Um novo confinamento não obriga a abandonar por completo as tradições do Carnaval, especialmente com crianças em casa. O segredo passa por adaptar as atividades mais comuns destes dias e criar outras mais adequadas à situação atual. Por isso, reunimos um conjunto de sugestões para aproveitar o final de semana e celebrar o Carnaval em casa.

Tabela de Conteúdos

O Carnaval pelo mundo

Esta é uma tradição com quase 800 anos de história em Portugal.

Apesar do Carnaval ser festejado em vários países do mundo, não se conhece a verdadeira origem desta festa e é isso que torna as comemorações tão diferentes de região para região.

O Brasil é conhecido como o berço do Carnaval, e por lá as avenidas enchem-se de pessoas e escolas de dança durante quatro dias. Deste lado do Atlântico, o carnaval de Veneza, mais teatral, é considerado um dos melhores do mundo.

Já em Portugal, a mesma festa é comemorada de forma diferente em várias cidades. Em Bragança encontram-se os famosos Caretos de Podence, em Alcobaça festeja-se o “Carnaval mais brasileiro de Portugal” e o Carnaval de Torres Vedras termina com o “Enterro do Entrudo”.

Porquê tantas diferenças? Ninguém sabe exatamente, mas a resposta pode estar relacionada com a antiguidade da celebração.

Quando surgiu o Carnaval?

Os primeiros registos desta festa em território nacional remontam a 1252 – referências históricas a uma festa popular de carácter religioso. Atualmente, este dia é marcado por desfiles na qual miúdos e graúdos participam usando máscaras e trajes divertidos.

E há formas divertidas para celebrar sem sair de casa. Estas são algumas que vale a pena experimentar.
Atividades para festejar o carnaval em casa – para todas as idades e gostos.

Sugestões para festejar o Carnaval em casa

Perante uma pandemia mundial, as celebrações habituais não são permitidas. Por isso, reunimos esta lista com 10 sugestões de atividades para festejar o Carnaval em casa, para que este dia tão divertido não deixe de ser celebrado.

1. Maratona de filmes em família

Nada melhor do que uma sessão de cinema em família para festejar o Carnaval em casa. Existem filmes para todas as idades e gostos.

Rio (2011)

Dos criadores de “A idade do Gelo”, este filme de animação 3D conta a história de uma arara (Blu) que é raptada por contrabandistas. Blu é levada para os Estados Unidos e fica ao encargo da sua nova dona (Linda). E é aqui que começa a aventura arriscada para se conseguirem libertar.

Este filme é uma ótima sugestão para ver com os mais pequenos, especialmente neste dia, uma vez que existem referências ao Carnaval. O filme “Rio 2” foi lançado 3 anos mais tarde e dá continuidade à história destas araras.

O Grande Showman (2017)

Para quem adora a magia do Circo, “O Grande Showman” é um “biopic musical” que retrata a vida do célebre P.T. Barnum, um empresário, artista e especialista em artes circenses norte-americano. O filme conta a história e o percurso do empresário, desde os inícios da sua carreira.

Damas do Samba (2015)

Bem no espírito carnavalesco do Brasil, “Damas do Samba” é um documentário que partilha a história de várias mulheres que marcaram a história do samba – desde as interpretes às compositoras, passando pelas madrinhas. Entre o elenco destacam-se Dona Ivone Lara, conhecida como a matriarca ou a rainha do samba, e Beth Carvalho, cantora e compositora deste género musical.

Para quem procura criar um autêntico cinema em casa, uma máquina de pipocas, um projetor e umas colunas surround são perfeitos para uma experiência cinematográfica mais completa.

2. Desfile de carnaval em casa

Carnaval não é igual sem um desfile com todos vestidos a rigor. Para isso, só é necessário música divertida, luzes coloridas, confettis e uma máquina fotográfica para registar todos os momentos.

Os fatos podem ser reaproveitados de anos anteriores ou feitos em casa com materiais reciclados, como cartolinas usadas e tecidos velhos.

3. Baile de Máscaras

De Veneza para a sala de estar. Tudo começa com o desenhar das máscaras, depois os recortes, as pinturas e, por fim, o baile. Passear e dançar por toda a casa, com todo o glamour de Veneza.

Para tornar esta atividade ainda mais divertida, que tal convidar a família e os amigos mais próximos para um baile de máscaras virtuais? Pode ser definido um tema e atribuir prémios às máscaras mais originais.

4. Caça ao tesouro

Esta atividade para festejar o Carnaval em casa vai entreter os mais novos durante horas. Para criar um caça ao tesouro é necessário:

  1. Criar pistas que vão levar as crianças até ao tesouro: as pistas podem passar por completar provérbios, palavras cruzadas, criar sequências com os números do telefone para formar palavras. O importante é que uma pista leve sempre as crianças à pista seguinte, até encontrarem o tesouro.
  2. Espalhar as pistas por toda a casa – pode-se estender até ao exterior da casa, se houver espaço para tal.
  3. Esconder o tesouro.

Quem completar todas as pistas corretamente e chegar em primeiro lugar ao tesouro, é o justo vencedor.

pinturas faciais
Fonte: Unsplash

5. Peça de teatro

As crianças podem criar histórias e a representá-las, como se estivessem num teatro. Para ajudar, os temas podem ser definidos para que os mais pequenos possam inventar as histórias em torno disso.

Os mais velhos devem participar e dar o exemplo. Não se podem esquecer de filmar a peça para partilhar com os colegas e com a família ou então façam o teatro em direto, por videochamada.

6. Jogos de tabuleiro e cartas

Na lista de sugestões de atividades para o Carnaval em casa não podiam faltar os jogos de tabuleiro e cartas. Existem várias opções para miúdos e graúdos:

Pictionary Família

O Pictionary é clássico jogo de tabuleiro de mímica e desenho, que nunca desaponta. Podem ser formadas equipas de 2 a 4 jogadores, com mais de 8 anos, que devem adivinhar o que está a ser desenhado pelo elemento da sua equipa.

Monopoly

Disponível em várias edições, desde clubes de futebol a Game of Thrones, em que o objetivo do Monopoly é simples: ficar milionário. Deve ser jogado por mais de 2 jogadores, com idade superior aos 8 anos.

Catan

O objetivo de Catan é colonizar a ilha e conseguir acesso às diferentes matérias-primas para expandir mais cidades do que os outros jogadores. Para ser jogado por 3 a 6 pessoas.

Jogo da Glória

O jogo da Glória é uma autêntica selva e a protagonista é a Zebra Glória, que dá nome ao jogo.

É um jogo de sorte e o objetivo é chegar ao quadrado 73 antes do que qualquer outro jogador. Mas até lá, os participantes têm de enfrentar vários obstáculos como a Pousada, a Ponte ou a Morte.

UNO

Um outro clássico que não podia faltar na lista de jogos e atividades para o Carnaval em casa é o UNO. Pode ser jogado de 2 a 10 pessoas, com mais de 7 anos, e o objetivo é conseguir terminar todas as suas cartas antes de todos os outros jogadores.

7. Pintar e esconder os ovos “recheados”

Muitos países partilham a tradição de decorar as casas de ovos com confettis e mensagens escondidas, um pouco à semelhança dos ovos da Páscoa. Para o fazer, apenas é necessário abrir um pequeno orifício na casca do ovo e verter gema e clara, que deve ser guardada para consumir mais tarde.

A partir dessa abertura, é possível passar o interior por água e deixar secar. Depois, escrever as mensagens e colocar com os confettis dentro do ovo.

Agora, a parte mais divertida. Pintar e decorar o exterior do ovo e começar uma pequena batalha em casa. Ou, em alternativa começar uma nova tradição de caça aos ovos dentro de casa.

8. Cozinhar em família

E que tal organizar um programa culinário em família para celebrar este dia? Além de doces deliciosos, depois de uma tarde em família na cozinha não vai faltar diversão.

Este é o menu que idealizamos para este dia:

Panquecas, Crepes ou Waffles

O ideal para as fazer as panquecas perfeitas é uma frigideira antiaderente. Já para crepes e para os waffles, existem máquinas de crepes e waffles que fazem em minutos as delícias de todos!

Cupcakes

Para criar cupcakes deliciosos, apenas é necessário encontrar a receita certa, uma forma de cupcakes para que fiquem perfeitos e uma dose de inspiração para as decorações.

Bolachas de manteiga

As bolachas de manteiga são ótimas para fazer em família, especialmente com a ajuda das crianças. Para tornar este programa em família ainda mais divertido, existem formas de bolachas de todos os formatos e feitios.

9. Aprender a sambar

Neste dia, cada casa pode ser um Sambódromo. Depois de vistos alguns vídeos online segue-se o concurso de samba, vestidos a rigor, o dia de Carnaval fica bem mais divertido.

No Rio e em São Paulo existem escolas de samba de diferentes bairros que praticam o ano inteiro para se preparem para os desfiles de carnaval. Como parte das tradições do carnaval, num ano normal milhares de pessoas estariam a preparar-se para sair à rua vestidos de cor e luz, a dançar em carros alegóricos ao som de música ao vivo.

10. Experiências em casa

Está na hora de deixar os cientistas brincar! As experiências são uma forma divertida de aprender e de estimular as crianças e por isso são uma ótima atividade para celebrar o Carnaval em casa. Desde plantar feijões à criação de um vulcão, aqui ficam algumas sugestões para pôr em prática:

Plantar um feijão

Esta atividade faz parte de muitos planos escolares e é ótimo replicá-la em casa. Para isso é preciso apenas um frasco de vidro, algodão e um feijão.

Passo a passo:

  1. Humedecer o algodão em água;
  2. Encher o frasco de vidro com o algodão humedecido;
  3. Colocar o feijão no centro do frasco, no meio do algodão;
  4. Ir regando diariamente (ou quando necessário) para manter o algodão húmido;
  5. Em cerca de 3 dias será possível ver a raiz a aparecer no feijão;
  6. Quando o feijão tiver mais de 20cm, é necessário tirá-lo do frasco e plantá-lo num vaso.

Erupção vulcânica

Este tipo de experiências prendem a atenção de qualquer criança. E é possível recriar um autêntico vulcão em erupção. Só precisa de massa de modelar, uma garrafa de água vazia, água morna, bicarbonato de sódio, detergente e corante vermelho (opcional).

Passo a passo:

  1. Cortar a parte superior da garrafa;
  2. Encher a garrafa PET com a água morna;
  3. Criar a forma do vulcão com a massa de modelar, tendo a garrafa como base;
  4. Pode-se pintar o vulcão para torná-lo mais semelhante a um vulcão real;
  5. Quando estiver pronto, adicionar um pouco de vinagre dentro da boca do vulcão (abertura da garrafa de água) e ir adicionando aos poucos o bicarbonato de sódio.

Science4you

A science4you une a ciência à diversão, simplificando e tornando mais didática a aprendizagem. Por isso, para quem procura atividades científicas para crianças prontas a utilizar, alguns brinquedos educativos podem ser a solução.

Conclusão

Face a uma situação sem precedentes como a que se vive atualmente, é importante não deixar cair tradições e costumes como o Carnaval.

É possível continuar a festejar estas datas através de alternativas mais seguras, originais e divertidas, para animar toda a família e fomentar as relações familiares.

Bom Carnaval!

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários