As altas temperaturas podem provocar golpes de calor nos cães, com consequências graves. Mas será que os tapetes refrescantes para cães são a solução? 

Nos dias de maior calor, os cães correm o risco de sofrerem golpes de calor, uma situação que constitui uma emergência médica. Habitualmente, os animais tentam procurar superfícies mais frescas, o que leva muitas pessoas a considerar comprar tapetes refrescantes para cães. Mas será que funcionam?

O que são os tapetes refrescantes para cães e como funcionam?

Os tapetes refrescantes para cães são superfícies especialmente concebidas para refrescar os animais em dias de calor.

     
Tapetes refrescantes para cães, eles vão agradecer-te!

Mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

A tecnologia é ativada com o peso do animal, não sendo necessário colocar gelo no tapete, guardar no congelador ou ligar à corrente elétrica. Basta que o seu cão permaneça em cima do produto e, passados alguns segundos, começa a funcionar.

O arrefecimento ocorre graças ao gel térmico que se encontra no interior do tapete e que consegue reduzir até 10 ˚C da temperatura do ambiente. Isto significa que, num dia de 30 ˚C, o tapete refrescante pode ter uma superfície de até 20 ˚C. A baixa temperatura mantém-se constante durante cerca de 3 a 4 horas, altura em que deve ser higienizado, e não deve ser utilizado durante os 30 minutos seguintes.

O tapete refrescante para cães apenas funciona em locais com sombra e arejados – portanto, não o utilize em espaços onde o sol incide diretamente. Tenha também cuidado em não o pousar em superfícies rugosas ou pontiagudas, para não danificar o tapete.

Quais os benefícios de adquirir um tapete refrescante para o seu cão?

Os tapetes refrescantes para cães cumprem o que prometem. São uma excelente forma de proteger o seu animal dos perigos associados aos dias de calor, evitando insolações, choques térmicos e golpes de calor – que, se não forem tratados, podem provocar a morte do animal. Felizmente, esta solução prática, cómoda e económica ajuda a resolver esta questão e a aumentar a qualidade de vida do seu patudo.

Além disso, é um produto seguro, porque é constituído por materiais não tóxicos. Geralmente, apresentam-se em tamanhos grandes e mesmo as versões mais pequenas são bem dimensionadas, para garantir total conforto ao seu animal.

A limpeza e manutenção dos tapetes refrescantes é muito simples: basta passar um pano humedecido com um produto de limpeza multiusos e o tapete ficará em ótimas condições para ser novamente utilizado.

Não há contraindicações para os tapetes refrescantes: podem ser utilizados por animais juniores, adultos e seniores, a não ser que o seu patudo sofra de alguma condição clínica que envolva as articulações. Neste caso, consulte o seu médico veterinário para verificar se a situação atual do seu animal não o impede de usar os tapetes refrescantes.

A única desvantagem que este produto apresenta é o facto de necessitar de alguns minutos antes de arrefecer, ou seja, a ativação não é automática. É necessário algum tempo para o material detetar o peso do animal e para o gel térmico começar a exercer o efeito pretendido. Este facto pode ser um pouco desafiante se o seu patudo for ansioso ou muito dinâmico; se não permanecer deitado no tapete durante o tempo suficiente, pode sair antes de sentir a sensação fresca.

Neste caso, recomendamos que acompanhe o animal mais de perto nas primeiras utilizações. Poderá brincar com ele ou mimá-lo em cima do tapete de forma a mantê-lo na superfície e, assim, ganhar tempo. Depois de algumas utilizações, o animal irá começar a associar a sensação fresca ao tapete, e recorrerá a este acessório por própria iniciativa.

Como escolher o tapete refrescante ideal para o seu animal?

Ao escolher o tapete refrescante para o seu cão, o primeiro fator a que deve dar atenção é o peso do animal, uma vez que a tecnologia é ativada por pressão. Isso significa que esse peso não pode ultrapassar o peso limite do tapete; caso contrário, não vai funcionar, o gel térmico poderá vazar e o produto pode ficar inutilizado. Assim, escolha um modelo que suporte o peso do seu patudo.

Vai encontrar tapetes refrescantes de vários tamanhos, dependendo da marca que escolher, mas, em geral, as dimensões mais frequentes são, aproximadamente:

  • Pequeno: 50 cm x 40 cm
  • Médio: 65 cm x 50 cm
  • Grande: 90 cm x 50 cm
  • Muito grande: 96 cm x 81 cm

Para cães de porte pequeno, o Trixie 50x40cm é uma boa opção. Se o seu patudo for de médio porte, considere um tapete com maiores dimensões, como o Duvo+ Padrão 96x81cm, fabricado a partir nylon resistente. Para animais de grande porte, escolha o Agui Verde 120x75cm, com uma maior superfície de arrefecimento.

Explore todas as opções de tapetes refrescantes para cães que o KuantoKusta disponibiliza, e escolha a que melhor se adequa ao seu patudo. Desde várias marcas, tamanhos, cores e padrões, vai encontrar a solução que precisa para proteger o seu animal dos perigos do calor.

Apesar de não ser um produto sensível e fácil de estragar, recomendamos que vigie o seu patudo nas primeiras utilizações, sobretudo se ele tiver o hábito de morder e arranhar. Se esse for o caso, poderá danificar o tapete.

A mesma atenção se aplica a qualquer corte na superfície. Assim, inspecione o tapete regularmente para detetar eventuais danos e, assim, evitar a perda de funcionalidade.

Os animais de estimação precisam de cuidados especiais no verão, dado que não têm a mesma capacidade que os humanos para regular a sua temperatura corporal. Cabe aos tutores protegê-los ao longo de todo o seu desenvolvimento, e proporcionar condições para que tenham a melhor qualidade de vida possível. Eles agradecem e retribuem com uma lealdade incomparável.

No KuantoKusta vai encontrar tudo o que precisa para cuidar dos seus patudos e garantir que tenham uma vida longa e saudável ao seu lado.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários