Ler um livro é mergulhar num universo criado por um autor, e muitas vezes essa imersão pode mudar as nossas vidas. Alguns livros são tão marcantes que ficam connosco para sempre, inclusive podem mudar até a forma de vermos o mundo.

Ainda que escolher uma lista de livros para ler pelo menos uma vez na vida, seja algo subjetivo e variável, de acordo com as preferências de cada um, há certos livros que se destacam pela beleza, profundidade e impacto.

Para quem já teve aquela sensação de perder a noção do tempo enquanto lê um livro, neste artigo, selecionamos alguns livros imperdíveis, para abraçar mundos fascinantes.

Tabela de Conteúdos:

30 Livros para ler pelo menos uma vez na vida

Livros de ficção

1. Cem Anos de Solidão

Cem anos de solidão
Cem anos de solidão (Fonte: BIS)

Para as pessoas que gostam de personagens complexas, com um toque de História e Política, não podem perder a história da família Buendía que vivia em Macondo, uma aldeia fictícia da Colômbia. Ao longo de várias gerações, a história aborda temas como amor, solidão, guerra, morte e decadência, através de uma narrativa rica em elementos mágicos e fantásticos.

É considerada uma obra-prima da literatura latino-americana e um exemplo marcante do realismo fantástico.

  • Autor: Gabriel García Márquez
  • Editora: BIS
  • Data original de publicação: 1967

2. Orgulho e Preconceito

Orgulho e preconceito
Orgulho e preconceito (Fonte: Porto Editora)

Uma comédia romântica que explora questões sociais e culturais da época, como o papel da mulher na sociedade, o casamento por interesse e a importância da posição social. Conta a história de Elizabeth Bennet e do seu relacionamento com o aristocrata, rico e arrogante, Mr. Darcy.

Esta obra é caracterizada por diálogos inteligentes, personagens bem desenvolvidas e descrições detalhadas da vida quotidiana do século XIX. Retrata com maestria as emoções e comportamentos das personagens diante de situações desafiadoras e conflitos internos.

  • Autor: Jane Austen
  • Editora: Porto Editora
  • Data original de publicação: 1813

3. Ensaio sobre a Cegueira

Ensaio sobre a cegueira
Ensaio sobre a cegueira (Fonte: Porto Editora)

Há uma epidemia de cegueira branca que atinge a cidade, e as pessoas perdem a visão. Como lidar com esta situação caótica?

Esta obra é uma reflexão profunda sobre a condição humana, e a cegueira é apenas uma metáfora para a falta de valores da sociedade. Fala sobre identidade, sobrevivência, medo e solidariedade, ideal para os que gostam de um enredo intrigante e perturbadora.

  • Autor: José Saramago
  • Editora: Porto Editora
  • Data original de publicação: 1995

4. Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de la Mancha
Dom Quixote de la Mancha (Fonte: Dom Quixote)

Este clássico da literatura mundial, recheado de momentos cómicos, que farão rir, é ideal para quem aprecia sátiras sobre a natureza humana.

Narra as aventuras e desventuras de um fidalgo, que ao ler tanto sobre cavaleiros e as suas façanhas acaba por perder a sanidade, acreditando ser um cavaleiro andante. Ele vai transformar obstáculos banais, como moinhos de vento ou ovelhas em gigantes exércitos inimigos em busca de justiça e honra.

  • Autor: Miguel de Cervantes
  • Editora: Dom Quixote
  • Data original de publicação: 1605

5. Guerra e Paz

Guerra e Paz
Guerra e Paz (Fonte: editorial presença)

De grande profundidade, atrai leitores que gostam de literatura clássica, histórica e filosófica. É uma das maiores obras-primas da literatura russa, e retrata a sociedade russa durante as guerras napoleónicas.

Os leitores têm de estar preparados para a dualidade entre o bem e o mal nas mais de 500 personagens desta obra.

  • Autor: Lev Tolstói
  • Editora: Editorial Presença
  • Data original de publicação: 1689

6. 1984

1984
1984 (Fonte: Antígona)

Um futuro fictício onde o mundo está dividido em três superpotências que estão em guerra.

A narrativa segue a vida de Winston Smith, um funcionário público que trabalha no Ministério da Verdade.  A sua função é reescrever a história de acordo com as necessidades do Estado. A vigilância é constante, e qualquer tipo de discórdia é punida com tortura e morte. Winston começa a questionar o sistema e a procurar respostas, o que o leva a envolver-se com uma colega de trabalho, Julia.

O livro é um alerta sobre os perigos do totalitarismo e da manipulação da verdade pelos governos. Uma leitura desafiadora e provocadora que não pode ser deixada de lado se se é apreciador de ficção distópica, crítica social e política. Dá para refletir sobre diversos aspectos da sociedade contemporânea.

  • Autor: George Orwell
  • Editora: Antígona
  • Data original de publicação: 1949

7. O Grande Gatsby

O grande Gatsby
O grande Gatsby (Fonte: Guerra e Paz)

Este livro narra a história do misterioso milionário Jay Gatsby, que é obcecado pela mulher que amou na juventude e tenta reconquistá-la. No entanto, ela é casada com um aristocrata rico e arrogante.

Um retrato da decadência moral da elite americana na década de 1920, conhecida como “Era do Jazz”. Explora o amor, a riqueza, a corrupção e a busca pelo sonho americano. Aborda a natureza escassa do tempo e a impossibilidade de voltar ao passado, bem como a inutilidade das tentativas de controlar o destino e o amor.

Para os apreciam romances históricos e personagens complexas, não podem perder este livro.

  • Autor: F. Scott Fitzgerald
  • Editora: Guerra e Paz
  • Data original de publicação: 1925

8. O Som e a Fúria

O Som e a Fúria
O Som e a Fúria (Fonte: Dom Quixote)

Trata-se da história da decadente família Compson e é narrado por quatro personagens diferentes, incluindo uma com deficiência intelectual. A narrativa alterna-se entre passado e presente, e explora o declínio da aristocracia sulista, a decadência da moralidade e a perda da identidade.

Um livro desafiador e experimental, que questiona até a forma como a literatura é escrita. Permite explorar, de forma mais profunda, a psicologia das personagens. É um bom desafio literário para expandir horizontes.

  • Autor: William Faulkner
  • Editora: Dom Quixote
  • Data original de publicação: 1929

9. À Espera no Centeio

À espera no centeio
À Espera no Centeio (Fonte: Quetzal Editores)

Holden Caulfield, um adolescente que é expulso da escola, decide passar alguns dias em Nova York antes de voltar para casa. Durante essa jornada, ele reflete sobre a vida, a sociedade e a sua própria existência.

Aborda temáticas universais como a adolescência, a sexualidade, a solidão e a busca por identidade. Intenso e envolvente ao ponto de te identificares com o protagonista. Vai colocar o leitor a refletir sobre as suas próprias experiências.

A narrativa intimista e a voz autêntica de Holden Caulfield fazem deste livro uma obra intemporal e comovente.

  • Autor: J.D. Salinger
  • Editora: Quetzal Editores
  • Data original de publicação: 1951

10. A Insustentável Leveza do Ser

A Insustentável Leveza do Ser
A Insustentável Leveza do Ser (Fonte: BIS)

A vida é um fardo pesado, mas a leveza do ser é encontrada no amor e na aceitação da mortalidade e das escolhas que fazemos na vida.

Esta história passada na antiga Checoslováquia, durante a Primavera de Praga, em 1968, segue as vidas de quatro personagens: Tomas, Tereza, Sabina e Franz. Explora o amor, a infidelidade, a liberdade e o compromisso.

Ideal para aqueles que apreciam obras literárias profundas e filosóficas, com uma linguagem poética e metafórica.

  • Autor: Milan Kundera
  • Editora: BIS
  • Data original de publicação: 1984

Livros de não ficção

11. A Origem das Espécies

<yoastmark class=

A Origem das Espécies apresenta a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural. Darwin argumenta que as espécies evoluem ao longo do tempo por meio de um processo de seleção natural, em que as características que são mais adaptativas para um ambiente particular são transmitidas aos descendentes.

A vida na Terra é um processo contínuo de mudança e evolução, e a diversidade das espécies é resultado de um longo processo de adaptação e seleção natural.

  • Autor: Charles Darwin
  • Editora: Nuvem de Letras
  • Data original de publicação: 1859

12. Uma Breve História do Tempo

Breve História do Tempo
Breve História do Tempo (Fonte: Gradiva)

Uma reflexão sobre a natureza do universo e a nossa compreensão dele, que convida a explorar novas ideias. A ciência é uma ferramenta poderosa que permitirá aprender sobre o mundo e o que o rodeia.

Hawking usa analogias simples e linguagem clara para explicar ideias complexas, como a origem do universo, buracos negros, a natureza do tempo e o funcionamento do universo.

Um dos melhores livros de sempre para curiosos sobre as grandes questões da vida, como a origem do universo, a natureza do tempo e do espaço, e a busca por uma teoria unificada que explique todos os fenómenos físicos do universo.

  • Autor: Stephen Hawking
  • Editora: Gradiva
  • Data original de publicação: 1988

13. O Homem em Busca de um Sentido

O Homem em Busca de um Sentido
O Homem em Busca de um Sentido (Fonte: Lua de Papel)

Frankl descreve a sua experiência pessoal como prisioneiro em campos de concentração nazis durante a Segunda Guerra Mundial, e como essa o levou a desenvolver a logoterapia, uma forma de psicoterapia que se concentra no sentido da vida e na busca por significado.

Um dos melhores livros de todos os tempos, que fará pensar sobre o significado e propósito da vida.  Embora não se possa controlar as circunstâncias externas, pode-se controlar a resposta e encontrar um sentido mesmo nas situações mais desafiadoras.

Uma leitura inspiradora e reflexiva sobre a condição humana.

  • Autor: Viktor E. Frankl
  • Editora: Lua de Papel
  • Data original de publicação: 1946

14. The Gene: An Intimate History

The Gene
The Gene (Fonte: Random House)

A história do gene, desde a sua descoberta até à sua manipulação na actualidade. Através de histórias de pacientes, o autor apresenta questões éticas e morais que surgem com a investigação genética e a manipulação genética.

Ideal para quem procura uma compreensão mais profunda das questões éticas e morais associadas ao progresso científico.

O gene é uma parte importante da vida, mas a sua manipulação deve ser cuidadosamente considerada e regulamentada.

  • Autor: Siddhartha Mukherjee
  • Editora: Random House
  • Data original de publicação: 1988

15. Pensar, Rápido e Devagar

Pensar, Depressa e Devagar
Pensar, Depressa e Devagar (Fonte: Temas & Debates)

Um livro sobre psicologia que analisa a maneira como o nosso cérebro toma decisões, evidenciando como frequentemente caímos em erros e distorções cognitivas. Os seres humanos têm muitas limitações cognitivas que impedem uma racional tomada de decisão.

A leitura é desafiante, fascinante e fundamental para quem quer ampliar conhecimentos sobre si próprio e o mundo. Indispensável para aqueles que se interessam por psicologia, economia comportamental ou tomada de decisões.

  • Autor: Daniel Kahneman
  • Editora: Temas & Debates
  • Data original de publicação: 2011

16. A Arte da Guerra

A Arte da Guerra
A Arte da Guerra (Fonte: Edições Sílabo)

Ler este livro pode ajudar a aprender lições valiosas para a vida. Este clássico e guia sobre a arte da guerra a estratégia militar tem sido aplicado em negócios, política, diplomacia e em outras áreas da vida.

Se o interesse é desenvolver as habilidades de liderança, estratégia e negociação, este livro é uma ótima escolha. A guerra é uma arte, que envolve inteligência, planeamento estratégico e habilidade para antecipar o movimento do inimigo.

  • Autor: Sun Tzu
  • Editora: Sílabo
  • Data original de publicação: 512 a.C.

17. A Força do Hábito

A Força do Hábito
A Força do Hábito (Fonte: Dom Quixote)

Trata-se de uma investigação sobre a ciência dos hábitos e como eles influenciam a nossa vida quotidiana. Os hábitos têm um enorme poder sobre as nossas vidas e podem ser usados tanto para o bem quanto para o mal. Duhigg usa exemplos de empresas, organizações e indivíduos para ilustrar como os hábitos funcionam e como podemos usá-los para mudar vidas.

Os leitores que querem aprimorar a sua compreensão sobre psicologia, autoaperfeiçoamento e empreendedorismo encontrarão neste livro uma leitura fascinante e valiosa. Informativo e inspirador, que pode ajudar a fazer mudanças positivas.

  • Autor: Charles Duhigg
  • Editora: Dom Quixote
  • Data original de publicação: 2012

18. Homo Deus – História Breve do Amanhã

Homo Deus: História Breve do Amanhã
Homo Deus: História Breve do Amanhã (Fonte: Elsinore)

Explora o futuro da humanidade e como a tecnologia pode afetar a nossa espécie e a sociedade. A tecnologia está a desenvolver-se rapidamente e pode levar a mudanças significativas na sociedade e na condição humana.

Harari questiona se a humanidade ainda será relevante no futuro, ou, se as máquinas e a inteligência artificial assumirão o controlo.

Perfeito para expandir a compreensão do mundo e do futuro da humanidade, estimulando o pensamento crítico sobre a tecnologia e a condição humana.

  • Autor: Yuval Noah Harari
  • Editora: Elsinore
  • Data original de publicação: 2015

19. Riqueza das Nações

Riqueza das Nações
Riqueza das Nações (Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian)

Fala sobre as bases da economia moderna e defende a ideia de que a riqueza das nações é alcançada através da liberdade económica e da divisão do trabalho. Smith apresenta uma teoria sobre a origem da riqueza, discute o papel do governo na economia e aborda a importância do comércio internacional.

Um clássico da literatura económica e política, e é leitura essencial para qualquer pessoa que queira entender os fundamentos da economia moderna. Pode ser útil para empresários, políticos, e para quem desejar entender o funcionamento do mundo económico em que vivemos.

  • Autor: Adam Smith
  • Editora: Fundação Calouste Gulbenkian
  • Data original de publicação: 1776

20. O Contrato Social

O Contrato Social
O Contrato Social (Fonte: Publicações Europa-América)

Uma obra de filosofia política que explora a essência humana e as dinâmicas sociais. Argumenta que o poder político deve ser detido pelo povo, em vez de estar nas mãos de um monarca ou governante.

Apesar de ser um clássico, as suas ideias continuam a ser relevantes nos dias de hoje, especialmente em questões de democracia, representação e participação popular.

  • Autor: Jean-Jacques Rousseau
  • Editora: Publicações Europa-América
  • Data original de publicação: 1762

Livros de desenvolvimento pessoal

21. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (Fonte: Gradiva)

Este livro é para quem procura hábitos para aumentar a sua eficácia.

São sete e Stephen Covey pode ajudar: ser pró-ativo, ter um objetivo claro, definir prioridades, procurar soluções que beneficiem todos, ouvir com empatia, trabalhar em equipa e procurar sempre melhorar.

Uma abordagem prática e direta para ajudar os leitores a alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional. Uma obra de autoajuda amplamente reconhecida e valiosa para pessoas de todas as idades e áreas de atuação.

  • Autor: Stephen R. Covey
  • Editora: Gradiva
  • Data original de publicação: 1989

22. A Coragem de Ser Imperfeito

A Coragem de Ser Imperfeito
A Coragem de Ser Imperfeito (Fonte: Nascente)

Descobrir como lidar com a vulnerabilidade e aceitar as imperfeições, por uma vida mais autêntica e satisfatória. A mensagem é libertadora, pois desafia os padrões de perfeição que muitas vezes são impostos pela sociedade.

A vulnerabilidade não é um sinal de fraqueza, mas sim uma demonstração de coragem e autenticidade. É preciso aceitar as falhas e as limitações para nos conseguirmos conectar verdadeiramente com os outros e connosco.

Uma abordagem realista e acessível, escrita de forma clara e direta, com histórias e exemplos pessoais que tornam o conteúdo ainda mais envolvente.

  • Autor: Brené Brown
  • Editora: Nascente
  • Data original de publicação: 2010

23. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Fonte: Lua de Papel)

Este livro de autoajuda intemporal aborda técnicas práticas e conselhos sobre como comunicar com pessoas, resolver conflitos, lidar com críticas e influenciar pessoas positivamente.

Indicado para qualquer pessoa interessada em melhorar habilidades sociais e de comunicação, seja num ambiente profissional ou pessoal.

Para alcançar o sucesso nas relações interpessoais, é preciso ser autêntico, ouvir atentamente as outras pessoas, reconhecer méritos e demonstrar interesse genuíno.

  • Autor: Dale Carnegie
  • Editora: Lua de Papel
  • Data original de publicação: 1936

24. A Arte Subtil de Saber Dizer Que Se F*da

A Arte Subtil De Saber Dizer Que Se F*Da
A Arte Subtil De Saber Dizer Que Se F*Da (Fonte: Desassossego)

Dirigido a pessoas que procuram uma vida mais autêntica, este livro apresenta uma abordagem irreverente e bem-humorada para lidar com problemas do dia-a-dia, e assim encontrar o verdadeiro significado na vida.

Em vez de procurarmos incessantemente a felicidade, é importante aprender a lidar com as adversidades e os problemas inevitáveis que surgem. Devemos abraçar as falhas e limitações, sem valorizarmos a opinião dos outros. Afinal, é a partir das nossas experiências e erros que podemos aprender e crescer como seres humanos.

  • Autor: Mark Manson
  • Editora: Desassossego
  • Data original de publicação: 2016

25. Pai Rico, Pai Pobre

Pai Rico, Pai Pobre
Pai Rico, Pai Pobre (Fonte: Alta Books)

Conta a história de dois pais: um rico e um pobre. O pai pobre é o biológico do autor, e é retratado como uma pessoa que trabalha arduamente, mas vive endividado. O pai rico é o do melhor amigo, que construiu a sua riqueza através de investimentos e negócios próprios.

Este best-seller internacional concentra-se em ajudar pessoas a melhorar as finanças pessoais e a alcançar a independência financeira, investindo em coisas que geram dinheiro.

Especialmente útil para pessoas que estão cansadas de viver apenas do salário e que queiram saber mais sobre investimentos e finanças pessoais.

  • Autor: Robert T. Kiyosaki
  • Editora: Alta Books
  • Data original de publicação: 1997

26. Manhãs Milagrosas

Manhãs Milagrosas
Manhãs Milagrosas (Fonte: Pergaminho)

Apresenta um método simples e prático para transformar a rotina matinal e obter mais sucesso e felicidade na vida. A maneira como começamos as manhãs afeta diretamente a forma como passamos o restante do dia. Ensina a criar e a manter uma rotina matinal que pode ajudar a melhorar a produtividade, a saúde, os relacionamentos e a felicidade em geral.

Para quem sente que não tem tempo suficiente para fazer tudo o que é necessário, e quer melhorar a vida e alcançar objetivos, este livro é especialmente útil.

  • Autor: Hal Elrod
  • Editora: Pergaminho
  • Data original de publicação: 2012

27. 4 Horas por Semana

4 Horas por Semana
4 Horas por Semana (Fonte: Casa das Letras)

Se a ideia de ter mais tempo livre, ganhar mais dinheiro e ter mais controlo sobre a vida é atrativa, então é um livro obrigatório.

É possível ser bem-sucedido a trabalhar menos horas, utilizando técnicas eficientes de gestão do tempo. O autor partilha estratégias práticas para reduzir o tempo gasto com trabalho, como terceirizar atividades rotineiras, evitar distrações, delegar tarefas e utilizar tecnologias.

  • Autor: Timothy Ferriss
  • Editora: Casa das Letras
  • Data original de publicação: 2007

28. Mindset: A Atitude Mental para o Sucesso

Mindset: A Atitude Mental para o Sucesso
Mindset: A Atitude Mental para o Sucesso (Fonte: Vogais)

Há duas mentalidades: a fixa e a de crescimento, e cada uma delas influencia a forma como enfrentamos desafios e lidamos com o fracasso. A mentalidade pode ser mudada e desenvolvida. Ter uma mentalidade de crescimento é fundamental para o sucesso em todas as áreas da vida.

Excelente para aprimorar a habilidade de lidar com desafios e superar obstáculos, bem como para desenvolver uma mentalidade de crescimento que ajudará a alcançar o sucesso.

  • Autor: Carol S. Dweck
  • Editora: Vogais
  • Data original de publicação: 2006

29. O Poder do Agora

O Poder do Agora
O Poder do Agora (Fonte: 11×17)

A obra destaca a relevância de deixar para trás as preocupações e arrependimentos do passado, bem como as ansiedades e inquietações em relação ao futuro, focando no momento presente.

Ensina as pessoas a tornarem-se mais conscientes dos seus pensamentos e emoções, e a cultivar um estado de presença consciente.

Este livro é uma excelente ferramenta para aqueles que lidam com ansiedade, depressão e stress, pois ensina técnicas valiosas para focar no presente e deixar de lado preocupações passadas e futuras.

  • Autor: Eckhart Tolle
  • Editora: 11×17
  • Data original de publicação: 1997

30. As 48 Leis do Poder

As 48 Leis do Poder
As 48 Leis do Poder (Fonte: Escolar Editora)

Analisa a psicologia do poder em diferentes contextos históricos e culturais. O livro apresenta 48 leis baseadas em táticas e estratégias, utilizadas por figuras históricas famosas para obter e manter o poder.

O poder é uma força constante na vida, e é importante entender como ele funciona para alcançar o sucesso e evitar ser manipulado pelos outros.

  • Autor: Robert Greene
  • Editora: Escolar Editora
  • Data original de publicação: 1998

Factos sobre leitura

Agora que foi feita a seleção dos livros que deve ler antes de morrer, que tal descobrir algumas curiosidades fascinantes sobre a leitura?

Uma atividade transformadora que leva o leitor a mundos desconhecidos, amplia a imaginação e são enriquecedores. Se é alguém que ama da leitura e que procura curiosidades interessantes, pode conferir estes factos fascinantes:

  • Um estudo realizado pela Universidade de Sussex descobriu que apenas seis minutos de leitura podem reduzir a frequência cardíaca e aliviar a tensão muscular; [1]
  • A leitura pode ajudar a desenvolver a empatia e a compreensão das emoções; [2]
  • De acordo com o Guinness World Records, a Bíblia é o livro mais vendido de todos os tempos. Conta com mais de 5000 milhões de cópias vendidas e distribuídas;
  • Estudos mostram que a leitura pode ajudar a manter o cérebro saudável e prevenindo doenças como a demência; [3]
  • O livro mais longo já escrito é “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, com mais de 1.2 milhão de palavras;
  • O livro mais pequeno do mundo é “Teeny Ted from Turnip Town”. Tem apenas 0.07mm de altura por 0.10mm de largura e contém 22 páginas com letras que não ultrapassam os 0.01 milímetros. Entrou para o Guinness World Records em 2001 como o menor livro já criado;
  • O livro mais caro já vendido foi o “The Codex Leicester”, de Leonardo da Vinci. Foi comprado por Bill Gates em 1994 por 30.8 milhões de dólares;
  • Ao ler um livro, o leitor é incentivado a focar na história e a concentrar-se nos detalhes, treinando assim a mente para manter o foco numa única atividade;
  • Ler antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono, reduzindo o stress e a ansiedade. [3]

Conclusão

Para finalizar, os 30 livros listados são apenas uma pequena amostra do vasto universo literário que existe. Esperamos que tenha sido uma leitura inspiradora e que leve a explorar novos géneros, autores e histórias.

Então, fazer uma pausa, encontrar um ambiente acolhedor e escolher um destes livros para imergir numa aventura literária impactante.

Fontes:

  1. Reading ‘can help reduce stress’
  2. Como ler mais: dicas para ampliar a leitura das crianças
  3. Reading can help save your memory: It slows decline in brain power say scientists
Autor

Amante da natureza e de aventura, a Margarida está sempre pronta a explorar novos trilhos durante as suas aventuras de trekking. Apreciadora de boa comida e vinho, procura saborear pratos típicos de cada região, combinando as suas paixões em cada viagem.

Comentários