Quando se decide aumentar a família com um animal de estimação, no caso, um cão, uma das principais preocupações é entender como dar a melhor alimentação para crescer saudável.

Exploram-se alguns blogues, canais de YouTube de treinadores caninos e até se investiga as opiniões de vários veterinários, para entender quais as melhores rações para cães. 

Já agora, aqui encontram-se alguns animais que se dão bem em apartamentos.

Por outras palavras, face a este “magnifica espécime”, existe a necessidade efetiva de encontrar a melhor e mais completa ração possível.

Nesse sentido, é hora tomar notas!

Tabela de Conteúdos:

As 22 melhores rações para cães

As melhores rações secas

1. Libra Adult Salmon Dog 14Kg

Libra Adult Salmon Dog 14Kg
Libra Adult Salmon Dog 14Kg

A ração seca Libra Adult com Salmão é um alimento completo e equilibrado para a alimentação diária de cães adultos saudáveis de qualquer idade e tamanho.

Saboroso, nutricionalmente equilibrado e combina ingredientes de alta digestibilidade que garantem que o cão se mantenha vital, com os dentes e os ossos fortes e um pelo e pele saudável.

Além disso, é fácil de digerir e contribui para dentes fortes. Tem ótima relação qualidade-preço.

2. Acana Prairie Poultry

Acana Classics Prarie Poultry 17Kg
Acana Classics Prarie Poultry 17Kg

A ração Acana Prairie Poultry é repleta de proteína de carne de frango e peru e ácidos gordos ómega-3, e é uma das melhores rações para cães disponíveis.

3. Affinity Advance Active Defense Medium Adult (Frango e Arroz)

Advance Medium Adult Chicken & Rice 14Kg
Advance Medium Adult Chicken & Rice 14Kg

Affinity Advance Active Defense Medium Adult indicada para cães adultos (entre 1 e 7 anos) de raças de médio porte (entre 10 e 30 kg de peso), é uma fórmula que apresenta bons níveis de proteína e de gorduras. Logo, é uma boa ração para o patudo.

4. Royal Canin Medium Adult 7+

Royal Canin Medium Adult 7+ 15Kg
Royal Canin Medium Adult 7+ 15Kg

A ração Royal Canin Medium Adult 7+ é recomendada para cães de porte médio (11-25 kg), a partir dos 7 anos de idade.

5. Naturea Grain Free Growth Puppy – Frango

Naturea Growth Chicken 12Kg
Naturea Growth Chicken 12Kg

Esta é uma ração seca sem cereais. A Naturea Grain Free Growth Puppy – Frango é uma das melhores rações para cães, e responde às necessidades nutricionais dos cachorros de raças médias e grandes.

6. Natura Diet Daily Food

Natura Diet Daily Food 12Kg
Natura Diet Daily Food 12Kg

Natura Diet Daily Food é uma ração fácil de digerir e com ingredientes de origem natural, indicada para cães adultos de raças médias.

7. Purina Beyond Simply 9

Purina Beyond Simply 9 Adult Salmon & Oats Dog 7,5Kg
Purina Beyond Simply 9 Adult Salmon & Oats Dog 7,5Kg

Purina Beyond Simply 9 é uma ração com 9 ingredientes naturais e salmão, desenvolvida por especialistas da Purina.

8. Ownat Classic Complet Frango e Arroz

Ownat Classic Complet Chicken & Rice 20Kg
Ownat Classic Complet Chicken & Rice 20Kg

Ownat Classic Cão Complet é um alimento completo e equilibrado, com excelente sabor graças à incorporação de carne fresca. Concebido para suprir todas as necessidades nutricionais de um cão adulto com nível de atividade normal, seja qual for sua raça e tamanho.

No caso, combina frango e arroz, ideal para patudos até 20kgs. Outra das melhores rações para cães, com a combinação perfeita.

9. Taste of the Wild Pacific Stream Adult Salmão Fumado

Taste of the Wild Pacific Stream Adult Smoked Salmon
Taste of the Wild Pacific Stream Adult Smoked Salmon

Taste of the Wild Pacific Stream é um alimento para cães adultos. Uma receita sem ovo, rica em ácidos gordos ómegas 3/6, que promove a saúde da pele e do pelo, enquanto é uma boa opção para cães com sensibilidade a certos ingredientes.

Uma ração de ótimo sabor que fornece ao seu patudo todos os nutrientes indispensáveis a uma boa saúde geral e vitalidade.

Dizer também, ideal para cães com mais de 12kg.

10. Royal Canin Maxi Puppy

Royal Canin Maxi Puppy 15Kg
Royal Canin Maxi Puppy 15Kg

De pequenino se torce o pepino! E esta ração é para os mais novinhos. Royal Canin Maxi Puppy é uma ração desenvolvida especificamente para cães juniores de raça grande (entre os 26 e os 44kg) e em fase de crescimento, até aos 15 meses.

O sistema digestivo dos cães grandes é muito sensível, especialmente durante o crescimento. Usando as últimas descobertas científicas, a Royal Canin conseguiu melhorar ainda mais a digestibilidade com a ração Royal Canin Maxi Puppy.

11. Orijen Original Adult Dog 11,4Kg

Orijen Original Adult Dog 11,4Kg
Orijen Original Adult Dog 11,4Kg

A Orijen Original é considerada uma das melhores marcas de ração para cão por ser feita com ingredientes de origem natural. Tem também uma elevada concentração de proteína, seja de carne de vaca, frango, peru, peixes selvagens ou ovos, dependendo da escolha.

Não possui grãos nem cereais uma vez que estes não são necessários na dieta natural dos cães.

12. Farmina N&D Ancestral Grain

Farmina N&D Ancestral Grain
Farmina N&D Ancestral Grain

Uma ração completa e 100% feita a pensar na melhor dieta para os cães, apenas constituida com ingredientes de origem natural.

E, ao contrário dos cereais que são utilizados na maioria das rações do mercado, a Farmina N&D Ancestral Grain é composta apenas por cereais como cevada, quinoa ou aveia, que são nutritivamente valiosos pois são uma fonte de de fibras e minerais.

As melhores rações húmidas

13. Ração Húmida Taste of the Wild Lamb & Chicken

Ração Húmida Taste of the Wild Lamb & Chicken 390g
Ração Húmida Taste of the Wild Lamb & Chicken 390g

A Taste of the Wild Lamb & Chicken é uma das melhores rações para cães e não contém cereais na sua composição. Composta por borrego e frango, fornece todos os aminoácidos essenciais. A batata doce e feijão verde são os hidratos de carbono presentes na fórmula.

14. Natural Greatness Cordeiro, Papaia e Mirtilos

Ração Húmida Natural Greatness Lamb & Papaya & Cranberry 400g
Ração Húmida Natural Greatness Lamb & Papaya & Cranberry 400g

A ração húmida Natural Greatness Cordeiro, Papaia e Mirtilos é cozinhada a vapor para conservar os nutrientes, esta comida húmida é completa, saborosa e de fácil digestão.

15. Purina Beyond Grain Free Vaca com cenoura

Ração Húmida Beyond Grain Free Adult Beef 85g
Ração Húmida Beyond Grain Free Adult Beef 85g

A ração Purina Beyond Grain Free Vaca com cenoura é uma opção de ração húmida sem cereais, com todos os nutrientes que o cão precisa para uma dieta equilibrada.

16. Purina Pro Plan

Ração Húmida Purina Pro Plan Vet Diets EN Gastrointestinal Dog 400g
Ração Húmida Purina Pro Plan Vet Diets EN Gastrointestinal Dog 400g

A ração Purina Pro Plan é uma das melhores rações para cães, pois tem uma fórmula com proteína de boa qualidade e probióticos, que ajudam ao bom funcionamento do trânsito intestinal do cão.

17. Schesir Puppy

Ração Húmida Schesir Bio Puppy Chicken 400g
Ração Húmida Schesir Bio Puppy Chicken 400g

Schesir Puppy tem uma fórmula sem corantes ou conservantes artificiais, apenas partes do frango cozinhadas a vapor, ervilhas e arroz.

18. Hill’s Science Plan Advanced Fitness Peru

Ração Húmida Hill's Science Plan Advanced Fitness Adult Medium Dog Turkey
Ração Húmida Hill’s Science Plan Advanced Fitness Adult Medium Dog Turkey

Com ingredientes de alta qualidade a Hill’s Science Plan Advanced Fitness Peru, tem uma boa variedade de proteínas e é rica em ómega 3.

Esta ração foi desenvolvida para apoiar a massa muscular magra e a saúde dos orgãos do pautdo.

19. Royal Canin Vet Diet Gastro Intestinal Low Fat

Ração Húmida Royal Canin Vet Diet Gastro Intestinal Low Fat Dog 400g
Ração Húmida Royal Canin Vet Diet Gastro Intestinal Low Fat Dog 400g

Royal Canin Vet Diet Gastro Intestinal combina proteínas de elevada digestibilidade, probióticos, polpa de beterraba, arroz e óleo de peixe para assegurar a máxima segurança digestiva. Assim como, ácidos gordos Ómega 3 de cadeia longa podem contribuir para a saúde do sistema digestivo.

Esta ração húmida tem uma elevada densidade energética para suprir as necessidades do cão, num volume reduzido de alimento por refeição, o que diminui o risco de sobrecarga digestiva. Favorece igualmente a recuperação do peso durante o período de convalescença do animal.

Ideal para cães com flora intestinal pouco constante.

20. Purina Pro Plan Vet Diets OM Obesity Management

Purina Pro Plan Vet Diets OM Obesity Management Dog 12Kg
Purina Pro Plan Vet Diets OM Obesity Management Dog 12Kg

A ração de alta qualidade Purina Vet Diets OM Obesity Managemen apoia o amigo patudo na luta contra a obesidade com um baixo teor calórico e um elevado teor de proteínas. Estes últimos ajudam a reduzir apenas a gordura e a ausência de massa muscular.

Graças à fibra que contém, esta comida dietética para cães é saborosa e completa, mima o palato, sacia agradavelmente e favorece o controlo de peso.

21. Alpha Spirit Semi-húmida – Peixe

Ração Húmida Alpha Spirit Semi-húmedo Wild Fish 9 Kg
Ração Húmida Alpha Spirit Semi-húmedo Wild Fish 9 Kg

Alpha Spirit Peixe é uma alimentação semi-húmida adequada para todas as raças de cães e para todas as idades, quer seja cachorro, adulto ou sénior.

É um alimento hipoalergénico, sendo um sinónimo de qualidade de vida para os cães, biologicamente apropriado, elaborado e produzido apenas com os seus próprios ingredientes.

Uma das melhores rações para cães do mercado.

22. Naturea Dog Wetfood

Ração Húmida Naturea Ckicken & Turkey Dog
Ração Húmida Naturea Ckicken & Turkey Dog

Naturea Real Grain Free Wetfood para cães é adequado para todos os cães de todas as raças em todas as fases da vida, graças à sua composição natural e saudável.

Só contém ingredientes de alta qualidade adequados para o consumo humano. Por outras palavras, pensada ao ingrediente para oferecer os melhores nutrientes.

Como deve ser a alimentação do meu cão?

Uma boa dieta para os amigos de quatro patas deve ser:

  • variada;
  • equilibrada, com as proporções certas de macro e micronutrientes e ácidos gordos;
  • adequada às suas necessidades nutricionais.

As características físicas e o estilo de vida do cão são os principais fatores a ter em conta no momento de escolher a sua comida. Porquê? Porque influenciam a quantidade de nutrientes necessária, ou seja, um cachorro tem necessidades nutricionais muito diferentes de um cão adulto e um cão adulto de raça pequena tem necessidades distintas de um cão adulto de raça grande.

Mas, independentemente do tamanho, da idade e da atividade física do cão, há nutrientes chave que devem fazer parte de qualquer ração, sejam elas ração seca ou ração húmida, e têm de estar especificados no rótulo.

Na dose diária de ração, a proteína de origem animal, seja de frango, vaca, borrego ou salmão (as mais comuns), deve ser o ingrediente principal. A proteína fornece os aminoácidos necessários para o desenvolvimento e manutenção da massa muscular. 

As melhores rações para cães têm proteína de origem no alimento fresco, desidratado ou hidrolisado, devendo evitar as farinhas de peixe ou de carne.

Depois da proteína, os hidratos de carbono, fonte de energia, ocupam o segundo lugar em importância. Mas, aqui deve preferir hidratos de boa qualidade e fáceis de digerir, como o arroz, o milho, a batata doce, a ervilha, a mandioca, a maçã, a cenoura, entre outros.

As gorduras, sobretudo os ómegas 3 e 6, os minerais e as vitaminas, são essenciais para as funções vitais, para a formação óssea e para o aspeto do pelo e da pele. Já a humidade da ração ajuda a conservar a comida.

Será que a ração do meu cão tem todos os nutrientes necessários?

Os regulamentos europeus

O Regulamento (CE) n. o 767/2009 do Parlamento Europeu define as regras para as rações disponíveis no mercado. Antes de serem comercializadas, as rações têm de cumprir determinados níveis mínimos e máximos de nutrientes.

Segundo o Regulamento e também com o guia nutricional da European Pet Food Industry Federation (FEDIAF), as rações rotuladas como “Alimento Completo” têm de ser suficientes para cobrir todas as necessidades nutricionais dos animais, em determinada fase da vida, quando ingeridas diariamente como única fonte de nutrientes. Se a ração for adequada para uma fase da vida específica, como cachorro, adulto, sénior, deve indicá-lo no rótulo, por exemplo, “Alimento Completo para Cachorros”.

Os ingredientes que devo procurar

As melhores rações para cães apresentam uma lista de ingredientes detalhada. Nunca esquecer que os ingredientes estão listados por ordem decrescente de quantidades, ou seja, os que estão presentes em maior quantidade, aparecem primeiro.

Assim, os primeiros ingredientes listados são fontes de proteína de elevada qualidade e digestibilidade, de origem animal, tais como carne/peixe frescos, inteiros ou desidratados.

Nota: Se o primeiro ingrediente for carne ou peixe fresco e o segundo, com uma percentagem muito próxima do anterior, for cereais/farinhas/glúten, provavelmente este segundo ingrediente tem, na verdade, maior concentração na composição final da ração.

O que acontece é que os ingredientes destas fórmulas são pesados antes de serem processados. Ora, mais de metade do peso da carne e do peixe fresco é água que, com o processamento, é retirada, diminuindo o peso da proteína em questão.

A origem dos ingredientes

A origem da proteína é mais importante do que as percentagens do macronutriente na composição da ração, isto porque, determina a qualidade nutricional e o valor biológico do próprio alimento. Deve-se sempre tentar perceber de que fontes provém a proteína e se são, maioritariamente, de ingredientes de origem animal.

Já no caso da gorduraa sua origem deve ser especificada, por exemplo, óleo de salmão, gordura de frango ou óleo de linhaça, e não ser nomeada de forma genérica, como gordura animal.

Por último, evitar rações que contenham corantes e conservantes sintéticosBHA, BHT e Etoxiquina – e optar por alimentos que utilizam conservantes naturais, como a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, e extratos de plantas.

Também, é possível considerar rações que contenham na sua composição suplementos para as articulações, como glucosamina e condroitina.

Que quantidade de ração devo dar ao meu cão?

Depende. Depende da raça, da idade e do peso. Mas todas as marcas de ração incluem tabelas nos rótulos que ajudam a fazer as contas, garantindo que não dá nem a mais, nem a menos.

Em quantas doses se deve dividir a ração a dar diariamente?

Depende também! Mas, desta vez, depende sobretudo da personalidade do patudo. Até aos 6 meses, de modo geral, aconselham-se quatro refeições diárias, evitando jejuns prolongados.

Se for mais crescido e maluco por comida, é preferível dividir a dose diária em duas vezes. Se for mais controlado, o melhor é optar por deixar a comida disponível ao longo do dia, de maneira que vá comer quando lhe apetecer.

Quando for a escolher a ração para o seu cão, tenha em conta que quanto menor a quantidade indicada no rótulo, melhor a qualidade da ração, uma vez que significa que o animal fica saciado com uma porção menor. Este é um aspeto relevante para perceber se é feita a melhor escolha em poupança.

Na verdade, uma ração mais barata nem sempre significa uma poupança de dinheiro uma vez que, sendo as quantidades diárias mais elevadas, acaba por ter de comprar mais sacos de ração para o mesmo período de tempo.

Devo optar por comida seca ou húmida?

Comida seca e comida húmida são os dois principais tipos de alimentos para cães disponíveis no mercado.

ração húmida, ou patês, é rica em humidade (cerca de 80% da sua composição), formulada para cobrir todas as necessidades nutricionais diárias do cão.

Por ser um alimento rico em textura, sabor e aroma, existe uma tendência para que os nossos amigos de quatro patas o prefiram. Também, como é um alimento rico em humidade, ajuda a manter o nosso animal bem hidratado.

Quem prefere, pode optar apenas por ração seca de elevada digestibilidade e qualidade, pois os cães são monofílicos, ou seja, quando gostam de uma coisa adoram repeti-la.

No caso de cão que “não se importa”, uma sugestão é optar por ração seca por uma questão de conveniência: comprar a embalagem maior, que acaba por compensar em termos de preço, e dar a ração na gamela ou no Kong (um brinquedo que o ajuda a comer com mais calma), sem a necessidade de andar sempre a lavar, pois, sendo seca, não suja tanto.

Há uma ração ideal para todos os cães?

Não. Assim como não há uma dieta ideal para todas as pessoas. Varia. Cada cão tem diferentes necessidades nutricionais e, felizmente, existem opções de ração para todos os patudos, gostos e carteiras.

Dica extra: quais os alimentos proibidos para cães?

Antes do término do artigo é necessário referir três indicações importantes. A primeira, é a lista de alimentos realmente prejudiciais aos patudos:

  • Açúcar;
  • Alimentos com muita gordura;
  • Amendoins;
  • Café, chá e bebidas energéticas;
  • Chocolate;
  • Cogumelos;
  • Uvas, figos, côco e abacate;
  • Ossos: podem provocar situações de engasgamento ou até mesmo perfurar um órgão interno. Há ossos especialmente concebidos para animais, vendidos nos supermercados e nas lojas da especialidade, e são apenas esses que deve oferecer ao seu cão.

Depois, não esquecer da questão dos “snacks”. Há cães que adoram comer as suas guloseimas. Nesses casos, tentar sempre que tenham alimentos saudáveis e complementares à sua dieta, como a maçã, a cenoura, o iogurte grego magro sem açúcares adicionados e a batata doce cozida.

Estas são alternativas económicas, práticas e nutricionalmente equilibradas. No fundo, são preferíveis às opções encontradas nos supermercados e nas lojas de especialidade.

Por fim, reforçar que, não há nada como ter a opinião do veterinário que cuida do amigo de quatro patos para se ter a certeza é a melhor dieta. Se o acompanhar é a pessoa que melhor conhece o patudo e vai saber adequar a ração às necessidades, e ajudar na escolha da melhor ração para cão.

Fontes:

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários