Os gatos esterilizados ou castrados, precisam de nutrientes específicos e de uma alimentação ajustada pois é natural que, se não houver este cuidado, possam ficar com excesso de peso após a operação. Por isso deve escolher-se a melhor ração para gatos esterilizados ou castrados o mais cedo possível!

Os tutores mais atentos e informados têm procurado esterilizar os seus gatos, conscientes dos benefícios que este processo cirúrgico acarreta para a saúde dos felinos. Contudo, a esterilização traz algumas alterações metabólicas naturais, que devem ser compensadas pela alimentação.

Tabela de Conteúdos

10 Melhores rações para gatos esterilizados

Tendo em consideração todos estes fatores, existem no mercado algumas soluções recomendadas para alimentar os felinos de forma equilibrada e saudável.

Advance Junior Sterilized Chicken & Rice Cat

1. Advance Junior Sterilized Chicken & Rice Cat 1,5Kg

A ração Advance Junior Sterilized Chicken & Rice Cat 1,5Kg é um alimento completo, formulado para responder às necessidades dos gatos jovens esterilizados ou castrados.

Apresenta frango como primeiro ingrediente (16,5%), e é rico em taurina, ácidos gordos e fibras.

Fornece um nível adequado de proteína e gordura para as necessidades energéticas durante os 3 primeiros anos de vida do gato.

Virbac HPM Junior Cat Neutered

2. Virbac HPM Junior Cat Neutered 3Kg

A ração Virbac HPM Junior Cat Neutered 3Kg apresenta uma fórmula rica em proteínas e pobre em hidratos de carbono.

As proteínas de porco e de aves desidratadas encontram-se em primeiro lugar na lista de ingredientes, e apresenta um bom nível de ácidos gordos ómega-3 e ómega 6, além de um valioso perfil de aminoácidos.

Advance Adult Sterilized Turkey & Barley Cat

3. Advance Adult Sterilized Turkey & Barley Cat 10Kg

A ração Advance Adult Sterilized Turkey & Barley Cat 10Kg é um alimento de gama alta indicado para gatos esterilizados. Contém, na sua composição, peru em primeiro lugar (15%) e é rico em proteína bruta.

Ajuda a diminuir o risco de problemas urinários e melhora a sensibilidade à insulina, graças a uma combinação equilibrada de suplementos e aditivos.

Purina Pro Plan Sterilised Optirenal Salmon & Rice

4. Purina Pro Plan Sterilised Optirenal Salmon & Rice 10Kg

A ração Purina Pro Plan Sterilised Optirenal Salmon & Rice 10Kg é um alimento completo que considera, na sua composição, as alterações metabólicas dos gatos esterilizados.

O primeiro ingrediente é o salmão (20%), e apresenta uma importante combinação de aditivos nutricionais que ajudam a manter a saúde urinária e a manter um peso corporal saudável.

Royal Canin Sterilised Appetite Control

5. Royal Canin Sterilised Appetite Control 10Kg

A ração Royal Canin Sterilised Appetite Control 10Kg é especialmente formulada para satisfazer o apetite dos gatos com tendência para pedir comida, graças a uma grande quantidade de fibras que contribuem para uma maior sensação de saciedade.

Tem também um elevado nível de proteína (34%), o que a torna nutricionalmente equilibrada.

Ownat Just Grain Free Sterilized

6. Ownat Just Grain Free Sterilized 8Kg

A ração Ownat Just Grain Free Sterilized 8Kg ajuda a manter o peso ideal do gato adulto, através de uma composição reduzida em matéria gorda e uma elevada percentagem de proteínas (42%).

Os dois primeiros ingredientes são carnes desidratadas e carne fresca de frango, assegurando um fornecimento nutricional adequado.

Purina Pro Plan Liveclear Sterilised Turkey

7. Purina Pro Plan Liveclear Sterilised Turkey 1,4Kg

A ração Purina Pro Plan Liveclear Sterilised Turkey 1,4Kg foi desenvolvida para manter a saúde urinária do felino graças ao equilíbrio de minerais.

A combinação especial de antioxidantes, arginina e ácidos gordos ómega-3 promove a saúde renal e apresenta, como primeiros ingredientes, peru (17%) e proteína de aves desidratada.

Virbac HPM Senior Cat Neutered

8. Virbac HPM Senior Cat Neutered 3Kg

A ração Virbac HPM Senior Cat Neutered 3Kg é indicada para gatos seniores, especialmente em casos de diminuição do apetite e desgaste muscular, limitando ao mesmo tempo o depósito de tecido adiposo.

O primeiro ingrediente é proteína desidratada de porco e aves, e apresenta 39% de proteína bruta.

Purina Pro Plan Senior 7+ Sterilised Turkey & Rice Cat

9. Purina Pro Plan Senior 7+ Sterilised Turkey & Rice Cat 3Kg

A ração Purina Pro Plan Senior 7+ Sterilised Turkey & Rice Cat 3Kg combina todos os nutrientes essenciais para gatos com idade mais avançada, promovendo um pH urinário equilibrado para prevenir doenças renais.

Apresenta um elevado teor proteico (41%), tendo o peru como primeiro e principal ingrediente (14%).

Advance Senior +10 Sterilized Chicken & Barley Cat

10. Advance Senior +10 Sterilized Chicken & Barley Cat 1,5Kg

A ração Advance Senior +10 Sterilized Chicken & Barley Cat 1,5Kg é adequada para gatos mais velhos esterilizados, a partir dos 10 anos de idade.

Trata-se de um alimento de alta gama que ajuda a diminuir o risco de falência renal, graças a um nível reduzido de fósforo.

Apresenta frango como primeiro ingrediente (18%) e combina vários aditivos para favorecer o bom funcionamento das cartilagens e das articulações.

Benefícios e cuidados de esterilizar ou castrar os animais

Em primeiro lugar, esclarecer uma dúvida comum. Qual a diferença entre castrar e esterilizar? A diferença é muito simples: os gatos são castrados, e as gatas esterilizadas! 

A esterilização dos gatos é uma cirurgia comum e de rotina que envolve a remoção dos órgãos de reprodução sexual do animal.

No caso dos machos castrados, são removidos os seus testículos e, no caso das fêmeas esterilizadas, são removidos os ovários e o útero.

processo é simples e não envolve qualquer dor para o animal. A recomendação médico-veterinária é que a esterilização seja efetuada o mais cedo possível, antes do primeiro cio, aos 3 meses.

Os benefícios para a saúde do animal são evidentes, mas as vantagens não ficam por aqui. São ainda de considerar os seguintes benefícios:

  • Comportamento mais estável e calmo. Esta alteração inclui a diminuição de manifestações sexuais, como marcação com urina, fugas de casa, miados e lutas.
  • Redução do risco de patologias mamárias ou do aparelho genital. Nas fêmeas, é evitado o cancro mamário e várias infeções uterinas e, nos machos, é prevenido o cancro e a hiperplasia nos testículos e na próstata.
  • Redução do risco de transmissão de doenças infeciosas. Há menor tendência ao aparecimento do vírus da leucemia felina, do vírus da imunodeficiência felina ou bactérias.
  • Controlo do número de animais abandonados. Uma gata não esterilizada pode gerar 500 gatos em 3 anos e cerca de 20.000 em 5 anos! Esta é uma medida de controlo também para evitar o abandono de gatos.

Atualmente, a informação científica tem substituído alguns mitos que deixavam alguns donos com dúvidas sobre se deviam ou não esterilizar/castrar os animais.

É sempre bom relembrar que os animais não ficam tristes por não poderem procriar, nem se sentem diminuídos após a cirurgia, crenças, aliás, resultantes apenas da própria projeção humana.

Também não existe fundamentação científica para a ideia de que as fêmeas precisam de ter uma cria antes da esterilização.

Animais felizes são animais bem cuidados, com oportunidade de interagir com pessoas e outros animais, e de se exercitarem com regularidade

Impacto na alimentação da castração ou esterilização dos animais

A esterilização nos gatos implica algumas alterações metabólicas que devem ser tidas em conta no momento de escolher a sua ração.

Maior apetite

Os gatos esterilizados tendem a ingerir maiores quantidades de alimento. Este aumento de apetite acontece logo após a esterilização e é um dos motivos que torna a escolha de uma ração própria para gatos esterilizados.

Risco de obesidade

Pelo aumento da ingestão alimentar, os gatos podem apresentar um maior risco de obesidade, que poderá agravar-se caso o tutor não limite as quantidades.

O sedentarismo também facilita o aumento de peso, pelo que é importante criar oportunidades diárias para o animal se exercitar e gastar calorias.

Menor gasto energético

Este é o principal motivo que faz os gatos esterilizados ou castrados engordarem: os gatos esterilizados consomem menos calorias em comparação com os não esterilizados, registando-se uma diferença mais significativa nas fêmeas.

Menor sensibilidade à insulina

A esterilização origina uma maior resistência à insulina nas fêmeas, e uma menor sensibilidade à insulina nos machos.

Assim, é importante ter em conta estas adaptações metabólicas ao escolher a melhor ração para gatos esterilizados e, após a cirurgia, deve seguir as recomendações do médico-veterinário.

Ração para gatos esterilizados

Características da ração em cada faixa etária

Nem todas as rações para gatos esterilizados ou castrados são iguais. É importante ter em atenção algumas características específicas para encontrar a melhor opção que proteja a saúde do felino.

Em primeiro lugar, a ração para gatos esterilizados deve ser ajustada à idade, de forma a garantir a adequação nutricional às necessidades específicas de cada faixa etária.

Antes dos 12 meses

Se o gato for esterilizado ainda jovem, antes dos 12 meses de idade, devem ser privilegiadas rações para gatos jovens.

O animal ainda se encontra em fase de crescimento, e tem necessidades nutricionais específicas de desenvolvimento, sendo importante que a ração reforce as defesas, o processo digestivo e contenha valores moderados de gorduras.

A partir de 1 ano de idade

Para gatos a partir de 1 ano de idade, é recomendável que seja dada ração para gatos adultos esterilizados, uma vez que se encontram numa fase mais estável da vida e, por isso, a sua alimentação requer uma fórmula adaptada às necessidades do gato adulto.

Nesta fase, é importante que a ração inclua um reforço de antioxidantes.

A partir dos 10 anos

Por último, os gatos com mais de 10 anos de idade devem ingerir ração para gatos seniores, especialmente concebida para compensar a renovação celular e para retardar sinais de envelhecimento.

Neste caso, a ração para gatos esterilizados ou castrados deve incluir um maior aporte de antioxidantes e níveis aumentados de ácidos gordos, com uma menor quantidade de fósforo para proteger a função renal.

     
Ração Seca para Gatos

Mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Ingredientes essenciais

Poteína e fibra

Dados que os gatos esterilizados tendem a ter mais apetite e a desenvolver obesidade, a ração deve ter um conteúdo calórico e de gordura mais reduzido.

Por outro lado, deve apresentar uma maior percentagem de proteína e de fibras, para que o animal receba mais nutrientes e menos calorias.

Além disso, a proteína ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

Cevada, milho ou sorgo

Devido à sua baixa resposta à insulina, a ração para gatos esterilizados deve incluir cevada, milho ou sorgo como fonte principal de amido, para melhorar o controlo da glicose.

Suplementos e aditivos indispensáveis

A ração para gatos esterilizados deve ser rica em taurina e ácido araquidónico, dois dos nutrientes mais importantes na dieta de um felino.

É também importante que contenha ómega-3, vitaminas e minerais.

Esta suplementação é necessária para compensar a perda de nutrientes que naturalmente ocorre durante a confeção dos ingredientes.

Dicas extra: como ler os rótulos da ração?

Tendo em mente o que faz uma boa ração para gatos esterilizados ou castrados, impõe-se agora a questão: como descubro estas características numa ração?

Através da leitura da composição nutricional, mas esta tarefa nem sempre é fácil, até porque a legislação não exige que os rótulos sejam completos, mas existem alguns aspetos que vão ajudar.

Dicas para saber se a ração para gatos esterilizados ou castrados está nutricionalmente bem formulada:

  • A ração deve designar-se como “alimentação completa” e não “complementar”, para garantir que tem todos os nutrientes necessários;
  • A proteína (carne, peixe ou vegetal) deve encontrar-se em primeiro lugar da lista de ingredientes, sendo ainda melhor se estiver especificada a percentagem e a variedade do tipo de proteína;
  • Os subprodutos de origem animal e/ou vegetais devem estar claramente listados em separado;
  • A ração deve incluir uma baixa quantidade de ingredientes como arroz, milho, trigo, dado que apresentam um baixo valor nutricional;
  • Deve ser evitada ração colorida, uma vez que o aspeto final não resulta de vegetais, mas de corantes.

A ração para gatos castrados ou esterilizados que cumpra estas especificações fornecerá todos os nutrientes necessários para que o felino se mantenha saudável.

Dado que, preferencialmente, será o seu único ou principal alimento, a escolha é essencial para a qualidade de vida do felino a longo prazo.

Ração para gatos esterilizados ou castrados: o cuidado alimentar em primeiro lugar

Saber adequar as características de cada ração às diferentes fases de vida e condições de saúde dos gatos, sejam eles castrados ou não, é uma das grandes preocupações dos tutores atentos e informados.

“Somos o que comemos”, e eles também, por isso escolher a melhor ração para gatos é uma dos principais fatores para uma vida longa e saudável.

Considerando estes cuidados específicos, é mais fácil escolher a melhor ração para gatas esterilizadas ou gatos castrados.

Uma vida longa e saudável para todos os felinos!

Autor

Lisboeta de coração e portuense de espírito. É surfista de ondas pequenas, e adora ir à aventura. Diz que não há nada melhor do que boa companhia, mas não dispensa os momentos a sós, a ler ou estudar sobre investimentos e marketing. O hobby do momento? Viajar!

Comentários