A pele do nosso rosto está na linha da frente de defesa e precisa de cuidados diários, devidamente adequados às suas características.

Um estilo de vida equilibrado e uma rotina de beleza pensada para a sua pele, com os aliados certos, é fundamental para conseguir um rosto iluminado, macio ao toque e com um aspeto saudável.

Limpar, hidratar e proteger são os três passos fundamentais de qualquer rotina de cuidados com a pele do rosto. Já todas lemos sobre isso. E estou certa que a maioria já pôs em prática. Mas, nestas três ações essenciais – limpar, hidratar e proteger -, onde se encaixam os séruns faciais? Aliás, antes disso, o que é afinal um sérum?

Um gel de limpeza, é óbvio. Um creme hidratante, fala por si. Mas um sérum, deixa dúvidas. E, no entanto, aparece em todo o lado: artigos sobre cuidados faciais, recomendações de profissionais, sugestões de bloggers e influencers.

Para ajudar a esclarecer, neste artigo vou deixar toda a informação sobre o que é, para que serve e como se aplica um sérum facial. Além disso, partilho 15 sugestões de séruns para todos os tipos de pele. Interessada? É só continuar a ler!

Tabela de Conteúdos

O que é um sérum facial?

Um sérum distingue-se de um creme de rosto pela textura e pelos ingredientes. É mais fluído, não gorduroso, fácil de espalhar e, por isso, penetra mais rápida e profundamente na pele.

Além disso, regra geral, a sua composição apresenta concentrações elevadas de ingredientes ativos específicos, combatendo diferentes da pele de forma mais eficaz.

Para que serve um sérum facial?

Atualmente, encontramos no mercado séruns para todos os tipos de problemas/necessidades da pele do rosto: anti-rugas, anti-manchas, iluminadores, alisadores, anti-flacidez, entre outros.

Para cada tipo de necessidade/problema, há um sérum com o ingrediente ativo certo:

  • Regra geral, os séruns anti-rugas, para peles mais maduras, são constituídos
    por ácido hialurónico, peptídeos e ácido glicólico;
  • Para uma pele do rosto com problemas de acne, os séruns ideais são
    concentrados em ácido salicílico (para ajudar a fechar os poros), vitamina C (para ajudar a diminuir a inflamação) e retinol (um outro antioxidante que também ajuda a reduzir a inflamação).
  • Para uma pele do tipo oleosa, recomenda-se um sérum à base de vitaminas A, C e E e de ácido salicílico.
  • Quem tem uma pele seca, deve optar por um sérum com ceramidas, ácido hialurónico ou ingredientes naturais, como óleo de jojoba.
Conta Gotas de Sérum Facial
Fonte: Freepik

Como e quando deve ser aplicado?

Por norma, o sérum facial pode ser usado todos os dias, antes do creme hidratante. Porém, é sempre necessário ler o modo de utilização antes de comprar o produto e segui-lo à risca.

Além disso, se tiver uma pele do tipo sensível, o ideal será procurar aconselhamento médico para escolher o sérum certo. Por apresentarem fórmulas concentradas, os séruns podem causar irritação a peles sensíveis.

15 melhores séruns faciais

Opções de séruns para combater os sinais de envelhecimento e revitalizar a pele

Para quem está à procura de criar uma rotina de cuidados com a pele, um sérum é fundamental. Encontrar um sérum que permita combater os sinais de envelhecimento e, consequentemente, revitalizar a pele, requer estar atenta às componentes mais importantes como por exemplo: ácido hialurónico ou glicólico, retinol e muitos mais!

1. Estée Lauder Advanced Night Repair II

Estée Lauder Advanced Night Repair Sérum de Rosto
Estée Lauder Advanced Night Repair Sérum de Rosto

Este sérum Estée Lauder Advanced Night Repair II tem uma ação global contra o envelhecimento da pele do rosto.

O ingrediente principal é o ácido hialurónico, que atua como hidratante da pele, pois, ao ajudar a reter a água, contribui para fixar a humidade necessária na epiderme, garantindo que funções como a renovação celular e a síntese de colagénio acontecem na perfeição. É, por isso, um dos ingredientes mais poderosos na cosmética para peles maduras.

2. Caudalie Sérum Facial Premier Cru

Caudalie Sérum Facial Premier Cru
Caudalie Sérum Facial Premier Cru

Composto por um complexo patenteado, o Caudalie Sérum Facial Premier Cru revitaliza a pele e atenua os sinais de envelhecimento.  Este é um dos melhores cremes e séruns para peles maduras pois na sua composição, encontramos:

  • Resveratrol e ácido hialurónico: para uma ação refirmante da pele;
  • Viniferine: para um efeito radiante, antimanchas;
  • Polifenóis: antioxidantes, antiarrugas;
  • Vinolevure: hidratante, fortificante;
  • Peónia branca: devolve o brilho e uniformidade à pele.

3. Vichy Mineral 89 Sérum Facial

Vichy Mineral 89 Sérum Facial Concentrado
Vichy Mineral 89 Sérum Facial Concentrado

Leve e fresco, o sérum Mineral 89 da Vichy combate o envelhecimento e a desidratação da pele causados pelo stress, fadiga e fatores externos, como a poluição, raios UV e mudanças de clima.

De ação fortificante, reforça a barreira cutânea e aumenta a resistência para uma pele mais hidratada, tonificada e radiante. Além disso, como contém Água Termal Mineralizante a 89% e ácido hialurónico, melhora a hidratação e reforça a barreira cutânea, deixando a pele tonificada e protegida.

4. Nivea Pearls Q10 Power

Nivea Q10 Plus Firming Serum
Nivea Q10 Plus Firming Serum

Com Q10, uma coenzima com propriedades antioxidantes, e creatina, o Nivea Q10 Plus Firming Serum ajuda a reduzir as rugas e a dar firmeza à pele. Além disso, garante uma hidratação profunda e prolongada, sobretudo quando combinado com o creme hidratante de dia e de noite.

Melhores séruns para combater manchas de pigmentação

5. Caudalie Vinoperfect Sérum Anti-Manchas

Caudalie Vinoperfect Sérum Anti-Manchas
Caudalie Vinoperfect Sérum Anti-Manchas

O Sérum Luminosidade Antimanchas Vinoperfect da Caudelie previne o aparecimento de manchas e atua sobre o todo o tipo de hiperpigmentação já existente: provocada pelo sol, acne, envelhecimento, melasma. Ajuda a uniformizar a tez, torna a pele mais luminosa e, para além disso, tem uma fragrância fresca e subtil.

6. Eucerin Anti-Pigment Sérum Anti-Manchas

Eucerin Anti-Pigment Sérum Anti-manchas de Pigmentação
Eucerin Anti-Pigment Sérum Anti-manchas de Pigmentação

Este sérum facial anti-manchas combina tiamidol e ácido hialurónico para uma ação despigmentante, hidratante e regeneradora.

O Eucerin Anti-Pigment Sérum Anti-manchas de Pigmentação  para além de atuar nas manchas já existentes, previne a formação de novas e adapta-se a qualquer tipo de mancha.

7. La Roche Posay Pigmentclar

La Roche Posay Pigmentclar Sérum Facial Anti-Manchas
La Roche Posay Pigmentclar Sérum Facial Anti-Manchas

Especialmente indicado para o tratamento de manchas escuras e imperfeições resultantes da pigmentação, este sérum tem uma ação esfoliante suave que deixa a pele uniforme e fresca.

Na sua composição o sérum La Roche Posay Pigmentclar apresenta um complexo de phe-resorcinol, ginko e ácido ferúlico, lha e niaciamida, ingredientes poderosos, que melhoram a textura da pele.

Para quem tem uma pele do tipo oleosa, com imperfeições

8. SVR Sebiaclear Sérum

SVR Sebiaclear Sérum
SVR Sebiaclear Sérum

Com gluconolactona e niacinamida, que suavizam a pele, ácido hialurónico, que hidrata, o sérum SVR Sebiaclear contém extratos naturais, que protegem a pele dos radicais livres e dos danos provocados por fatores externos, como a poluição.

Este sérum atua como um reparador de ação profunda e abrangente.

9. Estée Lauder Idealist Sérum Facial

Estée Lauder Idealist Sérum Facial Redução dos Poros
Estée Lauder Idealist Sérum Facial Redução dos Poros

Ideal para peles com imperfeições e poros dilatados, este sérum da Estée Lauder deixa a pele matificada, uniforme e iluminada. Na sua composição, destacam-se a glucosamina e os extratos naturais de amoreira e castanheiro.

10. La Roche Posay Effaclar Ultra Concentrated

La Roche Posay Effaclar Ultra Concentrated
La Roche Posay Effaclar Ultra Concentrated

Especialmente formulado para quem sofre de acne na vida adulta, este sérum apresenta uma fórmula poderosa, que combate as imperfeições persistentes e ajuda a renovar a pele.

O sérum La Roche Posay Effaclar Ultra Concentrated é rico em ácidos esfoliantes que têm a capacidade de remover a camada mais externa das células mortas e estimular a renovação celular. Combina ainda niacinamida, ácido salicílico e água termal para reduzir a irritação e deixar a pele com um aspeto uniforme e liso.

11. Uriage Hyseac

Uriage Hyseac Sérum Renovador
Uriage Hyseac Sérum Renovador

A Uriage concentrou neste sérum ultra-leve um complexo Queratorregulador AHA (ácido málico, lático e glicólico]), extrato de pore refinly e água termal. O Uriage Hyseac Sérum Renovador tem ingredientes eficazes no combate das imperfeições da pele e que a deixam hidratada e suave, proporcionando uma sensação de conforto.

Serúns para quem quer uma pele radiante, sem sinais de fadiga

12. Nuxe Super Sérum

Nuxe Super Sérum 10 Concentrado Antienvelhecimento
Nuxe Super Sérum 10 Concentrado Antienvelhecimento

Formulado à base de óleos naturais, ácidos gordos essenciais e ácido hialurónico, o Super Sérum da Nuxe ajuda a combater os sinais de fadiga, deixando a pele iluminada, macia e profundamente hidratada.

13. Filorga C-Recover

Filorga C-Recover Antifadiga Sérum de Rosto
Filorga C-Recover Antifadiga Sérum de Rosto

Filorga C-Recover Antifadiga é um sérum anti-fadiga, com uma ação hidratante e protetora prolongada. A Vitamina C pura (8%) que apresenta na sua composição ajuda a revitalizar e a realçar a luminosidade da pele. Além disso, tem uma ação antioxidante e potencia a produção de colagénio.

14. Lancôme Advanced Génifique Youth Activator

Lancôme Advanced Génifique Sérum Rejuvenescedor
Lancôme Advanced Génifique Sérum Rejuvenescedor

Este sérum da Lancôme é verdadeiramente rejuvenescedor. Com uma fórmula componente patenteada, apelidada de “youth activator”, ilumina, reafirma e restaura a elasticidade da pele. De consistência leve, assegura a absorção rápida pela pele, preparando o rosto para a aplicação do seu creme hidratante habitual.

15. La Roche Posay Pure Vitamin C10

La Roche Posay Pure Vitamin C10
La Roche Posay Pure Vitamin C10

Altamente concentrado em vitamina C pura, o sérum La Roche Posay Pure Vitamin C10 tem na sua composição ácido salicílico e neurosensine. Esta fórmula da La Roche Posay ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento, a eliminar as células mortas e a revelar toda a luminosidade da pele.

Conclusão

E assim percebemos que há séruns para rosto que servem para todos os gostos e finalidades e que o sérum certo pode ser o seu melhor aliado na correção de um problema específico da sua pele do rosto. O que realmente importa é escolher um sérum seja adequado ao seu tipo de pele, tendo em conta a necessidade a que pretende dar resposta.

Se não conhecer muito bem a sua pele, antes de escolher um sérum, consulte o seu dermatologista, que será capaz de a ajudar a selecionar o produtos certo para o seu tipo de pele.

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários