Provavelmente já todos tivemos a nossa dose de K-Pop com “Gangnam Style” que pensávamos ser mais um asiático, talvez chinês, que tinha invadido o panorama musical de 2012, mas que nunca mais iríamos ouvir falar. De facto, nunca mais o Psy teve um sucesso tão grande, porém, ele suscitou o interesse entre algumas pessoas para o  Kpop. Neste momento já toda a gente deve ter ouvido falar deste termo associado ao nome BTS, o boy group do momento, que está tornar este género musical mais popular.

 

Origem 

O K-Pop é um género musical originário da Coreia de Sul que teve o seu início nos anos 90 com o grupo Seo Taiji and Boys.

Consequentemente, Lee Soo Man fundou a primeira agência K-Pop, SM Entertainment que até hoje continua a ser uma das mais influentes no meio. A par com a YG Entertainment também criada no mesmo espaço temporal por um dos membros de Seo Taiji and Boys.

Durante os primeiros anos de K-Pop estrearam-se muitos grupos agora considerados lendas neste mundo como os H.O.T, SES e Shinhwa.

 

Como se foi transformando

Durante os anos 2000 começou a Hallyu Wave que se refere ao crescimento global da cultura de entretenimento coreana. Neste período de tempo o K-Pop teve um enorme crescimento na Ásia, principalmente no Japão, graças a artistas como Boa e TVXQ. Este sucesso continuou com o debut de grupos de segunda geração como Super Junior, Girl’s Generation, Big Bang, 2NE1, SHINee e muitos mais.

Em 2008 os dramas e os videojogos vieram adicionar valor às exportações de entretenimento coreano para o resto do mundo. Contudo, em 2012 deu-se o grande fenómeno de “Gangnam Style” que ajudou a espalhar a onda coreana por todo o mundo.

 

Presente

Actualmente o K-Pop tem vindo a ganhar uma dimensão substancial e tem cativado os mercados ocidentais. Evoluiu de ser apenas um género musical para haver toda uma cultura em volta do mesmo e consequentemente aumentando o interesse pela cultura, costumes e língua da Coreia do Sul.

Os grandes grupos do momento são BTS, Blackpink, Exo, NCT, Twice, SuperM, entre muitos outros. Sendo que o grande fenómeno são claramente os BTS com milhões de visualizações no Youtube e músicas líderes nas listas da Billboard. Para consolidar ainda mais a popularidade deste grupo foram os primeiros a ter linhas de figuras criadas pela Mattel e Funko dos sete membros: RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook.

No entanto, a Coreia do Sul já não é reconhecida apenas pelo entretenimento, mas também a cosmética e cuidados de pele. Esta indústria tem a filosofia de que “toda a gente deveria de ter acesso a uma pele saudável”.

Assim, também esta parte da cultura coreana tem ganho muita popularidade nos últimos anos, sendo que as marcas mais conhecidas são COSRX, Klairs, Missha, Innisfree e muitas mais.

Em suma, o K-Pop veio abrir as portas para que a cultura da Coreia do Sul fosse descoberta e apreciada.

The following two tabs change content below.
Andreia Teixeira

Andreia Teixeira

Andreia Teixeira

Latest posts by Andreia Teixeira (see all)