Viajar com animais de estimação é uma responsabilidade, não só porque queremos garantir a segurança de todos os ocupantes, mas também para evitar multas desnecessárias!

No caso dos cães, em particular, é essencial obter informação antecipadamente sobre como deve ser o transporte de cães no carro em segurança, e conhecer o que diz o código da estrada para não cometer nenhuma contraordenação.

Nesse sentido, este guia aborda todos os pontos a ter em conta na hora de fazer uma viagem com o fiel companheiro!

Tabela de Conteúdos:

Normas em vigor relativamente ao transporte de animais no carro

O que diz a lei?

A lei em Portugal não estabelece especificamente como deve ser feito o transporte de cães no carro, dando azo a algumas confusões e a diferentes perspetivas.

O que afirma é o condutor é obrigado a manter a sua própria liberdade de movimento, e campo de visão suficiente para estar atento à estrada. E acrescenta que, para tal, tanto o condutor como o resto dos passageiros, animais e objetos devem manter a posição adequada para não haver interferência entre o condutor e qualquer um deles.

Para reforçar este ponto, mencionar o Decreto-Lei n.º 315/2003 [1]:

“O transporte de animais deve ser efetuado em veículos e contentores apropriados à espécie e ao número de animais a transportar, tendo em conta o espaço, ventilação, temperatura, segurança e fornecimento de água, para salvaguardar a proteção dos mesmos e a segurança de pessoas e outros animais.”

Quais os sistemas mais aconselhados para transportar o meu cão?

À luz do legislador, os animais são considerados carga. Dessa forma, é indispensável que, ao realizar o transporte de cães no carro, seja necessário seguir as indicações de segurança para não prejudicar a condução. O ideal é com os seguintes sistemas de segurança:

Caixa transportadora

A caixa transportadora é uma grande solução para transporte de cães no carro, dependendo do peso, existem várias opções. Por isso, mediante o tamanho do patudo é encontrar a ideal.

     
Leva o teu melhor amigo para todo o lado com uma destas transportadoras.

Mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Cinto de segurança

Este é o complemento da caixa transportadora. Com o cinto há uma segurança dupla. Trata-se de um mecanismo que prende o peitoral ou a coleira do animal ao cinto de segurança do carro.

     
Leva o teu companheiro de vaigem para todo o lado com estes cintos de segurança.

Mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Muita atenção a este ponto. Isto porque, em caso de acidente, é fácil para o cinto sair e o patudo bater nas costas dos passageiros nos bancos da frente com grande força, com graves consequências tanto para os humanos como para os animais.

Grelha divisória

Esta grelha é colocada entre os pilares da estrutura do carro e separa o habitáculo da bagageira.

Graças a isto, o cão (ou o animal transportado) pode mover-se livremente sem perturbar o condutor, mas em caso de colisão, dependendo da posição do animal, o risco de não se magoar, não está assegurado.

Ainda que, segundo a lei, os cães sejam considerados “carga”, por estatuto jurídico específico – que os animais são “seres vivos dotados de sensibilidade”. Logo, são “objeto de proteção jurídica em virtude da sua natureza”.

Existe alguma multa se não cumprir as normas de segurança de transporte de cães?

A resposta é sim.

Sempre que um polícia, ou outra entidade de segurança, reparar em algum pormenor no transporte dos cães que ponha em causa a segurança dos passageiros, por exemplo, se o cão estiver a andar livremente no carro, pode passar uma multa num valor entre os 60€ e os 600€.

3 Notas a ter em conta para o transporte de cães no carro em segurança

Embora o Código da Estrada e os legisladores não especifiquem o transporte de cães no carro, a Direção-Geral de Trânsito emitiu uma série de recomendações ao longo dos anos.

1. A regra de ouro: não transportar os animais soltos

Em caso de colisão, são lançados como um projétil contra os bancos da frente. Se, por exemplo, uma condução a 50 km/h com um cão de 30 kg, multiplicaria o seu peso por 35, devido à força da inércia.

Neste sentido, existe uma grande variedade de soluções de transportadoras que se adaptam, tanto às necessidades do cão, como às do carro.

2. Transportadora no chão do carro

Quando se trata de transportadores de pequeno porte, transportá-los no chão do veículo é uma boa solução.

Encaixam perfeitamente e, em caso de impacto, a energia é absorvida rapidamente e a caixa do animal é dificilmente deformada e sofre apenas ferimentos ligeiros.

Transportadora Camon para Transporte de Cães 48cm x 29cm x 29cm

3. Transportadora na bagageira

Nos casos onde a transportadora é de tamanho considerável e não cabe atrás da primeira fila de bancos, é aconselhável colocá-la na bagageira, mais especificamente numa posição transversal à direção da viagem.

Contudo, se não for fixa com segurança, não se pode excluir a possibilidade de ferimentos nos ocupantes traseiros.

Transportadora Pawhut com 3 Portas e Janela 80.5cm x 57cm x 57cm

Outras sugestões/dicas para fazer viagens tranquilas com cães

Tal como algumas pessoas têm dificuldade em viajar, os animais também podem sentir-se desconfortáveis a bordo do veículo, por isso não faz mal ter em conta algumas recomendações que tornarão a viagem mais agradável para todos:

Proteção

Os cães tendem a deixar muito pelos, nos carros, devido ao material do carro ou simplesmente pelo stress da viagem. Por isso, nada como utilizar uma capa protetora na bagageira ou nos bancos traseiros.

Recompensar o bom comportamento

Se o animal de estimação não gosta de viajar restringido, tente habituá-lo, utilizando guloseimas para reforçar o bom comportamento.

Medicação (se necessária)

Em caso de enjoos, visitar um veterinário antes de viagens longas, para aconselhamento sobre tranquilizantes ou medicação apropriada ao animal e à duração da viagem.

Adaptar a ração em caso de viagem

Para evitar problemas gástricos, é aconselhável adaptar a dieta do patudo nos dias que antecedem a viagem, mas sem exageros. Em viagem ou não, é sempre importante analisar qual a melhor ração para cada cão.

Não é aconselhável uma mudança drástica imediatamente antes da viagem.

Evitar objetos de distração muito grandes

Durante a viagem, para além de imobilizar devidamente o animal de estimação, não se deve colocar objetos com grandes dimensões. Ainda que se deva garantir que o patudo está distraído a brincar, o ideal é ter brinquedos para cães mais pequenos.

Fazer pausas para passear e relaxar

Os animais de estimação também precisam de parar para descansar, especialmente os cães. Ficam cansados com o calor, de estarem parados, têm necessidades fisiológicas

Em suma, também precisam de arejar fora do carro, no máximo, a cada duas horas, para beber água fresca, comer e fazer necessidades.

Esta é das mais importantes dicas para o transporte de cães no carro.

Atenção às temperaturas

Não se deve deixar o animal de estimação sozinho no carro, especialmente no verão, pois o compartimento de passageiros pode atingir temperaturas de mais de 40 graus e eles não arrefecem o seu corpo como os humanos.

Além disso, durante a viagem, deve tentar manter-se uma temperatura apropriada ao animal. Existem algumas soluções de tapetes refrescantes para cães que podem ser uma ótima ajuda.

Comida antes da viagem? Não!

Não se deve alimentar os animais de estimação imediatamente antes da viagem, especialmente se eles ficarem enjoados, o ideal é levar água no carro só por precaução.

Preparamos o patudo para a próxima viagem?

Após a leitura deste guia fica mais fácil o transporte de cães no carro em seguranças (assim esperamos!).

Além disso, antes de qualquer viagem com o amigo de quatro patas, nada como confirmar cada ponto, verificar os sistemas de segurança e garantir que tudo funciona corretamente.

No final de contas, é mais uma vida para proteger na estrada!

Fontes:

  1. Decreto-Lei n.º 315/2003
Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários