A diferença entre Full HD e 4K está na quantidade de pixels que o ecrã dispõe. O termo Full HD, identifica os ecrãs com 1920×1080 pixels de resolução. Já o termo 4K identifica os ecrãs com 3840×2160 pixels, ou seja o dobro face ao Full HD. Esta diferença resulta numa melhor qualidade e definição de imagem nos ecrãs 4K face aos ecrãs Full HD, pois quanto maior a resolução, mais definida será a imagem.

Diferença entre resoluções de ecrã
Diferença entre resoluções de ecrã

Mas vamos por partes!

Quando chega a hora de trocar de TV, de comprar um novo monitor para o PC, ou outro dispositivo que conte com um ecrã, uma das perguntas mais frequentes entre os consumidores é: “O que devo escolher: Full HD ou 4K?”

Afinal de contas, quando o assunto é visualização de conteúdos, a resolução da imagem é, sem sombra de dúvida, um dos critérios mais relevantes na altura de escolher um novo equipamento.

Mas, com a cada vez maior quantidade de opções disponíveis no mercado, é necessário entender o que significam as siglas associadas às definições de cada TV.

Vamos a isso?

DICA EXTRA: Como escolher uma TV: tudo o que precisas saber

O que é resolução de ecrã?

A resolução de ecrã refere-se à quantidade de pixels que o painel dispõe.

Um pixel trata-se de um pequeno ponto de luz capaz de emitir uma cor. É a unidade mais pequena presente num ecrã. O conjunto desses pixels formam uma imagem no ecrã, seja este uma TV, um monitor ou até um smartphone.

Representação de pixels

Quanto maior for a quantidade de pixels disponíveis no ecrã, melhor será a qualidade de imagem.

No mercado é possível encontrar ecrãs com diferentes resoluções. As mais comuns são:

DesignaçãoResolução (Pixels)
SD640x480px
FullHD1920x1080px
4K3840x2160px
8K7680x4310px

Mas atenção: é importante ressalvar que resolução é diferente de tamanho de ecrã.

O primeiro refere-se à quantidade de pixels que é possível exibir no ecrã. O tamanho faz referência às dimensões físicas do ecrã (ou polegadas).

Quais são então as diferenças entre os ecrãs Full HD e 4K?

Como referido acima, a diferença entre os ecrãs Full HD e 4K está na quantidade de pixels disponíveis para visualização.

Esta diferença reflete-se essencialmente em 5 pontos. Vejamos:

Resolução

Os ecrãs Full HD contam então com 1920×1080 pixels, enquanto que os ecrãs 4K contam com 3840×2160 pixels. Isto quer dizer que os ecrãs 4K contam com quatro vezes mais pixels do que os ecrãs Full HD.

Isto significa que a imagem nos ecrãs 4K será mais nítida e detalhada do que os ecrãs Full HD.

Qualidade de imagem e experiência de visualização

Com quatro vezes mais pixels do que os ecrãs Full HD, os ecrãs 4K conseguem proporcionar uma qualidade de imagem e uma experiência de visualização muito acima dos ecrãs Full HD.

Os detalhes são mais nítidos, as cores são mais vibrantes e próximas da realidade.

Para quem gosta de cinema ou gaming, esta diferença torna-se ainda mais relevante e notória.

As cenas de ação são mais excitantes, as emoções dos atores ou personagens mais impactantes e toda a experiência é muito mais imersiva num ecrã 4K quando comprado com um ecrã Full HD.

Tamanho de ecrã

Por norma, os televisores ou monitores de PC com menor resolução têm ecrãs mais pequenos, ou seja, com menos polegadas.

Isto acontece porque a resolução 4K foi desenvolvida a pensar nos ecrãs de maior dimensão.

Analisando a oferta disponível no KuantoKusta à data de escrita deste artigo, as dimensões de ecrã com maior número de ofertas de ecrãs Full HD então entre 32 e 43 polegadas. Já as dimensões de ecrã com maior número de ofertas de ecrãs 4K estão entre 55 e 65 polegadas.

Preço

Como será de esperar, e por norma, os produtos com ecrãs 4K são mais caros do que aqueles que contam com a resolução Full HD.

Dado tratar-se de uma tecnologia mais avançada e capaz de fornecer uma experiência bastante melhor, os ecrãs 4K acabam por custar mais aos bolsos dos consumidores.

Conteúdos disponíveis

Apesar da oferta de ecrãs 4K ser cada vez maior face aos ecrãs Full HD, a oferta de conteúdos para visualização nesta resolução tarda em ultrapassar o Full HD.

Isto deve-se ao facto de ser necessário uma infraestrutura e uma capacidade de armazenamento muito maior para armazenar e distribuir conteúdos 4K do que aquela que é necessária para uma transmissão em Full HD.

Apesar disso, espera-se que a quantidade de oferta em conteúdos 4K aumente à medida que o tempo se desenrole.

Conclusão

Em resumo, os ecrãs Full HD e 4K contam com diferenças significativas em termos de resolução, qualidade de imagem, tamanho de ecrã, preço, conteúdo disponível e experiência de visualização.

Embora os dispositivos com ecrã 4K ofereçam uma imagem mais nítida e detalhada e uma experiência mais imersiva, são também geralmente mais caros do que Full HD.

Além disso, a quantidade de conteúdo disponível em 4K ainda é menor do que em Full HD, embora a tendência seja de que essa diferença diminua ao longo do tempo.

Em última análise, a escolha entre um ecrã Full HD e 4K dependerá das necessidades e preferências do consumidor, bem como do orçamento disponível.

Autor

Apaixonado por Tecnologia, Cinema, Design e Dragon Ball (como qualquer puto dos 90). O seu mais recente projeto é o de tornar a sua casa numa smart home, e para isso já conta com o Google Nest Mini, o Mi Robot Vacuum Mop 1C da Xiaomi e lâmpadas inteligentes Yeelight.

Comentários