Em síntese, as placas de indução são as mais precisas, eficientes e seguras. Aquecem de forma instantânea e mantêm a superfície circundante fria ao toque. Têm a desvantagem de necessitarem de utensílios apropriados e representam um investimento inicial maior.

Já as placas vitrocerâmicas, demoram mais tempo aquecer, assim como a arrefecer. Têm a vantagem de permitirem utilizar todo o tipo de utensílios de cozinha e são a opção mais barata.

 Placa de InduçãoPlaca de Vitrocerâmica
Produção de CalorOndas EletromagnéticasResistência Elétrica
ControloDigitalDigital
VelocidadeAquecimento instantâneoAquecimento mais demorado
SegurançaNão aquece o vidroDemora um pouco a arrefecer
Utensílios de CozinhaFundo plano e material magnetizávelQualquer tipo
ConsumosMaior consumo energéticoMenor consumo energético
LimpezaApós cada utilizaçãoApós cada utilização
PreçoMais caraMais barata

Mas vamos a uma análise mais profunda!

Entre as melhores opções para cozinhar estão então as placas de vitrocerâmica e as placas de indução.

Neste artigo, vamos comparar funcionalidades e consumos destas duas placas, a diferença de preço, bem como os aspetos essenciais para a sua instalação.

O objetivo é ajudar a fazer uma escolha mais adequada às suas necessidades.

Mas antes de avançar, devemos salientar que as placas vitrocerâmicas e as placas de indução apenas funcionam a eletricidade. Isso deverá ser tipo em conta se ainda usa fogão a gás e estiver a ponderar mudar.

Tabela de Conteúdos

  1. Produção de calor
  2. Controlo e velocidade
  3. Segurança
  4. Utensílios de cozinha a usar
  5. Consumos
  6. Limpeza
  7. Preço
  8. Dicas extra

Placa de Indução vs Placa de Vitrocerâmica

1. Produção de calor

As placas vitrocerâmicas geram calor através da resistência elétrica que têm por baixo, aquecendo toda a base da resistência do foco que ligar. Demoram a aquecer, mas também demoram a arrefecer, o que torna possível aproveitar o calor residual para terminar a confeção do prato.

Placas de Vitrocerâmica

Encontra os melhores preços para Placas de Vitrocerâmica em várias lojas do país. Tudo em KuantoKusta.pt.

As placas de indução produzem calor através de ondas eletromagnéticas formadas quando a base da panela ou do tacho – neste caso, magnetizável – cobre o foco. Deste modo, apenas a panela é aquecida, não a superfície da placa, o que faz com que não haja desperdício de energia. Além disso, independentemente da forma ou tamanho do recipiente, as placas de indução mais recentes garantem uma distribuição uniforme do calor.

Placas de Indução

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

2. Controlo e velocidade

Quer as placas vitrocerâmicas, quer as de indução, apresentam controlos digitais que permitem controlar a temperatura desejada. Mas há diferenças. 

As placas vitrocerâmicas demoram mais tempo a aquecer, pois existe uma perda de calor na transferência entre a placa e o utensílio de cozinha. Isso faz com que o tempo de confeção seja maior.

As placas de indução aquecem as panelas de forma instantânea uma vez que, devido ao campo magnético, não há qualquer perda de calor.

3. Segurança

Depois de cozinhar e de desligar a placa vitrocerâmica, esta ainda demorará um pouco a arrefecer. Os modelos mais recentes já incluem um indicador de calor residual que permite saber quais as zonas que continuam quentes, evitando distrações e possíveis queimaduras.

A placa de indução não aquece o vidro da placa em si, ou seja, podemos colocar a mão em cima que não nos queimamos. Para além disso, desliga-se automaticamente em três situações:

  • depois de passar alguns minutos após a última utilização;
  • em caso de sobreaquecimento;
  • e em caso de derrame de líquidos.

4. Utensílios de cozinha a usar

As vitrocerâmicas são compatíveis com qualquer tipo de utensílio de cozinha. Assim, se estiver a pensar trocar a sua antiga placa a gás para uma placa de vitrocerâmica, não precisará de trocar também as panelas, tachos e afins.

Por sua vez, as placas de indução são apenas compatíveis com panelas, tachos, caçarolas e frigideiras de fundo plano e de material magnetizável, como aço esmaltado, ferro fundido e, em alguns casos, aço inoxidável.

Assim, não pode utilizar recipientes de alumínio, cerâmica, cobre, barro ou pyrex em cima destas placas. Para saber se pode utilizar os seus utensílios numa placa de indução, o truque é simples: use um íman, se este for atraído para a base do recipiente, pode ser utilizado na placa.

Encontra todos os acessórios de cozinha essenciais para os teus pratos e cozinhados!

Temos mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1100 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

5. Consumos

No geral as placas de vitrocerâmica consomem menos energia que as placas de indução. No entanto, como levam mais tempo a confecionar os alimentos, isso poderá fazer com que haja um maior consumo energético no final.

Para a placa não consumir mais energia do que a necessária, o ideal é escolher um utensílio de cozinha com o mesmo diâmetro que a área de cozedura.

Um aspeto positivo é o facto de já se encontrar no mercado placas de vitrocerâmica com multizonas, ou seja, que incluem diferentes diâmetros no mesmo foco de cozedura.

As placas de indução consomem no geral mais energia do que as de vitrocerâmica mas como confecionam num tempo mais reduzido, acabam por ter um gasto energético menor.

Para além disso o calor é gerado apenas na superfície de contacto entre a placa e o recipiente, não existindo qualquer desperdício.

6. Limpeza

Ambas as placas devem ser limpas no final de cada utilização, de preferência com um pano húmido.

No caso de existirem restos de comida agarrados à placa, use um raspador de vidro específico para estas placas.

Não é recomendável a utilização de produtos químicos ou abrasivos, nem de esponjas metálicas.

7. Preço

Das duas opções, a placa de indução é a mais cara, afinal, utiliza uma tecnologia mais recente e necessita de utensílios específicos.

Mas importa não esquecer que é também a placa mais segura e eficiente.

8. Dicas extra para ajudar na escolha da placa de indução ou vitrocerâmica

Para além de comparar os aspetos anteriores, é importante considerar também os seguintes aspetos:

O número de focos de aquecimento

A maioria das placas de indução e de vitrocerâmica têm 4 zonas de cozedura e 9 níveis de temperatura.

Para um casal, tal é mais do que suficiente para os cozinhados do dia a dia. No caso de uma família numerosa, recomenda-se que a placa inclua, pelo menos, cinco a seis pontos de aquecimento.

Dimensões

Antes de comprar a placa de fogão, deve tirar-se as medidas da banca e ter atenção ao próprio formato da placa, que pode ser retangular ou quadrada.

Em suma…

Na hora de escolher a sua nova placa de cozinha, lembre-se que ela vai ser o seu melhor sous-chef e, por isso, vale a pena resumir o que foi dito até aqui e salientar o seguinte:

  1. As placas vitrocerâmicas geram calor através de resistências, pelo que demoram mais tempo a alcançar a temperatura desejada, assim como a arrefecer. Têm a vantagem de permitirem utilizar todo o tipo de utensílios de cozinha e são a opção mais barata.
  2. As placas de indução são as mais precisas, eficientes e seguras. Aquecem de forma instantânea e mantêm a superfície circundante fria ao toque. Têm a desvantagem de necessitarem de utensílios apropriados e representam um investimento inicial maior.

Bons cozinhados!

Sugestões de placas de indução e placas de vitrocerâmica 

Vou deixar algumas sugestões de placas de indução e de vitrocerâmica, para que possa escolher uma das melhores opções para a sua cozinha quer sejam uma placa de vitrocerâmica ou uma placa de indução.

Placa de Vitrocerâmica TEKA TZ PRO 6415

Teka TZ 6415
Teka TZ 6415

Com quatro zonas de cozedura a placa TEKA TZ PRO 6415 é uma opção de vitrocerâmica que contempla função de cronómetro, programador de tempo de cozinhado e painel de controlo touch.

TipoVitrocerâmica
Zonas de cozedura4
Potência Máxima6300 W
Sistema de bloqueio para criançasSim
Níveis de potência9
Comprimento60 cm

Placa de Vitrocerâmica Bosch PKF651FP1E

Bosch PKF651FP1E
Bosch PKF651FP1E

A placa de vitrocerâmica Bosch PKF651FP1E tem um painel touch para selecionar e regular o nível de potência para os cozinhados, inclui ainda um visor do consumo de energia e funcionalidades como “power boost” que acrescentam ainda mais potência às zonas da placa, acelerando o processo de confeção.

TipoVitrocerâmica
Zonas de cozedura4
Potência Máxima6900 W
Sistema de bloqueio para criançasSim
Sistema de bloqueio para crianças17

Placa de Vitrocerâmica Siemens ET675FNP1E

Siemens ET675FNP1E
Siemens ET675FNP1E

Esta placa da Siemens contempla um display digital, temporizador com desconexão automática para todas as zonas e função de restart.

TipoVitrocerâmica
Zonas de cozedura4
Potência Máxima8300 W
Sistema de bloqueio para criançasSim
Níveis de potência17

Placa de Indução TEKA IBC 64010 BK

Teka IBC64010 BK
Teka IBC64010 BK

A placa Teka IBC incluí um painel touch com sensores acústicos, bloqueio de segurança e sistema de otimização para os recipientes.

TipoIndução
Zonas de cozedura4
Potência Máxima7400 W
Sistema de bloqueio para criançasSim
Níveis de potência9

Placa de Indução Siemens EU631FEB1E

Siemens EU631FEB1E
Siemens EU631FEB1E

A placa de indução Siemens EU631FEB1E tem quatro zonas de confeção e destaca-se pelo seu controlo touchSlider. Inclui ainda um temporizador, bloqueio para crianças e dois níveis para cada zona de confeção.

TipoIndução
Zonas de cozedura4
Potência Máxima4600 W
Sistema de bloqueio para criançasSim
Níveis de potência17

Placa de Indução AEG IKB64301FB

AEG IKB64301FB
AEG IKB64301FB

A placa de indução AEG IKB64301FB tem quatro zonas de confeção e consegue ferver água em 90 segundos para começar a cozinhar mais rapidamente.

Com um painel touch, esta placa de indução tem ainda uma função chamada booster que é ideal para quando se precisa de um pico de calor rápido e intenso.

TipoIndução
Zonas de cozedura4
Potência Máxima7300 W
Sistema de bloqueio para criançasSim
Indicador de calor residualSim
Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários