Todos os anos, milhares de consumidores esperam pela Black Friday para fazer as compras de maior valor e satisfazer alguns dos caprichos que durante o resto do ano poderão ser impossíveis.

Em 2022, e como tem sido habitual, os consumidores recorreram (e muito) ao KuantoKusta para comparar preços dos seus produtos favoritos e garantir o melhor negócio possível.

Entre os produtos e categorias mais populares estiveram os eletrodomésticos, as TVs e os smartphones. No entanto, o produto mais popular foi… uma airfryer!

Vamos então viajar até 2022 para saber o que aconteceu.

O que é a Black Friday?

A Black Friday tem origem nos EUA e é uma das tradições mais icónicas.

Os entendidos dizem que a culpa é do Dia de Ação de Graças, o célebre jantar do peru, que senta à mesma mesa as famílias norte-americanas.

Um dia depois desta data, a vida transforma-se numa verdadeira febre de consumo que se caracteriza com um ‘boom’ de compras por todas as lojas e centros comerciais do país.

Em Portugal, as primeiras campanhas de Black Friday começaram a aparecer em algumas lojas por volta de 2010.

Em 2023, a Black Friday celebra-se a 24 de novembro.

Mas… a Black Friday começa cada vez mais cedo

Desde 2020 que se nota uma tendência para alargar a Black Friday a toda a última semana de novembro, ou mesmo ao mês inteiro, com tanto marcas como lojas a lançarem promoções a partir do dia 1 de novembro.

Mas a mudança no comportamento não se nota apenas nos vendedores.

Também os consumidores começam, já em outubro, a procurar por dicas e conselhos, pelos seus produtos preferidos e a utilizar a da Lista de Favoritos e Alertas de Preço para conseguir comprar ao melhor preço possível.

É por esta altura também que a procura pelos conteúdos informacionais do KuantoKusta Blog aumenta.

Neste período, as pessoas procuram respostas para as suas dúvidas, conselhos ou opiniões, para tomar uma decisão de compra consciente.

Assim, esta passa a ser uma época do ano e não um só dia de descontos.

O que foi mais pesquisado durante o mês da Black Friday 2022?

Em 2022, e desde o início de novembro, foram os produtos de maior valor, em especial de tecnologia como smartphones, televisores, portáteis e smartwatches, que estiveram no topo das pesquisas e dos utilizadores.

Tablets, monitores de PC, frigoríficos, bem como outros grandes eletrodomésticos, também fazem parte da lista dos mais procurados nesta altura.

Relativamente a produtos, e ainda durante todo o mês de novembro, foi a Fritadeira Xiaomi Mi Smart Air Fryer 3.5L, o Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G 6.67″ Dual SIM 6GB/128GB e a Playstation 5 Standard Edition que ocupam o Top 3 dos produtos mais procurados.

Quanto ao KuantoKusta Blog, entre os artigos mais visualizados durante o mês de novembro estiveram Os Aquecedores Mais Económicos do Mercado, As Melhores Fritadeiras Airfryer e Os Melhores Aspiradores Robot.

Quais foram as categorias mais procuradas durante a Black Friday 2022?

A Black Friday foi uma aposta clara dos consumidores nos eletrodomésticos.

As categorias de eletrodomésticos, televisores, consolas, smartphones, portáteis e tablets dominaram as pesquisas do KuantoKusta em 2022.

Eis o Top 10 de categorias mais procuradas:

  1. Televisores
  2. Consolas Nintendo
  3. Smartphones
  4. Desumidificadores
  5. Fritadeiras
  6. Máquinas de Secar Roupa
  7. Máquinas de Lavar Roupa
  8. Portáteis
  9. Máquinas de Lavar Loiça
  10. Tablets

Quais foram os produtos mais procurados durante a Black Friday 2022?

Já no que toca a produtos, o Top10 de produtos mais procurados durante a Black Friday em 2022 é composto na sua maioria por televisores e smartphones.

Há ainda que destacar a presença de vários produtos da marca Xiaomi, com propostas em eletrodomésticos, televisores e ainda smartphones.

Ainda, não deixa de ser curioso que nenhum produto da Apple faça parte da lista, ao contrário do que aconteceu na Black Friday de 2021 e na Black Friday de 2020.

Eis então o Top 10 dos produtos mais pesquisados na Black Friday em 2022:

  1. Fritadeira Xiaomi Mi Smart Air Fryer 3.5L
  2. Xiaomi Redmi Note 11 Pro 5G 6.67″ Dual SIM 6GB/128GB
  3. Sony PlayStation 5 Standard Edition 825GB SSD
  4. Convetor Xiaomi Aquecedor Inteligente Elétrico Mi Smart Space Heater S
  5. Nintendo Switch OLED 64GB
  6. Xiaomi Aspirador Mi Robot Vacuum Mop 2S
  7. Samsung Galaxy A53 5G 6.46″ Dual SIM 6GB/128GB
  8. FIFA 23 PS4
  9. Sony WH1000XM4 Bluetooth Noise-Cancelling
  10. Samsung Galaxy A33 5G 6.4″ Dual SIM 6GB/128GB

O que esperar da Black Friday em 2023?

Como já tem acontecido, os portugueses aproveitam a Black Friday para substituir aparelhos, sejam estes eletrodomésticos, smartphones ou computadores.

Mas não só, esta é uma época propícia para satisfazer algum capricho, como comprar aquele último iPhone ou consola.

Descobre os produtos mais populares durante a Black Friday!

Nesta Black Friday não vás em cantigas.Compara, clica e compra.

No entanto, com a instabilidade económica do país (e do mundo), espera-se que as pessoas sejam mais cautelosas.

Isto não significa que vão comprar menos, pelo contrário, o que se espera é que comprem mais, mas de forma mais ponderada, não cedendo tanto a caprichos.

A esta altura (meados de novembro de 2023) pode ver-se que, por exemplo, tablets e aspiradores robot, não entraram no Top10 categorias mais pesquisadas.

Já os eletrodomésticos estão bem presentes neste arranque da Black Friday.

Eis as categorias mais procuradas até dia 14 de novembro de 2023:

  1. Desumidificadores
  2. Máquinas de Secar Roupa
  3. Consolas Playstation
  4. Airfryers
  5. Smartphones
  6. Televisores
  7. Máquinas de Lavar Roupa
  8. Salamandras
  9. Bombas de Calor
  10. Portáteis

Dicas para aproveitar a Black Friday da melhor maneira em 2023

Aqui vão algumas “dicas de amigo”!

Começar a pesquisar com antecedência

Não se deve deixar tudo para um só dia. As promoções vão surgindo à medida que o dia da Black Friday se aproxima; quem antecipa a pesquisa, consegue ótimos descontos.

Além disso, não se arrisca a falhas ou atrasos de stocks que possam surgir.

Adicionar produtos aos favoritos

Para quem está a equipar/mobilar uma casa, ou a comprar as prendas de Natal para a família toda, ou à procura daquele computador que sempre quis… Deve usar e abusar dos favoritos e dos alertas de preço no KuantoKusta.

Assim consegue-se aproveitar ao máximo esta altura para comprar bens necessários com o maior desconto possível.

Este é o sítio onde a poupança é certa, é aproveitar, e não ir em cantigas!

Consultar o histórico de preços

Ver o histórico de preço de cada produto (“Isto é realmente uma promoção?”, “Faz sentido comprar agora?”) – pode fazer, ou não. Fazer estas perguntas a nós mesmos é importante, as respostas vão sempre depender do budget e da necessidade.

Definir um orçamento

Estipular um budget máximo, sempre. “Quanto me permito gastar em compras nesta Black Friday?” Não se deixar levar pela sensação de urgência. Pesquisar, comparar, e depois sim: se fizer sentido, comprar!

Sabemos que, em tempos de crise, as prioridades de consumo têm de ser muito bem geridas. E é nestes momentos que mais queremos ajudar, e ser o amigo que dá bons conselhos.

Para mais dicas consultar As 6 Ferramentas para Poupar na Black Friday!

E em novembro, como será? Comparar é a chave!

Ir guardando nas listas os produtos preferidos, acompanhar os preços e comprar quando o preço fizer match com o que se pretende é a chave para os bons negócios!

No final, o que importa é que as compras sejam bem informadas – “o que comprares, compra bem!”. E só há um serviço que te pode ajudar nisso, KuantoKusta utilizá-lo? É que é mesmo nada.

Autor

Adora correr e tem dois cães, o sítio certo para encontrar o Bernardo é na rua. O único momento que não o apanhamos ao sol é quando chove. Adora ler e passar tempo com os amigos, de quatro patas ou não.

Comentários