Muito se tem especulado sobre os novos Smartphone da Apple e a sua performance.

Após terem sido divulgados no último grande evento da Apple, a maior parte dos websites de “renome” e critica, vieram dizer que estes não tinham trazido nada de novo que já não existisse actualmente no mercado.

E quando começamos a ler afirmações deste género, brand lovers seja da Apple ou de alguma marca que use Android começam uma guerra sem fim de qual é realmente o melhor dispositivo ou marca.

Após uma análise a vários websites de benchmarks chegamos à conclusão de que também não vamos ser nós aqui na Lmobile a afirmar com 100% de certeza qual é o melhor dispositivo no mercado actualmente, e explicamos o porquê.

Após analisar vários websites que fazem os benchmarks das principais marcas de Smartphones a disparidade de resultados é tão grande que até ficamos a pensar que os critérios usados nestas diferentes plataformas são mesmo diferenciados (e na realidade são mesmo, porque muitos deles não testam todas as características do Smartphone que estão a classificar ou não testam uma determinada característica que foi usada noutro website).

Na maioria dos casos o top 10 global é praticamente dominado por dispositivos com Android, mas em alguns casos específicos (geekbench.com) e como sabemos é um dos sites com mais credibilidade neste aspecto devido ao seu software para fazer benchmarks de processadores, o seu top global é praticamente constituído por dispositivos da Apple mesmo antes de sair a nova gama 11. A conclusão a que chegamos é simples cada website dá um peso diferente aos critérios que avalia e ás condições de teste, o que faz com que exista “Tops” bastante “diversificados”.

Sendo assim optamos por criar uma lista separada de dispositivos Android e Apple de forma a não criar mais polémica do que o normal. Vamos usar principalmente os benchmarks da Antutu (benchmarks de performance global), mas também vamos divulgar outros pontos interessantes de outros websites como a phonearena.com que agrega vários testes e ferramentas.

Basicamente ficará aqui com um conjunto de ferramentas para poder usar para comparar e tirar dúvidas no momento de escolher um novo dispositivo móvel.

 

Antutu Benchmark Android

Tabela Antutu Benchmark

Site conceituado que acaba por testar 3 dos principais pontos de importância quando falamos de performance num Smartphone, CPU, UX e 3D. Olhando para o top 15 de dispositivos Android podemos ver que a Asus com os seus Smartphones de Gaming tem os melhores resultados globais nos testes efetuados, estamos a falar de smartphones com capacidades de memória bastante acima do smartphone de media e baixa gama e é uma tendência que vamos ver cada vez mais nos novos modelos. Se reparar os valores do OnePlus 7 Pro e Mi 9 não ficam muito atrás dos alcançados pelo Asus ZenFone, tendo benchmarks superiores nos testes realizados ao CPU de cada dispositivo. O que quer isto dizer se estiver indeciso no momento de escolher? Simples, primeiro tem de ver a utilidade real que vai dar ao seu novo Smartphone e para isso tem de responder a questões como, qual será a principal utilidade que vou dar ao meu Smartphone (além de fazer chamadas logicamente). É ver filmes regularmente? É ter o máximo de aplicações que uso no meu dia a dia a correr constantemente? É tirar fotografias? É jogar jogos?

Se não estiver minimamente interessado em jogos e ver filmes, provavelmente o Oneplus 7 Pro será uma solução muito mais viável para si do que os dispositivos da Asus por exemplo.

Isto porque se o seu foco vai estar na utilização de App’s constantemente e pequenas ferramentas que tenha no seu dispositivo, não irá necessitar de grande processamento gráfico, mas sim mais de CPU.

Este é um pequeno exemplo de uma análise que pode fazer segundo as suas necessidades, e dai dizermos que não é por um Smartphone estar em primeiro nos testes realizados que este vai ser sem dúvida alguma, o melhor Smartphone no mercado para si, tudo depende das suas necessidades.

 

Antutu Benchmark Apple

Tabela Antutu iOS

Antes de começarem a dizer que não estão aqui os novos modelos da Apple, é verdade, visto que este Benchmark foi realizado em Agosto de 2019 e os novos dispositivos da Apple apenas foram divulgados no passado dia 10 de Setembro. Mas segundo o feedback e primeiros testes já realizados, diria que a nova gama 11 poderá ficar no top, visto que o que a Apple vez nesta gama foi dar pequenos toques de forma a tornar os seus dispositivos móveis novamente competitivos com as restantes marcas durante 2019 e inicio de 2020.

Afirmamos que também devem ascender às primeiras posições porque os pequenos toques que a Apple acabou por dar à maioria dos seus dispositivos foi. Adicionar + 1G de RAM nos principais modelos, ligeiro aumento na performance dos cpu’s mas nada muito significativo, mais uma câmara nos dispositivos de media e alta gama e introdução do seu novo IOS.

O próximo benchmark que vamos mostrar aqui é algo interessante porque o objectivo deles aqui é juntar o máximo de benchmarks já realizados por outras empresas e agrega essa informação https://www.phonearena.com

lista phonearena

Como é possível observar o grande destaque aqui vai para o iPad 3 PRO, que segundo este agregador de resultados a nível de performance e eficiência está a frente de qualquer dispositivo existente até Agosto de 2019. Aconselho vivamente a verem estes resultados e se quiserem podem pesquisar por modelo e o site apresenta os diferentes resultados.

https://www.phonearena.com/phones/benchmarks

Outra ferramenta bastante útil deste website é a possibilidade de poder comparar até 3 smartphones distintos e este destacar as principais diferenças entre os dispositivos em comparação.

https://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=9732&idPhone2=9846&idPhone3=9770#diff-*,*,*

Deixo aqui a nossa comparação da semana entre um Samsung Galaxy 10+, Iphone 11 Pro MAX e Asus ROG Phone II.

compare Note10 - iPhone 11- ROG 2

É uma excelente forma de poder comparar o hardware e principais características que vem em cada dispositivo, após analisar os principais benchmarks pode comparar aqui o hardware e ver o que realmente está a influenciar os testes que acabou de ver, para o bem e para o mal.

O real problema dos benchmarks

Ok, esta é a parte em que as coisas começam a ficar realmente estranhas na análise destes testes.

Vamos pegar no exemplo dos CPU’s do Asus ROG com os CPU’s usados no Samsung Galaxy Note10+. Nos testes realizados pela Antutu o processador da Asus ficou em 1º com 127 778 e o do Note10 ficou em 7º com 116 012 o que acaba por ser uma diferença ainda significativa.

https://www.antutu.com/en/ranking/rank1.htm

Nos testes realizados pela Geekbench nenhum destes modelos está em primeiro e o Samsung Galaxy Note10+ está na 5º posição (em single core está em primeiro) e o Asus ROGE está na 13ª posição. Confuso?

É verdade não há nada que justifique esta disparidade nos  testes realizados pelas duas empresas tendo em conta que estamos a falar em dispositivos móveis que têm exatamente o mesmo processador Qualcomm Snapdragon 855 @ 1.8 GHz  , ok que temos arquiteturas diferentes, mas esta disparidade relacionada com a eficiência dos CPU’s pode deixar até as pessoas que dominam minimamente a área com os cabelos em pé.

Qual é o Smartphone mais potente do mercado neste momento?

Não temos a menor ideia para falar a verdade. Continuamos a dar relevância que estes sites de testes são extremamente importantes para poder tirar dúvidas que tenha sobre as principais características do modelo que está a observar, mas… e acreditem que é um grande, mas… O Smartphone mais potente do mercado é aquele que vai satisfazer a maior parte das suas necessidades como utilizador de forma eficiente e eficaz e esta é a única verdade e garantia que lhe podemos dar. A outra garantia é que vamos ter sempre as melhores capas e películas independentemente do Smartphone que escolha.

Autor

A Lmobile é a retalhista online líder e especialista em acessórios, telecomunicações e eletrónicos.

Comentários