Como praticante de Padel, as sapatilhas são o elemento prioritário a adquirir quando se começa a praticar a modalidade. Um calçado adequado irá não só evitar lesões como proporcionar uma experiência competitiva mais completa e satisfatória.

O padel é hoje um dos desportos com maior crescimento a nível mundial. Em Portugal existem já mais de 200.000 praticantes e mais de 200 clubes espalhados por todo o território nacional.

Ainda assim, apesar da sua crescente popularidade, existem muitos praticantes (sobretudo iniciantes) que encontram dificuldades a comprar materiais adequados à sua prática.

A tendência da maior parte dos que se iniciam neste desporto é de comprar uma raquete de padel (também importante!), porém, este equipamento é facilmente alugável nos diferentes clubes, ao contrário das sapatilhas!

Na hora de escolher as sapatilhas de padel, há vários fatores a ter em conta –  o tipo de sola, materiais utilizados, género para o qual foram desenvolvidos, etc.

Neste artigo vais poder descobrir quais os principais fatores que deves ter em conta na hora de escolher o modelo mais adequado para ti, bem como 10 das melhores sapatilhas de padel presentes no mercado!

Tabela de Conteúdos:

  1. Babolat Movea
  2. ASICS Gel Resolution 8
  3. ASICS Padel Lima FF
  4. ASICS Gel-Padel PRO 5
  5. Adidas Solecourt Primeblue
  6. Head Sprint Pro 3.0 SF
  7. Nox AT10 Lux
  8. Joma Slam
  9. Bullpadel Hack Hybrid
  10. NIKE Court Zoom NXT

Quais os principais fatores a considerar na escolha das sapatilhas?

Na hora de escolher o calçado é muito comum deixarmo-nos levar por critérios estéticos, mas se vamos utilizá-lo para uma finalidade desportiva, é importante ter em conta critérios específicos para o efeito.

Primeiro que tudo, devem ser confortáveis e adaptadas às necessidades e características específicas do jogador.

Sapatilhas para Desporto

Compara, clica e compra em kuantokusta.pt.

É importante que tenham um bom reforço para proteger os pés de pisaduras e lesões, bem como garantir a durabilidade da sapatilha, uma vez que está exposta a atritos constantes.

Outra característica determinante é o apoio da planta do pé que deve ser sólido de forma a garantir estabilidade, evitando torções e escorregões indesejados que levarão a potenciais lesões.

A leveza e respirabilidade são também dois requisitos fundamentais na medida que no padel será elevado o número de passos dado por jogo e como tal o impacto que isso tem quer no cansaço, quer na transpiração do pé.

Uma vez cumpridos todos esses pontos, o preço e o design determinarão a escolha final de cada um.

As 10 melhores sapatilhas de padel da atualidade:

1. Babolat Movea

Sapatilhas Babolat Movea

  • Nível: Intermédio/Avançado
  • Género: Masculino

Principais Características:

A Babolat conseguiu transferir a sua experiência no mundo do ténis para o padel sendo hoje uma marca de referência neste desporto.

A principal virtude das Babolat Movea é a estabilidade, que beneficiará os jogadores mais rápidos e agressivos. Além disso, destaca-se pela sua flexibilidade e pela durabilidade da sua sola, que aguentará por muito tempo.

 2. ASICS Gel Resolution 8

Sapatilhas ASICS Gel Resolution 8

  • Nível: Intermédio/Avançado
  • Género: Masculino

Principais Características:

A Asics é outra das marcas de referência no calçado para a prática do padel. O modelo Gel Resolution 8 é considerado um dos melhores da gama da Asics.

As tecnologias Dynawall e Dynawrap melhoram a estabilidade do pé através de um suporte e apoio reforçados. Para além disto, a entressola é acompanhada pelo composto GEL, para permitir a absorção do impacto e conforto da pisada.

3. ASICS Padel Lima FF

Sapatilhas ASICS Padel Lima FF

  • Nível: Intermédio/Avançado
  • Género: Masculino

Principais Características:

Mais um modelo da Asics, que se destaca especialmente pela sua aderência ao solo, característica que permitirá aos jogadores mais agressivos, fazer todos os movimentos sem medo de lesões.

Além disso, possui um material sintético que é um dos mais resistentes e duradouros do mercado. Sem dúvida alguma é um dos modelos mais confortáveis que já experimentei.

4. ASICS Gel-Padel PRO 5

Sapatilhas ASICS Gel-Padel PRO 5

  • Nível: Iniciante/Intermédio
  • Género: Unissexo

Principais Características:

Este modelo proporciona um excelente suporte e conforto, combinando camadas de couro sintético e painéis de malha no peito do pé, para respirabilidade e suporte.

Incorpora a tecnologia Trusstic System na entre-sola, o que garante grande estabilidade em transições rápidas. Além disso, graças ao seu amortecimento com tecnologia Gel, possui uma boa absorção dos impactos bruscos. Um dos outros beneficios que oferece é ser uma sapatilha de Padel com boa relação qualidade-preço.

5. Adidas Solecourt Primeblue

Sapatilhas Adidas Solecourt Primeblue

  • Nível: Intermédio/Avançado
  • Género: Feminino

Principais Características:

As Adidas Solecourt Primeblue combinam essencialmente conforto e estabilidade. São super respiráveis devido ao tecido utilizado no exterior, sendo depois reforçado com um chassi em TPU para dar estabilidade e apoio ao pé.

Mas a mais valia destas sapatilhas está na entre-sola. Possui o amortecimento Boost, o mais famoso da marca Adidas. O Boost é responsável por otimizar o impacto em retorno de energia. Por fim, contam com uma  sola Adiwear, uma das preferidas dos jogadores pelo seu desempenho na relva sintética ou artificial.

6. Head Sprint Pro 3.0 SF

Sapatilhas Head Sprint Pro 3.0 SF

  • Nível: Intermédio/Avançado
  • Género: Unissexo

Principais Características:

Outra marca de referência no padel, e a Head. O modelo Sprint Pro 3.0 SF oferece um conforto fora de série e um desempenho de alta-performance derivado do seu peso reduzido.

O reforço de poliuretano termoplástico no calcanhar permite uma maior estabilidade. Tem também um sistema de ventilação, para melhor regulação da temperatura do pé, bem como proteções para os dedos, reforços de estabilidade lateral, estabilizadores e para um apoio ideal.

7. Nox AT10 Lux

Sapatilhas Nox AT10 Lux

  • Nível: Intermédio/Avançado
  • Género: Masculino

Principais Características:

A Nox é uma marca espanhola que se especializou precisamente no padel. Com grande know-how neste desporto, suporta alguns dos maiores atletas do circuito mundial.

As Nox AT10 Lux garantem um rendimento de alta-performance. Além de serem super respiráveis e resistentes, possuem uma entressola que combina EVA e phylon, de forma a potenciar a absorção do impacto transformando-a num impulso de energia!

8. Joma Slam

Sapatilhas Joma Slam

  • Nível: Iniciante/Intermédio
  • Género: Unissexo

Principais Características:

A Joma é mais uma marca a operar no território do padel. Com preços mais acessíveis que as marcas anteriores, tem desenvolvido igualmente sapatilhas de grande conforto e durabilidade.

Talvez o ponto menos forte seja mesmo a estética. As Joma Slam apresentam como ponto forte o amortecimento do impacto da passada e por isso o seu conforto durante toda a partida. O material externo é de nylon o que favorece a sua durabilidade.

9. Bullpadel Hack Hybrid

Sapatilhas Bullpadel Hack Hybrid

  • Nível: Intermédio/Avançado
  • Género: Masculino

Principais Características:

As Bullpadel Hack Hybrid são o topo de gama da marca espanhola Bullpadel. Para além de um extremo conforto, apresentam-se com uma malha transpirável e com reforços para maior proteção dos dedos e estabilidade do pé.

Esteticamente são impactantes e trazem uma uma entre-sola de phylon que absorve os passos mais fortes. A sola híbrida com diferentes padrões ajuda a uma maior tração e aderência em diferentes pisos.

10. NIKE Court Zoom NXT

Sapatilhas NIKE Court Zoom NXT

  • Nível: Iniciante/Intermédio
  • Género: Feminino

Principais Características:

A Nike é talvez (das principais marcas de desporto) a que está mais atrasada no desenvolvimento de material específico para a prática de padel.

Os Nike Court Zoom NXT não foram desenvolvidos especificamente para este desporto (foram para ténis), no entanto, devido à sua sola híbrida – flexível e rígida – acaba por adaptar-se bastante bem aos solos dos campos.

Tem uma boa estabilidade devido ao cano acolchoado no calcanhar que protege dos movimentos bruscos e utiliza materiais bastante respiráveis.

Agora é passar à prática!

A melhor dica para escolher as melhores sapatilhas para padel é mesmo esta:

Se vais começar agora a jogar padel, equipa primeiro os teus pés, pois ajudar-te-á a evitar potenciais lesões graves e potenciará sem dúvida a tua evolução.

A maior parte das pancadas falhadas durante o jogo deve-se a um deficiente apoio dos pés ou atraso no momento do impacto da bola. Umas boas sapatilhas são essenciais para que consigas ultrapassar ambos os problemas!

Agora, junta 4 amigos e vai divertir-te! Uma vida com desporto ajuda a manteres-te mais saudável e com vitalidade!

Mais sobre desporto:

Autor

O Vasco não perde a oportunidade de beber um bom vinho na companhia dos amigos e continua a somar marcas, regiões e diferentes geografias à sua "biblioteca vínica". De resto tem a sorte de desde 2017 estar ligado profissionalmente ao mundo dos vinhos. Aficionado pelo desporto, descobriu há 2 anos um dos que mais cresceu nos últimos anos: o Padel.

Comentários