Na categoria climatização doméstica existem soluções viáveis, económicas, adaptadas aos utilizadores e que visam melhorar o conforto das casas. Uma dessas soluções é o ar condicionado portátil. Uma opção que ajuda a combater o calor do verão e também o desconforto das épocas mais frias.

Embora o seu funcionamento possa parecer semelhante ao de um ar condicionado tradicional, estes equipamentos possuem características diferentes e outro tipo de valências para o uso diário.

Com efeito, neste artigo vão ser apresentados os melhores exemplares destes equipamentos, tendo em conta as suas especificações.

Tabela de Conteúdos

Ar Condicionado Portátil vs outras opções

Quando o calor aperta em casa, a questão vem logo à cabeça, “será que vale a pena considerar a instalação de um sistema de climatização? Se calhar não faz sentido…”. Contudo, existirão opções viáveis?

A verdade é que muitos já pensaram na hipótese de ter ar condicionado em casa. Nesse sentido, a resposta à viabilidade, passaria sempre pelos clássicos split, os de fixação na parede. São uma boa proposta devido ao que oferecem, apesar de representarem um maior investimento. Contudo, para quem mora, por exemplo, numa casa alugada, é bem possível que o proprietário não queira assumir esse investimento.

Então o que fazer? A solução para esses problemas pode passar por considerar a compra de um ar condicionado portátil. E, por diversas razões. Como, por exemplo:

  • Instalação. Montagem rápida, fácil e muito mais barata do que a instalação fixa de um modelo tradicional;
  • Capacidade de Armazenamento. Estes modelos têm um depósito para recolher a água da condensação.
  • Facilidade de transporte. Possibilidade de colocar em outras divisões ou locais mais apropriados.
  • Modos de funcionamento. Entre as hipóteses, existem programas automáticos. Basta programar.
  • Manutenção sem segredos. Basta ter em atenção o filtro de ar e o reservatório de água.
  • Equipamento ideal para casas alugadas. Para quem muda de casa, o ar condicionado vai atrás.

Assim, para quem está então a pensar em apostar num destes equipamentos, em baixo, segue um guia com os melhores modelos do mercado para ajudar na tomada de decisão.

10 melhores sugestões de ar condicionado portátil em 2021

Com efeito, será que esta opção vale então a pena? Quais são os melhores e mais silenciosos? E quais são as suas vantagens? Segue agora um mini guia de compra.

InnovaGoods Mini Climatizador
InnovaGoods Mini Climatizador

1. InnovaGoods Mini Climatizador Freezy Cube LED

Características

Capacidade de Armazenamento: 500 ml;
Tipos de Programa: 4 em 1 (refrigeração, purificação, desumidificador e aromatização);
Nível de Ruído: Silencioso (padrão do fabricante);
Classe Energética: N/D.

O LED Freezy Cube InnovaGoods Home Climate cria um ambiente agradável, fresco e limpo. Devido à sua menor dimensão é também muito cómodo para se transportar para qualquer lado. O seu depósito de água facilita o enchimento de água e evita fugas. Além disso, é possível adicionar umas gotas de essências aromatizantes no depósito.

Ainda que não seja uma solução de topo, é bastante prática, com o extra dos aromas, barata e que pode fazer companhia a qualquer mesa de cabeceira.

Xiaomi Mini Ar Condicionado Microhoo
Xiaomi Mini Ar Condicionado Microhoo

2. Xiaomi Mini Ar Condicionado Microhoo

Características:

Capacidade de Armazenamento: 1000 ml;
Tipos de Programa: 3 em 1 (refrigeração, humidificador, aromatização);
Nível de Ruído: N/D;
Classe Energética: Baixo consumo (padrão do fabricante).

Demasiado calor em casa ou no escritório durante o verão? O Xiaomi Microhoo Mini é perfeito para essas situações. É um pequeno dispositivo 3 em 1 que serve tanto para esfriar quanto para humidificar e purificar.

Além disso, é bastante simples de ativar, dado que conta com um ecrã tátil que permite trocar os modos de funcionamento.

Por outro lado, um dos destaques deste mini Xiaomi é o facto de ter um baixo consumo de energia, com uma potência máxima de 6W. Praticamente metade do que um ar condicionado convencional!

Becken Climatizador
Becken Climatizador

3. Becken Climatizador Quente & Frio

Características:

Capacidade de Armazenamento: N/A;
Tipos de Programa: 2 em 1 (refrigeração e aquecimento);
Nível de Ruído: 37 dB;
Classe Energética: Baixo consumo (padrão do fabricante).

Esta é mais uma solução semelhante às duas anteriores. Bastante prático e comodo. Não substitui por completo um ar condicionado tradicional mas para aligeirar o ambiente de uma divisão é excelente.

Pequeno e com pouco peso, é uma solução para “colocar” em qualquer parte. Além disso, é um investimento, relativamente barato, com consumo mínimo de energia.

Trotec Ar Condicionado Portátil PAC 2010 SH
Trotec Ar Condicionado Portátil PAC 2010 SH

4. Trotec PAC 2010 SH

Características:

Capacidade de Armazenamento: N/A;
Tipos de Programa: 4 em 1 (refrigeração, aquecimento, ventilação, desumidificador);
Nível de Ruído: 65 dB;
Classe Energética: A.

Com o Trotec PAC 2010 é possível desfrutará de refrigeração, aquecimento, ventilação e desumidificação combinadas num dispositivo apenas.

Quer seja em casa, no escritório, estabelecimentos comerciais, casas de férias, hotéis ou restaurantes, esta é uma solução multiusos. Além disso, é um equipamento para todo o ano.

Por outro lado, de modo a poupar energia de uma forma especialmente eficiente, tem um modo que se desliga tanto quando arrefece como quando aquece assim que a temperatura desejada na sala é atingida.

Por outras palavras, pela sua relação preço/qualidade, é um bom negócio.

Daitsu Ar Condicionado Portátil APD12XF/C
Daitsu Ar Condicionado Portátil APD12XF/C

5. Daitsu Ar Condicionado Portátil APD12XF/C

Características:

Capacidade de Armazenamento: N/A;
Tipos de Programa: 4 em 1 (refrigeração, aquecimento, ventilação, desumidificador);
Nível de Ruído: 64 dB;
Classe Energética: A.

O Ar Condicionado Portátil APD12XF/C da Daitsu garante conforto em qualquer lugar da casa. Este modelo incorpora o sistema de aquecimento da bomba de calor. Inclui funções de ventoinha automática, refrigeração, desumidificador, ventilação e aquecimento.

Os destaques deste equipamento são: regulação da temperatura e do nível de ruído para o máximo conforto e economia de energia. Além disso, tem um programa automático que controla todo o processo para maximizar o seu funcionamento. No fundo, uma função inteligente.

Tristar AT-5450
Tristar AT-5450

6. Tristar AT-5450

Características:

Capacidade de Armazenamento: 4,5 l;
Tipos de Programa: 4 em 1 (refrigeração, aquecimento, ventilação, humidificador);
Nível de Ruído: 63,1 dB;
Classe Energética: Baixo consumo (padrão do fabricante).

Para quem está cansado de ventoinhas desconfortáveis e não quer fazer um investimento num ar condicionado mais caro, o TRISTAR AT-5450 é a solução perfeita.

É fácil de mover, graças às rodas giratórias, sendo por isso, adequado para qualquer divisão da casa. Possui cinco níveis de refrigeração e oscilação. Além disso, tem um controlo remoto e um timer.

Quanto ao funcionamento é muito simples: basta encher o depósito interior com água fria e o sistema de ventilação interno irá expelir ar fresco. Este climatizador não deixa verter água nem cria humidade.

Whirlpool PACW 29HP
Whirlpool PACW 29HP

7. Whirlpool PACW 29HP

Características:

Capacidade de Armazenamento: N/A;
Tipos de Programa: 3 em 1 (Refrigeração, Desumidificador, Aquecimento);
Nível de Ruído: 50 dB;
Classe Energética: A+.

Este ar condicionado de livre instalação da Whirlpool permite controlar o aquecimento ou a refrigeração de qualquer ambiente. Para isso, muito ajudam as rodas inteligentes, para deslocar o ar condicionado para onde for preciso.

Além disso, apresenta a Função 6.º SENTIDO, em que o sensor de temperatura avalia automaticamente a temperatura da divisão e aplica a combinação ideal de funções operacionais para lhe oferecer o máximo conforto.

Para fechar com chave de ouro, tem o modo limpeza automática que impede a proliferação de bactérias. O ventilador continua a operar 10 minutos após ser desligado, mantendo a unidade seca e inodora.

HTW Portátil HTW-PC-021P25
HTW Portátil HTW-PC-021P25

8. HTW PC 021P25

Características:

Capacidade de Armazenamento: N/A
Tipos de Programa: 3 em 1 (Refrigeração, Desumidificador, Aquecimento)
Nível de Ruído: 54 dB
Classe Energética: A

Um dos grandes destaque do HTW-PC-021P25 é o facto de apresentar dos filtros que ajudam a manter o ar puro e limpo.

Além desta carta de apresentação, é mais um ar condicionado que compensa pela sua relação qualidade/preço. Fácil de transportar, com funcionalidades abrangentes, é um bom reforço para pessoas que sofrem com o uso do ar condicionado ou não querem investir muito dinheiro num destes equipamentos.

Mei Climatizador AC 2980 H
Mei Climatizador AC 2980 H

9. Mei Climatizador AC 2980 H

Características:

Capacidade de Armazenamento: 5 l;
Tipos de Programa: 5 em 1 (Aquecedor, Refrigerador, Ventilador, Desumidificador e Purificador de ar);
Nível de Ruído: 42 dB;
Classe Energética: Baixo consumo (padrão do fabricante).

O Climatizador MEI AC 2980H é a solução perfeita para resolver problemas de calor e frio.

Com 5 funções integradas tornam este equipamento muito completo. Num só equipamento resolva o problema tanto do frio como do calor. Com cinco funções num equipamento: purificador de ar (Muito útil para quem tem alergias e/ou problemas respiratórios); aquecimento (para os dias mais frios); refrigeração, através de um sistema de filtragem em água gelada; ventilação, com 3 velocidades e 3 tipos de ventilação; e desumidificador.

Sem necessidade de instalações ou obras, este climatizador é muito leve e apresenta 4 rodas multidireccionais, sendo facilmente transportado por qualquer pessoa, para qualquer divisão da casa.

Delonghi PACN90
Delonghi PACN90

10. DeLonghi Pac N90

Características:

Capacidade de Armazenamento: N/A;
Tipos de Programa: 4em 1 (Refrigerador, Ventilador, Desumidificador e Purificador de ar);
Nível de Ruído: 64 dB;
Classe Energética: Baixo consumo (padrão do fabricante).

DeLonghi certamente é familiar devido às suas máquinas de café, algumas das melhores no seu campo; mas a marca também tem uma vasta gama de aparelhos de cozinha e eletrodomésticos.

Quanto às suas características, o nível de ruído, 64 dB, indica ser silencioso, especialmente tendo em conta a potência máxima. Basta pensar que este é o mesmo ruído que outros com muito menos capacidade de refrigeração fazem. Além disso, outra das suas grandes mais valias é o ecrã tátil, intuitivo e fácil de utilizar.

Globalmente, este equipamento é bastante competente. O corpo parece robusto e com bons materiais. Se a isto acrescentarmos o poder, temos uma das principais recomendações nesta lista.

Qual é que vai ser a escolha?

Com efeito, agora que as sugestões estão apresentadas, só fica a faltar identificar as necessidades lá em casa, voltar a olhar para os prós e perceber se vale verdadeiramente a pena uma nova ajuda para refrescar a casa.

Por último, não deixar de reforçar a comodidade, facilidade de transporte e mobilidade deste equipamento. Por outras palavras, é só escolher a divisão da casa e fazer a instalação.

David Afonso
Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários