A corrida é um dos exercícios escolhidos por muitos como forma de manter o corpo ativo e a mente sã. Em Portugal existem cada vez mais praticantes da modalidade, o que leva a um conhecimento cada vez maior sobre a importância de escolher as melhores sapatilhas para correr, para cada estilo de passada e terreno, é imprescindível, tanto para a saúde como para a performance.

Para os praticantes mais frequentes, as condições climatéricas não são de extrema relevância. Faça chuva ou faça sol, desde que acompanhados dos equipamentos de corrida certos, o momento de sair à rua para correr é um dos pontos altos do dia.

A pensar nos praticantes de running, foi criada esta lista com as melhores sapatilhas de corrida, onde foram analisadas características como tipo de utilização e orçamentos.

Tabela de Conteúdos

As melhores sapatilhas para cada tipo de corrida

As melhores sapatilhas para correr em estrada

1. New Balance Fresh Foam X 880V14

Sapatilhas Corrida New Balance Fresh Foam X 880v14
New Balance Fresh Foam X 880v14

Principais características:

  • Tipo de Corrida: Baixa intensidade, longas distâncias
  • Tipo de Passada: Neutra
  • Peso: 270 gramas
  • Drop: 8 mm

As New Balance 880V14 são o modelo ideal para quem está a começar na modalidade e, para quem procura umas sapatilhas para fazer todos aqueles treinos de baixa intensidade e até mesmo para correr longas distâncias.

A entressola tem bastante espuma, com 29mm no calcanhar e 21 no antepé, que tornam a sapatilha muito confortável. A durabilidade da sola exterior é excelente e é garantido que dure mais de 600km. (Com uma versão anterior, corri mais de 700km).

É uma sapatilha estável, no entanto, não é indicada para quem sofre de pronação ou supinação dos pés.

O único ponto negativo deste modelo é a parte superior, que por ser um tecido mais grosso, não é tão respirável, fazendo com que o pé aqueça e pode até causar algum desconforto.

2. Hoka One One Clifton 9

Sapatilhas Corrida Hoka Clifton 9
Hoka Clifton 9

Principais características:

  • Tipo de Corrida: Baixa intensidade, longas distâncias, corridas mais rápidas
  • Tipo de Passada: Neutra
  • Peso: 248 gramas
  • Drop: 5 mm

As Hoka Clifton 9 são também indicadas para corridas diárias de baixa intensidade e para longas distâncias, mas tem a vantagem de responderem bem quando é preciso acelerar o passo, algo que não acontece com todas as sapatilhas indicadas para os kms diários.

Em comparação com a versão anterior, a entressola cresceu para 32mm no calcanhar e 27 no antepé, mas não significa que ficou mais pesada. Pelo contrário, ainda perdeu 4 gramas. Em termos de durabilidade da sola exterior não há nada a apontar, são sapatilhas preparadas para “comer” muitos kms.

A sapatilha é indicada para atletas com passada neutra e a geometria ainda beneficia aqueles que aterram com a parte da frente do pé.

Na minha opinião, são as melhores sapatilhas no que toca a versatilidade e, se só pudesse escolher uma sapatilha para corrida, seria a Clifton. Em 4 anos de corrida, já percorri mais 900km no modelo Clifton.

3. Asics Novablast 4

Sapatilhas de Corrida Asics Novablast 4
Asics Novablast 4

Principais características:

  • Tipo de Corrida: Baixa intensidade, longas distâncias, treinos intervalados ou velocidade
  • Tipo de Passada: Neutra
  • Peso: 260 gramas
  • Drop: 8 mm

Este modelo, lançado originalmente em 2020, rapidamente tornou-se uma das melhores sapatilhas de corrida do mercado e a última versão veio solidificar ainda mais a sua posição.

As Novablast são um autêntico canivete suíço das sapatilhas. São tão versáteis que dão para tudo, desde corridas de baixa intensidade, longas distâncias até treinos intervalados ou velocidade.

O último modelo teve direito a pequenas mudanças, mas que fazem muita diferença. A parte superior é composta por um novo tecido que é mais leve e mais respirável, tornando a sapatilha mais confortável.

A entressola, composta por FF Blast Plus ECO, está mais alta, com 41,5mm de altura no calcanhar e 33,5mm no antepé. Já a sola exterior é feita de outro material que confere mais aderência ao chão, um problema que surgiu na versão anterior.

Embora tenha mais espuma debaixo do pé, a estabilidade foi melhorada. Ainda assim, dentro das sapatilhas neutras, há modelos mais estáveis.

A principal desvantagem da Novablast 4 é o tamanho, por ser uma sapatilha longa é importante experimentar, pois pode ficar bem à volta do pé, mas depois sobrar espaço na biqueira ou, vice-versa.

4. Saucony Endorphin Speed 4

Sapatilhas Corrida Saucony Endorphin Speed 4
Saucony Endorphin Speed 4

Principais características:

  • Tipo de Corrida: Treinos intervalados, velocidade, provas
  • Tipo de Passada: Neutra
  • Peso: 233 gramas
  • Drop: 8 mm

As Saucony Endorphin Speed 4 são as primeiras desta lista de melhores sapatilhas de corrida voltadas para quem procura velocidade. São também o primeiro modelo com placa, que ajuda a dar mais propulsão.

Com uma entressola feita de PWRRUN PB, é uma sapatilha com amortecimento, mas responsiva. O retorno de energia em cada passada é ótimo, e isto deve-se à placa de nylon contida na entressola. O modelo mantém os 36mm e 28mm de espuma no calcanhar e antepé respetivamente, do antecessor.

Esta nova versão recebe uma parte superior redesenhada, que não é tão espaçosa e segura melhor o pé. Isto fez com que a sapatilha ficasse mais pesada, cerca de 30 gramas, quando comparada com a versão anterior.

5. Nike Vaporfly 3

Sapatilhas Corrida Nike Vaporfly 3
Nike Vaporfly 3

Principais características:

  • Tipo de Corrida: Provas
  • Tipo de Passada: Neutra
  • Peso: 204 gramas
  • Drop: 8 mm

É impossível falar nas melhores sapatilhas de corrida e não falar nas Nike Vaporfly. Afinal de contas, é um modelo que está ligado a fantásticas performances nas maratonas pelo mundo fora. Inclusive levou a algumas controvérsias com a federação mundial de atletismo.

Esta nova versão da sapatilha com placa de carbono veio aprimorar o que já era uma ótima opção voltada para provas como a maratona.

As principais mudanças surgem na parte superior e na geometria da entressola. Na parte superior, o Flyknit torna a sapatilha extremamente respirável sem descurar na forma como abraça o pé e, traz ainda um calcanhar mais acolchoado que confere mais conforto.

A entressola é composta por espuma ZoomX, com 40mm e 32mm de altura no calcanhar e antepé respetivamente. Em combinação com a placa de carbono, estas sapatilhas impulsionam qualquer um para a vitória.

O problema das Vaporfly, para além do preço, é a durabilidade limitada. São feitas para prova e, quase exclusivamente para isso.

6. Asics Gel-Kayano 30

Sapatilhas Corrida Asics Gel-Kayano 30
Asics Gel-Kayano 30

Principais características:

  • Tipo de Corrida: Baixa intensidade, longas distâncias
  • Tipo de Passada: Sobrepronação
  • Peso: 303 gramas
  • Drop: 10 mm

Para quem necessita de sapatilhas de corrida com estabilidade, não há que enganar com as Asics Gel-Kayano. A trigésima versão do modelo traz muitas novidades e, uma grande mudança de visual.

Este modelo é principalmente indicado para quem aterra primeiro com a parte exterior do pé e só depois pousa a parte interior. De forma a combater isto, as sapatilhas têm uma peça de espuma mais macia localizada na zona do arco do pé. Juntamente, com o bisel do calcanhar maior, isto ajuda a guiar o pé e confere uma passada mais “normal”.

A entressola está maior, tem 40mm de altura no calcanhar e 30mm no antepé e é composta por FF Blast Plus ECO. Apesar da entressola ter crescido tanto, o peso é quase igual ao do antecessor. Isto torna-a muito confortável. A sola exterior cobre a sapatilha na totalidade e dá-lhe durabilidade para muitos kms.

A contrapartida destas sapatilhas de estabilidade é não serem versáteis. São indicadas para kms diários e de baixa intensidade e não respondem bem a passadas mais rápidas.

As melhores sapatilhas para correr em Trail

7. Hoka One One Speedgoat 5

Sapatilhas Trail Hoka Speedgoat 5
Hoka Speedgoat 5

Principais características:

  • Tipo de Corrida: Longas distâncias, trails técnicos, baixa intensidade
  • Tipo de Passada: Neutra
  • Peso: 291 gramas
  • Drop: 4 mm

As Hoka Speedgoat são possivelmente uma das melhores sapatilhas de trail e também das mais populares. Chamadas assim em homenagem a um dos ultramaratonistas mais influentes de sempre, Karl “Speedgoat” Metzler.

Estas sapatilhas são muito versáteis e esta última versão vem fazer apenas algumas melhorias. As principais fazem-se notar na parte superior, mas também na sola exterior.

A parte superior foi redesenhada e torna a sapatilha mais maleável e mais confortável.

Na entressola não há mudanças, a mesma mantém altura de 33mm no calcanhar e 29mm no antepé, que mantém o conforto, mas também permite sentir o trilho. A sola exterior recebe um novo padrão de lugs Vibram capaz de desempenhar em qualquer condição.

O que pode não agradar a todos os utilizadores é o formato da biqueira, pois é mais estreita que outros modelos de sapatilhas de trail.

8. New Balance Trail Fresh Foam X Hierro V7

Sapatilhas Trail New Balance Fresh Foam X Hierro v7
New Balance Fresh Foam X Hierro v7

Principais características:

  • Tipo de Corrida: Baixa intensidade, trilhos menos técnicos, longas distâncias
  • Tipo de Passada: Neutra
  • Peso: 318 gramas
  • Drop: 8 mm

Para quem está a começar a correr nos trilhos ou está a transacionar de corrida de estrada para trilho, as New Balance Hierro V7 podem ser a solução ideal.

Esta última versão é mais leve, cerca de 20 gramas, mais elegante e resolve alguns problemas existentes na iteração anterior.

A entressola cresce para 29mm no calcanhar e 21mm no antepé. Ainda assim, a espuma do antepé parece pouca e fina. A nova sola exterior Vibram melhorou bastante a aderência, algo que não pode falhar nos trilhos.

A parte superior, feita de malha, está mais respirável, no entanto, continua a aquecer bastante o pé, e pode causar desconforto.

9. Altra Lone Peak 8

Sapatilhas Trail Altra Lone Peak 8
Altra Lone Peak 8

Principais características:

  • Tipo de corrida: longas distâncias
  • Tipo de passada: neutra
  • Peso: 303 grama
  • Drop: 0mm

A Altra tem vindo a ganhar bastantes fãs no mundo da corrida com as suas sapatilhas de drop 0. Isto significa que a altura da espuma do calcanhar é igual à do antepé.

Dentro do mundo do trail um dos modelos mais conhecidos é o Lone Peak. Nesta última iteração a marca decidiu não fazer grandes alterações a uma fórmual bem sucessida.

A entressola tem uma altura de 25mm e funciona bem para as kms fáceis e de baixa intensidade, mas também para terrenos mais acidentados. No entanto, a sola exterior deixa a desejar. É pouco eficaz em condições molhadas e desgasta-se com facilidade.

A parte superior é composta por um material resistente e que abraça bem o pé. Característico da marca, tem também uma biqueira larga que permite ao pé assumir a posição natural.

10. Hoka Tecton X2

Sapatilhas Trail Hoka Tecton X2
Hoka Tecton X2

Principais características:

  • Tipo de corrida: Provas de trail, terreno misto (estrada/trail), terreno técnico
  • Tipo de passada: Neutra
  • Peso: 252 gramas
  • Drop: 5mm

Apesar de já existirem sapatilhas com placas de carbono há alguns anos, só mais recentemente é que a tecnologia começou a surgir em sapatilhas de trail. A Hoka Tecton X2 é exatamante isso.

Este modelo foi especialmente desenhado para passada rápida e as duas placas de carbono em paralelo proporcionam um ótimo retorno de energia e impulsionam o corredor para a frente.

A entressola tem 32mm e 27mm no calcanhar e no antepé respetivamente, e é composta por ProflyX. Este material confere bastante conforto e versatilidade, e acaba por funcionar em todo tipo de terreno, inclusive estrada. A sola exterior funciona muito bem, até nos terrenos mais acidentados.

Na parte superior, a marca decidiu não mexer muito e apenas corrigiu alguns pontos. A zona do calcanhar foi melhorada e dá mais segurança, sobretudo no tornozelo.

O único ponto negativo mais evidente neste modelo é o preço. Cerca de 220€ é um investimento elevado para uma sapatilha de trail.

11. New Balance Fresh Foam X More Trail V3

Sapatilhas Trail New Balance Fresh Foam X More Trail v3
New Balance Fresh Foam X More Trail v3

Principais características:

  • Tipo de corrida: Todo o terreno, baixa intensidade, longa distância
  • Tipo de passada: Neutra
  • Peso: 322 gramas
  • Drop: 4mm

Para quem procura o máximo conforto nos trilhos a resposta é: Fresh Foam X More Trail V3.

Com uma entressola com 40mm de espuma Fresh Foam X no calcanhar e 36mm no antepé, parece que corremos sobre nuvens. E, apesar de serem umas sapatilhas altas, são bastante estáveis. Por um lado levam tudo à frente, mas por outro, não conferem tanta sensação do chão.

A sola exterior é capaz de lidar com uma grande variedade de terrenos, inclusive lama. Só fica áquem em superfícies molhadas, talvez porque os lugs são bastante grandes.

A parte superior é bastante espaçosa e acomoda mesmo aqueles pés mais largos. E mesmo com todo esse espaço, segura bem o pé durante a corrida sem haver deslizes. E ao contrário da Hierro V7, a malha é mais respirável e não aquece o pé.

12. Asics Trabuco Max 3

Sapatilhas Trail Asics Trabuco Max 3
Asics Trabuco Max 3

Principais características:

  • Tipo de corrida: Todo o terreno, longa distância
  • Tipo de passada: Neutra
  • Peso: 298 gramas
  • Drop: 5mm

As Asics Trabuco Max 3 são outra opção para que prioriza o conforto nos trilhos, acima de tudo.

Com uma entressola alta, composta por espuma FF Blast Plus, confere imenso conforto durante a corrida, e entra no mesmo segmento das sapatilhas anteriores. Apesar de tudo é uma sapatilha leve para a quantidade de espuma que separa o pé do chão.

A sola exterior cobre na totalidade a base, de forma a proteger o pé de pedras que se cruzem no caminho.

A parte superior é feita de malha técnica respirável que ajuda a manter o pé fresco até nas corrida mais distantes.

Importância das sapatilhas de corrida certas

Para alguns praticantes de corrida a escolha das sapatilhas passa por características como o aspeto e o conforto. No entanto, é necessário ter em conta também o tipo de passada do praticante.

Escolher o modelo certo passa por analisar: o tipo de passada, estabilidade que oferece, amortecimento e conforto e claro, o aspeto.

Tipo de Passada, Estabilidade e Amortecimento

Para atletas, sobretudo iniciantes, é fundamental perceber o tipo de passada e como esta impacta a escolha de umas sapatilhas de corrida.

No que diz respeito a este tópico, existem três tipos de passada: neutra, supinada e pronada.

A passada neutra é quando a pessoa apoia maioritariamente no centro do pé para conseguir correr.

Já os corredores com passada pronada, tendem a calcar o piso com a parte interna do pé, ou seja, aplicam mais impacto e esforço sobre o dedo grande do pé de forma conseguirem ter mais impulso.

Por último, pessoas com passada do tipo supinada calcam o piso com a parte externa do pé.

Quanto ao amortecimento, para quem quer escolher as melhores sapatilhas de corrida é fundamental ter em atenção a estabilidade que o produto dá no momento da utilização, pois só assim se conseguem evitar lesões, problemas de vários tipos e até bolhas.

Conclusão

Para além das sapatilhas ideais, existem alguns acessórios essenciais para praticantes de running que podem tornar as corridas mais agradáveis, e até motivarem a ter uma frequência de corrida maior.

Passadeiras de corrida

Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

Em suma, ao escolher a sapatilha de corrida ideal é ncessário ter em conta vários aspectos que vão desde o tipo de corrida praticado, necessidade do praticante e até mesmo o preço. Apesar disso, existem algumas considerações importantes que não se deve esquecer no momento da compra:

  • Os tamanhos das sapatilhas variam de acordo com o seu modelo e com a marca. Assim, para evitar incertezas na hora de escolher, o ideal é que o guia de tamanhos seja consultado;
  • Ao comprar umas novas sapatilhas de corrida deve-se ter em conta o tipo de corrida, para definir melhor a necessidade e deve-se sempe experimentar as sapatilhas no final do dia. Só desta forma é possível perceber como irá ser a sapatilha no momento da corrida;
  • Em caso de dúvida, o ideal é optar por modelos adequados à necessidade ou por marcas que já se esteja familiarizado;
  • A ponta do dedo nunca deve encostar à ponta da sapatilha, pois essa parte não cede. No momento de experimentar é importante movimentar os dedos e verificar se há espaço suficiente, evitanto assim bolhas e unhas dos pés pisadas ou umas sapatilhas que não são capazes de absorver o impacto e maximizar o impulso de forma adequada;
  • Sapatilhas de material sintético e não elástico tendem a ceder menos, sendo necessário especial atenção ao escolher o tamanho no caso dos modelos com este tipo de material;
  • Sapatilhas de atacadores/cardaços ajudam a ter um ajuste mais preciso no pé.

Fontes:

Mais dicas sobre running:

Autor

Adora correr e tem dois cães, o sítio certo para encontrar o Bernardo é na rua. O único momento que não o apanhamos ao sol é quando chove. Adora ler e passar tempo com os amigos, de quatro patas ou não.

Comentários