O aspeto da tão aguardada PlayStation 5 chegou finalmente para matar a curiosidade de todos os fãs da consola da Sony.

Para o evento de 11 de junho, inicialmente planeado para dia 4 do mesmo mês, a Sony prometia mostrar todas as capacidades da nova PlayStation ao divulgar alguns dos principais jogos que estarão disponíveis aos aficionados da consola.

Para surpresa de todos os que assistiam o evento ao vivo, o aspeto da quinta geração da PlayStation foi também revelado!

Além do aspeto futurista e arrojado, um dos principais destaques vai para o facto de que serão comercializados dois modelos da PS5, sendo um deles totalmente digital, ou seja, sem leitor de Blu-Ray.

Aqui fica o vídeo de apresentação da PlayStation 5 e ainda algumas imagens:

PlayStation 5 modelo standard e modelo digital edition
PlayStation 5 Standard e Digital Edition (Fonte: PlayStation)
PlayStation 5 standard modelo com leitor de discos
PlayStation 5 Standard (Fonte: PlayStation)
Novo comando PlayStation 5
Comandos DualSense (Fonte: PlayStation)
Nova PlayStation 5 Standard
PlayStation 5 (Fonte: PlayStation)
Comandos de jogo PS5 DualSense
Novos comandos DualSense (Fonte: PlayStation)
comando de controlo de media da playstation 5
Controlo de media (Fonte: PlayStation)
câmara hd para playstation 5
Câmara HD (Fonte: PlayStation)
Headphones playstation 5
Headset PULSE 3D (Fonte: PlayStation)
PlayStation 5 standard e comando DualSense
Fonte: PlayStation

Características da PS5: qual a potência da nova consola?

As especificidades da nova PS5 são também já conhecidas.

A nova geração da aguardada PlayStation 5 traz para o mercado duas versões, o modelo 5 standard e o modelo PlayStation 5 Digital Edition. E qual a diferença entre ambas?

Por agora apenas foram revelados pormenores a nível estético e de leitura de jogos. Se por um lado a PS5 standard incorpora a habitual unidade de leitura de discos, por outro lado, a PS5 Digital Edition excluí esse mesmo leitor.

Esta novidade sugere que a PS5 Digital Edition utilizará jogos e downloads adquiridos na PlayStation Store, ou através de versões digitais adquiridas nos pontos de venda.

Ainda, a consola promete trazer velocidade ao ponto de quase eliminar os momentos de loading dos jogos, graças ao seu SSD, e uma experiência de gaming imersiva na qual o processador tem uma grande influência.

PlayStation 5
CPU 8x Zen 2 Cores a 3.5GHz
GPU 10.28 TFLOPs, 36 CUs a 2.23GHz
GPU RDNA 2 personalizada
Armazenamento SSD de 825GB
Velocidade 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Comprimido)
Memória / Interface 16GB GDDR6/256-bit
Largura de Banda 448GB/s
Memória Expansível Porta NVMe SSD
Armazenamento Externo Suporte USB HDD
Drive Óptica 4K UHD Blu-Ray

É possível conhecer as especificações da PlayStation em mais detalhe através do video que se segue:

Todos os acessórios para a PS5

Comando DualSense

O DualSense é o novo comando da PS5 e vem substituir o DualShock 4. Conta com a DualSense Charging Station para carregamento sem fios, algo que  já acontecia com a PlayStation 4.

Esta nova versão do comando conta ainda com novidades a nível de sensibilidade nos gatilhos, inclui um microfone e contempla um botão designado de “Create” que substitui o “Share” do DualShock 4.

Dispõem ainda de uma maior estimulação de sensações de jogo e um touch screen no centro.

Câmara HD

Apesar da PlayStation 4 já contemplar um acessório semelhante, a nova PS5 incorpora agora uma câmara melhorada e que oferece maior qualidade de imagem aos jogadores.

Através das duas lentes, a câmara HD desta nova consola, permite partilhar a experiência de jogo, facilitando a transmissão ao vivo no caso de streamers mais amadores.

Media Remote

Outra das novidades em matéria de acessórios da PlaySation 5 é o comando remoto. Assemelha-se a um comando de televisão, e dispõem de um microfone embutido para utilização de comandos por voz.

PULSE 3D Wireless Headset

Os auscultadores PULSE 3D Wireless vêm substituir os Gold Wireless da PS4, oferecem suporte para audio 3D, algo em que a Sony tem vindo a comunicar como uma das grandes características da PlayStation 5, e ainda um micro duo com cancelamento de ruído.

Data de lançamento da PlayStation 5

O lançamento da consola está planeado para o Natal de 2020. Isto quer dizer que entre novembro e dezembro já será possível encontrar a consola nas lojas.

Por enquanto, ainda não se conhece nenhuma data concreta para o início da comercialização da consola.

Preço: quanto irá custar a PS5?

Tal como a data de lançamento, o preço da PlayStation 5 ainda não foi oficialmente divulgado.

Segundo imagens que circulam na internet, alguns rumores apontavam para que a PlayStation 5 pudesse vir a custar 599 libras, ou seja, cerca de 669€.

Isto devido a um deslize da gigante Amazon, que acabou por publicar a página da consola na Amazon UK com esse preço tabelado.

O rumor foi entretanto desmentido por um dos responsáveis pela Amazon UK, que explicou ter-se tratado de um erro e que tal aconteceu apenas para reservar o espaço na página para o preço da consola.

Teremos de aguardar pelo comunicado oficial para conhecer quanto efetivamente irá custar a nova PlayStation.

PlayStation 5 no KuantoKusta

Compara e encontra a PS5 ao melhor preço no KuantoKusta

PlayStation 5 825GB SSD
PlayStation 5 Digital Edition 825GB SSD

Jogos confirmados para PlayStation 5

Como previsto, vários estúdios apresentaram as suas propostas para a nova consola da Sony, que irá ser lançada ainda este ano, mesmo a tempo do natal.

Eis alguns dos jogos já confirmados para a PS5:

Horizon Forbidden West

Horizon Forbidden West faz regressar Aloy, a heroína de Horizon Zero Dawn que fez bastante sucesso na PS4.

Os cenários de cortar a respiração, as criaturas mecânicas e os segredos escondidos das civilizações antigas estão de volta, na mais recente aventura que promete tirar o melhor das capacidades da nova PlayStation.

Gran Turismo 7

Para a PlayStation 5, e como tem vindo a ser hábito em anos e consolas anteriores, chega Gran Turismo 7. O simulador está mais realista do que nunca e promete trazer muita emoção aos jogadores aficionados por jogos de corrida.

Stray

Stray parece passar-se num mundo habitado por robôs humanoides e em que a personagem principal é um gato. Estranho, não?

Chega à PlayStation 5 (e PS4 também) em 2021.

Returnal

Neste jogo de ficção científica, passado na terceira pessoa, a personagem principal aterra num planeta desconhecido e é desde logo atacada por um alien. Este evento é repetido constantemente e a personagem acorda apenas para voltar a repetir o ciclo, algo que faz lembrar o filme Edge of Tomorrow.

Returnal chega em exclusivo para a PlayStation 5.

Oddworld: Soulstorm

Para quem teve a primeira geração da PlayStation, Oddworld: Soulstorm poderá parecer bastante familiar.

Depois de Oddworld: Abe’s Oddysee lançado em 1997 e Oddworld: New ‘n’ Tasty! de 2014 (com outros títulos pelo meio), Abe regressa para uma nova aventura em Oddworld: Soulstorm.

Spider-Man: Miles Morales

Um dos grandes destaques entre os jogos apresentados foi o Spider-Man: Miles Morales.

Neste novo jogo do herói da Marvel, o protagonista deixa de ser Peter Parker e passa a ser Miles Morales. Esta personagem é já conhecida entre os apaixonados por banda desenhada, mas ganhou uma maior legião de admiradores após o filme Spider-Man: Into the Spider-Verse de 2018.

Grand Theft Auto V (Remastered)

O GTA V foi o primeiro jogo a ser apresentado durante o evento. O icónico jogo da Rockstar, que conquistou os fãs quando lançado inicialmente para a PlayStation 4 em 2013, vai receber melhorias gráficas e estará disponível em 2021.

NBA 2K21

A 2K Games revelou o NBA 2K21. Com gráficos impressionantes e um elevado nível de detalhe, onde até podemos pormenores como o suor e expressões dos atletas, o jogo promete agradar aos fãs da NBA.

Chega à PlayStation 5 pela altura do outono de 2021.

Kena: Bridge of the Spirits

Kena: Bridge of the Spirits é o mais recente lanaçamento da Ember Lab. Deste jogo de aventura e fantasia, no qual encarnamos na personagem Kena, ainda pouco se sabe, no entanto, o trailer não deixa de impressionar.

Sackboy: A Big Adventure

A personagem do LittleBigPlanet regressa para uma nova aventura em Sackboy: A Big Adventure.

Este jogo de plataformas promete trazer muita diversão lá para casa, principalmente porque parece permitir até 4 jogadores em simultâneo.

Destruction AllStars

Destruction AllStars parece sair de uma mistura entre Rocklet League, Fortnite e Robot Wars (um icónico programa de televisão).

Este jogo passa-se em diferentes arenas de corrida, onde os jogadores conduzem carros capazes de destruir os adversários das mais variadas formas. Os jogadores podem, inclusivamente, sair dos carros e combater corpo-a-corpo.

Project Athia

O Projetch Athia é o novo lançamento da Squre Enix, empresa que nos trouxe outros jogos como vários títulos do Final Fantasy e Just Cause 4.

Ainda pouco se sabe sobre este jogo, apenas se sabe que encarnamos na pele da uma mulher que combate monstros num mundo que parece não ser o mesmo da personagem principal.

Goodbye Volcano High

Do trailer deste videojogo pouco ainda se percebe acerca da mecânica do jogo, além de que se trata de uma história à volta de um conjunto de dragões, com algumas características humanas, que vivem em comunidade.

Goodbye Volcano High chega à PlayStation 5 em 2021.

Bugsnax

Bugsnax chega para deliciar os mais pequenos. Esta louca aventura passa-se numa ilha repleta de criaturas meio-insetos, meio-snacks, e que ao comer as criaturas, a personagem adota parte das suas características.

Ratchet & Clank: Rift Apart

Ratchet & Clank é um clássico obrigatório. O trailer mostra-nos o regresso desta dupla às suas aventuras num mundo de fantasia em que os heróis tentam impedir o colapso entre diferentes dimensões.

Com gráficos impressionantes e a diversão habitual, Ratchet & Clank: Rift Apart promete ser um sucesso entre os jogadores.

Astro PlayRoom

Na mesma linha de Ratchet & Clank: Rift Apart, chega Astro PlayRoom e promete trazer muita diversão, principalmente aos mais novos.

Little Devil Inside

Mais um jogo repleto de aventura e com um visual bastante interessante. Em Little Devil Inside encarnamos um explorador que viaja entre diferentes cenários nos quais terá de combater contra vários inimigos.

Ghostwire: Tokyo

Ghostwire: Tokyo surge pelas mãos do mesmo produtor que nos trouxe jogos como Resident Evil e Devil May Cry.

Jogado na terceira pessoa, a história passa-se em Tóquio e o protagonista tem como missão salvar a cidade dos vários monstros, fantasmas e criaturas demoníacas que assombram a cidade.

Solar Ash

Solar Ash chega à PlayStation 5 apenas em 2021 e pouco mais se sabe, além do facto de se tratar de uma aventura gráfica passada na terceira pessoa.

Godfall

Godfall é um jogo exclusivo para a PlayStation 5, disponível para compra no natal de 2020, e um jogo de combate entre deuses em arena.

Jett: The Far Shore

De Jett: The Far Shore pouco se sabe ainda, além de que será lançamento no natal de 2020. Esta aventura da Superbrothers parece centrar-se na exploração do espaço.

Hitman 3

Em janeiro de 2021, teremos a oportunidade de jogar novamente na pele do Agent 47, em Hitman III.

Este novo jogo, da IO Interactive, é o último da trilogia Hitman que conquistou fãs em todo o mundo.

Demon’s Souls

Demon’s Souls é um remake do jogo com o mesmo nome lançado em 2009.

O jogo é-nos trazido pela Bluepoint Games, estúdio responsável pelo remake de vários jogos icónicos, incluindo o Shadow of the Colossus para a PS4.

Deathloop

Um FPS (First Person Shooter), da Arkane Studios. Em Deathloop encarnamos Colt, um homem com apenas um problema: todas as manhãs acorda na mesma praia, numa ilha liderada por assassinos que o perseguem para o eliminar.

A sua missão? Acabar com todos os que o perseguem antes que estes façam o mesmo.

Resident Evil 8: Village

Desde 1996 que a saga Resident Evil faz as delicias dos fãs de jogos de terror e suspense.

Agora para a PlayStation 5, Resident Evil 8: Village chega em 2021 e promete aterrorizar quem se atrever a jogar este novo capítulo da saga.

O jogo está previsto chegar à PS5 em 2021.

The Future of Gaming: transmissão completa do evento da PS5

José Matos
Autor

Apaixonado por Tecnologia, Cinema, Design e Dragon Ball (como qualquer puto dos 90). O seu mais recente projeto é o de tornar a sua casa numa smart home, e para isso já conta com o Google Nest Mini e o Mi Robot Vacuum Mop 1C da Xiaomi.

Comentários