a marca tecnológica decidiu renovar uma das best sellers no que toca a smartbands.

Para quem conhece este tipo de gadget sabe que ele permite receber notificações, monitorizar a atividade física e indicadores de saúde, consultar as horas, entre outras. Mas, de todas estas funcionalidades, quais é que se podem encontrar na nova Mi Band 6?

Lê o artigo que preparamos, conhece a smartband ao detalhe. Aqui irás encontrar a informação mais relevante desta pulseira inteligente: funcionalidades, autonomia, cores, data de lançamento, preço e tudo o que possa ser útil.

Tabela de Conteúdos

Especificações da Xiaomi Mi Band 6

A Mi Band 6 chega ao mercado com algumas novidades, quer a nível de características, quer a nível de funcionalidades. Vamos começar por analisar as características deste equipamento.

Ecrã

Tal como aconteceu na versão anterior, ou seja, da Mi Band 4 para a Mi Band 5, o ecrã é uma das maiores novidades da pulseira inteligente da Xiaomi.

A Mi Band 6 está equipada com um ecrã AMOLED, resistente a arranhões, com 1,56 polegadas e uma resolução de 152 x 486 pixels e 450 nits de brilho.

Além de ter um display maior do que a versão anterior, cerca de 50%, o fator mais diferenciável no ecrã é a parte estética. Tal como acontece nos smartphones, a imagem é exibida em todo o ecrã (full display), não havendo lugar para uma “moldura”.

Com este upgrade realizado, será bastante mais simples de utilizar e consultar a informação disponibilizada pela smartband.

Sensores

Tal como a versão anterior, a Mi Band 6 também está equipada com diversos sensores, nomeadamente: sensor de frequência cardíaca, sensor SpO2 (que mede o nível de oxigénio no sangue), acelerómetro, giroscópio e barómetro.

Estes sensores são responsáveis pela monitorização da atividade física e recolha de indicadores de saúde (batimento cardíaco, nível de oxigénio no sangue, nível stress).

Associado a estes sensores, a Mi Band 6 desempenha outras funções que merecem ser destacadas: monitoriza o sono e a sua qualidade e até ajuda a controlar o ciclo menstrual e o ciclo de ovulação (uma ajuda preciosa para as mulheres).

Modos desportivos

Se na Mi Band 5 os cinco modos desportivos adicionados foram considerados uma mais-valia, o que poderemos dizer da Mi Band 6 na qual foram adicionados 19 modos desportivos?

Sim, estás a ler bem. A nova smartband da Xiaomi conta com 30 modos de desportivos, dos quais 19 são novidade (basquetebol, boxe, pilates, zumba, HIIT, etc)

Além disso, há ainda 6 modos desportivos automáticos. Na prática isto quer dizer que a pulseira deteta automaticamente a atividade que o utilizador está a praticar e regista toda a informação associada à mesma.

Bateria

No que à bateria e tempo de carregamento diz respeito, estas características permanecem iguais. Assim, encontra-se uma bateria de 125mAh que, segundo a marca, dará uma autonomia média entre os 14 e os 19 dias e um tempo de carregamento de 2 horas.

É interessante realçar que mesmo com o aumento do ecrã, a autonomia mantém-se a mesma, isto sem aumentar a capacidade da bateria.

Versões

Contrariando o que se esperava e o que muitos consumidores vinham pedindo, continuam a existir duas versões da pulseira: uma apenas com Bluetooth, e outra com Bluetooth e NFC.

A versão internacional, a que chegará a Portugal, é a versão equipada com Bluetooth. A outra versão com Bluetooth e NFC continua a ser exclusiva do mercado chinês.

A conexão ao telemóvel é realizada através do sistema Bluetooth e recorrendo à aplicação móvel da marca.

Resistência à água

Como não poderia deixar de ser, a nova pulseira inteligente da Xiaomi é resistente à água e pode ser submersa até 50 metros de profundidade.

Assim, poderás ficar descansado quando fores lavar as mãos, tomar banho ou mesmo nadar, seja na piscina ou no mar.

Peso e Dimensões

A nível de peso e dimensões, a Mi Band 6 é semelhante à versão anterior com 12,8 gramas de peso e 47,4 x 18,6 x 12,7 mm.

Com uma melhoria face à versão anterior através da inclusão de novos modos desportivos, um ecrã maior, e outras novas funcionalidades, qual será o preço da Mi Band 6? Terá a Xiaomi descido, mantido ou subido o preço? Continua a ler o artigo para encontrares a resposta.

Resumo das características da Mi Band 6

CaracterísticasMi Band 6
EcrãAMOLED a cores de 1,56 polegadas com 152 x 486 pixels com 326ppp e 450 nits de brilho;
SensoresSensor de frequência cardíaca
Sensor de nível de oxigénio no sangue
Acelerómetro
Giroscópio
Barómetro
Modos desportivos30 – Passadeira Fitness, Estilo Livre – Freestyle, Corrida ao ar livre, Ciclismo, Caminhada, Natação, Remo, Eliptica, Ciclismo indoor, Yoga, Salto à corda, Dança, Fitness indoor, Ginástica, HIIT, Core Training, Alongamentos, Bowling, Badminton, Boxe, Stepper, Pilates, Basquetebol, Voleibol, Ténis de mesa, Críquete, Patinagem no gelo, Kickboxing, Dança (Street Dance) e Zumba
ConectividadeBluetooth 5.0 NFC (exclusivo na versão vendida na china)
CompatibilidadeAndroid 5.0 ou superior
IOS 10 ou superior
Bateria / Autonomia125 mAh / autonomia de 14 a 20 dias
Microfone / Coluna incorporadosNão / Não
CarregamentoCarregamento magnético de aproximadamente 2 horas
Resistência à água5 ATM = 50 metros de profundidade
Dimensões47,4 x 18,6 x 12,7 mm

Funcionalidades da nova Xiaomi Mi Band 6

Após termos conhecido as principais características do novo equipamento da Xiaomi, vamos explorar as principais funcionalidades, sendo que algumas delas já foram um pouco desvendadas anteriormente.

1. Funções relacionadas com a saúde

Começando por aquelas que são, provavelmente, as funções mais procuradas neste tipo de gadget: as funções relacionadas com saúde.

São várias as razões pelas quais se pratica exercício físico, tais como: cuidar da saúde física, da saúde mental, etc. Se a Mi Band é bastante útil por ajudar a monitorizar a atividade física, mais útil se torna ao ajudar a melhorar e controlar indicadores relacionados com a saúde, como por exemplo:

  • Batimento cardíaco: através do seu sensor a pulseira consegue medir o batimento cardíaco do utilizador em determinados momentos ou de forma contínua;
  • Oxigénio no sangue: também através dos seus sensores, a pulseira consegue determinar a saturação de oxigénio no sangue. Na prática determina a percentagem de oxigénio que o utilizador tem em determinado momento;
  • Stress: através do cruzamento de outros indicadores que recolhe, a pulseira inteligente consegue determinar o nível de stress do utilizador;
  • Gasto calórico: recorrendo aos seus sensores, a Mi Band determina, de forma aproximada, as calorias gastas pelo utilizador;
  • Sono: a Mi Band 6 ajuda a controlar o sono, identificando os ciclos / períodos de sono profundo e leve;
  • Controlo do ciclo menstrual: permite controlar todo o processos, incluindo os períodos de ovulação;
  • Sedentarismo: através dos sensores de movimento, e após alguma inatividade (definida pelo o utilizador), a smartband emite alertas para o utilizador se movimentar, de forma a evitar comportamentos sedentários;
  • Respiração: a pulseira tem no seu sistema um conjunto de exercícios de respiração para o utilizador. Quando se escolhe este modo, a própria pulseira fornece as indicações de como executar os mesmos.

Para continuar o legado da Mi Band 5, a nova smartband da Xiaomi também conta com o PAI (Personal Activity Intelligence) que é um score calculado para cada utilizador através da atividade ao longo do dia.

2. Atividade física

Juntamente com as funções relacionadas com a saúde, esta é, sem dúvida, uma das funcionalidades mais poderosas da Mi Band 6, sobretudo se considerarmos que ela permite acompanhar 30 atividades desportivas.

Na nova versão desta pulseira inteligente, a Xiaomi trouxe 19 novos modos desportivos, entre os quais: zumba, HIIT, basquetebol, entre outros.

Relacionado ainda com esta temática, é interessante realçar que destes modos desportivos há 6 que a pulseira consegue detetar automaticamente, ou seja, não requer nenhuma ação por parte do utilizador.

3. Acesso rápido a notificações

Se ainda não conheces o funcionamento das Mi Band e te estás a perguntar, será que a pulseira permite o acesso rápido a notificações? A resposta é sim!

Com a Mi Band 6 e em poucos segundos consegues aceder às notificações de mensagens, redes sociais, emails, chamadas e outras aplicações a partir da smartband.

4. Relógio / Calendário

Como praticamente qualquer pulseira inteligente, a Mi Band 6 permite aceder ao relógio, cronómetro, alarme e eventos.

Assim, de forma simples e rápida, consegue-se obter bastante informação sem ser preciso retirar o smartphone do bolso.

5. Controlo Multimédia

Imagina que estás a correr, a treinar, a caminhar ou que vais numa viagem de comboio e queres mudar a faixa de música, aumentar ou diminuir o volume, o que é que vais ter que fazer? Tirar o smartphone do bolso.

Com a Mi Band 6 não irás ter este problema, uma vez que ela te permite controlar várias aplicações de multimédia, como por exemplo: youtube, spotify, etc.

6. Controlo remoto do smartphone para fotos

De forma que consegues controlar a parte multimédia do smartphone, com a Mi Band também conseguirás controlar o momento de disparo da câmara do teu smartphone.

7. Cores da Mi Band 6

Como a smartband é mais do que um gadget, é também um acessório de moda, a Mi Band está disponível em várias cores, nomeadamente: preto, azul, laranja, amarelo, verde e branco.

No entanto, de acordo com a marca, ao comprares a Mi Band 6 ela virá com a pulseira preta. Caso pretendas outra cor, terás de comprar a pulseira à parte.

Qual será o preço e a data de lançamento da Mi Band 6?

Para além de modificar alguns componentes e funções da Mi Band, a Xiaomi também decidiu alterar o seu preço. A nova smartband da Xiaomi poderá ser comprada por 44.99€, o que significa um acréscimo de sensivelmente 5€ ao preço da Mi Band 5.

Relativamente à sua data de lançamento em Portugal, espera-se que a mesma chegue às lojas a 26 de Abril de 2021.

mi band 6
Mi Band 6

Perguntas Frequentes (FAQs)

Já tenho a Mi Band 5, preciso comprar o modelo novo?

Para quem leu o artigo da Mi Band 5, vai conhecer esta resposta: depende.

A tua decisão deverá ter em conta as tuas necessidades, o tipo de uso, o teu desejo de explorar a mais recente tecnologia, e o teu orçamento.

Há casos “flagrantes” no quais se recomenda o upgrade, por exemplo:
se praticas alguma atividade desportiva das 19 novas que foram adicionadas, então será uma mais-valia trocares o equipamento

Certamente, existirão outros cenários. Mas, nesses casos, só tu é que poderás avaliar a situação tendo em conta as necessidades e orçamento.

A Mi Band 6 tem GPS?

Não. De facto, esta era uma característica muito desejada e aguardada pelos utilizadores deste tipo de tecnologia. Apesar de não ser uma característica essencial, sobretudo tendo em conta o seu preço, é algo que se fosse adicionado seria apreciado pelos utilizadores.

Não tenho smartphone da Xioami, posso conectar na mesma?

Sim, podes conectar a Mi Band 6 com dispositivos de outras marcas, incluindo Apple. Para isso só tens de instalar a app da Xiaomi.

A Mi Band 6 é resistente à água?

Sim, é. Podes tomar banho e até nadar com a smartband. A pulseira tem uma resistência à água de 5 ATM, o que equivale a 50 metros de profundidade. No entanto, a marca diz que a pulseira não pode ser usada para fazer mergulho.

Consigo ler as minhas mensagens na MiBand 6?

Sim. Como referido previamente, no ecrã da Mi Band consegues ler as tuas mensagens, como também consegues ver notificações de chamadas, redes sociais (facebook, instagram), WhatsApp , email e outras apps compatíveis.

É compatível com Google Home ou Alexa?

Não. Ao contrário do que os utilizadores esperavam e desejavam, a Mi Band ainda não oferece compatibilidade com nenhum destes dispositivos.

Qual a duração da bateria?

A Xiaomi anuncia que a pulseira tem uma autonomia média de 14 a 19 dias.

Para quem se destina este tipo de gadget?

A Mi Band caracteriza-se pela sua versatilidade. Como tal, ela acaba por se tornar adequada para vários tipos de utilizadores, como por exemplo:

  • Desportistas / atletas que procuram controlar a sua performance;
  • Pessoas com um estilo de vida saudável e fisicamente ativas que querem acompanhar a atividade desportiva e indicadores de saúde;
  • Pessoas que procuram comodidade para consultar notificações;
  • Pessoas que pretendem acompanhar de perto alguns indicadores de saúde: batimento cardíaco, níveis de stress e ciclos de sono;
  • Pessoas que procuram uma solução completa, quase ao nível de um smartwatch, mas a um preço reduzido;
  • Pessoas que gostam de tecnologia e de acompanhar a evolução do mercado.
Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

2 Comments

  1. Carlos Fernandes Responder

    Eu verifiquei que voces não enviam para a Ilha da Madeira os vossos produtos, só vendem no Continente.
    Tinha vontade de fazer uma compra mas não dá
    Envio os melhores cumprimentos

    Carlos Fernandes

Comentários