A minha mãe adora um bom livro e, por isso, um livro foi a prenda repetida de vários natais e aniversários. Entre policiais, thrillers, romances históricos e histórias baseadas em factos verídicos, fomos enchendo as prateleiras da sala de estar. Mas, inevitavelmente, com o tempo, o presente deixou de ser surpreendente. Além disso, nem sempre o que a capa prometia tinha o final tão esperado.

Comecei, então, a procurar presentes que tornassem o momento de leitura mais prático, confortável, especial. E descobri um mundo de opções bem originais e úteis, que todos os apaixonados por literatura deveriam, pelo menos, conhecer.

Aqui fica a minha seleção de 7 sugestões perfeitas para quem gosta de ler. Vai conseguir surpreender e deixar essa pessoa ainda mais rendida ao mundo da literatura.

7 presentes ideais para quem adora ler

1. E-readers ou leitor de livros digitais

Os e-readers vieram para ficar. São leves, práticos e um investimento que compensa a longo prazo, pois, o preço dos livros em versão digital é bem mais em conta (por vezes, até são mesmo gratuitos). 

Entre as várias opções existentes no mercado, o modelo mais conhecido  é o Kindle, desenvolvido pela Amazon. Apresenta uma tela e-ink, que garante uma leitura menos cansativa, recursos para marcar capítulos ou parágrafos e bateria que pode durar até seis semanas.

Além disso, oferece com um programa de assinatura, o Kindle Unlimited, que funciona como uma Netflix dos livros, disponibilizando vários livros para os seus assinantes.

2. Luz de leitura

Nem sempre lemos com a luz ideal. Por preguiça de aproximar o candeeiro ou para não incomodar quem já dorme ao nosso lado, acabamos frequentemente a esforçar a vista. 

A vida de leitor fica, por isso, bem mais fácil com as lanternas de leitura que iluminam páginas dos livros, podendo inclusive acoplar-se a elas se tiver pinça/clip. Além disso, se for uma lanterna compacta ou desdobrável, o seu amigo e/ou familiar que tanto gosta de ler nos transportes, na praia, na pausa de almoço, etc., pode levar o acessório consigo para todo o lado.

3. Marcadores de livro 

Quem lê precisa de marcadores de página. É inevitável! Mas aqui a originalidade está em evitar os marcadores simples e mais habituais. Vá para as opções mais divertidas e criativas.

4. Caderno de leitura

Cadernos de anotações podem parecer um presente simples, mas são, garantidamente, uma oferta original e útil. É que, geralmente, quem gosta de ler, gosta de anotar citações, frases, nomes, ideias que alimentem a memória daquela história. 

5. Prateleira de Livros ou Porta-livros 

Se a pessoa para quem anda à procura do presente ideal tem muito livros em casa, de certeza que já precisa de um porta-livros. Opte por uma prateleira ou estante que dê um toque especial à decoração da casa ou por um porta-livros mais simples, que seja inspirado num clássico da literatura. Não faltam opções.

6. Almofadas para o pescoço

Aposto que esse seu amigo ou familiar que devora livros já experimentou de tudo: ler de barriga para baixo, de barriga para cima, de lado, braços no ar, pernas cruzadas, de pé, sentado. Mas, por muitas voltas que dê, passadas algumas horas distraído/a a ler, sente sempre um desconforto no pescoço e/ou nas costas. 

As almofadas para o pescoço são uma forma simples, económica e eficaz de resolver o problema. Apesar de serem etiquetadas como “almofadas para viagens”, servem perfeitamente para o efeito. 

Algumas deles até incluem modos de massagem, para uma experiência de leitura realmente relaxante! 

7. Pastas e malas

Ter onde carregar os livros em segurança, para não amassá-los, é uma preocupação constante para quem faz questão de não passar um fim de semana que seja longe das suas páginas. Então, que tal surpreender essa pessoa com uma prática pasta ou mala para carregar os seus livros do momento? 

Além disso, estas são também úteis para transportar o portátil ou tablet. Um verdadeiro 2 em 1! 

Inspirado/a? Agora é só escolher!

Espero ter ajudado a encontrar aquele presente que vai finalmente surpreender esse colega da empresa, amigo/amiga e/ou familiar que tanto gosta de se perder nas palavras e na imaginação dos escritores. Caso seja ainda necessárias mais sugestões de presentes quer sejam opções de prendas de última hora, quem sejam presentes para os fãs de séries, ou até filmes opções e sugestões não faltam!

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários