As smartbands, também conhecidas como pulseiras de atividade, são um acessório que têm vindo a conquistar o seu espaço no segmento tecnológico.

Há diversas razões para utilizar um recurso deste tipo, como por exemplo: receber notificações, monitorizar a atividade física e alguns indicadores de saúde, consultar as horas, entre outras.

No mercado existem diversas opções para quem procura uma pulseira de atividade e a Xiaomi oferece uma solução cheia de recursos, a smartband Mi Band.

Esta smartband tem vindo a ganhar cada vez mais funcionalidades e contará agora com a nova versão, a Mi Band 5.

A Xiaomi já lançou para o mercado este novo modelo que inclui mais modalidades desportivas, funcionalidades e novidades a nível de carregamento.

Tabela de Conteúdos

xiaomi mi band 5 características
Xiaomi Mi Band 5 (Fonte: Xiaomi)

Características técnicas da Xiaomi Mi Band 5

A Mi Band 5 chega ao mercado com algumas novidades, quer a nível de características, quer a nível de funcionalidades. Vamos começar por analisar as características deste equipamento.

Ecrã

A Mi Band 5 está equipada com um ecrã AMOLED, resistente a arranhões, com 1,1 polegadas e uma resolução de 126 x 294 pixels. Na prática, tem um ecrã cerca de 20% maior quando comparado com a versão anterior.

Neste ecrã é possível consultar informação relativa a horas, frequência cardíaca, notificações, previsão do tempo, entre outros.

Sensores

Para recolher dados e apresentar desempenho, a Mi Band 5 está equipada com diversos sensores, como por exemplo: sensor de frequência cardíaca, acelerómetro, giroscópio e barómetro.

Com base nos sensores incorporados, a pulseira inteligente também emite alertas para evitar o sedentarismo, consegue monitorizar o sono e a sua qualidade, e até ajuda a controlar o ciclo menstrual.

Atividades desportivas

A Mi Band 5 traz agora mais modos desportivos para que se monitorizes a atividade física. No total é possível encontrar 11 modalidades desportivas, das quais 5 são novidade.

Bateria

Como é habitual nestes equipamentos a bateria é de lítio e, neste modelo, a Mi Band 5 tem 125mAh de capacidade que, segundo a fabricante, lhe darão uma autonomia média entre os 14 e os 20 dias.

Para obter 100% da autonomia, o tempo de carregamento irá rondar as 2 horas, tal como na Mi Band 4.

No entanto, ao contrário das restantes Mi Band lançadas até ao momento, esta versão em uma forma de carregamento mais simples, que será explicado posteriormente.

Versões

Relativamente à conectividade, existem duas versões da pulseira: uma apenas com Bluetooth, e outra com Bluetooth e NFC que serve, por exemplo, para efetuar pagamentos de forma mais simples e rápida.

No entanto, a versão internacional, ou seja, a que chegará a Portugal (pelo menos para já) é a versão equipada apenas com Bluetooth. A conexão ao telemóvel é realizada através do sistema Bluetooth e recorrendo à aplicação móvel da marca.

Resistência à água

Nesta altura já só deves estar a pensar se podes tomar banho, nadar e colocar a nova Mi Band dentro de água. A resposta que temos para ti é que podes colocar a tua pulseira dentro de água até 50 metros de profundidade, desde que não seja para fazer mergulho.

Peso e Dimensões

Para terminar as características deste dispositivo, resta falar do peso e das dimensões. No que diz respeito ao peso, esta irá pesar 11,9 gramas, e terá as seguintes dimensões: 47,2 x 18,5 x 12,4 mm.

Com estas características, provavelmente, estás a pensar que esta pulseira inteligente irá ter um preço elevado. Mas será o preço assim tão elevado? Continua a ler o artigo para encontrares a resposta.

Resumo das características da Mi Band 5

Características Mi Band 5 Mi Band 4
Ecrã AMOLED – 1,1 polegadas OLED – 0,95 polegadas
Sensores Sensor de frequência cardíaca
Sensor de nível de oxigénio no sangue (SpO2)
Acelerómetro
Giroscópio
Barómetro
Acelerómetro
Giroscópio
Acelerómetro
Modos desportivos 11 – corrida, passadeira, bicicleta, caminhada, exercício livre, natação, elíptica (novo), remo (novo), saltar à corda (novo), bicicleta estática (novo) e yoga (novo) 6 – corrida, passadeira, bicicleta, caminhada, exercício livre, natação
Conectividade Bluetooth 5.0
NFC (exclusivo na versão vendida na china)
Bluetooth 5.0
Compatibilidade Android
IOS
Android
IOS
Bateria / Autonomia 125 mAh / autonomia de 14 a 20 dias 135 mAh / autonomia até 20 dias
Microfone / Altifalante incorporados Não / Não Não / Não
Carregamento Carregamento magnético de aproximadamente 2 horas Carregamento por cabo inferior a 2 horas
Resistência à água Sim Sim
Peso 22.1g 22.1g

Funcionalidades da nova Xiaomi Mi Band 5

Depois de explorar as principais características deste novo equipamento da Xiaomi, é necessário aprofundar as funcionalidades incluídas que já foram um pouco desvendadas anteriormente.

Relógio / Calendário

Esta é a função mais básica e característica da pulseira: a função de relógio.

Como praticamente qualquer pulseira com ecrã, esta pulseira também serve de relógio. Facilmente e sem grande esforço, é possível consultar a data e as horas.

Através do ecrã principal e após conectar a pulseira ao smartphone, consegue-se consultar os eventos no ecrã da pulseira.

A pulseira também permite também definir alarmes, para que o utilizador seja despertado, de forma agradável e silenciosa, recorrendo apenas às vibrações da mesma.

Ainda no campo temporal, a pulseira disponibiliza um cronómetro para registar os tempos da sua atividade física.

Monitor de saúde e atividade física

Como referido, a pulseira é ideal para monitorizar a atividade desportiva. Com a ajuda dos seus sensores, a nova versão da Mi Band conta agora com 11 modalidades de exercício no total.

Através destes sensores, é possível medir e controlar alguns indicadores de saúde e de atividade física essenciais para o bem-estar, como por exemplo:

  • Medir o batimento cardíaco
  • Medir o nível de oxigénio no sangue
  • Medir o stress
  • Determinar as calorias gastas ao longo do dia e durante o exercício físico
  • Monitorizar o teu sono
  • Controlar o ciclo menstrual
  • Alerta para o sedentarismo

Ao contrário da versão anterior (Mi Band 4), esta nova versão é capaz de controlar as horas de sono profundo ou ligeiro.

Além de tudo isto, junta-se a nova funcionalidade PAI, do inglês – Personal Activity Intelligence, que é um score calculado para cada utilizador através da sua atividade ao longo do dia.

Acesso rápido a notificações

A pulseira inteligente da Xiaomi tem como objetivo facilitar o dia a dia das pessoas através da sua conexão com o smartphone. Desta forma, é possível aceder aos vários tipos de notificações, nomeadamente: mensagens, redes sociais, emails, chamadas e outras aplicações.

Controlo Multimédia

A Mi Band permite controlar as aplicações multimédia, tais como: spotify, itunes e youtube.

Com a pulseira inteligente é possível aumentar e diminuir o volume, colocar em pausa, bem como avançar ou recuar nas listas de reprodução.

Controlo remoto do smartphone para fotos

Para juntar o útil ao agradável, a Xiaomi resolveu fazer da pulseira um “comando” à distância para fotos. 

De forma resumida, pode-se fazer com que o teu telemóvel tire uma foto no momento certo através da pulseira, sem qualquer dificuldade ou problema.

novo carregamento xiaomi mi band 5
Carregamento Magnético Mi Band 5 (Fonte: Xiaomi)

Carregamento magnético

Ao contrário de todas as versões anteriores, a nova Mi Band 5 dispõe de um sistema de carregamento muito mais simples e intuitivo. Esta é uma das principais novidades da pulseira inteligente.

Nos modelo anteriores era preciso desmontar a pulseira para a colocar a carregar, mas agora isso não vai ser mais preciso. Por baixo do ecrã, está situada a zona de carregamento que irá funcionar por magnetismo.

Na prática só é preciso levantar a pulseira e encostar o carregador à sua parte traseira e, rapidamente, a pulseira irá iniciar o carregamento.

Acessório de moda

Tal como o relógio não serve só para dar horas, a smartband também não.

A pulseira de atividade da Xiaomi quer oferecer mais do que uma vida inteligente, quer também oferecer um acessório de moda. Para isso a pulseira do novo equipamento irá estar disponível em diversas cores: preto, amarelo, laranja e verde.

Preço e data de lançamento da Mi Band 5

O preço é uma das características mais surpreendentes neste produto, que ficará disponível para comercialização por 39€, fazendo com que esta smartband seja uma das melhores soluções do mercado em relação qualidade / preço. 

Relativamente à data de lançamento, espera-se que cheguem ao mercado português nas primeiras semanas de julho de 2020. 

Provavelmente, este modelo, tal como os anteriores, será mais um êxito da fabricante tecnológica.

Perguntas Frequentes (FAQs)

Para terminar a apresentação da nova Mi Band seguem-se algumas perguntas que, geralmente, são frequentes para quem procura informação sobre este tipo de dispositivos.

Já tenho o modelo anterior da Xiaomi Mi Band, preciso de comprar o modelo novo?

Depende. Provavelmente, não era esta a resposta que querias ler. No entanto, a escolha deverá ter em conta as tuas necessidades, o uso que irá ser dado à smartband, o desejo de explorar a mais recente tecnologia, e o orçamento.

Para quem utiliza a pulseira frequentemente para monitorizar alguns indicadores de saúde e de atividade física, e caso o orçamento assim permita, comprar a nova pulseira pode ser mais vantajoso para por diversas razões, tais como:

  • Sensor de batimento cardíaco e acelerómetro foram melhorados
  • Possibilidade de controlar níveis de stress
  • Carregamento mais simples
  • Possibilidade de tirar fotos no smartphone controlando-as através da smartband
  • 6 novas atividades desportivas
  • Controlo do ciclo menstrual

Em contrapartida, se o uso será mais básico e ocasional, provavelmente, não é preciso fazer o upgrade ao equipamento.

Não tenho smartphone da Xioami, posso conectar a Mi Band na mesma?

Sim, é possível conectar a Mi Band 5 com dispositivos de outras marcas, incluindo até a Apple. Para isso, basta efetuar o download da aplicação móvel da fabricante e instalar no smartphone.

A Xiaomi Mi Band 5 é resistente à água? 

Sim, é. Com isto quer dizer que é possível tomar banho e até nadar com a smartband.

Como explicado anteriormente, a pulseira tem uma resistência à água de 5 ATM, o que equivale a 50 metros de profundidade. No entanto, a marca diz que a pulseira não pode ser usada para fazer mergulho.

Consigo ler as minhas mensagens na MiBand 5?

Sim, esta é uma das funcionalidades incluídas. Para além das mensagens, é possível ver notificações de chamadas, redes sociais (facebook, instagram), WhatsApp e email.

A Mi Band 5 é compatível com Google Home ou Alexa?

Não. Infelizmente, a Mi Band ainda não oferece compatibilidade com nenhum destes dispositivos.

Qual a duração da bateria da Mi Band 5?

A Xiaomi anunciou que a pulseira terá uma autonomia entre 14 a 20 dias.

A Mi Band tem GPS?

Não. Por essa razão é preciso levar o smartphone caso se queira, por exemplo, registar o percurso de atividade realizada.

Para quem se destina este tipo de gadget?

Como é um equipamento tecnológico com diversas funcionalidades e especificações, torna-se adequado para diversos perfis de utilizadores. Vamos exemplificar alguns:

  • Para quem gosta de exercício físico e procura controlar a sua performance para progredir ao longo do tempo;
  • Pessoas com um estilo de vida saudável e praticantes de exercício físico que querem monitorizar a atividade desportiva e indicadores de saúde;
  • Para quem procura consultar, de forma simples e rápida, as suas principais notificações, sem ter que retirar o smartphone do bolso ou da mala;
  • Pessoas que pretendem controlar alguns indicadores de saúde: batimento cardíaco, níveis de stress e qualidade e duração do sono;
  • Pessoas que procuram uma solução completa (por diversas razões), quase ao nível de um smartwatch, mas a um preço inferior;
  • Para quem gosta de tecnologia e  acompanha a evolução da mesma, utilizando gadgets do momento.
André Freitas
Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários