Para a pergunta “qual o melhor colchão para coluna, molas ou espuma?” a resposta é…depende.

Há vários fatores a considerar antes de comprar um colchão, desde a relação peso/altura, tamanho e altura do colchão, densidade e firmeza, entre outros.

Mas já lá vamos.

A importância de um bom colchão

Não ter o colchão certo em casa tem um impacto negativo em vários aspetos.

Com um colchão inadequado, as noites são mal dormidas, surgem as insónias e as dores musculares. E deste mal-estar acumulado noite após noite, resulta o mau-humor, a falta de concentração, a péssima memória, a quebra de produtividade, o sistema imunitário mais debilitado… Problemas atrás de problemas, pois o sono impacta todos as funções biológicas e, consequentemente, a nossa qualidade de vida.

Dormir é uma questão de sobrevivência. Mas dormir bem, de forma realmente reparadora, é revigorante!

Acorda-se com mais energia, sente-se um bem-estar geral e lida-se melhor com o stress do dia a dia. E para uma boa noite de sono, saber como escolher um bom colchão faz toda a diferença.

Diferenças entre colchões de molas e colchões de espuma

Os colchões de espuma são os mais conhecidos e também os mais económicos.

A firmeza e a elasticidade de um colchão de espuma dependem da densidade da espuma e do ar injetados nas suas células. Este material apresenta um bom isolamento térmico, o que é uma mais valia para o inverno ou para quem vive em países de climas frios.

Os colchões de espuma variam em densidade, o que afeta a distribuição do peso da pessoa por toda a estrutura do colchão. Conforme a densidade da espuma aumenta, o peso suportado tamém aumenta. Assim, podemos ter:

  • D23: Suporta até 60kg
  • D28: Suporta até 80kg
  • D33: Suporta até 100kg
  • D45: Suporta até 150kg

Já na categoria de colchões de mola, talvez os mais tradicionais, existem os colchões de molas clássicas (bonnel) e os colchões de molas independentes (ensacadas).

As molas clássicas são compostas por esferas metálicas interligadas através de fios de forma espiral.

O sistema das molas ensacadas, por sua vez, destaca-se pela resistência que oferece e pelo facto de não haver transmissão de movimento entre molas, o que é uma vantagem para quem dorme acompanhado, sobretudo se o parceiro(a) se mexer muito durante a noite.

Os colchões de molas têm melhor ventilação do que os de espuma, pelo que são uma boa opção para quem vive em regiões de climas mais quentes ou para quem transpira bastante. Por outro lado, há o risco de as molas partirem ou perderem força, o que pode provocar deformações no colchão.

Mas entre colchões de espuma e colchões de molas, qual o melhor para uma noite de sono tranquila?

Afinal… qual é o colchão mais recomendado para a coluna? 

E a resposta é… depende.

Cada tipo de colchão, de molas ou de espuma, tem as suas especificidades e as suas vantagens.

Colchões de molas, sejam de aço interligadas ou ensacadas, proporcionam conforto e boa resistência.

As molas ensacadas, tal como o nome indica, são ensacadas uma a uma para oferecer suporte e resistência a pessoas com fisionomias distintas, uma vez que a pressão exercida numa mola não irá interferir nas demais.

As molas interligadas cruzam-se interiormente, tornando o colchão extremamente resistente.

Os colchões de espuma variam em densidade, cada uma indicada para determinada faixa de peso. Esta possibilidade de ajuste mais personalizado ao peso é um ponto extra a favor dos colchões de espuma. 

Sugestões de modelos de colchões de molas e de espuma

Colchão Emma Original

Colchão Emma Original
Colchão Emma Original

Um colchão de espuma especialmente concebido para proporcionar máximo conforto.

A espuma Airgocell® é altamente permeável e respirável, o que ajuda a evitar transpiração. Além disso, assegura conforto em qualquer posição, apoiando as áreas de suporte do quadril e dos ombros, garantindo que as costas fiquem alinhadas, contribuindo para um melhor descanso.

Colchão Molaflex Hatha Sensation

Colchão Molaflex Hatha Sensation Molas Ensacadas
Colchão Molaflex Hatha Sensation Molas Ensacadas

Este colchão de molas ensacadas apresenta um material de alta densidade que se adapta gradualmente ao seu corpo e apenas cede nos pontos de maior pressão. 

Cada fila de molas une-se a outra através de um ponto central. Dessa forma, funcionam como amortecedores totalmente independentes, absorvendo o peso e o movimento sem transmiti-lo ao resto do colchão.

Além disso, é acolchoado com viscoelástica e fibras hipoalergénicas.

Colchão Pikolin Sinfonia

Colchão Pikolin Molas Ensacadas Sinfonia 2.0
Colchão Pikolin Molas Ensacadas Sinfonia 2.0

Com tecnologia Adapt-Tech, um bloco de molas ensacadas que responde ponto por ponto ao peso do corpo, este colchão proporciona estabilidade e conforto. 

Combina espuma de HR, feita com poliuretano suave de alta densidade, e fibras de origem natural para um contacto macio. Materiais que passaram pelo tratamento higiénico exclusivo da Pikolin, o TriplaBarreira, que previne o aparecimento de ácaros, bactérias e fungos.

Colchão Colmed Posturepedic

Colchão Colmed Posturepedic 140x190
Colchão Colmed Posturepedic 140×190

O núcleo deste colchão foi especialmente concebido para proporcionar uma perfeita postura corporal, sobretudo para pessoas mais pesadas.

As espumas utilizadas na sua composição são indeformáveis e duráveis. Já o tecido Strech Colmed® Posturepedic caracteriza-se pela sua elevada elasticidade, resistência, suavidade e ultra ventilação. Ainda possui propriedades anti-bacterianas, anti-alérgicas e anti-odores.

Colchão Colunex Beauty Sleep

Colchão Colunex Beauty Sleep
Colchão Colunex Beauty Sleep

De molas ensacadas e com uma firmeza média, este colchão resulta da mais recente engenharia de construção da estrutura de componentes independentes, permitindo que durma sem se sentir os movimentos de quem está ao lado.

A capa em bamboo, acolchoada, oferece uma sensação de conforto única e contribui para um adormecer rápido. A estrutura 100% hipoalérgica proporciona um sono que alia conforto físico e bem-estar geral.

Dica Extra 1: Como manter o colchão em bom estado

Depois de escolhido o colchão perfeito é hora de desfrutar de boas noites de descanso.

Mas há aspetos que não podem ficar esquecidos para manter o investimento em bom estado: 

  1. É fundamental limpar o colchão, pelo menos, uma vez por ano, de modo a garantir que os fungos, ácaros e bactérias não se propaguem. Os dias de sol para fazer esta limpeza, pois assim consegue que o colchão seque e areje de forma mais rápida e conveniente.
  2. É importante substituir o colchão após 8 a 10 anos de uso. Afinal, ele é utilizado várias horas diariamente e acaba por perder firmeza e altura.
  3. Arejar bem a cama diariamente e virar o colchão regularmente, de cima para baixo e da cabeceira para os pés, para não criar zonas de deformação permanente, são cuidados que ajudam o colchão a durar mais um pouco.

Dica Extra 2: O que fazer com o colchão antigo?

Se o colchão ainda estiver num estado razoável, pode optar-se por doá-lo a uma instituição de apoio social interessada. 

Mas se não tiver condições para ser usado, quando comprar o novo, o distribuidor poderá recolher o antigo. Se não for o caso, só resta uma alternativa: contactar a autarquia e procurar saber se dispõe de um serviço municipal de recolha de monstros domésticos.

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários