No fim de semana há mais tempo para a família e para criar memórias que duram para sempre.

Para quem procura ideias para entreter as crianças e aproveitar ao máximo os fins‑de-semana em família, temos propostas para todos os gostos e idades.

Fazer os trabalhos de casa e ver televisão o dia inteiro está fora de questão – entre caminhadas, pinturas, cozinhados e jogos divertidos, não faltam opções para todos passarem bons momentos.

Aqui estão 10 dicas para um fim de semana em família.

Tabela de Conteúdos:

10 Sugestões para um fim de semana em família

Reunimos 10 sugestões de atividades, ao ar livre e em casa, para um fim de semana em família inesquecível.

1. Levar as crianças a um espetáculo

Levar as crianças a um espetáculo pode ser uma experiência enriquecedora em muitos aspetos.

O teatro é uma forma divertida de dar a conhecer a novas histórias, diferentes emoções e perspetivas, e ainda promove o desenvolvimento cognitivo e emocional.

Fazer uma pesquisa rápida sobre os eventos próximos e deixar os mais novos escolher o espetáculo que suscite mais interesse.

Boa oportunidade para usufruir de um prazer incomparável que ensina, diverte e encanta.

2. Praticar desporto em família

Praticar desporto é uma boa forma de passar tempo de qualidade juntos, enquanto se mantém um estilo de vida saudável. Existem várias atividades que podem ser praticadas em família.

As caminhadas, por exemplo, são uma atividade que todos podem desfrutar, bem como percorrer parques ou trilhos nas redondezas. Alguns parques contam ainda com equipamentos de diversão infantil, como baloiços, escorregas e outros jogos desafiantes.

Outra forma de praticar desporto em família é pedalar. Tirar as bicicletas da garagem e organizar um passeio em família, por exemplo, pelas ciclovias perto da costa ou ao longo de um parque. Se os mais novos ainda não começaram a dar as primeiras pedaladas, é possível encontrar bicicletas adequadas à idade e à experiência. E não esquecer do equipamento de proteção.

Bicicletas de Criança

Encontra as melhores bicicletas de criança, ao melhor preço. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

E por que não jogar uma partida de futebol ou voleibol em família?

3. Fazer turismo na própria cidade

As cidades portuguesas escondem um sem-número de surpresas. Assim, por que não juntar a família para um passeio pelas ruas históricas e espaços inusitados que a cidade oferece? É também uma forma de passar o fim de semana em família com mais uma atividade física, enquanto são exploradas as preciosidades locais, que de outra forma, talvez passariam despercebidas.

É importar assegurar que todos estão bem equipados com um calçado resistente, confortável e ergonómico. Se for necessário renovar as sapatilhas dos mais novos, escolher umas específicas de caminhada, para que o passeio seja um verdadeiro prazer.

Calçado Outdoor

Encontra o melhor calçado outdoor para a próxima aventura, ao melhor preço. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

4. Visitar um jardim Zoológico

Visitar o jardim Zoológico pode ter vários benefícios, tanto para adultos como para crianças.

É um lugar divertido para as famílias passearem, com oportunidades únicas para ver animais fascinantes de todo o mundo e aprender sobre a diversidade animal. Ajuda a criar uma relação mais forte e duradoura com a natureza, pela experiência real que proporciona.

Além disso, a visita pode ajudar a sensibilizar a família sobre questões ambientais, como a proteção da vida selvagem e mudanças climáticas.

O primeiro passo é encontrar o jardim Zoológico mais próximo e verificar se há atividades especiais planeadas para o fim de semana. Alguns jardins organizam workshops, oficinas e outras atividades relacionadas com o mundo animal e é importante escolher um que siga as melhores práticas de bem-estar animal e conservação.

5. Experimentar receitas divertidas

Experimentar receitas divertidas em família é uma boa forma de passar o fim de semana em casa.

Permite que as crianças exerçam a sua criatividade ao escolher ingredientes, formas e decorações, e estimula a sua natural curiosidade em explorar várias texturas, cores e sabores. Além disso, medir, misturar ou decorar são atividades que reforçam os laços familiares pelo espírito de colaboração e entreajuda.

Estas são algumas das receitas divertidas para confecionar com os mais novos, que incluem biscoitos saudáveis, panquecas coloridas ou gelados de frutas. Batedeirasrobots de cozinhamáquinas de crepesmáquinas de fazer pão ou de fazer gelados podem ser grandes aliados nestas aventuras gastronómicas.

Livros de Culinária

Encontra os melhores livros de culinária, ao melhor preço. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

6. Pôr as mãos à obra

No admirável mundo do DIY (Do It Yourself, ou faça você mesmo), não faltam ideias para brincar e passar o tempo de forma divertida e relaxante. Com a ajuda de tutoriais que facilmente encontra na Internet, poderão construir puzzles, brinquedos, máscaras, origami e jogos fáceis e divertidos.

Para uma opção já pronta a usar, o Kit DIY Conjunto de Desenhos para Preencher é uma boa escolha.

A atividade consiste em completar os desenhos das peças com espuma adesiva para um acabamento original. Todo o material necessário já vem incluído. Este kit contém 2 cartões ilustrados, 6 folhas de espuma adesiva pré-cortada em cores diferentes e adesivos com acabamento brilhante.

É ideal para desenvolver a destreza e a precisão, além de, claro, passar uma tarde bem divertida.

7. Ler uma história entusiasmante

Se tem em casa livros infantis que ainda não foram abertos, o fim de semana é uma boa altura para pôr a leitura dos mais novos em dia e escolher uma história emocionante, com a qual as crianças facilmente se identifiquem.

Há livros infantis que são verdadeiras obras de arte, com páginas cheias de ilustrações que convidam a uma observação mais atenta. Para quem procura sugestões, recomendamos o “O Vendedor De Felicidade”, de Davide Cali e Marco Somà. Este livro narra a história do senhor Pombo, que ganha a vida a vender frascos de felicidade.

É uma boa opção para ser lida em voz alta, especialmente quando se dá diferentes vozes às personagens, tornando a narrativa ainda mais viva. A imaginação vai levantar voo, novos mundos e cenários vão ser criados e, tão ou mais importante, vai incutir nos mais novos o hábito de leitura.

Livros Infantis e Juvenis

Encontra os melhores livros infantis e juvenis, ao melhor preço. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

8. Pintar desenhos divertidos e relaxantes

Quem disse que pintar desenhos é só para crianças, ainda não conhece os livros de mindfulness para pintar. Para todos relaxarem em família, não é preciso mais do que lápis de cor e desenhos para colorir, concebidos para apelar à imaginação. E assim que pegar no lápis, os mais novos não vão resistir a juntar-se ao desafio.

Entre os melhores livros para pintar, destaca-se o “Vive no Agora: Livro de Colorir”, que ajuda a viver o presente com frases para colorir e afixar.

Para os mais novos, pode-se considerar o “LEGO Ninjago: Livro de Colorir”. Os heróis vão precisar de ser pintados com várias cores antes de estarem prontos para combater adversários. Muita diversão com o fantástico universo Ninjago como pano de fundo.

9. Jogar os clássicos em casa

Jogar os jogos de tabuleiro clássicos em casa é o programa perfeito para um fim de semana em família. As opções são muitas, para todas as idades e gostos.

O mítico Monopólio, o jogo de mesa mais famoso do mundo, é sempre uma desculpa para treinar a arte de negociar as melhores oportunidades. Outro jogo que garante uma tarde divertida é o Jenga, que desafia a família a retirar uma peça de uma torre sem que esta se desmorone. Ou o lendário Cluedo, um jogo para pequenos detetives que terão de descobrir quem assassinou a vítima de jogo, entre várias personagens e com a ajuda de pistas enigmáticas.

Jogos de Tabuleiro

Encontra os melhores jogos de tabuleiro, ao melhor preço. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

10. Ver um filme infantil

Se a casa já estiver virada do avesso com as atividades anteriores, um filme infantil ajuda todos a relaxarem em família. Atualmente, os filmes de animação têm um nível de produção de tal forma sofisticado e transmitem histórias com tanto simbolismo que também os graúdos ficam agarrados à narrativa.

Com toda a família confortavelmente no sofá, basta percorrer as opções das plataformas de streaming. É só colocar as pipocas a fazer e, depois, é só usufruir.

Tudo o que é preciso para um fim de semana em família

Passar um fim de semana em família é fundamental para o bem-estar emocional e físico de todos. É uma oportunidade para reforçar os laços familiares, aprender valores importantes e criar memórias para toda a vida.

E não esquecer de tirar muitas fotografias e vídeos, para que os bons momentos fiquem registados e possam ser lembrados por muitos anos.

Autor

Adora correr e tem dois cães, o sítio certo para encontrar o Bernardo é na rua. O único momento que não o apanhamos ao sol é quando chove. Adora ler e passar tempo com os amigos, de quatro patas ou não.

Comentários