A corrida é um dos exercícios escolhidos, por muitos como forma de manter o corpo ativo e a mente sã. Em Portugal existem cada vez mais praticantes da modalidade, o que leva a um conhecimento cada vez maior sobre a importância de escolher as melhores sapatilhas para correr, para cada estilo de passada e terreno, é imprescindível,  tanto para a saúde como performance.

Para os praticantes mais frequentes, as condições climatéricas não são de extrema relevância. Faça chuva ou faça sol, desde que acompanhados dos equipamentos de corrida certos, o momento de sair à rua para correr é um dos pontos altos do dia.

O importante é sair com a música apropriada, manter o foco na respiração, desfrutar de uma bela paisagem e melhorar a cada dia os seus tempos de corrida.

A pensar nos praticantes de running, foi criada esta lista com as melhores sapatilhas de corrida, onde foram analisadas características como tipo de utilização e orçamentos.

Tabela de Conteúdos

As Melhores sapatilhas para cada tipo de corrida

Correr em Estrada ou Passadeira

Habitualmente os praticantes que estão a iniciar a modalidade tendem a estrear-se em estrada ou passadeira, principalmente porque a aprendizagem dos conceitos básicos como postura, respiração e resistência torna-se mais fácil em solo estável como o asfalto.

Para quem faz corrida em estrada diariamente, as  sapatilhas adequadas devem suportar bem o corpo quer quando se corre em linha reta, quer quando há necessidade de mudar de direção. Devem ser ainda amortecidas, flexíveis e confortáveis.

Sapatilhas de desporto

Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

No geral, devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Palmilha com várias camadas para amortecer o impacto e absorver a transpiração/regular a temperatura;
  • Língua acolchoada;
  • Calcanhar não inclinado;
  • Parte superior em tecido macio e respirável;
  • Sola capaz de resistir ao impacto da passada.

As melhores sapatilhas para correr em estrada

1. Hoka Clifton 8

Hoka One One Running Clifton 8
  • Tipo de Corrida: Estrada;
  • Tipo de Passada: Neutra;

As Hoka Clifton 8 são o modelo ideal para quem está à procura de umas sapatilhas de corrida aconchegantes e estáveis.

Garantem um bom amortecimento e são boas para treinos de longa distância ou treinos de recuperação, não sendo por isso aconselháveis para quem procura um modelo de sapatilhas de running para treinar velocidade.

Em termos de aderência são um modelo bom, no entanto, no que diz respeito a transpiração não são o modelo ideal, uma vez que a sua parte superior não permite elevada respiração. Por isso mesmo, apesar de serem umas ótimas sapatilhas para treinos mais longos mas de menor velocidade, não são o modelo certo para treinar em dias de calor mas sim para dias mais frios.

Por último, para os desportistas que gostam de treinar à noite, este modelo apresenta vários elementos refletores de destaque.

2. ON Cloud

On Running Running Cloud
  • Tipo de Corrida: Estrada e Pista;
  • Tipo de Passada: Neutra;

Para quem procura um modelo de sapatilha de running que permite conforto e velocidade as ON Cloud são o modelo certo.

Respiráveis e seguras, estas sapatilhas com uma sola bastante durável garantem ainda o ajuste certo para cada tipo de pé.

Este é um bom modelo tanto para corrida de pista como de estrada, pode ser usada para treinos de velocidade, intervalos aeróbicos e para treinos de ritmo variando de 5 a 10 km.

3. Saucony Endorphin Pro 2

Saucony Running Endorphin Pro 2
  • Tipo de Corrida: Estrada;
  • Tipo de Passada: Neutra;

Este é um dos modelos orientados para corrida, desempenho e velocidade. As Saucony Endorphin Pro 2 garantem ajuste ao pé sem apertar, são leves, confortáveis e extremamente respiráveis. Por isso mesmo, são ótimas para corridas em alturas de calor.

Flexíveis e ágeis, asseguram ainda um balanço eficiente e têm um design bastante apelativo.

Apesar dos seus pontos extremamente positivos, este modelo tem um senão, o suporte no calcanhar é um pouco instável.

4. Saucony Kinvara 12

Saucony Kinvara 12
  • Tipo de Corrida: Estrada;
  • Tipo de Passada: Neutra;

Para quem já experimentou outros modelos da mesma gama, este modelo continua a trazer a leveza e conforto para os corredores que gostam de praticar a atividade como se não tivessem sapatilhas.

Este é um ótimo modelo multifuncional, que é muito bom em vários aspetos mas que acaba por não se destacar fortemente em nenhum. No entanto, as Saucony Kinvara 12 são ótimas no que diz respeito a flexibilidade.

São um bom modelo para quem gosta de passeios equilibrados.

5. Nike Running Zoom Fly 5

Nike Running Zoom Fly 5
  • Tipo de Corrida: Estrada;
  • Tipo de Passada: Neutra;

Este modelo da Nike permite fazer curvas com um passo firme, premitindo a proteção do pé ao impacto da corrida e, mesmo em piso molhado a sua aderência é bastante elevada.

Uma vez que são um modelo pesado, não são recomendadas para quem procura velocidade e conforto. As Nike Running Zoom Fly 5 são o modelo certo para quem pratica corrida sem se preocupar com o ritmo acelarado, sendo por isso ideais para praticantes de corrida de média e longa distância.

Trail running

Para quem adora corrida ou caminhada ao ar livre, principalmente em trilhas, existem quatro aspetos essenciais a considerar na escolha de uma sapatilha para trail running:

  • A proteção que o modelo oferece;
  • A aderência da sola ao terreno;
  • O peso da sapatilha;
  • O conforto que proporciona ao atleta- sobretudo em distâncias mais longas e superfícies mais duras e irregulares.

À exceção dos atletas experientes, que competem em terrenos muito técnicos, para o comum dos mortais, explorador da natureza, o ideal é optar por uma sapatilha mista, ou seja, que dê boa resposta tanto em estrada como em trilhos.

Estes modelos apresentam uma sola resistente e uma base mais larga, com um piso aderente para uma boa tração no solo. Pode ser também boa ideia considerar uma sapatilha de trail running à prova de água e com boca no tornozelo que evite a entrada de detritos.

As melhores sapatilhas para trail running

6. Hoka Mafate Speed 4

Hoka One One Running Mafate Speed
  • Tipo de Corrida: Trilha;
  • Tipo de Passada: Neutra;

Estas sapatilhas para corrida em trilha oferecem um passeio confortável, passo aderente e responsivo, quer para treino, quer para corrida.

As Hoka Mafate Speed 4 foram projetadas para enfrentar vários tipos de terreno, trilhas de curta e longa distância quer em ritmos lentos, quer em ritmos rápidos e foram ainda pensadas para dar resposta a vários níveis de inclinação.

7. Altra Lone Peak 6

Altra Lone Peak 6
  • Tipo de Corrida: Trilha;
  • Tipo de Passada: Neutra;

Este é um excelente tipo de sapatilha para corrida em trilha, que conta com uma forte capacidade de aderência ao solo, o seu design, peso e características tornam este modelo bastante versátil.

As Altra Lone Peak 6 são perfeitas para corredores com uma passada neutra e que desejam um sapato confiável que sirva para treinos rápidos e até corridas completas. No entanto, não são os mais indicados para ultramaratonas ou para quem procura um modelo com mais preenchimento na entressola.

8. Salomon Speedcross 5

Salomon Speedcross 5
  • Tipo de Corrida: Trilha;
  • Tipo de Passada: Neutra;

As Salomon Speedcross 5 são ideais para trail rochoso, com neve ou até mesmo lama. Em suma, são ótimas para qualquer terreno acidentado.

Em termos de ajuste ao pé, este modelo garante um bom ajuste ao pé e uma ótima proteção mesmo em trilhos de dificuldade elevada, piso íngreme. Para além disso, este sapato garante conforto e uma boa sensação de arejamento.

9. Nike React Pegasus Trail 4

Nike React Pegasus Trail 4
  • Tipo de Corrida: Trilha;
  • Tipo de Passada: Neutra;

Amortecimento e desempenho responsivo são duas palavras que caracterizam este modelo da Nike. As Nike React Pegasus Trail 4 são estáveis em trilha, aderentes, bem acolchoadas e leves.

Para além disso, este modelo oferece uma boa respiração e excelente ajuste ao pé, no entanto, apesar dos seus pontos positivos, este não é um modelo que oferece bo, desempenho em terrenos lamaçentos.

10. Altra Olympus 4.0

Altra Olympus 4.0
  • Tipo de Corrida: Trilha;
  • Tipo de Passada: Neutra;

Para quem está à procura de uma sapatilha de trail que seja versátil então a Altra Olympus 4.0 é o modelo ideal.

Esta é uma sapatilha ótima para longa distância, o seu alcochoamento é elevado, garantindo assim conforto para o pé ao longo do exercício e têm ainda uma excelente capacidade de respiração que permite ter os pés sempre arejados.

Por último, este modelo tem uma boa aderência e um amortecimento amplo sendo bom para trilhas de maior distância.

As melhores sapatilhas para pista

11. Nike Air Zoom MaxFly

Nike Air Zoom MaxFly
  • Tipo de Corrida: Pista;
  • Melhor Desempenho em: Distância curta, Sprints, Barreiras;

As Nike Air Zoom MaxFly são consideradas um dos modelos que consegue garantir duas características importantes: conforto e velocidade.

Estas sapatilhas de pista são bastante elásticas, respiráveis, leves e asseguram o conforto dos pés.

Este é um modelo que foi concebido específicamente para corridas de 100-400 metros mas pode ainda ser utilizados para 800 metros e obstáculos.

12. Nike Zoom Superfly Elite 2

Nike Zoom Superfly Elite 2
  • Tipo de Corrida: Pista;
  • Melhor Desempenho em: Curta distância, Sprints;

As Nike Zoom Superfly Elite 2 foram feitas especificamente para sprints de 100 a 400 metros, podendo ser usada também em corrida de curta distância.

Este modelo conta com 8 pinos de aço inoxidável removíveis que asseguram que o ateleta não escorregue ao realizar sprints. A sua parte superior imita uma meia, o que acaba por conferir leveza a este exemplar de sapatilha de pista.

13. Nike Zoom Rival S 9

Nike Sapatilhas de Atletismo Zoom Rival S 9
  • Tipo de Corrida: Pista;
  • Melhor Desempenho em: Curta distância, Sprints;

Para quem está à procura de um modelo de sapatilha de pista para iniciantes, as Nike Zoom Rival S 9 são o exemplar ideal. Este modelo garante agilidade e conforto, no entanto pode não ser o modelo certo para prsticantes que já procurem uma sapatilha mais leve.

Em termos de ajuste ao pé e bloqueio do calcanhar, estas sapatilhas de pista da Nike cumprem o requisito, perminto assim que o corredor consiga garantir um bom desempenho.

Apesar de confortáveis, macias e de terem um preço relativamente apelativo, este pode não ser o modelo ideal para quem planeia corridas em climas quentes devido à sua pouca respirabilidade.

14. Adidas Sprintstar

Adidas Sprintstar
  • Tipo de Corrida: Pista;
  • Melhor Desempenho em: Curta distância, Sprints;

Seja qual for o nível do praticante, as Adidas Sprintstar são um ótimo modelo para quem sente a necessidade de velocidade.

Em geral, estas são umas sapatilhas de pista leves, confortáveis e cujo preço não é demasiado elevado para o desempenho que oferece. Para os críticos da especialidade, apesar da biqueira estreita que a sapatilha tem, este é um dos modelos que ajuda a aumentar o desempenho de qualquer ateleta.

15. Nike Zoom Rival M 9

Nike Zoom Rival M 9
  • Tipo de Corrida: Pista;
  • Melhor Desempenho em: Corrida;

As Nike Zoom Rival M 9 são perfeitas para corridas esteja o ateleta em pista, relvado ou lama. Estas sapatilhas de pista são particularmente brilhantes em distâncias médias (400 e 800 metros).

A sua parte superior permite que a sapatilha se molde ao pé do corredor de imediato, é um modelo leve e que garante boa respiração.

O seu conjunto de sete picos pode ser fixado atendendo a necessidade do ateleta de maneira a fornecer uma maior tração nas mais variadas superfícies.

Importância sapatilhas running certas

Para alguns praticantes de running a escolha das sapatilhas passa por características como o aspeto e o conforto. No entanto, é necessário ter em conta também o tipo de passada do praticante.

Escolher o modelo certo passa portanto por analisar: o tipo de passada, estabilidade que o equipamento oferece, amortecimento e conforto e claro, o aspeto.

Tipo de Passada, Estabilidade e Amortecimento

Para atletas, sobretudo iniciantes, é fundamental perceber o tipo de passada e como esta impacta a escolha de umas sapatilhas de running.

No que diz respeito a este tópico, existem três tipos de passada: neutra, supinada e pronada.

A primeira, a passada neutra é quando a pessoa apoia maioritariamente no centro do pé para conseguir correr.

Já os corredores com passada pronada, tendem a calcar o piso com a parte interna do pé, ou seja, aplicam mais impacto e esforço sobre o dedo grande do pé de forma conseguirem ter mais impulso.

Por último, pessoas com passada do tipo supinada calcam o piso com a parte externa do pé.

Quanto ao amortecimento, para quem quer escolher as melhores sapatilhas de corrida é fundamental ter em atenção a estabilidade que o produto dá no momento da utilização pois só assim se conseguem evitar lesões, problemas de vários tipos e até bolhas.

Conclusão

Para além das sapatilhas ideais, existem alguns acessórios essenciais para praticantes de running que podem tornar as corridas mais agradáveis, e até motivarem a ter uma frequência de corrida maior.

Passadeiras de corrida

Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

Em suma, ao escolher a sapatilha de corrida ideal é ncessário ter em conta vários aspectos que vão desde o tipo de corrida praticado, necessidade do praticante e até mesmo o preço. Apesar disso, existem algumas considerações importantes que não se deve esquecer no momento da compra:

  • Os tamanhos das sapatilhas variam de acordo com o seu modelo e com a marca. Assim, para evitar incertezas na hora de escolher, o ideal é que o guia de tamanhos seja consultado;
  • Ao comprar umas novas sapatilhas de corrida deve-se ter em conta o tipo de corrida, para definir melhor a necessidade e deve-se sempe experimentar as sapatilhas no final do dia. Só desta forma é possível perceber como irá ser a sapatilha no momento da corrida;
  • Em caso de dúvida, o ideal é optar por modelos adequados à necessidade mas que sejam mais leves e até por marcas que já se esteja familiarizado. Desta forma, é possível garantir que se está a cuidar das articulações e dos músculos;
  • A ponta do dedo nunca deve encostar à ponta da sapatilha, pois essa parte não cede. No momento de experimentar é importante movimentar os dedos e verificar se há espaço suficiente, evitanto assim bolhas e unhas dos pés pisadas ou umas sapatilhas que não são capazes de absorver o impacto e maximizar o impulso de forma adequada;
  • Sapatilhas de material sintético e não elástico tendem a ceder menos, sendo necessário especial atenção ao escolher o tamanho no caso dos modelos com este tipo de material;
  • Sapatilhas de atacadores/cardaços ajudam a ter um ajuste mais preciso no pé.

Fontes:

Mais dicas sobre running:

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários