Comprar uma nova televisão, especialmente uma 4K, não é nada que se deva fazer por impulso. Para comprar um bom equipamento pode ser necessário um gasto significativo. Um gasto que compense a longo prazo, mas que primeiro, satisfaça as necessidades do utilizador.

Por isso, para todos que desejam comprar um equipamento com este tipo de tecnologia, nada como conhecerem as melhores televisões 4K do mercado.

É verdade, comprar uma televisão pode ser um desafio, ainda para mais quando se exigem determinadas características. No caso, uma televisão com tecnologia 4K. Por isso, é que se torna fundamental saber quais os pontos a ter em conta.

Devo comprar uma televisão que não fique desatualizada a curto prazo? Quais são as características que devo ter em atenção? Será que vale mesmo a pena comprar uma televisão 4k?

Estas são perguntas difíceis de responder dadas as enormes mudanças nos serviços e recursos, e principalmente, quando a inovação tecnológica está ao virar da esquina neste tipo de mercado. No entanto, existem sempre aspetos-chave que se devem considerar e que ajudam a realizar uma melhor compra.

DICA EXTRA: O orçamento para a nova TV é mais reduzido? Sem problema! Eis as melhores TVs até 400€.

Tabela de Conteúdos

O que faz uma boa televisão 4K?

A sensação de dizer que lá em casa há uma televisão 4K e que foi a melhor decisão de compra até hoje, é bastante comum. Contudo, o equipamento até pode ser 4K, mas se as restantes características não acompanharem, o 4K torna-se apenas um acessório.

Assim, é fundamental conhecer quais são os aspetos-chave para fazer uma compra acertada.

Dimensões (Polegadas)

Um dos aspetos que mais influenciam a visualização de uma série ou filme é a imersão, ou seja, a capacidade da televisão de cobrir todo o ângulo de visão, de sentir que é possível estar dentro daquele filme ou série.

No caso das televisões 4K, a melhor compra será sempre a partir das 55”. Este é o tamanho mínimo e mais adequado para poder desfrutar desta densidade de pixels.

Tudo isto leva ainda outra questão, a que distância deve estar uma televisão 4K? Por exemplo, se o equipamento tem 55″, a distância ideal seria de aproximadamente 1,2 – 1,3 metros. Esta distância é a recomendada pelas marcas, de forma a usufruir de uma experiência segura e diferente visualmente.

A escolha do tamanho da TV deve ter também em conta a distância da mesma ao sofá, a recomendação é a seguinte:

Tamanho da TV Distância mínima Distância máxima
26” polegadas 1.00 m 2.00 m
32” polegadas 1.20 m 2.40 m
37” polegadas 1.40 m 2.80 m
40” polegadas 1.50 m 3.00 m
42” polegadas 1.60 m 3.20 m
46” polegadas 1.75 m 3.50 m
50” polegadas 1.90 m 3.80 m
55” polegadas 2.10 m 4.20 m
60” polegadas 2.20 m 4.60 m

Nota: Não convém excluir as dimensões inferiores. Mediante o que se pretende e do espaço para a televisão, optar por um equipamento menor é o caminho a seguir.

Conteúdos

Ao comprar uma televisão 4K, outro dos aspetos que se deve ter em consideração é o tipo de conteúdo que se pretende ver.

A maioria dos canais de televisão não transmite conteúdo em 4K. Muitos até conseguem atingir uma resolução de 1080p, mas com uma taxa de bits por frame tão baixa que a definição e detalhe ficam afetados. Assim, se a resolução do equipamento é de 4K, todas essas limitações sobressaem ainda mais.

Contudo, para quem é fã de Netflix, YouTube, Amazon Prime, HBO ou Disney Plus+, felizmente muitos dos conteúdos destas plataformas têm conteúdo estável em 4K.

Por outro lado, filmes Blu-ray também têm esse nível de resolução. E quanto às consolas, também já é jogar em 4K nativo, no caso da PS4 Pro ou Xbox One X.

Quer isto dizer que, o ideal é fazer um balanço das necessidades e se realmente vale a pena investir numa televisão 4K, face à visualização dos tipos de conteúdos que se assistem diariamente.

Tipo de HDR

Se a escolha é comprar uma televisão 4K, é altamente recomendável comprar um equipamento que tenha HDR. Este tipo de tecnologia melhora a qualidade da imagem, e com a resolução 4K, uma melhor qualidade de vídeo.

Para uma melhor compreensão, o HDR ou High Dynamic Range, é uma tecnologia que envolve o tratamento da luz e da cor em vídeo, com o objetivo de deixar a imagem o mais próximo da realidade ao olho humano. Tal como referido no parágrafo anterior, o HDR oferece imagens realistas, com um melhor contraste entre as áreas claras e escuras.

Existem diferentes tipos de HDR com características diferentes entre si: HDR10, é o HDR standard das televisões 4K; Dolby Vision, é um formato amplamente utilizado em cinemas; HDR10+, uma extensão do HDR10 criado pela Samsung, Panasonic e FOX; e HLG, abreviação de Hybrid Log-Gamma, é um padrão de imagem desenvolvido em conjunto pela BBC e pela NHK.

Conexões

Quando se trata de saber como comprar uma televisão 4K, é necessário ter também em conta o tipo de ligações.

Por norma, e para transmitir vídeo 4K a 60 fps (o mais comum em vídeo ou videojogos), é preciso que a televisão tenha HDMI 2.0. A maioria dos equipamentos 4K já trazem, por defeito, ligação HDMI 2.0 do fabricante.

Este tipo de ligação acelera a transmissão de vídeo, melhor a qualidade dos conteúdos e ajuda a tirar máximo partido do HDR.

Além do HDMI, ter em atenção as restantes conexões, como, por exemplo, USB, Ethernet, Wi-fi e Bluetooth. Por norma, grande parte das melhores televisões 4K já incluem as versões mais recentes destas conexões.

Streaming e Smart TV

É cada vez mais comum que as televisões 4K integrarem algumas tecnologias de streaming, como o Miracast, DLNA ou Google Cast (Chromecast). Desta forma, os utilizadores podem enviar conteúdos do seu smartphone, tablet ou PC para a TV, sem cabos.

No caso do sistema operativo, quer seja 4K ou não, comprar uma televisão que seja Smart TV é quase uma “obrigatório”. Os mais comuns são a Android TV, utilizado por marcas como Sony ou Xiaomi; TizenOs, software próprio da Samsung; WebOS, software da LG; ou o FirefoxOS, software registado pela Panasonic.

Tanto o Streaming como o Sistema Smart TV permitem ao utilizador controlar a sua televisão de uma forma mais cómoda, interativa e confortável.

Com efeito, para ser um bom equipamento não chega apenas o fator 4K, é preciso então que as restantes características correspondam. As acima referidas, são aquelas que têm uma maior importância na hora de fazer a escolha.

4K vs outras resoluções

Qual é o motivo para comprar uma televisão 4K? Imagem? Vídeo? Está na “moda”? Este fator é mesmo importante para a compra de uma nova televisão? Ou será que existem outras resoluções neste segmento? É também por estas perguntas que começa a escolha de uma televisão.

Full HD ou 4K? Estas são as mais comuns e que competem diretamente no segmento.

O Full HD é o expoente máximo do HD. Com uma proporção de 1920 x 1080 pixéis, equivale a mais de 2 milhões de pixéis. São televisões High Definition e que suportam a maior parte dos conteúdos. Sejam eles televisivos, filmes ou séries.

Já a resolução 4K, apresenta-se com 4096 x 2160 pixéis. É um formato que os cinemas popularizaram e que o segmento das televisões adotou. Contudo, geralmente o 4K nativo não se adapta totalmente ao formato 16:9 das televisões. Foi por isso, que se apostou num padrão de 3840 × 2160 pixéis e que coincide com o formato UHD (Ultra High Definition), o chamado 4K UHD.

No que toca ao confronto de resoluções, o 4K UHD oferece 4 vezes mais resolução de imagem do que Full HD; é uma tendência no mercado; a qualidade/preço permite encontrar equipamentos bastante equilibrados; cada vez mais conteúdos 4K; e quanto maior o número de pixéis, maior qualidade de imagem e vídeo.

Por outras palavras, estas vantagens fazem com que o investimento numa televisão 4K seja o mais indicado. Contudo, tudo depende da ideia e das necessidades identificadas do utilizador.

Referir ainda que as resoluções não se resumem apenas ao Full HD e 4K. Além destas, existem ainda: o clássico HD (1280 x 720 pixéis); o primeiro “K”, 2K (2048 x 1080 pixéis); 8K (7680 x 4320 pixéis); ou ainda o 10K (10328 × 7760 pixéis).

Analisados os pontos essenciais de uma boa televisão 4K, as vantagens face a outras resoluções, enquanto tecnologia, chega a hora de listar então as melhores televisões 4K do mercado.

Sugestões de compra: as melhores televisões 4K

Quais serão então as melhores televisões 4K do mercado? Esta lista apresenta modelos com diversas características, com uma boa relação preço/qualidade e com todos os critérios necessários para uma experiência imersiva.

As melhores televisões 4K de 43 polegadas até 350€

Em baixo, estão listados exemplos de televisões 4K de 43 polegadas Modelos ideais para salas de estar, cozinha ou quartos e que têm uma excelente relação qualidade/preço.

TV Samsung 43" TU7005 LED Smart TV 4K
TV Samsung 43″ TU7005 LED Smart TV 4K

Smart TV Samsung 43″ TU7005 LED 4K

  • Tamanho: 43 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, HDR 10+
  • HDMI: 2
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: Tizen
  • Ecrã: LED LCD
  • Eficiência Energética: A

Ao nível da imagem, esta é a derradeira experiência em 43″. Com toda a qualidade Samsung em cada componente e característica, junta um design sofisticado e elegante, com um número infindável de diferentes tipos de conteúdo.

Desde conteúdos televisivos a filmes e séries (sem esquecer as consolas de jogo), este modelo é uma das melhores televisões 4K.

Referir ainda que, a Samsung TU7005 LED tem uma versão 55“.

TV Xiaomi 43" Mi TV 4S LED Smart TV 4K
TV Xiaomi 43″ Mi TV 4S LED Smart TV 4K

Smart TV Xiaomi 43″ Mi TV 4S 4K

  • Tamanho: 43 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, HDR
  • HDMI: 3
  • Assistentes: Google Assistant
  • Smart TV: Android TV
  • Ecrã: LED LCD
  • Eficiência Energética: A

Esteticamente falando, é um modelo que complementa na perfeição qualquer tipo de espaço destinado a acolhê-lo. Além disso, é considerado por muitos a Smart TV mais equilibrada face à relação qualidade/preço.

Começando pela conectividade da Xiaomi TV, tem 3 entradas HDMI, 3 portas USB, conexão Ethernet, ligação para headphones, entrada AV, saída de áudio por fibra, etc. (Só por isto, obviamente que é uma Smart TV 4K barata.)

Outro dos grandes pontos fortes é o sistema da Android TV. Este sistema permite fazer download de qualquer tipo de jogo ou aplicativos.

Por último, e ao nível da multimédia, a Xiaomi Smart TV oferece qualidade 4K, com um ecrã assinado pela LG. Dizer ainda que tem suporte para HDR, que permite uma qualidade da imagem mais que suficiente para qualquer utilizador iniciante.

Referir ainda que, a Xiaomi Mi TV 4S tem uma versão 55“.

As melhores televisões 4K de 50 polegadas 450€

Para quem procura as melhores televisões 4K de 50 polegadas com melhor rendimento. Em baixo, estão recomendações para uma compra a pensar em equipamentos ligeiramente maiores que o habitual.

TV Hisense 50" 50B7100 Smart TV 4K
TV Hisense 50″ 50B7100 Smart TV 4K

Smart TV TV Hisense 50″ 50B7100 4K

  • Tamanho: 50 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, HDR 10+, Dolby Vision
  • HDMI: 3
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: VIDAA U 3.0
  • Ecrã: LED LCD
  • Eficiência Energética: A+

Usando a tecnologia de mapeamento de cores de precisão, as TVs Hisense fornecem cores da maneira mais realista possível. Além disso, integram um algoritmo para melhorar a clareza da imagem em movimento para garantir a nitidez do objeto em cada cena.

Tal como outras televisões da marca, este modelo reconhece o género do conteúdo que se está a assistir e ajusta automaticamente a imagem e o som para o utilizador.

Para os fãs de videojogos e cinema, esta é uma televisão que não fica nada a dever às marcas líderes de mercado, a Samsung ou a LG. Com sistema de HDR 10+ e Dolby Vision garante total definição na hora de um bom momento de entretenimento.

TV Samsung 50" UE50RU7025 Smart TV 4K
TV Samsung 50″ UE50RU7025 Smart TV 4K

Smart TV Samsung 50″ UE50RU7025 4K

  • Tamanho: 50 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, HDR 10+
  • HDMI: 3
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: Tizen
  • Ecrã: LED LCD
  • Eficiência Energética: A

Este modelo Samsung é uma excelente compra para quem procura uma dimensão de televisão já com um tamanho ligeiramente maior.

Trata-se de uma Smart TV com painel IPS, iluminação LED, padrão HDR e o sistema PurColor para tornar os conteúdos ainda mais vivos e nítidos.

Tal como grande parte dos modelos Samsung possui um sistema operativo nativo, o Tizen WebOs, que permite a instalação de aplicações como o Spotify ou Netflix, um browser dedicado para navegar na internet e ainda valências para a conectividade com outros dispositivos. Sejam eles móveis ou fixos.

Para quem esperava uma televisão com qualidade visual e distintiva, esta é uma excelente opção para levar para casa.

As melhores televisões 4K de 55 polegadas até 1200€

Para quem está a procura da melhor Smart TV de 55 polegadas para desfrutar de séries, filmes, videojogos ou desportos em grande estilo.

TV LG 55" 55B9SLA OLED Smart TV 4K
TV LG 55″ 55B9SLA OLED Smart TV 4K

Smart TV LG 55″ OLED55B9SLA OLED 4K

  • Tamanho: 55 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, Dolby Vision IQ, HDR10+, HLG Pro
  • HDMI: 4
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: WebOs
  • Ecrã: OLED LCD
  • Eficiência Energética: A

Com um Processador Inteligente de 2ª Geração com Inteligência Artificial – Deep Learning, a LG OLED55B9SLA traz ao mercado novas formas de visualizar imagem e vídeo.

Um sistema inteligente que se adapta consoante o conteúdo que se está a visualizar, à acústica da divisão onde está a reproduzir e ainda à luz deste mesmo espaço.

Para tornar toda esta experiência ainda mais imersiva, a tecnologia 4K Cinema HDR, juntamente com o Dolby Vision, Advanced HDR by technicolor, HDR10 Pro, HLG Pro, torna ainda mais realista toda esta experiência.

Caso para dizer, realismo e detalhe não vão faltar.

TV Samsung 55" Q80T QLED Smart TV 4K
TV Samsung 55″ Q80T QLED Smart TV 4K

Smart TV Samsung 55″ QE55Q80TAT QLED 4K

  • Tamanho: 55 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, HDR 10+
  • HDMI: 4
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: Tizen
  • Ecrã: QLED LCD
  • Eficiência Energética: B

Uma TV QLED com uma excelente imagem 4K. Oferece pretos mais profundos e, assim, o melhor contraste de cor em cada cena. O mapeamento dinâmico do HDR10+ analisa e otimiza a cor e o contraste de cada cena, permitindo que desfrute até dos detalhes mais pequenos.

Espetacular para quem é aficionado por gaming e adora uma boa tarde de filmes e séries.

Graças à Inteligência Artificial, a imagem ajusta automaticamente o brilho e a intensidade quando deteta variações na iluminação.

É uma compra inteligente e que demonstra o poder da Samsung.

As melhores televisões 4K de 65 polegadas até 2000€

Para quem deseja tornar a sala de estar o primeiro cinema em casa da sua rua. Televisões que já começam a mostrar “respeito” e que podem exigir um investimento maior.

TV Sony 65" KD65XH9096 Full Array LED Smart TV 4K
TV Sony 65″ KD65XH9096 Full Array LED Smart TV 4K

Smart TV Sony 65″ KD65XH9096 Full Array LED 4K

  • Tamanho: 65 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, Dolby Vision, HDR10, HLG
  • HDMI: 4
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: Android TV
  • Ecrã: Full-Array LED LCD
  • Eficiência Energética: A

Das melhores televisões 4K do mercado. Para os amantes de Sony, esta é uma compra que não pode deixar de ser considerada. Aliás, a própria marca admite, nunca foi tão barato comprar uma TV de 65 polegadas. Com as funcionalidades que oferece, será sempre um verdadeiro troféu em qualquer sala de estar.

Do HDR com 4K X-Reality PRO ao “simples” HDR, este equipamento é ao mesmo tempo uma explosão de imagens realistas e uma incrível gama de cores e som multidimensional. A partir do momento em que o telecomando está ligado, é como se utilizador entrasse no cinema.

No fundo, é a velha máxima: a Sony raramente costuma falhar.

TV LG 65" 65C9PLA OLED Smart TV 4K
TV LG 65″ 65C9PLA OLED Smart TV 4K

Smart TV LG 65″ 65C9PLA OLED 4K

  • Tamanho: 65 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, Dolby Vision, HDR10
  • HDMI: 4
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: WebOs
  • Ecrã: OLED LCD
  • Eficiência Energética: A

Um das grandes ofertas no mercado da Tecnologia OLED 4K. Este equipamento levas as imagens e vídeo a um outro nível. Além de ser das melhores televisões 4K é também das melhores televisões 4K OLED.

Graças ao suporte HDR, o contraste ganhou outra cor e realidade. As cores definem-se e permitem ao utilizador contar cada frame e cada passagem de cena. A seu favor tem ainda para potenciar todas estas valências, o IA ThinQ nativo da Samsung que ajuda a oferecer a derradeira visualização.

As melhores televisões 4K de 75 polegadas até 1100€

Qualidade/preço? Boas televisões de 75 polegadas? Em baixo, é possível encontrar equipamentos que podem ser compras acertadas lá para casa.

TV Samsung 75" UE75TU7105 Smart TV 4K
TV Samsung 75″ UE75TU7105 Smart TV 4K

Smart TV Samsung 75″ UE75TU7105 4K

  • Tamanho: 75 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, HDR 10+
  • HDMI: 2
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: Tizen
  • Ecrã: LED LCD
  • Eficiência Energética: A+

Um dos melhores modelos da Samsung. A qualidade da imagem é tremenda e o melhor de tudo é o som que acompanha todo o sistema.

Por outro lado, sem dúvida, o detalhe e o contraste são o melhor desta TV. O Crystal Display garante uma expressão de cor otimizada, aumentando a nitidez para que existam perdas de detalhe. Seja em videojogos, filmes ou séries.

Quanto à sua IA, oferece todas as valências de um clássico Tizen Samsung. Conteúdos, conectividade ou interface de utilização, tudo é intuitivo e prático neste modelo.

TV Hisense 4K 75B7510
TV Hisense 4K 75B7510

Smart TV Hisense 4K 75B7510

  • Tamanho: 75 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, HDR 10+, Dolby Vision, HLG
  • HDMI: 4
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: VIDAA U 3.0
  • Ecrã: LED LCD
  • Eficiência Energética: A+

Mais uma Hisense nesta lista das melhores televisões 4K. O motivo é simples: a qualidade que apresenta é indiscutível e o preço é um dos melhores do mercado para estas polegadas.

A imagem é um dos pontos fortes da marca para este segmento. Pode não alcançar a qualidade de um ecrã OLED ou QLED, mas não deixa defraudadas as expetativas dos utilizadores. O brilho e definição que apresenta, não fica atrás dos melhores modelos do segmento.

Referir ainda que, a nível estético, esta é outra das televisões que parece que foi pensada para caber em qualquer espaço ou divisão.

As melhores televisões 4K de 85 polegadas até 3000€

Televisões de 85 polegadas se destacam e prometem características diferentes e funcionais, para uma melhor experiência de vídeo e imagem. Ah… e talvez um investimento “à séria”!

TV LG 4K 86SM9000PLA
TV LG 4K 86SM9000PLA

Smart TV LG NanoCell 4K 86SM9000PLA

  • Tamanho: 85 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, Dolby Vision, HDR10
  • HDMI: 4
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: WebOs
  • Ecrã: NanoCell LCD
  • Eficiência Energética: A+

Uma das peças-chave desta televisão é o painel LCD, NanoCell, próprio da LG.

O destaque, por isso, desta televisão de 85 polegadas é a qualidade de imagem e vídeo. Tendo em conta as dimensões destes modelos, nada como oferecer uma imagem real, que permite quase sentir e mergulhar numa experiência de visualização única.

Além disso, tem todos os componentes necessários para rentabilizar o investimento: conectividade HDMI 2.1 de 4 entradas, amplos ângulos de visão e alto desempenho em videojogos, séries e filmes, e um sistema operativo que permite desfrutar de tudo isto de forma rápida e extremamente fácil para o utilizador.

TV Sony 85'' KD-85XG8596 LED Smart TV 4K
TV Sony 85” KD-85XG8596 LED Smart TV 4K

Smart TV Sony 85” KD-85XG8596 LED UltraHD 4K

  • Tamanho: 85 polegadas
  • Resolução: 3840 x 2160 (4K Ultra HD)
  • HDR: Sim, Dolby Vision, HDR10, HLG
  • HDMI: 4
  • Assistentes: Alexa e Google Assistant
  • Smart TV: Android TV
  • Ecrã: LED LCD
  • Eficiência Energética: A

A Sony traz uma das melhores televisões de grande porte.

Em primeiro lugar, utiliza a tecnologia Motionflow de 100 Hz, o que torna a imagem incrivelmente suave. Além disso, incorpora algoritmos para que o utilizador desfrute de uma sensação mais realista quando está a visualizar os seus conteúdos preferidos. Tudo isto, graças ao microprocessador 4K HDR Processor X1 ™, que maximiza os comportamentos dos componentes da imagem e do vídeo.

Por outro lado, é uma das televisões recomendadas para assistir séries e filmes em plataformas de conteúdo, como a Netflix, Amazon Prime, HBO ou Disney+.

Por último, referir que é compatível com a tecnologia de cinema Dolby Digital e tem ChromeCast integrado para poder integrar outros dispositivos.

Conclusão: e a escolha vai para…

Com efeito, todos estes equipamentos até podem ser as melhores televisões 4K do mercado, contudo, todos eles requerem uma atenção e avaliação antes de avançar para a sua compra. Já que existe um grande número de ofertas e modelos disponíveis, nada como realizar uma pesquisa exaustiva.

No final de tudo, o mais importante é mesmo encontrar uma televisão de acordo com as preferências e necessidades identificadas. Uma televisão que, seja ao mesmo tempo funcional e capaz de reproduzir filmes, séries ou outro tipo de conteúdos com alta qualidade de imagem e a retirar máximo partido da tecnologia 4K!

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários