O tempo que passamos com as nossas é de grande importância para assegurar um crescimento saudável. No entanto o dia-a-dia consegue ser penalizador em termos de tempo.

Por isso urge encontrar, criar e planear tempo para passar com as nossas crianças. Uma forma muito agradável e recompensadora de o fazer é através de jogos de tabuleiro. Embora estes já façam parte da nossa sociedade há muitos anos. Aliás quem nunca jogou um Monopólio!?

Sendo que o acima mencionado é verdade, é também verdade que por algum tempo existiu uma quebra nas vendas e sucesso deste meio. No entanto nos últimos anos temos assistido a um ressurgir em força deste meio. Este ressurgimento é muitas vezes associado ao www.kickstarter.com , este permitiu que uma série de jogos visse a luz do dia pelo poder do crowdfunding, que o digam os criadores de Exploding Kittens que arrecadou mais de 8 milhões de dollars!!

Provando que não precisa por força concorrer com videojogos e outros media actuais e omnipresentes. Não precisa porque o que oferecem os jogos tabuleiro, é algo distinto destes outros meios.

O facto dos jogos em geral oferecerem mecânicas excelentes para aprendizagem, aliás de tal forma que o termo gamificação se tornou um palavrão de uso comum, não é novidade alguma.

Para além das oportunidades que, já referi, os jogos de tabuleiro incitam um tipo de socialização diferente tanto dos videojogos como de outros meios, permitem também o contacto com os objectos de jogo que por si só representam estimulo.

Importante nesta observação é o facto de estarem a jogar com as vossas crianças e é tempo passado longe da omnipresente luz azul dos monitores. Este tipo de interacção  reveste-se de maior importância quando no nosso dia-a-dia se torna mais escasso o convívio sem recorrer a um meio electrónico.

Posto isto e como o dia da criança está a chegar, seguido brevemente pelas férias grandes, deixamos aqui várias sugestões de jogos que podem testar para jogar com os vossos filhos e passarem um bom momento.

Carcassone

Este jogo é já um clássico, venceu o prémio do jogo em 2001 e desde então tornou-se num sucesso de vendas. É um jogo de estratégia simples e divertido, é um excelente jogo para toda a família.

O objectivo é controlar o máximo de cidades, mosteiros e estradas mas é preciso ter atenção que os nossos recursos não são ilimitados.

É um jogo simples, fácil de aprender e montar, a curta duração dos jogos também ajuda um entretenimento fluído. A enorme variedade de expansões disponiveis aumentam o tempo de vida deste jogo.

Devir Jogo Tabuleiro Carcassonne

Descobridores de Catan

Mais um excelente jogo para um bom momento familiar, o objectivo é colonizar a ilha e conseguir acesso às diferentes matérias primas de forma a construir mais que os adversários.

À medida que os jogadores vão estabelecendo as suas colónias o espaço começa a escassear. Quando as aldeias se tornam em cidades os recursos começam a faltar.

Em geral uma criança que esteja capaz de jogar Monopólio estará apta para este jogo.

É também um jogo bem estabelecido e que já conta com diversas expansões que acrescentam à experiência inicial.

 

Catan - O Jogo

 

Exploding Kittens

Esta é uma escolha mais ecléctica visto ser um jogo de cartas tendo em conta que já o mencionamos acima é uma boa altura para o aconselhar, É um jogo rápido com muito humor e que facilmente vai entreter toda a gente.

Semelhante a uma roleta russa com gatos explosivos o objectivo é simples. Não comprar a carta com o gato explosivo.

Este jogo conta com imensa popularidade como a testam os mais de 8 milhões arrecadados antes mesmo do jogo estar concluído.

 

É preciso deixar menções a jogos mais clássicos que continuam a ser relevantes e a influenciar o que se vai fazendo de novo como o inevitável Xadrez que continua a ser um jogo obrigatório.