No que toca a escolher uma piscina, há vários fatores a ter em conta, desde a tipologia ao orçamento disponível. As mais baratas podem custar 50 euros, mas há opções a chegar aos 30 mil euros.

Neste artigo, exploramos os diferentes tipos de piscinas, o custo, manutenção, bem como as vantagens e desvantagens de ter uma piscina em casa.

Vamos dar um mergulho?

Tabela de Conteúdos:

Quais são os diferentes tipos de piscinas?

Existem vários tipos de piscina, estando cada um especialmente vocacionado para diferentes tipos de terreno e de utilização.

1. Piscinas de alvenaria

Piscina à medidade

As piscinas de alvenaria implicam escavar o solo, criando uma área permanente e integrada no espaço externo da casa. Podem ser feitas de cimento, fibra de vidro ou outros materiais.

Preço

Os preços destas piscinas podem situar-se entre os 10 mil e 30 mil euros, dependendo do tipo de material escolhido e do nível de personalização. Este é o tipo de piscinas mais caro, uma vez que implica a escavação do solo, construção de alvenaria e revestimento da piscina. Contudo, podem durar 30 anos.

Vantagens e desvantagens

VantagensDesvantagens
PersonalizaçãoInvestimento Inicial
DurabilidadeTempo de construção

Entre as principais vantagens das piscinas de alvenaria, destaca-se o facto de poderem ser personalizadas. É possível escolher o material de fabrico, a forma e a dimensão, para encaixar na perfeição ao espaço disponível e responder às necessidades estéticas do local.

Além disso, este tipo de piscinas tende a ter uma grande durabilidade, especialmente se forem construídas em cimento. Estão preparadas para resistir a diferentes condições climáticas e a uma utilização regular, desde que recebam a devida manutenção.

Por outro lado, este tipo de piscina implica um investimento inicial elevado e, regra geral, é necessário um período de espera considerável até que a construção fique concluída.

Dependendo da complexidade do projeto e da disponibilidade de mão de obra qualificada, o espaço exterior pode ficar inacessível durante algum tempo.

Manutenção

Estas piscinas requerem uma manutenção regular para garantir a qualidade da água, a limpeza da superfície e o funcionamento adequado do sistema de filtragem. É necessário, para além de tempo e esforço contínuos, recorrer a produtos químicos e acessórios de limpeza especializados para manter a piscina saudável.

2. Piscinas pré-fabricadas

Swimpool Piscina Elevada/enterradas - Madeira (rectangular) - Iguazu 600x419x131cm
Swimpool Piscina Elevada/enterradas – Madeira (rectangular) – Iguazu 600x419x131cm

As piscinas pré-fabricadas são uma solução para obter formas originais e curvas que não se conseguem com outros materiais.

Vêm já concluídas de fábrica e são depois transportadas e instaladas no local desejado. É também necessário preparar o terreno e fazer escavação no solo.

Preço

Este tipo de piscinas pode rondar os 5 mil euros, dependendo do tipo de material escolhido. O facto de serem modelos pré-fabricados faz com que sejam mais baratos que as piscinas construídas no local.

Vantagens e desvantagens

VantagensDesvantagens
Rápida instalaçãoMenos opções de personalização
Variedade de tamanhos e formasPode ser preciso profissionais para transportar e reinstalar
Podem ser transportadas

As piscinas pré-fabricadas são instaladas mais rapidamente em comparação com as piscinas construídas no local, uma vez que já chegam prontas a colocar.

É possível escolher entre uma grande variedade de tamanhos, formas e padrões e, por terem uma produção padronizada, tendem a ser mais acessíveis comparativamente às piscinas construídas no local.

Com os devidos cuidados e manutenção, uma piscina pré-fabricada pode durar 10 anos.

Além disso, podem ser desmontadas e transportadas para outro local, em caso de mudança de residência.

Por outro lado, se já existir uma ideia definida do projeto, pode ser mais desafiante encontrar uma piscina pré-fabricada que corresponda exatamente ao idealizado.

É também importante considerar que podem existir restrições logísticas relacionadas com o transporte. Dependendo do tamanho e do acesso ao local, pode ser necessário contratar equipamentos especiais e profissionais experientes para transportar e instalar a piscina corretamente.

Manutenção

A superfície das piscinas pré-fabricadas é suave, lisa e de fácil limpeza, com acabamentos já integrados. Por isso, a manutenção acaba por ser mais fácil e rápida, apesar de implicar o mesmo tipo de cuidados das piscinas construídas no local.

Piscinas Pré-fabricadas

Encontra as melhores piscinas pré-fabricadas, aos melhores preços. Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

3. Piscinas desmontáveis

Intex Piscina Ultra XTR Frame com Bomba de Areia 549x274x132cm
Intex Piscina Ultra XTR Frame com Bomba de Areia 549x274x132cm

As piscinas desmontáveis são uma opção intermédia entre os dois tipos anteriores, quer quanto à instalação, quer quanto ao preço.

Neste caso, já não é necessário fazer escavação do terreno, uma vez que é instalada acima do solo. A estrutura é montada de forma modular, com peças de aço ou PVC que se encaixam ou são fixadas para formar a estrutura da piscina.

Preço

O preço destas piscinas pode ir desde os 300 até aos 2 mil euros e podem durar cerca de 5 anos.

Vantagens e desvantagens

VantagensDesvantagens
Menos investimento inicialMenos duráveis
Fácil de instalarNão são ideais para nadar ou mergulhar
Fácil de transportar

As piscinas desmontáveis são relativamente fáceis de instalar e, regra geral, não requerem ferramentas profissionais. Isso significa que podem ser montadas e desmontadas sem recorrer a mão de obra especializada.

Além disso, são portáteis, pelo que podem ser movidas facilmente para outro local dentro da propriedade ou para outra casa.

Este tipo de piscinas tendem a ser mais acessíveis em termos de investimento inicial, e não requerem gastos com materiais de acabamento. São também bastante flexíveis, sendo possível encontrar modelos pequenos para crianças e maiores para toda a família.

Contudo, é importante lembrar que as piscinas desmontáveis têm uma menor durabilidade, porque são feitas de materiais menos resistentes. O desgaste das condições climáticas adversas e o uso frequente podem provocar danos estruturais.

Além disso, têm, geralmente, uma altura menor, o que pode não ser ideal para adultos que desejam nadar ou mergulhar com total conforto e liberdade.

Manutenção

A manutenção é bastante mais simples, uma vez que, normalmente, incluem sistemas de filtragem e tratamento de água integrados.

Estas piscinas têm um menor volume de água, o que requer menos produtos químicos e menos tempo para as manter limpas.

4. Piscinas insufláveis

Best Way Piscina Fast Set 305x76cm
Best Way Piscina Fast Set 305x76cm

As piscinas insufláveis são um tipo de piscina portátil e temporária. São insufladas com ar para criar uma estrutura que retém a água. Estas piscinas são geralmente feitas de materiais como PVC resistente ou vinil e estão disponíveis numa grande variedade de tamanhos, formas e cores.

Destinam-se para fins recreativos e não são projetadas para uso intensivo ou de longo prazo.

Preço

O preço destas piscinas situa-se entre os 50 e 800 euros, dependendo da dimensão.

Vantagens e desvantagens

VantagensDesvantagens
Mais baratasMenos duráveis
Muito fáceis de instalar e transportarPouca capacidade
Vários tamanhos, formas e cores

As piscinas insufláveis são extremamente fáceis de instalar. Geralmente, basta insuflar a estrutura com ar e encher com água, o que significa que em poucos minutos pode estar pronta a usufruir.

É uma forma de ter uma piscina em casa sem gastar muito dinheiro, já que não envolve gastos com construção, escavação ou instalação de sistemas complexos.

Estão disponíveis em vários tamanhos, formas e cores, sendo possível encontrar algumas opções especialmente pensadas para crianças, que integram elementos para atividades lúdicas, como jogos aquáticos, rede, bolas ou formas de animais.

Além disso, são altamente portáteis, bastando esvaziar, dobrar e guardar para próximas utilizações ou até mesmo levar em viagem.

Por outro lado, a capacidade de água das piscinas insufláveis é limitada, o que restringe o número de pessoas que as podem usar ao mesmo tempo.

Embora sejam feitas de materiais resistentes, são pouco robustas e, por isso, mais suscetíveis a rasgos e furos.

Este tipo de piscinas requer cuidados acrescidos, como manter objetos pontiagudos à distância e seguir cuidadosamente as instruções do fabricante para garantir a durabilidade.

Manutenção

Em geral, são mais fáceis de manter do que as piscinas permanentes.

Apesar de ser necessário efetuar a manutenção regular, a limpeza é menos complexa. Nas piscinas individuais ou mais pequenas, pode até ser desnecessária, bastando esvaziar completamente, lavar e guardar.

Vantagens de ter uma piscina em casa

Ter uma piscina em casa tem várias vantagens. Aqui estão alguns pontos a considerar:

  • Conveniência: Uma das principais vantagens de ter uma piscina em casa é a conveniência de desfrutar de um mergulho refrescante a qualquer momento, e sem a necessidade de deslocações;
  • Privacidade: Ter uma piscina em casa oferece maior privacidade e permite nadar e relaxar sem a presença de estranhos ao redor;
  • Diversão: Uma piscina em casa proporciona momentos de diversão com a família e amigos, especialmente durante os meses mais quentes, e é também uma oportunidade de fazer exercício físico;
  • Valorização da propriedade: Uma piscina pode aumentar o valor da propriedade, o que é vantajoso se a casa for vendida no futuro.

Desvantagens de ter uma piscina em casa

Apesar de todos estes benefícios, é também importante considerar as desvantagens de ter uma piscina em casa antes de avançar. São elas:

  • Custos inicial e de manutenção: A construção de uma piscina pode envolver um investimento significativo. Há opções mais económicas do que outras, mas os custos podem ser elevados (na instalação inicial) e contínuos (pela necessidade de manutenção);
  • Custos de água e energia: As piscinas representam um custo acrescido de água e, em alguns sistemas mais avançados de limpeza e manutenção, também de energia;
  • Mais IMI: Há já alguns anos que as casas com piscina pagam um IMI mais elevado, pelo facto deste equipamento ser visto pelo fisco como um acréscimo ao valor da casa;
  • Necessidade de espaço: Uma piscina ocupa uma área considerável, pelo que será necessário dispor de um espaço amplo. Isto pode limitar outras possibilidades de uso da área ao ar livre;
  • Exposição solar: Mesmo que haja espaço disponível, a localização da piscina estará condicionada à exposição solar e até à presença de árvores de grande porte que possam bloquear ou sujar a piscina;
  • Medidas de segurança: Ter uma piscina em casa implica uma maior responsabilidade em termos de segurança. Em alguns casos, poderá ser necessário implementar medidas adequadas, e a supervisão terá de ser constante, especialmente se houver crianças ou animais de estimação em casa.

Perguntas frequentes sobre ter uma piscina

Sim, ter uma piscina aumenta o IMI da casa, já que é considerado uma melhoria ou acréscimo à propriedade. O agravamento varia de acordo com a presença de elementos majorativos de qualidade e conforto, cujas tabelas podem ser consultadas no Art.º 43.º CIMI. Este agravamento pode ser evitado se a piscina for construída acima do nível do solo. Neste caso, o valor patrimonial não aumenta, porque a piscina pode ser facilmente removida.

Quanto maior e mais profunda for a piscina for, maior volume de água terá. Numa piscina média, o gasto de água pode situar-se entre 25 mil a 50 mil litros de água. No entanto, este valor pode variar significativamente, dependendo do tamanho da piscina, do clima local, do nível de utilização e das práticas de manutenção.

Apenas as piscinas com sistemas mais avançados consomem energia, devido aos equipamentos usados para fazer a água circular através do sistema de filtragem. Considerando uma piscina até 75 m3 de água, o consumo de eletricidade pode ascender aos 50 euros mensais.

Em geral, condomínios que possuem piscina tendem a ter custos de manutenção e operação mais elevados em comparação com aqueles que não possuem. Isto significa que podem existir valores mais altos a pagar pelos moradores, de forma a cobrir a mão de obra e o uso de produtos para efetuar a manutenção regular.

Conclusão

No momento de ponderar comprar ou construir uma piscina em casa, é necessário ter em consideração todas as opções disponíveis e os prós e os contras das mesmas, garantindo assim uma escolha acertada e evitando custos acrescidos ou desnecessários.

Apesar das piscinas de alvenaria serem as mais resistentes e as que permitem mais personalização, também são as mais morosas. As pré-fabricadas são mais fáceis e rápidas de instalar e apresentam boa durabilidade, no entanto não oferecem tanta personalização como as anteriores.

As piscinas desmontáveis e as insufláveis são as opções mais baratas e mais fáceis de montar/desmontar e transportar, porém são muito menos resistentes e podem não ser ideais para quem quer nadar ou mergulhar.

Ponderadas as vantagens e desvantagens de cada tipo, incluindo os custos associados, é possível tomar uma decisão acertada e elevar o usufruto do espaço exterior ao próximo patamar.

Bons mergulhos!

Mais sobre jardim:

Autor

Adora correr e tem dois cães, o sítio certo para encontrar o Bernardo é na rua. O único momento que não o apanhamos ao sol é quando chove. Adora ler e passar tempo com os amigos, de quatro patas ou não.

Comentários