Entre smartphones dobráveis e smartwatches de última geração, estas são as mais recentes novidades da gama Samsung Galaxy.

A nova gama de smartphones e wearables da Samsung Galaxy promete desdobrar e dar música ao mundo da tecnologia. Entre as novidades, encontram-se os dois novos telemóveis dobráveis Samsung Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, os dois relógios Samsung Galaxy Watch4 e Watch4 Classic.

Premium, dobrável, resistente e grandiosa. Foi assim que a gigante sul-coreana apresentou a sua coleção no evento de lançamento Samsung Unpacked.

Tudo a postos para conhecer tudo sobre estas novidades?

Tabela de Conteúdos

Samsung Galaxy Z Fold 3
Fonte: Unsplash

Samsung Galaxy Z Fold 3: mais ecrãs, mais multitasking

Para a maioria dos fãs que acompanharam o evento de lançamento da nova gama Samsung Galaxy, o smartphone desdobrável Galaxy Z Fold 3 foi o rei da festa.

Este telemóvel de terceira geração, disponível também na versão 5G, abre-se como um livro, podendo rapidamente transformar-se num tablet. Além de permitir desempenhar mais funções, agora o novo modelo também é compatível com a caneta S Pen da Samsung. Um telemóvel multitasking, perfeito para trabalhar, ver filmes ou jogar.

Características gerais do novo Samsung Galaxy Fold 3

CaracterísticasSamsung Galaxy Fold 3
CoresPreto, Prateado e Verde
Peso271g
Dimensões15,82cm x 0,64/16cm x 12,81/67,1cm
MemóriaMemória RAM: 12 GB
Memória Interna: 156GB ou 512GB
Bateria4400mAh
CarregamentoUSB Type C
Sem fios
Sistema OperativoAndroid 11
ProcessadorSnapdragon 888
Octa-Core
Cartões SIMDual SIM
SIM1 + SIM2
EcrãInfinity Flex 7,6’’
Dynamic Amoled QXGA+ 120Hz
Câmaras Traseiras4 câmaras traseiras
10+12/12/12 MP
Câmara frontal1 câmara frontal
4 MP
Rede5G
SensoresSensores Impressão Digital
Impressão Digital Lateral
Reconhecimento Facial
Resistência à águaIPX8
IPX8Sim
Outras informaçõesGorilla Glass Victus
Armadura de alumínio
Dolby Atmos

Design

O aspeto em geral do Samsung Galaxy Fold 3 é muito semelhante ao do seu antecessor: simétrico e equilibrado. A principal diferença é que o novo smartphone desdobrável está mais fino e, por isso, mais fácil de transportar.

Pode ser encontrado em três cores ousadas e, ao mesmo tempo, intemporais: Phantom Black (Preto), Phantom Silver (cinza) e Phantom Green (verde).

Display

Os ecrãs do Samsung Galaxy Fold 3 proporcionam uma experiência mais imersiva aos utilizadores. O display Infinity Flex AMOLED 22.5:18 de 7,6 polegadas surpreende a partir do momento em que se acende. Esta tecnologia esconde a câmara frontal quando se liga. Parece magia, mas tudo isto serve para que o foco do utilizador não se perca com interrupções visuais.

Durante o lançamento oficial, DJ Koh, co-CEO da Samsung, realça outros pontos deste novo telemóvel, nomeadamente a excelente qualidade de imagem, mesmo em locais com muita iluminação ou na rua (ex: ao Sol).

O Samsung Galaxy Fold 3 apresenta o tamanho dito “normal” de um smartphone, mas quando aberto, o mesmo transforma-se num tablet de 7,6 polegadas. Dá várias opções de visualização na lateral e de dividir o display em vários outros ecrãs. Podes dividir o ecrã grande em três apps em simultâneo e desempenhar tarefas distintas, como ver um vídeo num dos ecrãs, estar a tirar notas no outro e ainda responder a uma mensagem.

O display está protegido com coberturas de alta qualidade (vidro ultrafino Samsung e Cornung Gorila Glass Victus) menos quebrável e mais resistente a riscos, encontrões e à água.

Processador

O Processador do Samsung Galaxy Z Fold 3 5G de 5 nm é alimentado por GPU, CPU e NPU atualizados. E com 12GB de RAM, este telemóvel aumenta o desempenho para satisfazer a sua necessidade de velocidade.

Câmara

A Samsung refere que nenhum outro Galaxy consegue captar fotografias e vídeos com a qualidade que o Fold 3 apresenta. Possui 3 câmaras traseiras: uma câmara teleobjetiva de 12MP, uma ultra grande angular com 12MP e uma grande angular de 12MP. A câmara frontal sobre o ecrã tem 4MP e a do ecrã exterior tem 10MP.

Graças ao sistema multicâmara, este smartphone capta e faz chamadas de vídeo com as cinco câmaras diferentes em três pontos distintos e ainda proporciona a liberdade de mãos livres com o modo Flex.

Um outra feature que conquistou uma legião de fãs foi a Visualização Instantânea. O Samsung Galaxy Fold 3 permite verificar uma fotografia acabada de tirar sem ir para a Galeria. Para isso, basta dobrar o telemóvel em modo Flex ou ligar o Modo de Visualização Instantânea na câmara e o layout muda-se automaticamente.

Armazenamento

Este smartphone está disponível na versão de 156 ou 512GB. Assim, não falta espaço para manter as obras-primas fotográficas, trabalhos e documentos importantes guardados no seu telemóvel.

Bateria

A bateria do Samsung Galaxy Z Fold 3 não é uma bateria qualquer. Estamos a falar de uma dupla bateria inteligente de 4400 mAh que ajusta a sua potência ao longo de todo o dia, consoante a vida útil da mesma. Assim, é possível dar uso a este smartphone por longas horas. Dia e noite, como a marca refere!

No que diz respeito ao carregamento, existe a possibilidade de carregamento rápido de 25 W, com entrada USB-C, ou carregamento rápido sem fios.

Outras features

  • De Estrutura e Resistência: este é o primeiro smartphone dobrável do mundo com uma estrutura resistente à água – Classificação IPX8. Além disso, é fabricado com materiais de alta qualidade para que resista a praticamente tudo: arranhões, quedas, etc.
  • De Segurança: é possível desbloquear facilmente o telemóvel através do sensor de reconhecimento facial ou de impressão digital, para quando estiver com a máscara posta. Neste caso, quer o telemóvel esteja fechado ou aberto, o scanner de impressão digital mantém o desbloqueio seguro e preciso.
  • Tecnologia 5G: O Galaxy Z Fold3 suporta conectividade 5G, o que permite descarregar e carregar dados à velocidade da luz.

Samsung S Pen: a primeira S Pen num telemóvel dobrável. Tudo para não perderes nenhuma das tuas ideias geniais e para obteres a maior precisam possível, que não conseguirias com os teus dedos.

Samsung Galaxy Z Flip 3
Samsung Galaxy Z Flip 3 (Fonte: Samsung)

Samsung Galaxy Z Flip 3: a outra metade que faltava

Dobra-se para caber em qualquer bolso e em qualquer mala, por mais pequenos que sejam. Se fechado surpreende qualquer utilizador, aberto é ainda melhor. Transforma-se num smartphone “normal”, com tecnologia 5G e tantas outras funcionalidades que deixaram os fãs da Samsung rendidos.

Está ainda mais bonito e elegante, disponível em 7 cores arrojadas e com um design exclusivo. O ecrã, tal como o Samsung Galaxy Z Fold 3, é a grande atração desta nova gama de produtos da marca. E a isto juntam-se as câmaras de elevada qualidade, tudo o que é preciso para colecionar as melhores memórias.

A marca promete superar todas as expectativas, até mesmo dos utilizadores mais exigentes.

Características gerais do Samsung Galaxy Z Flip 3 5G

CaracterísticasSamsung Galaxy Z Flip 3 5G
CoresCreme, Preto, Verde, Lavanda, Cinza, Branco e Rosa
Peso183g
Dimensões8,64/16,6 cm x 7,22 cm x 1,71/0,69 cm
MemóriaMemória RAM: 8 GB
Memória Interna: 128GB ou 256GB
Bateria3300mAh
CarregamentoUSB Type C
Sem fios
Sistema OperativoAndroid 11
ProcessadorSnapdragon 888
2,84GHz
Octa-Core
Cartões SIMDual SIM
SIM1 + SIM2
Ecrã6,7’’
Dynamic Amoled Full HD 1080p 120Hz
Câmaras Traseiras2 câmaras traseiras
12+12 MP
Câmara frontal1 câmara frontal
10 MP
Rede5G
SensoresImpressão Digital
Impressão Digital Lateral
Reconhecimento Facial
Resistência à águaIPX8
DobrávelSim
Outras informações Gorilla Glass Victus
Armadura de alumínio
Dolby Atmos
Outras informações Gorilla Glass Victus
Armadura de alumínio
Dolby Atmos

Design

O Samsung Galaxy Z FLip 3 chega às nossas mãos um pouco mais pequeno, leve e compacto que o modelo anterior e em cores mais ousadas. No total, o smartphone está disponível em 7 cores: 4 cores standard (Creame, Phantom Black, Phantom Green, Lavender) e 3 cores exclusivas (Cinza, Branco e Rosa), disponíveis apenas no site oficial.

Estrutura e Ecrã

Um dos principais pontos fortes do Samsung Galaxy Z Flip 3 é a sua flexibilidade e o seu poder de transformação. Este modelo mede 107,2mm polegadas, mas dobra-se para caber em carteiras ou bolsos pequenos. Quando aberto, volta a ser um smartphone “normal”.

Além disso, facilita o teu dia a dia enquanto desempenhas tarefas que te mantêm as mãos ocupadas. Graças à sua estrutura desdobrável (modo Flex), podes falar à vontade sem teres de segurar no telemóvel. Diz adeus aos braços cansados após longas horas em conversação!

Mas as novidades não ficam por aqui. Face ao modelo anterior, além de mais pequeno e com linhas mais finas, agora temos um ecrã externo junto às câmaras traseiras. O utilizador consegue ainda ver as notificações, mudar de música ou tirar selfies, tudo isto sem abrir o telemóvel.

Tal como no Galaxy Z Fold 3, a gigante sul-coreana caprichou na qualidade do ecrã para proporcionar a melhor experiência aos utilizadores.

Este modelo prima pela suavidade e fluidez do scroll que o Ecrã Infinity Flex de 170.3 mm e 120 Hz proporciona. As cores são muito mais vivas, brilhantes e definidas com a tecnologia Dynamic AMOLED 2X.

Processador

O processador de 5nm é alimentado por componentes melhorados face ao seu sucessor, como é o caso da GPU, da CPU e do NPU. E com 8 GB de RAM, o Samsung Galaxy Z Flip3 5G proporciona um desempenho à velocidade da luz.

Câmaras

O Samsung Galaxy Z Flip 3 promete mudar a forma como captamos os momentos mais especiais. Pré-visualização dupla, enquadramento automático, disparo rápido, hiperlapso noturno e modo mãos livres estão entre as features de captação de imagem e vídeo do novo smartphone da Samsung.

Este telemóvel tem 1 câmara frontal de 10 MP e duas câmaras traseiras (ultra grande-angular e grande angular) com 12 MP cada.

O melhor de tudo? É que não precisas de tripé para tirares as melhores fotografias. Com o modo Flex, podes deixar o tripé em casa. Só é necessário ajustar o ângulo e recuar para tirar as melhores selfies. Isto porque o modo Flex atua como um tripé, segurando o ângulo para estabilizar a câmara enquanto tira a fotografia ou grava vídeos. Acabaram-se os vídeos tremidos!

Armazenamento

Este telemóvel encontra-se disponível na versão de 128 e 256GB. Todo o espaço do mundo para guardares o que é realmente importante, sem ser necessário apagar outros ficheiros para ganhar espaço.

Bateria

O Galaxy Z Flip 3 é composto por uma bateria de longa duração, de 3300 mAh. Ajusta a utilização de energia de forma autónoma aos seus hábitos móveis e mantém-na a funcionar durante todo o dia (e noite!).

Outras características

Tal como o modelo apresentado anteriormente, este aqui reconhece a sua impressão digital lateral para quando não for possível mostrar a cara do utilizador. Apresenta tecnologia 5G, um compartimento para cartão SIM físico e um eSIM incorporado para ser possível usar o método plug-and-play.

Samsung Galaxy Watch 4: um companheiro de equipa

Dos telemóveis passamos para o relógio que marcou a abertura do Samsung Unpacked: o Galaxy Watch 4, também disponível na versão Wacth 4 Classic.

Além de inteligente, foi desenvolvido em parceria com a Google, tem uma moldura rotativa que permite um controlo total das funcionalidades e um leque variado de braceletes para fazer o match perfeito com o outfit do dia.

Monitorização do sono (tempo útil de sono, como ressonou o utilizador), sensores biométricos com taxa de eficácia de 98% (leitura da pressão sanguínea, realização de eletrocardiogramas, reports, etc.), atividades físicas variadas e interação autónoma, estão entre os pontos-chave que tornam este smartwatch especial e melhor do que as versões anteriores.

A versão Classic, tal como o nome indica, é uma versão mais clássica em termos de design do modelo standard.

Características gerais dos novos smartwatches da Samsung

CaracterísticaWatch 4Watch 4 Classic
Peso30,3g52g
Ecrã450 x 450
1,4’’
450 x 450
1,4’’
Bateria361mAh361mAh
CompatibilidadeAndroidAndroid
SensoresSensor de Batimentos Cardíacos
Monitorização do sono
Acelerómetro
Giroscópio
Barómetro
Sensor de Luz
Sensor BIA
Bússola
Sensor de Batimentos Cardíacos Ótico
Eletrocardiograma (ECG)
Sensor de Batimentos Cardíacos
Monitorização do sono
Acelerómetro
Giroscópio
Barómetro
Sensor de Luz
Sensor BIA
Bússola
Sensor de Batimentos Cardíacos Ótico
Eletrocardiograma (ECG)
ConexõesBluetooth
Wi-Fi
Bluetooth
Wi-Fi
ExtrasGPS
Notificações no Telemóvel
GPS
Notificações no Telemóvel
Outras informaçõesCaixa de alumínio e bracelete Sport Band (FKM)Caixa de aço inoxidável (SUS)
Bracelete Sport Band (FKM)

E estas são as mais recentes novidades do mundo Samsung. A marca não deu por terminado o evento de lançamento sem apresentar os Samsung Galaxy Buds 2, os novos auscultadores sem fios que prometem uma experiência de som altamente imersiva.

A gigante sul-coreana partilhou ainda a sua preocupação com o ambiente, reforçando a aposta em materiais recicláveis e reciclados de forma a reduzir a sua pegada ambiental.

Autor

Apaixonado por Tecnologia, Cinema, Design e Dragon Ball (como qualquer puto dos 90). O seu mais recente projeto é o de tornar a sua casa numa smart home, e para isso já conta com o Google Nest Mini, o Mi Robot Vacuum Mop 1C da Xiaomi e lâmpadas inteligentes Yeelight.

Comentários