A escolha entre um smartwatch ou smartband pode ser difícil.
Para quem quer adquirir qualquer um dos modelosm seja para manter a boa forma física sem ir ao ginásio ou para fazer algum desporto, estes wearables podem ser um dos melhores companheiros a decisão pode ser difícil pois estes contemplam semelhanças entre si.
No entanto, a escolha deve variar mediante as características que cada pessoa procura ou dá preferência.
Tabela de Conteúdos
Qual a diferença entre smartwatch e smartband?
Para quem procura uma smartband ou um smartwatch a primeira questão que se deve colocar é qual se adequa melhor às necessidades.
Para tal é necessário perceber as diferenças entre estes dois equipamentos.
Smartwatch
Os smartwatches funcionam como uma espécie de smartphone no pulso e, apesar de ter algumas limitações face a um telemóvel, permite aceder a e-mails, ver notificações de redes sociais, ter algumas aplicações, jogos e muito mais.
No fundo, todas as características de um relógio inteligente permitem que o utilizador se mantenha a par dos seus compromissos sem estar constantemente com o telemóvel na mão.
Grande parte destes gadgets dispõe de um ecrã OLED ou AMOLED, o que faz com que os conteúdos sejam visualizados com maior qualidade e cores mais brilhantes. E, devido ao seu design, a maioria pode ser considerado quase como um acessório de moda.
No entanto, estas características fazem com que a sua bateria dure por um menor período de tempo face às das smartbands.
Com base nos relógios inteligentes e nas pulseiras desportivas mais pesquisadas no KuantoKusta, seguem-se algumas sugestões para quem procura um relógio desportivo ou um smartwatch.
Smartbands e as suas principais funcionalidades
Limitadas a um número específico de aplicações incluídas, as smartbands são consideradas um dispositivo mais direcionado para pessoas que seguem um estilo de vida saudável.
Uma smartband pode ter autonomia entre 15 a 20 dias, como é o caso da Mi Band 5 da Xiaomi, o que é uma mais-valia para quem procura um acessório que pode ser utilizado nas atividades diárias sem se preocupar constantemente com a duração da bateria.
Para quem está a pensar comprar uma smartband as características mais frequentes que se podem encontrar são as seguintes:
- Sensores movimento;
- Sensores batimento cardíaco;
- Métricas de controlo de calorias;
- Contador de passos e horas de sono;
- Monitorização entre atividades físicas;
- Controlo de música.
Com tantas aplicações, funcionalidades e demais características é natural que os equipamentos fiquem mais facilmente sem bateria.
No entanto existem algumas práticas que ajudam a fazer com que a bateria tenha mais durabilidade, tais como: configurar as vibrações para modos simples e curtos para todas as aplicações, evitar criar alarmes desnecessários e ainda bloquear notificações de menor importância como das redes sociais, por exemplo.
6 sugestões de Smartwatches e Smartbands
1. Smartwatch Xiaomi MiBro Air Watch
O smartwatch Xiaomi MiBro Air Watch Black vem com funcionalidades para ajudar a cuidar da saúde e melhorar a prática desportiva.
Este é um smartwatch com aparência elegante, corpo de metal ultrafino e leve, tem um ecrã circular tátil HD e inclui 12 modos de desportivos e 24 horas de medição da frequência cardíaca.
Para além disso, monitoriza o sono e é resistente à água.
2. Smartwatch Huawei Watch GT 2 46mm Classic
O Huawei Watch GT 2 Classic é um smartwatch com uma autonomia até 336 horas.
Nas suas características inclui: magnetómetro, pedómetro incorporado, sms, modo multidesportos, contabiliza as calorias queimadas, mede a qualidade do sono e a frequência cardíaca, barómetro, acelerómetro e ainda giroscópio.
Este modelo inclui ainda uma inovação ao nível do treino pessoal: rastreia os treinos com sistemas de posicionamento precisos e monitoriza a sua frequência cardíaca com o TruSeen™ 3.5.
3. Smartwatch Samsung Galaxy Watch 3
O Smartwatch Samsung Galaxy Watch 3 tem um design clássico e uma bracelete em pele. Para além de ser um modelo que te um peso reduzido o tamanho do ecrã foi aumentado e foi reintroduzindo o mostrador com moldura rotativa, para que seja mais fácil navegar entre todas as aplicações.
Nas suas funções este smartwatch inclui: análise de sono, monitorização do stress, monitorização de bem-estar e saúde como pressão sanguínea, eletrocardiograma, saturação de oxigénio, deteção de queda e saúde para as mulheres. E em termos de exercício inclui análise de corrida e feedback em tempo real, deteção automática de exercício físico.
Com o Galaxy Watch 3, é possível responder instantaneamente a qualquer mensagem ou chamada, recebera e ver fotografias, mudar de música e controlar a câmara do seu telemóvel.
4. Xiaomi Mi Band 6
A Mi Band 6 está equipada com um ecrã AMOLED e resistente a arranhões.
Além de ter um display maior do que a versão anterior, cerca de 50%, o fator mais diferenciável no ecrã é a parte estética. Tal como acontece nos smartphones, a imagem é exibida em todo o ecrã (full display), não havendo lugar para uma “moldura”.
Esta nova versão da Mi Band vem ainda com mais novidades no que diz respeito a modalidades desportivas, agora esta smartband inclui 30 modos desportivos: Passadeira Fitness, Estilo Livre – Freestyle, Corrida ao ar livre, Ciclismo, Caminhada, Natação, Remo, Eliptica, Ciclismo indoor, Yoga, Salto à corda, Dança, Fitness indoor, Ginástica, HIIT, Core Training, Alongamentos, Bowling, Badminton, Boxe, Stepper, Pilates, Basquetebol, Voleibol, Ténis de mesa, Críquete, Patinagem no gelo, Kickboxing, Dança (Street Dance) e Zumba.
5. Samsung Galaxy Watch Active 2
O Galaxy Watch Active 2 tem um ecrã personalizável, fornece informações precisas sobre a saúde e
permite rastrear todos os movimentos durante a prática de atividade física.
Como funções incluídas incorpora um medidor de stress e exercícios para ajudar a obter tranquilidade, monitoriza a frequência cardíaca, inclui GPS e controlo por voz.
Para além disso, este relógio inteligente é resistente à água até 50 metros de profundidade, inclui 12 modalidades desportivas e a sua autonomia é de até 60 horas.
6. Xiaomi Amazfit Bip U Pro
A Xiaomi Amazfit Bip U Pro tem tudo o que se pode esperar de uma smartband. Com mais de 60 modos desportivos, esta pulseira mede o nível de oxigénio, tem monitor de ritmo cardíaco, GPS incorporado e é resistente à água.
A sua bateria dura até uma semana de utilização.
Resumo
A escolha entre um smartwatch e uma smartband irá depender de vários fatores, nomeadamente do investimento que se pretende fazer e das características necessárias.
Para quem pretende dar um uso mais relacionado com a atividade, controlo de desempenho físico, e não necessita de garantir que as várias aplicações do smartphone estão no pulso, uma smartband é a melhor opção. Para além disso, é também a solução mais económica.
Por outro lado, se o objetivo é conseguir aceder ao máximo de aplicações que o telemóvel tem e o limite de preço não é um problema, o smartwatch é a melhor alternativa.