O título é misterioso e digno de investigação. Mas não, não é um caso por resolver! São apenas os resultados de umas das, Black Friday com mais afluência de sempre no KuantoKusta. Sim, a Black Friday de 2020 foi uma loucura em cerca de 950 lojas!

Com a Black Friday 2021 ao virar da esquina, é a hora de partilhar – tambores a ecoar – quais as categorias e produtos mais pesquisados de 2020.

Desta forma, é possível construir um pequeno guia de boas ideias para 2021.

Mas antes destes dados serem revelados, vamos fazer uma pequena viagem no tempo e às origens da Black Friday.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma das tradições mais icónicas dos Estados Unidos. Os entendidos dizem que a culpa é do Dia de Ação de Graças, o célebre jantar do peru, que senta à mesma mesa as famílias norte-americanas.

Um dia depois desta data, a vida transforma-se numa verdadeira febre de consumo que se caracteriza com ‘boom’ de compras por todas as lojas e centros comerciais do país. É uma espécie de abertura oficial da época das compras de natal e uma oportunidade para encontrar bons negócios.

Em 2021, celebra-se a 26 de novembro.

Qual é a origem da Black Friday?

Teorias há muitas.

Uma delas diz que, com a chegada desta data, as empresas mudam os números vermelhos das suas contas para preto, uma vez que marca oficialmente o início da época de compras de Natal. Daí o termo Black Friday.

No entanto, a primeira vez que o nome de Black Friday aparece é em Filadélfia, nos anos 60, quando os agentes de trânsito usaram o termo para descrever o caos de carros e pedestres nas ruas devido ao regresso a casa de muitas famílias após passarem o Dia de Ação de Graças com os seus familiares.

Desde 2005, é o dia comercial mais movimentado do ano nos Estados Unidos.

Com efeito, desde o seu verdadeiro aparecimento, rapidamente os grandes armazéns tornaram a expressão Black Friday numa autêntica máquina de fazer dinheiro. Daí para cá é certinho: a Black Friday não falha no calendário. Nos EUA e nos restantes países no mundo, com Portugal incluído!

A Black Friday em Portugal

Tal como o Valentine’s Day (Dia dos Namorados) ou o Halloween (Dia das Bruxas) entraram na vida dos portugueses, também o dia da Black Friday (sexta-feira negra) começou a fazer parte do léxico dos portugueses.

Ainda que de uma forma mais tímida, muitas foram as lojas que decidiram seguir o exemplo e “enlouquecer” os portugueses com descontos fora do comum até então.

Com os passar dos anos, cada vez mais lojas, tanto físicas como online, juntam-se a estas vendas, embora esta tendência seja maior nos grandes armazéns e multinacionais e ainda muito tímida nos negócios de bairro e lojas de proximidade.

Como em Portugal a Black Friday não tem data fixa, muitos espaços comerciais optam por lançar esta ação comercial, dias antes.

KuantoKusta na Black Friday

O KuantoKusta é a ferramenta ideal para quem procura aproveitar a Black Friday ao máximo.

Além de permitir a comparação de milhares de preços e modelos em centenas de lojas de todo o país (são hoje mais de 1250 lojas), permite também ao consumidor utilizar ferramentas bastante úteis nesta altura do ano.

Ferramentas como o Alerta de Preços, que permite ao consumidor receber um lembrete assim que o seu produto favorito atinge um dado preço mínimo, ou o Histórico de Preço, que ajuda a perceber a variação dos preços desse produto nos meses anteriores.

O KuantoKusta pretende também ajudar os consumidores a tomarem decisões de compra informadas.

De guias de compras a checklists, o KuantoKusta Blog reúne conteúdo verdadeiramente útil para aproveitar este dia sem fraudes, enganos ou arrependimentos.

P.S. – Até dicas e recomendações para aproveitar a Black Friday não faltam! Artigos de leitura rápida, preparados para tornar a compra ainda mais acertada.

Página Oficial da Black Friday do KuantoKusta

Este ano, a Black Friday do KuantoKusta é para comprar mais… por menos!

Dicas, questões frequentes, categorias mais procuradas, e tudo o que é preciso para ajudar na hora da compra, podem ser encontradas na Página Oficial Black Friday 2021.

No fundo, tudo para simplificar a vida de quem está à espera da Black Friday para comprar o smartphone que deseja, o computador Gaming para os jogos de última geração ou para as recém-mamãs que procuram o carrinho de bebé.

Agora, para dar uma ajuda extra, o KuantoKusta partilha os dados mais relevantes da Black Friday 2020. Estes poderão ser indicadores que podem ajudar nas compras de 2021!

Dados mais relevantes da Black Friday de 2020

Por vezes, conhecer o histórico das plataformas de compra é o segredo para saber onde vão estar os melhores preços e descontos. É exatamente com esse intuito que são revelados estes dados de 2020, para melhores compras!

Com efeito, em 2020, as lojas presentes na plataforma do KuantoKusta (eram cerca de 950 lojas) geraram pelo website na semana da Black Friday mais de 2.500.000 de visitas.

Um número bastante revelador da procura online dos consumidores.

Quais foram as categorias mais procuradas durante a Black Friday 2020?

A Black Friday foi uma aposta clara dos consumidores na tecnologia. As categorias dos Smartphones, Tablets, Auscultadores, Smartwatches, Televisores, Informática e Gaming dominaram as pesquisas do KuantoKusta em 2020. Eis o Top 10 de categorias mais procuradas:

Estes dados poderão indicar que esta será a altura ideal para adquirir produtos que em “tempos normais” poderão estar fora do alcance do orçamento familiar.

Além disso, mostra também que a tecnologia é a área com mais procura quando chega a altura de grandes descontos e promoções.

Televisões

Encontra a tua próxima televisão, aos melhores preços. Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt!

Quais foram os produtos mais procurados durante a Black Friday 2020?

No que toca aos produtos mais procurados, o destaque vai também para a tecnologia. Smartphones, Televisores, Gadgets (Auscultadores) e Gaming preencheram esta lista.

Top 10 dos produtos mais procurados na Black Friday 2020

Em 2021 é possível que alguns dos intervenientes mantenha a sua presença nesta lista.

Poderá ser o caso da Xiaomi Mi Band que, em 2021 ganhou uma nova versão, a Xiaomi Mi Band 6. Um gadget que colocou em polvorosa o mercado e os fãs que, já não vivem sem as pulseiras inteligentes da Xiaomi.

Por outro lado, no campo dos Smartphones, é bem provável que algumas das marcas deste top a continuem a figurar no mesmo.

Para os fãs da Apple, aproveitando a maré de descontos, poderá ser a altura ideal para olhar para o iPhone 12, como uma boa oportunidade de compra.

No campo dos televisores, poderá ser uma boa oportunidade para olhar para os modelos 4k. Aqui entre nós, a Xiaomi Mi TV 4A, continua a ser a televisão mais procurada do KuantoKusta.

Produtos mais procurados por categoria

As categorias já foram reveladas, chegou agora a vez dos produtos (aviso: não estranhar alguma repetição do Top 10 enumerado).

Smartphones: Apple, Huawei e Xiaomi dominaram

Os 3 modelos mais procurados em 2020 foram: iPhone 11, Huawei P40 Lite, Xiaomi Note 9 Pro. Estes modelos destacaram-se, exatamente pela sua excelente relação qualidade/preço.

Com boa câmara, duração da bateria, desempenho de processador, mas, acima de tudo, apresentaram um valor de compra perfeito.

Na Black Friday 2021, a Apple e Xiaomi irão atrair muita atenção devido à provável baixa de preço. Nesta altura são conhecidos por terem grandes reduções de preço.

A Huawei devido ao conflito dos serviços Google, poderá sofrer uma quebra. No entanto, será sempre uma boa aposta.

Por outro lado, contar a Samsung e com os seus smartphones sempre a brilhar nos preços.

Smartphones

Encontra o teu próximo smartphone, aos melhores preços. Compara, clica e compra em KuantoKusta.pt!

Televisores: os suspeitos do costume (mais ao Xiaomi)

O destaque de 2020 vai para a televisão mais económica de 32″. A Xiaomi 32″ Mi TV 4A LED Smart TV HD é uma excelente adição a qualquer casa.

Na seção das TV’s 4K, o sinal mais foi para a Samsung 43″ TU7005 LED Smart TV 4K, uma das equilibradas escolhas deste segmento; e para a LG 55″ 55CX6LA OLED Smart TV 4K, um dos melhores modelos de 55″ polegadas.

Na Black Friday 2021, as marcas mais procuradas serão Xiaomi, LG e Samsung. Com preferência pelas ofertas em televisores 4k e com tecnologia QLED ou OLED.

Portáteis: Rysen para toda a obra

Nesta categoria, os portáteis Asus VivoBook F512DA-R5AV8SB2, HP 15S-EQ0023NP e o Huawei Matebook D 2020 15″ Ryzen 5 foram o destaque.

Os três modelos que faziam jus ao preço e ao seu desempenho, enquanto portáteis de topo.

Por outro lado, falando um pouco dos portáteis no geral, em 2020, com a telescola e trabalho remoto existiu uma corrida às prateleiras digitais.

Em 2021, as previsões são de que o consumo pré-pandemia poderá voltar. Com compras mais pontuais e aproveitar os bons negócios das marcas.

Smartwatches: Huawei destrona a Samsung

Os dispositivos inteligentes estão cada vez mais na moda. E a Huawei sabe disso. Aliás, sabe e bem. Os seus smartwatches foram os mais procurados em 2020.

Por isso, não foi de estranhar assistir a Smartwatches como o Huawei Watch GT 2 46mm Classic, Huawei Watch GT Brown ou o Xiaomi AmazFit GTR 47mm Aluminium a voarem para os pulsos de muitos portugueses.

Monitores: de 24 a 34 polegadas

A importância de um bom monitor é acrescida quando se pretende montar um setup de respeito lá por casa, seja para gaming ou para tarefas de produtividade.

Em 2020, os monitores AOC 24″ 24G2U, AOC 27″ 27G2U e Xiaomi 34″ Mi Curved Gaming WQHD, foram os mais procurados pelos consumidores.

Tablets: iPad e Samsung Tab

Nos tablets, Samsung e Apple continuaram “donos e senhores” deste segmento.

O iPad 2020 10.2” 32GB, iPad 2019 10.2” 32GB e Samsung Galaxy Tab S6 Lite 10.4″ foram alvo de reduções de preço e não escaparam às mãos dos consumidores.

P.S. Pode ser que este ano, mantenham as “mesmas” reduções.

Máquinas de café: e sai um expresso para a mesa da sala!

A área dos eletrodomésticos é sempre bastante popular na Black Friday. Neste caso, nada como um expresso a ter um bom desconto.

Assim, a Krups Nespresso Essenza Mini XN1108 Black, Krups EA811810 Black ou a Delta Q Quick Antracite ganharam a corrida e, em 2020, tornaram-se verdadeiras estrelas nas pós-refeições lá em casa.

Máquinas de Lavar Loiça: o Eletrodoméstico mais procurado

Como não poderia deixar de ser, os eletrodomésticos também tiveram uma palavra a dizer em 2020, especialmente as Máquinas de Lavar Loiça.

Marcas como a Orima, com os modelos OR-12-752-X e OR-12-752-W A++, e a Teka, com a Máquina de lavar loiça LP8 820 X foram completar os restantes eletrodomésticos lá em casa.

Durante esta Black Friday 2021, a área dos eletrodomésticos certamente vão ter os seus preços a ferver. As marcas Orima, Teka ou Bosch serão os alvos.

Aspiradores Robot: limpeza cada vez mais inteligente

Com a crescente onda smart a invadir a casa de muitos portugueses, os aspiradores robots não faltaram então à festa, sendo também, uma das estrelas da Black Friday em 2020.

Os destaques foram: iRobot Roomba i7 – i7158, Xiaomi Aspirador Mi Robot Vacuum Mop P e o Xiaomi Mi Robot Vacuum Mop Essential White.

(Às vezes até parece estranho não ver um Xiaomi em destaque numa determinada categoria.)

Cadeiras Gaming: o trono dos gamers

Na Black Friday de 2020, os Gamers também saíram satisfeitos, isto porque, várias lojas apostaram em descontos e surpreenderam com ofertas irresistíveis.

No caso, as cadeiras gaming, talvez potenciadas por esta pandemia da COVID-19, foram dos acessórios para gaming mais procurados (ok, sem esquecer os monitores).

Os modelos que voaram para as casas foram: Alpha Gamer Vega Black – AGVEGA-BK, Alpha Gamer Nebula XL ou a NPlay Rule 2.0 Red.

Não seria de estranhar que em 2021, se mantivesse esta tendência.

A Black Friday 2021 tem tudo para ser comprar mais… por menos!

Os dados estão então lançados para a Black Friday 2021.

Ainda que já existam melhorias, face à pandemia da COVID-19, é convicção do KuantoKusta que Black Friday continuará a ser virtual em muitas categorias de produtos. Ora por comodidade ou oportunidade, nada como uma compra no conforto de casa.

Por isso, com a ajuda dos dados de 2020, já se percebeu a tendência de compra e quais as categorias de produto com mais propensão a apresentar bons descontos.

Por outro lado, tal como é tradição, muitos dos portugueses irão antecipar as compras de natal – o que levará a categoria de brinquedos, novamente a superar os recordes de crescimento (já o fez em 2019).

Em suma, apesar de ser numa Black Friday “mista”, vai continuar ser um salve-se quem puder! Desde que se saiba tirar partido dos descontos de uma assentada, é possível já riscar a lista de natal ou até compras para o futuro!

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários