Com o anúncio do lançamento, da nova linha Samsung S20, para o inicio de Março no nosso país. A marca Coreana lançou já o comboio da expectativa a alta velocidade. Uma linha que se espera carregada de características impactantes e , como não podia deixar de ser, muitas e boas câmaras.

A nova série Samsung S20 chega com três modelos distintos: o S20, o S20 Plus e S20 Ultra. Três modelos que utilizam a mesma base tecnológica mas com algumas características que os distinguem.

 

O primeiro impacto

Muito embora a nova linha não tenha chegado efectivamente ao mercado as informações e leaks da mesma são já abundantes. Uma das coisas que salta à vista é o design pouco inspirado que foi aplicado. Talvez uma abordagem conservadora e segura, não diria que é um design feio que não é de todo mas efectivamente não traz nada de novo.

As linhas são elegantes, bonitas e indistintas de tantas outras coisas que já vimos. Quando viramos um dos novos Samsung S20 vemos o mesmo tipo de disposição do módulo de câmara volumoso que já vimos no iPhone 11 Pro e mesmo no Google Pixel 4.

Mas se o design não tem entusiasmado já a qualidade de construção e a quantidade de features apresentadas tem impressionado bastante e vai com certeza vai colocar pressão sobre a concorrência.

Características partilhadas por toda a gama

  • SOC Snapdragon 865: ( a qual com volta ao topo da concorrida cadeia alimentar dos chips mobile). Este é um dos mais poderosos chips disponíveis no mercado, com capacidade para 5G e um novo co-processador de imagem (Spectra 480), com capacidade para 2 fotos até 200MP-
  • RAM: 12GB a 16GB
  • Display: Dynamic AMOLED QHD com 120HZ, ter atenção que apenas utiliza os 120HZ de refrescamento e quando utilizado em FHD que para a maioria das pessoas será a melhor escolha.
  • SO:  Android 10
  • Baterias: 4000Mah, 4500Mah, 5000Mah – Baterias grandes que asseguram a utilização mesmo com todas as funcionalidades que consomem muita energia como o 5G e os 120HZ.

Fotografia

A procura por smartphones com as melhores câmaras no mercado, tem vindo a tornar a fotografia cada vez mais um dos pontos fulcrais de todos os flagships das mais importante marcas mundiais. E a Samsung não é exceção! Tal como já nos tinha habituado com a gama S10, a marca volta a ter diferentes câmaras com os diferentes modelos.

Felizmente o S20 e S20 Plus tem configurações semelhantes com uma câmara principal de 12MP, uma câmara de 64MP de telephoto e uma câmara wide de 12MP, isto como conjunto traseiro. Na frente encontramos uma câmara selfie de 10MP. Uma configuração já encontrada na concorrência e que garante certamente grande qualidade e flexibilidade na hora de captar imagens.

Quanto ao Ultra, bem o nome diz tudo e temos algo à imagem do seu nome. A câmara principal tem 108MP com um sensot enorme que permite captar uma enorme quantidade de luz. A câmara telephoto tem 64MP enquanto a wide tem 12MP. Na frente frente uns impressionantes 40MP!

 

5G, 8K e afins

A linha Samsung S20 tem na questão do 5G especificações diferentes para cada mercado de acordo com o que a marca achou adequado. Em Portugal apenas os modelos Ultra e Plus tem acesso a esta tecnologia. o S20 Ultra é apenas vendido com 5G e o S20 apenas com 4G. Já o S20 Plus permite escolher entre os dois tipos de tecnologia.

É uma abordagem legitima ao mercado porém parece um pouco estranho visto que a Qualccom tinha anunciado que todos os chips Snapdragon 865 seriam acompanhado por um modem capaz de 5G.

A pensar no futuro e a fazer uso da capacidade do Snapdragon 865 a Samsung integrou filmagem em 8K com 24fps. É algo interessante para os mais geeks no entanto a esmagadora maioria das pessoas não tem uma TV 8K!! nem sequer uma 4K. Fica ainda assim uma característica que se pode mostrar uma mais valia no futuro.

Algo que a Samsung se pode gabar é de ter conseguido nesta linha de produtos bater os smartphones de gaming no seu próprio jogo. Ao ser capaz de correr jogos em 120HZ em 1080p e por ter uma taxa de 240HZ de resposta no touch screen, estes são equipamentos ideais para jogar os jogos mais exigentes.

Lançamento e preços

Os preços de toda a gama já podes ver no KuantoKusta e comparar em todas as lojas. Está também disponível para pré-compra na maioria das lojas sendo entregue a partir de dia 10 de Março.

A expectativa é alta agora é esperar e ver que impacto vais ter de facto a Samsung com esta nova linha.

Comentários