Inicialmente a entrada dos smartwatches no mercado não foi muito bem sucedida. No entanto, com o passar do tempo, os mesmos evoluíram.

Atualmente, estes dispositivos fazem parte do quotidiano de muitos utilizadores, uma vez que apresentam mais funcionalidades, têm mais autonomia, são mais elegantes e inteligentes. 

Em praticamente qualquer smartwatch consegue-se medir os batimentos cardíacos, monitorizar os ciclos de sono, aceder às notificações (email, sms e de outras apps), realizar um acompanhamento de atividade física, usar GPS e muito mais

características que distinguem os modelos mais avançados dos mais comuns, como por exemplo: a presença de microfone e altifalante, os tipos de conectividade, a resistência à água, etc.

Com este desenvolvimento e em simultâneo, aumentaram o número de marcas a criar estes dispositivos. Aliás, há marcas que têm mais do que um modelo de smartwatch no seu portfólio.

Para ajudar o utilizador no processo de escolha, neste artigo encontra-se uma lista com os 10 melhores smartwatches do mercado.

Tabela de Conteúdos

Os 10 melhores smartwatches em 2021: modelos para vários orçamentos

Apple Watch Series 6
Apple Watch Series 6

1. Apple Watch Series 6

Desde a sua primeira versão lançada em 2015, o Apple Watch tornou-se um dos melhores smartwatches disponíveis no mercado. Como tal, escolheu-se um dos modelos da Apple para iniciar a lista, neste caso, o Apple Watch Series 6

O Apple Watch Series 6 é o topo de gama da Apple no que aos relógios inteligentes diz respeito. Este é o smartwatch ideal para quem procura o melhor que a Apple tem para oferecer.

A autonomia deste smartwatch é de até 18 horas. O carregamento é sem fios, tal como nas versões anteriores.

Neste relógio encontram-se várias especificações de topo, tais como: ecrã OLED, acabamentos em materiais de qualidade superior (ex: titânio), várias cores e braceletes, etc.

Tal como seria de esperar num equipamento desta gama, o mesmo encontra-se equipado com GPS e vários sensores, nomeadamente, sensor de ritmo cardíaco ótico e elétrico, altímetro, acelerómetro, sensor de luz ambiente…

É com recurso a estes sensores que se torna possível a monitorização da atividade física e de alguns indicadores de saúde. Resumidamente, consegue-se medir o número de passos totalizado num período, estimar o número de calorias queimadas, controlar o sono, saber o número de batimentos cardíacos e até realizar um eletrocardiograma. 

Além destas funcionalidades, o dispositivo da Apple permite aceder ao email, sms, calendário, outras apps e ainda realizar chamadas através do próprio relógio, uma vez que conta com microfone e altifalante. 

Para assegurar um uso em praticamente todas as circunstâncias, o Apple Watch é resistente à água até 50 metros de profundidade.

Principais especificações Apple Watch Series 6
Autonomia até 18 horas
Sistema Operativo WatchOS 7
Ecrã OLED – 368 x 448 pixels
1.78 ou 1.57 polegadas
GPS Sim
Armazenamento 32GB
Microfone / Altifalante Sim / Sim
Forma carregamento Wireless (sem fios)
Sensores Sensor de ritmo cardíaco elétrico – Eletrocardiograma (ECG)
Sensor de ritmo cardíaco ótico
Altímetro
Acelerómetro
Sensor de luz ambiente
Bússola
Giroscópio
Principais funcionalidades Email
SMS
Controlo Multimídia
Monitor de atividade
Conectividade Bluetooth
Wi-Fi
NFC
LTE – eSim (dados móveis)
Resistência à água até 50 metros
Compatibilidade iOS
Apple Watch SE
Apple Watch SE

2. Apple Watch SE

O Apple Watch SE foi lançado na mesma altura que o Apple Watch Series 6. 

As diferenças entre os modelos existem. No entanto, para quem faz uma pesquisa rápida, as mesmas podem passar despercebidas. A diferença que salta mais à vista é o preço. 

De resto, comparando o Apple Watch SE com o Watch Series 6, os acabamentos do 6 são de qualidade superior e o SE não permite medir o nível de oxigénio no sangue, realizar eletrocardiogramas e ter a tela sempre ativa. 

A nível de hardware, o processador do Watch 6 é mais rápido e suporta redes de Wi-Fi de 2.4 GHz e 5 GHz.

Agora, a questão que cada utilizador deve colocar antes de comprar um destes modelos é: “Irei usufruir destas especificações e funcionalidades?”. Se a resposta for positiva e o orçamento for mais alargado, então a escolha é óbvia: Apple Watch Series 6. 

Em contrapartida, se o utilizador não valorizar assim tanto estes detalhes, o Apple Watch SE é o modelo que apresenta melhor relação preço / qualidade dos modelos mais recentes da marca.

Isto acontece porque as principais funcionalidades e especificações são praticamente iguais nos dois modelos, desde a autonomia, armazenamento, à presença de microfone e altifalante e até aos tipos de conectividade. 

Tal como no Watch Series 6, no SE também é possível colocar o eSim para usar dados móveis. Assim, pode-se usufruir de todas as capacidades do smartwatch independentemente de estar ou não conectado ao smartphone. 

Principais especificações Apple Watch SE
Autonomia até 18 horas
Sistema Operativo WatchOS 7
Ecrã OLED – 324 x 394 pixels
1.78 ou 1.57 polegadas
GPS Sim
Armazenamento 32GB
Microfone / Altifalante Sim / Sim
Forma carregamento Wireless (sem fios)
Sensores Ritmo cardíaco ótico
Altímetro
Acelerómetro
Sensor de luz ambiente
Bússola
Giroscópio
Principais funcionalidades Email
SMS
Controlo Multimídia
Monitor de atividade
Resistência à água até 50 metros
Compatibilidade iOS
Samsung Galaxy Watch 4
Samsung Galaxy Watch 4

3. Samsung Galaxy Watch 4

O Samsung Galaxy Watch 4 é o mais recente e melhor smartwatch da Samsung. 

Equipado com ecrã Super AMOLED e uma série de sensores (cardíaco, GPS, bússola, sensor de luz, etc), a autonomia do Galaxy Watch 4 é de até 40 horas.

No Galaxy Watch 4 também é possível acompanhar o sono, a atividade física e alguns indicadores de saúde, como por exemplo batimento cardíaco e tensão arterial. 

Como também seria de esperar, é possível aceder ao calendário, sms, realizar chamadas e até controlar os Samsung EarBuds.

A capacidade de armazenamento do smartwatch é de 16GB, ou seja, metade da capacidade dos rivais diretos da Apple. 

Relativamente ao design, a Samsung tem duas versões disponíveis: o Watch 4 e o Watch 4 Classic. A primeira é mais simples e desportiva. Em contrapartida, a segunda é mais requintada e adequada para ocasiões mais formais.

Para extrair o máximo deste equipamento, este deve ser utilizado em conjunto com um smartphone Galaxy com Android 7.0 ou superior.

Principais especificações Samsung Galaxy Watch 4
Autonomia até 40 horas
Sistema Operativo Wear OS by Samsung
Ecrã Super AMOLED – 450 x 450 pixels
1.4 ou 1.2 polegadas
GPS Sim
Armazenamento 16GB
Microfone / Altifalante Sim / Sim
Forma carregamento Wireless (sem fios)
Sensores Sensor de ritmo cardíaco ótico
Sensor de ritmo cardíaco elétrico – Eletrocardiograma (ECG)
Sensor PPG – tensão arterial
Altímetro
Acelerómetro
Sensor de luz ambiente
Bússola
Giroscópio
Resistência à água IP68 – 5 ATM
Compatibilidade Android
* compatibilidade máxima requer um Samsung Galaxy com Android 7.0 ou superior
Apple Watch Series 3
Apple Watch Series 3

4. Apple Watch Series 3

Apesar de não ser o modelo mais recente da Apple, o Apple Watch Series 3 é um smartwatch que ainda cumpre grande parte dos requisitos atuais.

O sistema operativo pode ser atualizado até à versão mais recente, o que por si só, significa que é um dispositivo com capacidade de processamento.

Apesar de ter um resolução inferior a nível de pixels, o ecrã é também um OLED, tal como nas versões mais recentes.

O Apple Watch 3 conta com grande parte das especificações presentes no Apple Watch 6 e SE, nomeadamente: microfone, altifalante, carregamentos sem fios, Bluetooth, NFC, Wi-Fi, LTE, controlo multimídia, acesso a notificações, email, sms, monitor de atividade, entre outras…

Com tantas semelhanças, quais são as diferenças? 

Mesmo nas características que são iguais, em muitas delas, foram implementadas melhorias nas versões mais recentes.

O hardware Apple Watches 6 e SE é mais recente, rápido e eficiente quando comparado com o Apple Watch 3. 

O Apple Watch 3 não tem tantas funcionalidades, como por exemplo: realizar eletrocardiogramas, ter a tela sempre ativa, etc.

A nível de armazenamento, o Watch 3 tem capacidade para 8GB e os modelos mais recentes para 32GB.

O design do Apple Watch 3 é um pouco “obsoleto” quando comparado com os mais recentes.Resumindo, o Apple Watch 3 foi escolhido por ser o Apple Watch mais económico atualmente, que continua a apresentar uma excelente desempenho e diversidade de funcionalidades.

Principais especificações Apple Watch Series 3
Autonomia até 18 horas
Sistema Operativo WatchOS 4, mas dá para atualizar para WatchOS 7
Ecrã OLED – 272 x 340 pixels
1.65 polegadas
GPS Sim
Armazenamento 8GB
Microfone / Altifalante Sim / Sim
Forma carregamento Wireless (sem fios)
Sensores Sensor de ritmo cardíaco ótico
Altímetro
Acelerómetro
Sensor de luz ambiente
Bússola
Giroscópio
Conectividade Bluetooth
Wi-Fi
NFC
LTE – eSim (dados móveis)
Resistência à água até 50 metros
Compatibilidade iOS
Samsung Galaxy Watch 3
Samsung Galaxy Watch 3

5. Samsung Galaxy Watch 3

O Samsung Galaxy Watch 3 é um dos melhores smartwatches, sobretudo para utilizadores de Android, apesar deste ser compatível com iOS.

Com um ecrã super AMOLED de 1.4 polegadas, o relógio oferece uma autonomia que se pode prolongar até 40 horas, que concede um maior “conforto e segurança” ao utilizador. 

Tal como seria de esperar num smartwatch de topo, este tem Wi-Fi e Bluetooth. Há ainda a versão que também dispõe de LTE – eSim que faz todo o sentido para os utilizadores que pretendem usufruir a 100% do smartwatch, sem recorrer ao smartphone.

O Samsung Galaxy Watch 3 é dotado de uma série de sensores, nomeadamente: sensor de contacto de frequência cardíaca (elétrico e ótico), sensor PPG para medir a tensão arterial, GPS, entre outros.Outros detalhes interessantes deste smartwatch são o design premium e o botão rotativo. Este botão rotativo facilita bastante a utilização do dispositivo.

Principais especificações Samsung Galaxy Watch 3
Autonomia até 40 horas
Sistema Operativo Tizen OS
Ecrã Super AMOLED – 360 x 360 pixels
1.4 polegadas
GPS Sim
Armazenamento 8GB
Microfone / Altifalante Sim / Sim
Forma carregamento Wireless (sem fios)
Sensores Sensor de ritmo cardíaco ótico
Sensor de ritmo cardíaco elétrico – Eletrocardiograma (ECG)
Sensor PPG – tensão arterial
Altímetro
Acelerómetro
Sensor de luz ambiente
Bússola
Giroscópio
Conectividade Bluetooth
Wi-Fi
NFC
LTE – eSim (dados móveis) * Extra
Resistência à água IP68 – até 50 metros
Compatibilidade Android e iOS
* compatibilidade máxima requer um Samsung Galaxy
Fossil Gen 5
Fossil Gen 5 Fonte: Fossil

6. Fossil Gen 5

O Fossil Gen 5 é um dos melhores smartwatches por diversas razões: bom desempenho, preço e design. 

O desempenho pode não ser de excelência, tal como um Apple Watch ou Galaxy Watch, no entanto, é um dispositivo rápido e com diversas funcionalidades, tais como: GPS, medidor de batimentos cardíacos, acesso às notificações, monitor de atividade e de sono, entre outras.

A nível de conectividade encontram-se o Bluetooth, Wi-Fi e ainda LTE – eSim. Porém, o LTE (dados móveis) só funciona na versão Gen 5 LTE.

O sistema operativo é o Wear OS da Google, tem capacidade para 8GB de armazenamento, um ecrã AMOLED e uma autonomia de até 24 horas.

A nível de design, este é um dos smartwatches com um visual mais próximo dos relógios tradicionais, sobretudo quando usado com bracelete de pele ou aço. Para este design “mais tradicional” também contribuem os 3 botões analógicos que podem ser programados individualmente.

Uma outra vantagem deste smartwatch é que é compatível com iOS e Android. Como nem tudo pode ser positivo, a resistência à água é o ponto fraco deste gadget, uma vez que não deve ser usado para tomar banho ou nadar.

Principais especificações Fossil Gen 5
Autonomia até 24 horas
Sistema Operativo Wear OS by Google
Ecrã AMOLED – 416 x 416 pixels
1.28 polegadas
GPS Sim
Armazenamento 8GB
Microfone / Altifalante Sim / Sim
Forma carregamento Magnético / sem fios
Sensores Sensor de ritmo cardíaco ótico
Altímetro
Acelerómetro
Sensor de luz ambiente
Bússola
Giroscópio
Conectividade Bluetooth
Wi-Fi
LTE – eSim (dados móveis) * Extra
Resistência à água 3 ATM
Compatibilidade iOS e Android
Huawei Watch 3
Huawei Watch 3

7. Huawei Watch 3

Na sétima posição desta lista surge o Watch 3 da Huawei.

O smartwatch da Huawei conta com um display com AMOLED e 1.43 polegadas

Tal como os modelos listados anteriormente, o Huawei funciona com recurso ao toque (touch). Além disso, conta ainda com dois botões: o home (rotativo) e o botão lateral.

O carregamento deste relógio inteligente é sem fios e a autonomia pode atingir as 72 horas, ou seja, 3 dias.  

A nível de conectividade, o melhor smartwatch da Huawei dispõe de Wi-Fi, Bluetooth, NFC e ainda LTEÉ ainda possível encontrar um microfone e altifalante integrados neste relógio. Desta forma, será possível para o utilizador receber e efetuar chamadas, sem recorrer ao smartphone.

A nível de funcionalidades é possível monitorizar a atividade desportiva e controlar indicadores de saúde, como por exemplo,  medir os batimentos cardíacos, estimar as calorias gastas, analisar a qualidade do sono, etc.

O Huawei Watch 3 também permite aceder às notificações de email e sms, aceder à meteorologia, eventos no calendário e muito mais. 

O design deste smartwatch torna-o adequado para qualquer momento e ocasião, principalmente quando o utilizador dispõe de vários tipos de bracelete.

Relativamente à compatibilidade, este dispositivo funciona com iOS e Android. 

Para quem procura uma solução mais económica da Huawei, uma alternativa a este modelo é o Huawei Watch GT 2 Pro.

Principais especificações Huawei Watch 3
Autonomia até 72 horas
Sistema Operativo Wear OS by Google
Ecrã AMOLED – 466 x 466 pixels
1.43 polegadas
GPS Sim
Armazenamento 16GB
Microfone / Altifalante Sim / Sim
Forma carregamento Wireless/ sem fios
Sensores Sensor de ritmo cardíaco ótico
Sensor de temperatura
Acelerómetro
Sensor de luz ambiente
Bússola
Giroscópio
Conectividade Bluetooth
Wi-Fi
NFC
LTE – eSim (dados móveis) * Extra
Resistência à água 5 ATM
Compatibilidade iOS e Android
Xiaomi Mi Watch
Xiaomi Mi Watch

8. Xiaomi Mi Watch

A ocupar a oitava posição desta lista surge o Xiaomi Mi Watch. 

Este smartwatch é uma enorme surpresa, sobretudo quando se analisa as suas especificações em simultâneo com o preço. Pode-se dizer que é um dos melhores smartwatches em relação qualidade / preço. 

O Mi Watch tem um ecrã AMOLED de 1.36 polegadas e uma incrível autonomia de até 16 dias.

O Mi Watch é compatível com iOS e Android através da aplicação móvel da Xiaomi. Com recurso a esta app e ao relógio inteligente é possível monitorizar vários indicadores de saúde e atividade desportiva, incluindo 17 modos fitness e mais de 100 exercícios.

Isto só é possível devido à presença de vários sensores, nomeadamente: sensor de batimento cardíaco, bússola, sensor de luz ambiente, acelerómetro, sensor de oxigénio no sangue SpO2, barómetro e giroscópio.

Como seria de esperar, o smartwatch permite aceder às notificações de sms, email, calendário e outros apps. 

No Mi Watch não se encontra microfone e altifalante. Além disso, a única forma de conectividade disponível é o bluetooth. 

Relativamente ao microfone e altifalante é uma mais pessoal, em que o utilizador é que irá definir a sua importância. 

Na conectividade é que se encontra o maior entrave. Desta forma, o smartwatch só funciona a 100% com o smartphone próximo através do bluetooth

Com o sistema Wi-Fi tornaria o smartwatch mais independente e com LTE totalmente independente. No entanto, se para o utilizador isto não é um problema, o Mi Watch é uma excelente escolha para o dia a dia e para monitorizar a atividade física, isto pelas suas especificações e sobretudo pelo preço.

Principais especificações Xiaomi Mi Watch
Autonomia até 16 dias
Sistema Operativo Xiaomi OS
Ecrã AMOLED – 454 x 454 pixels
1.36 polegadas
GPS Sim
Armazenamento 1GB
Microfone / Altifalante Não / Não
Forma carregamento Wireless/ sem fios
Sensores Sensor de batimentos cardíacos
Acelerómetro
Giroscópio
Bússola
Sensor luz ambiente
Sensor SpO2
Barómetro
Principais Funcionalidades Email
SMS
Controlo Multimídia
Monitor de atividade
Monitor de sono
Conectividade Bluetooth
Resistência à água 5 ATM
Compatibilidade iOS e Android
Oppo Watch
Oppo Watch

9. Oppo Watch

Com um design muito semelhante ao Apple Watch, o Oppo Watch funciona em iOS e Android. 

Equipado com o sistema operativo Wear da Google, o Oppo Watch está disponível em várias versões: com ou sem dados móveis e ainda de duas dimensões de ecrã (1.91 e 1.6 polegadas).

A versão LTE  (com dados móveis) torna o dispositivo mais autónomo. É a escolha ideal para os utilizadores que pretendem usar o smartwatch a 100% sem ter de recorrer ao smartphone.

A diferença entre as versões de 1.91 e 1.6 está na dimensão e resolução do ecrã, na autonomia ainda na resistência à água.

Portanto, para quem pretende tomar banho ou nadar com o smartwatch, a versão indicada é a de 1.91 polegadas.

O relógio inteligente da Oppo tem integrado um microfone e um altifalante. Como tal, este wearable pode ser utilizado para receber e efetuar chamadas. Além disso, também permite rápido acesso a notificações de sms, email, calendário e outras apps

O gadget da Oppo permite ainda medir os batimentos cardíacos, controlar os ciclos de sono, acompanhar a atividade física, entre outras.

Apesar do seu design mais quadrado, este smartwatch adequa-se facilmente a várias ocasiões. Para isso, basta trocar a bracelete e ajustar ao visual pretendido. 

O Oppo Watch é uma solução completa, quase ao nível dos concorrentes premium do mercado, mas a um preço “mais simpático”.

Principais especificações Oppo Watch
Autonomia até 36 horas e até 24 horas
Sistema Operativo Wear OS by Google
Ecrã AMOLED – 402 x 476 ou 320 x 360 pixels
1.91 ou 1.6 polegadas
GPS Sim
Armazenamento 8GB
Microfone / Altifalante Sim / Sim
Forma carregamento Carregamento magnético
Sensores Sensor de ritmo cardíaco ótico
Acelerómetro
Sensor de luz ambiente
Bússola
Giroscópio
Principais Funcionalidades Email
SMS
Controlo Multimídia
Monitor de atividade
Monitor de sono
Conectividade Bluetooth
Wi-Fi
NFC
LTE – eSim (dados móveis) * Extra
Resistência à água 5 ATM ou 3 ATM
Compatibilidade iOS e Android
Garmin Venu 2
Garmin Venu 2

10. Garmin Venu 2

O Garmin Venu 2 foi o relógio escolhido para terminar a lista dos melhores smartwatches. 

O Garmin Venu 2 é indicado para os utilizadores que procuram monitorizar a atividade física de forma inteligente.

A autonomia deste equipamento pode ir até 11 dias em modo smartwatch e 22 horas em modo GPS. Com apenas 10 minutos de carregamento adiciona-se 1 dia útil de bateria ao equipamento em modo smartwatch.

O display é AMOLED de 1.3 polegadas e permite consultar as notificações do smartphone, acompanhar a performance da atividade física e monitorizar alguns indicadores de saúde.

O Garmin Venu 2 destina-se sobretudo para desportistas, uma vez que permite acompanhar a performance em vários ambientes e modalidades, tais como: ginásio e equipamentos fitness, corrida, golfe, ciclismo, natação, etc.

O smartwatch é compatível com iOS e Android e as formas de conectividade disponíveis são o bluetooth, Wi-Fi e ANT+R.

Esta é uma das muitas escolhas premium que se pode realizar para monitorizar a prática desportivo. No entanto, há outros modelos que poderão ser igualmente adequados, como por exemplo: Garmin Forerunner 245 Music, Garmin Forerunner 945, Fitbit Versa 2, etc.

Principais especificações Garmin Venu 2
Autonomia até 11 dias
Sistema Operativo Próprio
Ecrã AMOLED – 416 x 416 pixels
1.3 polegadas
GPS Sim
Armazenamento até 2000 música e 200 horas de dados de atividade
Microfone / Altifalante Não / Não
Forma carregamento Carregamento magnético
Sensores Sensor de ritmo cardíaco ótico
Altímetro
Termométro
Acelerómetro
Sensor de luz ambiente
Bússola
Giroscópio
Aclimatação por oxímetro de pulso
Principais Funcionalidades Email
SMS
Controlo Multimídia
Monitor de atividade
Monitor de sono
Conectividade Bluetooth
Wi-Fi
ANT+R
Resistência à água 5 ATM
Compatibilidade iOS e Android

Resumo

Os modelos apresentados foram escolhidos tendo por base as suas especificações e preço. Há opções para praticamente todos os orçamentos e finalidades, desde o utilizador comum ao desportista avançado. 

No momento de compra de um dispositivo deste tipo, o utilizador deverá saber que tipo de características são essenciais para garantir uma resposta às suas necessidades.

Por exemplo, um utilizador que queira nadar com um smartwatch nunca poderá escolher um modelo com resistência à água de 3ATM.

É por este motivo que a pesquisa de informação é realmente importante e necessária. 

Após determinar as características que o relógio deverá ter, o melhor smartwatch para o utilizador é o que responde melhor às suas necessidades dentro do seu orçamento.

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários