A pele do nosso rosto está na linha da frente de defesa e precisa de cuidados diários, devidamente adequados às suas características.

Um estilo de vida equilibrado e uma rotina de beleza pensada para a sua pele, com os aliados certos, é fundamental para conseguir um rosto iluminado, macio ao toque e com um aspeto saudável.

Limpar, hidratar e proteger são os três passos fundamentais de qualquer rotina de cuidados com a pele do rosto. Já todas lemos sobre isso. E estou certa que a maioria já pôs em prática. Mas, nestas três ações essenciais – limpar, hidratar e proteger -, onde se encaixam os séruns faciais? Aliás, antes disso, o que é afinal um sérum?

Para ajudar a esclarecer, neste artigo vou deixar toda a informação sobre o que é, para que serve e como se aplica um sérum facial. Além disso, partilho 15 sugestões dos melhores séruns para todos os tipos de pele. Interessada? É só continuar a ler!

Tabela de Conteúdos

Os 15 melhores séruns faciais para todos os tipos de pele

Melhores séruns para combater sinais de envelhecimento e revitalizar a pele

Para quem está à procura de criar uma rotina de cuidados com a pele, um sérum é fundamental. Encontrar um sérum que permita combater os sinais de envelhecimento e, consequentemente, revitalizar a pele, requer estar atenta às componentes mais importantes como por exemplo: ácido hialurónico ou glicólico, retinol e muitos mais!

1. Estée Lauder Advanced Night Repair II

Sérum para Rosto Estée Lauder Advanced Night Repair
Estée Lauder Advanced Night Repair

O sérum Estée Lauder Advanced Night Repair II tem uma ação global contra o envelhecimento da pele do rosto.

O ingrediente principal é o ácido hialurónico, que atua como hidratante da pele, pois, ao ajudar a reter a água, contribui para fixar a humidade necessária na epiderme, garantindo que funções como a renovação celular e a síntese de colagénio acontecem na perfeição.

Este é um dos ingredientes mais poderosos na cosmética para peles maduras e, por causa dele, torna este um dos melhores séruns para o rosto.

2. Caudalie Sérum Facial Premier Cru

Sérum Facial Caudalie Premier Cru
Caudalie Premier Cru

Composto por um complexo patenteado, o Caudalie Sérum Facial Premier Cru revitaliza a pele e atenua os sinais de envelhecimento. Este é um dos melhores produtos para peles maduras, pois na sua composição, encontramos:

  • Resveratrol e ácido hialurónico: para uma ação refirmante da pele;
  • Viniferine: para um efeito radiante, antimanchas;
  • Polifenóis: antioxidantes, antirrugas;
  • Vinolevure: hidratante, fortificante;
  • Peónia branca: devolve o brilho e uniformidade à pele.

3. Vichy Mineral 89 Sérum Facial

Sérum Facial Concentrado Vichy Mineral 89
Vichy Mineral 89 Sérum Facial Concentrado

Leve e fresco, o sérum Mineral 89 da Vichy combate o envelhecimento e a desidratação da pele causados pelo stress, fadiga e fatores externos, como a poluição, raios UV e mudanças de clima.

De ação fortificante, reforça a barreira cutânea e aumenta a resistência para uma pele mais hidratada, tonificada e radiante. Além disso, como contém Água Termal Mineralizante a 89% e ácido hialurónico, melhora a hidratação e reforça a barreira cutânea, deixando a pele tonificada e protegida.

4. Nivea Pearls Q10 Power

Sérum Anti-Rugas Nivea Q10 Power Pearls
Nivea Q10 Power Antirrugas Sérum Pearls

O Nivea Q10 Power é um dos melhores séruns para o rosto, pois contém Q10, uma coenzima com propriedades antioxidantes e creatina, que ajuda a reduzir as rugas e a dar firmeza à pele. Além disso, garante uma hidratação profunda e prolongada, sobretudo quando combinado com o creme hidratante de dia e de noite.

Melhores séruns para combater manchas de pigmentação

5. Caudalie Vinoperfect Sérum Antimanchas

Sérum Antimanchas Caudalie Vinoperfect
Caudalie Vinoperfect Sérum Antimanchas

O Sérum Vinoperfect da Caudelie previne o aparecimento de manchas e atua sobre o todo o tipo de hiperpigmentação já existente: provocada pelo sol, acne, envelhecimento, melasma. Ajuda a uniformizar a tez, torna a pele mais luminosa e, além disso, tem uma fragrância fresca e subtil.

6. Eucerin Anti-Pigment Sérum Anti-Manchas

Sérum Antimanchas de Pigmentação Eucerin Anti-Pigment
Eucerin Anti-Pigment Sérum

Este sérum facial antimanchas combina tiamidol e ácido hialurónico para uma ação despigmentante, hidratante e regeneradora.

O Eucerin Anti-Pigment Sérum é um dos melhores séruns para o rosto, pois, para além de atuar nas manchas já existentes, previne a formação de novas e adapta-se a qualquer tipo de mancha.

7. La Roche Posay Pigmentclar

Sérum Facial Anti-Manchas La Roche Posay Pigmentclar
La Roche Posay Pigmentclar Sérum Facial Anti-Manchas

Especialmente indicado para o tratamento de manchas escuras e imperfeições resultantes da pigmentação, este sérum tem uma ação esfoliante suave que deixa a pele uniforme e fresca.

Na sua composição o sérum La Roche Posay Pigmentclar apresenta um complexo de phe-resorcinol, ginko e ácido ferúlico, lha e niaciamida, ingredientes poderosos, que melhoram a textura da pele.

Para quem tem uma pele do tipo oleosa, com imperfeições

8. SVR Sebiaclear Sérum

Sérum SVR Sebiaclear
SVR Sebiaclear Sérum

Com gluconolactona e niacinamida, que suavizam a pele, ácido hialurónico, que hidrata, o sérum SVR Sebiaclear contém extratos naturais, que protegem a pele dos radicais livres e dos danos provocados por fatores externos, como a poluição.

Este é um dos melhores séruns para rostos com imperfeições, pois atua como um reparador de ação profunda e abrangente.

9. Estée Lauder Idealist Sérum Facial

Sérum Facial Redução dos Poros Estée Lauder Idealist
Sérum Facial Redução dos Poros Estée Lauder Idealist

Ideal para peles com imperfeições e poros dilatados, este sérum da Estée Lauder deixa a pele matificada, uniforme e iluminada. Na sua composição, destacam-se a glucosamina e os extratos naturais de amoreira e castanheiro.

10. La Roche Posay Effaclar Ultra Concentrated

Sérum para Rosto La Roche Posay Effaclar Ultra Concentrated
La Roche Posay Effaclar Ultra Concentrated

Especialmente formulado para quem sofre de acne na vida adulta, este sérum apresenta uma fórmula poderosa, que combate as imperfeições persistentes e ajuda a renovar a pele.

O sérum La Roche Posay Effaclar Ultra Concentrated é rico em ácidos esfoliantes que têm a capacidade de remover a camada mais externa das células mortas e estimular a renovação celular. Combina ainda niacinamida, ácido salicílico e água termal para reduzir a irritação e deixar a pele com um aspeto uniforme e liso.

11. Uriage Hyseac

Sérum Renovador Uriage Hyseac
Uriage Hyseac Sérum Renovador

A Uriage concentrou neste sérum ultra-leve um complexo Queratorregulador AHA (ácido málico, lático e glicólico), extrato de pore refinly e água termal. O Uriage Hyseac Sérum Renovador tem ingredientes eficazes no combate das imperfeições da pele e que a deixam hidratada e suave, proporcionando uma sensação de conforto.

Melhores serúns para uma pele radiante, sem sinais de fadiga

12. Nuxe Super Sérum

Sérum para Rosto Concentrado Antienvelhecimento Nuxe Super Sérum 10
Nuxe Super Sérum 10 Concentrado Antienvelhecimento

Formulado à base de óleos naturais, ácidos gordos essenciais e ácido hialurónico, o Super Sérum da Nuxe é um dos melhores séruns para rosto para ajudar no combate dos sinais de fadiga, deixando a pele iluminada, macia e profundamente hidratada.

13. Filorga C-Recover

Sérum de Rosto <yoastmark class=

Filorga C-Recover Antifadiga é um sérum antifadiga, com uma ação hidratante e protetora prolongada. A Vitamina C pura (8%) apresentado na sua composição ajuda a revitalizar e a realçar a luminosidade da pele. Além disso, tem uma ação antioxidante e potencia a produção de colagénio.

14. Lancôme Advanced Génifique Youth Activator

Sérum Rejuvenescedor Lancôme Advanced Génifique
Lancôme Advanced Génifique Sérum Rejuvenescedor

Este sérum da Lancôme é verdadeiramente rejuvenescedor. Com uma fórmula componente patenteada, apelidada “youth activator”, ilumina, reafirma e restaura a elasticidade da pele. De consistência leve, assegura a absorção rápida pela pele, preparando o rosto para a aplicação do seu creme hidratante habitual.

15. La Roche Posay Pure Vitamin C10

Sérum de Rosto La Roche Posay Pure Vitamin C10
La Roche Posay Pure Vitamin C10

Altamente concentrado em vitamina C pura, o sérum La Roche Posay Pure Vitamin C10 tem na sua composição ácido salicílico e neurosensine. Esta fórmula da La Roche Posay ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento, a eliminar as células mortas e a revelar toda a luminosidade da pele.

Perguntas frequentes sobre séruns para o rosto

Atualmente, encontramos no mercado séruns para todos os tipos de problemas/necessidades da pele do rosto: antirrugas, antimanchas, iluminadores, alisadores, antiflacidez, entre outros.

Para cada tipo de necessidade/problema, há um sérum com o ingrediente ativo certo:

  • Regra geral, os séruns antirrugas, para peles mais maduras, são constituídos
    por ácido hialurónico, peptídeos e ácido glicólico;
  • Para uma pele do rosto com problemas de acne, os séruns ideais são
    concentrados em ácido salicílico (para ajudar a fechar os poros), vitamina C (para ajudar a diminuir a inflamação) e retinol (outro antioxidante que também ajuda a reduzir a inflamação).
  • Para uma pele do tipo oleosa, recomenda-se um sérum à base de vitaminas A, C e E e de ácido salicílico.
  • Quem tem uma pele seca, deve optar por um sérum com ceramidas, ácido hialurónico ou ingredientes naturais, como óleo de jojoba.

Por norma, o sérum facial pode ser usado todos os dias, antes do creme hidratante. Porém, é sempre necessário ler o modo de utilização antes de comprar o produto e segui-lo à risca.

Além disso, quem tiver uma pele do tipo sensível, o ideal será procurar aconselhamento médico para escolher o sérum certo. Por apresentarem fórmulas concentradas, os séruns podem causar irritação a peles sensíveis.

Conclusão

E assim percebemos que há séruns para rosto que servem para todos os gostos e finalidades e que o sérum certo pode ser o seu melhor aliado na correção de um problema específico da sua pele do rosto. O que realmente importa é escolher um sérum seja adequado ao seu tipo de pele, tendo em conta a necessidade a que pretende dar resposta.

Se não conhecer muito bem a sua pele, antes de escolher um sérum, consulte o seu dermatologista, que será capaz de a ajudar a selecionar os produtos certo para o seu tipo de pele.

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários