Os rumores estavam corretos. A nova Nintendo Switch chega às lojas com um ecrã OLED, mais polegadas e features reforçadas que prometem conquistar os jogadores mais exigentes.

Desde que foi lançada em 2017, a Nintendo Switch conquistou inúmeros fãs um pouco por todo o Globo. Especialmente porque combina o melhor dos dois mundos: a potência de uma consola e a portabilidade de um dispositivo móvel.

Revolucionou o mercado das consolas e dos videojogos quando apareceu inicialmente e, muito recentemente, volta a surpreender até os jogadores mais exigentes.

A nova Nintendo Switch, chega ao mercado no final do ano com um ecrã OLED de 7 polegadas, mais potente e com outros upgrades que prometem tornar a experiência de jogo muito mais imersiva.

O que muda com a nova Nintendo Switch?

CaracterísticasNintendo Switch (Modelo OLED)Nintendo SwitchNintendo Switch
(Lite)
EcrãOLED 7 polegadasLCD 6,2 polegadasLCD 5,5 polegadas
Resolução1280 x 7201280 x 7201280 x 720
Dimensões320g
(420g com Joy-Con encaixados)
297g
(398g com Joy-Con encaixados)
275g
Armazenamento64GB32GB32GB
Bateria4,5 – 9 horas4,5 – 9 horas3 – 7 horas
Modos de JogoModo TV
Modo Superfície Estável
Modo Portátil
Modo TV
Modo Superfície Estável
Modo Portátil
Modo Portátil
Compatibilidade de JogosTodos os jogos para a Nintendo Switch*Todos os jogos para a Nintendo Switch*Todos os jogos para a Nintendo Switch compatíveis com o modo portátil*
Comandos2 Joy-Con
Vibração HD
Câmara de Infravermelhos
2 Joy-Con
Vibração HD
Câmara de Infravermelhos
Inclui comandos integrados
Necessário adquirir Joy-Con em separado para jogos que requerem vibração HD ou câmara infravermelhos.
BaseLigação à TV através de cabo HDMI em modo TV
Porta LAN para uso em modo TV
Ligação à TV através de cabo HDMI em modo TVA consola não pode ser ligada à TV nem colocada na base da Nintendo Switch

Apesar de conhecermos a Nintendo Switch já há quatro anos, esta consola portátil continua a ser um êxito de vendas um pouco por todo o mundo. Por conta de todo este sucesso, chega-nos uma nova versão: a Nintendo Switch (Modelo OLED).

Em comparação com as versões anteriores, a nova Nintendo Switch ganha destaque graças ao ecrã OLED de 7 polegadas, que se traduzem em 17,78cm de display para jogar. Este ecrã proporciona uma experiência de utilização mais confortável e realista, uma vez que as cores e os contrastes mais intensos do que os modelos anteriores.

A base (ou dock) passa a ter entrada LAN, o áudio e o suporte de mesa foi melhorado para facilitar os jogos multiplayer e houve ainda espaço para um upgrade à memória interna. A Nintendo Switch atual oferecia 32GB de memória e a nova versão tem 64GB.

A resolução, assim como o processador NVIDIA Tegra Custom, mantêm-se na nova Nintendo Switch.

Nintendo Oled
Fonte: Nintendo

As características da nova Nintendo Switch à lupa

Analisemos cada uma destas mudanças da Nintendo Switch mais detalhadamente:

Ecrã

Como referimos, a principal alteração deste novo modelo da Nintendo Switch é o ecrã OLED de 7 polegadas, com bordas mais finas.

Ao contrário de um ecrã LCD, um ecrã OLED carece de retroiluminação, pelo que apresentam todas as imagens usando a luz individual emitida por cada pixel. Basta apagar a luz de um pixel para mostrar tons negros mais profundos.

Isto leva a cores muito mais intensas e um alto contraste do ecrã, proporcionando uma experiência de jogo de elevada qualidade, quer em modo portátil (resolução de 720p) como em modo TV (resolução de 1080p).

Design

Além das alterações mais visíveis ao ecrã, a nova Nintendo Switch (Modelo OLED) também inovou ligeiramente na base da consola. A versão mais recente apresenta linhas mais contemporâneas e o logótipo da Nintendo está mais pequeno.

Disponível na cor branca e em azul/vermelha.

Suporte

Agora é possível jogar em modo de superfície estável num ângulo de visualização mais ajustado às necessidades do jogador. Tudo isto graças ao suporte amplo da Nintendo Switch (Modelo OLED) que permite jogar de forma muito mais confortável.

Para partilhar o ecrã com outro jogador e jogar em modo multijogadores competitivo ou cooperativo, apenas é necessário abrir o suporte e passar o comando para as mãos dos outos jogadores.

nintendo switch oled

Base

A base que acompanha a nova Nintendo Switch inclui duas portas USB, a habitual entrada HDMI para ligar a consola à TV e, agora, traz ainda uma porta LAN por cabo. Assim, torna-se mais fácil jogar online de forma estável no modo TV.

Memória Interna

Face ao modelo anterior, a Nintendo Switch OLED conta com o dobro do espaço de armazenamento. De 32GB de memória interna, a consola passa a oferecer 64GB e que pode ser aumentada com um cartão microSD.

Assim, não há limites nem barreiras para descarregares os teus jogos preferidos.

Áudio

Os altifalantes incorporados da Nintendo Switch sofrem um upgrade. Quer no modo portátil como no modo de superfície estável, o áudio otimizado permite desfrutar de sons mais nítidos e envolventes.

Modos de jogo

Como fomos referindo, a Nintendo Switch oferece diferentes modos de jogo para que possas jogar onde, como e quando quiseres.

De forma a adequar-se às várias necessidades dos jogadores, a consola oferece 3 modos de jogo:

  • Modo TV – para reunir os amigos e a família à volta da televisão. Para isso apenas é preciso colocar a Nintendo Switch na base e ligá-la à TV para jogar em HD.
  • Modo de superfície estável – para partilhar o ecrã e a diversão. O suporte, quando virado, permite partilhar o ecrã e o Joy-Con com outro jogador.

 

Modo portátil – para que possas jogar onde e quando quiseres. Só precisas de pegar na consola e jogar com ambos os Joy-Con encaixados.

Todos os jogos da Nintendo Switch são compatíveis para esta consola.

Preço e Lançamento

A nova Nintendo Switch OLED encontra-se em pré-venda por 349,99€. Chega ao mercado a 8 de outubro de 2021.

A nova Nintendo Switch é uma consola mais adaptada às necessidades dos jogadores e que promete tornar a experiência de jogo muito mais confortável e envolvente graças aos upgrades que sofreu face à versão anterior.

Faz a comparação de preços no KuantoKusta antes de avançares com a compra e garante que encontras a consola ao melhor preço do mercado.

Autor

Apaixonado por Tecnologia, Cinema, Design e Dragon Ball (como qualquer puto dos 90). O seu mais recente projeto é o de tornar a sua casa numa smart home, e para isso já conta com o Google Nest Mini, o Mi Robot Vacuum Mop 1C da Xiaomi e lâmpadas inteligentes Yeelight.

Comentários