Os gatos esterilizados ou castrados, precisam de nutrientes específicos e de uma alimentação ajustada pois é natural que, se não houver este cuidado, possam ficar com excesso de peso após a operação. Por isso deve escolher-se a melhor ração para gatos esterilizados ou castrados o mais cedo possível!

Os tutores mais atentos e informados têm procurado esterilizar os seus gatos, conscientes dos benefícios que este processo cirúrgico acarreta para a saúde dos felinos. Contudo, a esterilização traz algumas alterações metabólicas naturais, que devem ser compensadas pela alimentação.

Tabela de Conteúdos

Benefícios e cuidados de esterilizar ou castrar os animais

Em primeiro lugar, esclarecer uma dúvida comum. Qual a diferença entre castrar e esterilizar? A diferença é muito simples: os gatos são castrados, e as gatas esterilizadas! 

A esterilização dos gatos é uma cirurgia comum e de rotina que envolve a remoção dos órgãos de reprodução sexual do animal.

No caso dos machos castrados, são removidos os seus testículos e, no caso das fêmeas esterilizadas, são removidos os ovários e o útero.

processo é simples e não envolve qualquer dor para o animal. A recomendação médico-veterinária é que a esterilização seja efetuada o mais cedo possível, antes do primeiro cio, aos 3 meses.

Os benefícios para a saúde do animal são evidentes, mas as vantagens não ficam por aqui. São ainda de considerar os seguintes benefícios:

  • Comportamento mais estável e calmo. Esta alteração inclui a diminuição de manifestações sexuais, como marcação com urina, fugas de casa, miados e lutas.
  • Redução do risco de patologias mamárias ou do aparelho genital. Nas fêmeas, é evitado o cancro mamário e várias infeções uterinas e, nos machos, é prevenido o cancro e a hiperplasia nos testículos e na próstata.
  • Redução do risco de transmissão de doenças infeciosas. Há menor tendência ao aparecimento do vírus da leucemia felina, do vírus da imunodeficiência felina ou bactérias.
  • Controlo do número de animais abandonados. Uma gata não esterilizada pode gerar 500 gatos em 3 anos e cerca de 20.000 em 5 anos! Esta é uma medida de controlo também para evitar o abandono de gatos.

Atualmente, a informação científica tem substituído alguns mitos que deixavam alguns donos com dúvidas sobre se deviam ou não esterilizar/castrar os animais.

É sempre bom relembrar que os animais não ficam tristes por não poderem procriar, nem se sentem diminuídos após a cirurgia, crenças, aliás, resultantes apenas da própria projeção humana.

Também não existe fundamentação científica para a ideia de que as fêmeas precisam de ter uma cria antes da esterilização.

Animais felizes são animais bem cuidados, com oportunidade de interagir com pessoas e outros animais, e de se exercitarem com regularidade

Impacto na alimentação da castração ou esterilização dos animais

A esterilização nos gatos implica algumas alterações metabólicas que devem ser tidas em conta no momento de escolher a sua ração.

Maior apetite

Os gatos esterilizados tendem a ingerir maiores quantidades de alimento. Este aumento de apetite acontece logo após a esterilização e é um dos motivos que torna a escolha de uma ração própria para gatos esterilizados.

Risco de obesidade

Pelo aumento da ingestão alimentar, os gatos podem apresentar um maior risco de obesidade, que poderá agravar-se caso o tutor não limite as quantidades.

O sedentarismo também facilita o aumento de peso, pelo que é importante criar oportunidades diárias para o animal se exercitar e gastar calorias.

Menor gasto energético

Este é o principal motivo que faz os gatos esterilizados ou castrados engordarem: os gatos esterilizados consomem menos calorias em comparação com os não esterilizados, registando-se uma diferença mais significativa nas fêmeas.

Menor sensibilidade à insulina

A esterilização origina uma maior resistência à insulina nas fêmeas, e uma menor sensibilidade à insulina nos machos.

Assim, é importante ter em conta estas adaptações metabólicas ao escolher a melhor ração para gatos esterilizados e, após a cirurgia, deve seguir as recomendações do médico-veterinário.

Ração para gatos esterilizados

Características da ração em cada faixa etária

Nem todas as rações para gatos esterilizados ou castrados são iguais. É importante ter em atenção algumas características específicas para encontrar a melhor opção que proteja a saúde do felino.

Em primeiro lugar, a ração para gatos esterilizados deve ser ajustada à idade, de forma a garantir a adequação nutricional às necessidades específicas de cada faixa etária.

Antes dos 12 meses

Se o gato for esterilizado ainda jovem, antes dos 12 meses de idade, devem ser privilegiadas rações para gatos jovens.

O animal ainda se encontra em fase de crescimento, e tem necessidades nutricionais específicas de desenvolvimento, sendo importante que a ração reforce as defesas, o processo digestivo e contenha valores moderados de gorduras.

A partir de 1 ano de idade

Para gatos a partir de 1 ano de idade, é recomendável que seja dada ração para gatos adultos esterilizados, uma vez que se encontram numa fase mais estável da vida e, por isso, a sua alimentação requer uma fórmula adaptada às necessidades do gato adulto.

Nesta fase, é importante que a ração inclua um reforço de antioxidantes.

A partir dos 10 anos

Por último, os gatos com mais de 10 anos de idade devem ingerir ração para gatos seniores, especialmente concebida para compensar a renovação celular e para retardar sinais de envelhecimento.

Neste caso, a ração para gatos esterilizados ou castrados deve incluir um maior aporte de antioxidantes e níveis aumentados de ácidos gordos, com uma menor quantidade de fósforo para proteger a função renal.

     
Ração Seca para Gatos

Mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Ingredientes essenciais

Poteína e fibra

Dados que os gatos esterilizados tendem a ter mais apetite e a desenvolver obesidade, a ração deve ter um conteúdo calórico e de gordura mais reduzido.

Por outro lado, deve apresentar uma maior percentagem de proteína e de fibras, para que o animal receba mais nutrientes e menos calorias.

Além disso, a proteína ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

Cevada, milho ou sorgo

Devido à sua baixa resposta à insulina, a ração para gatos esterilizados deve incluir cevada, milho ou sorgo como fonte principal de amido, para melhorar o controlo da glicose.

Suplementos e aditivos indispensáveis

A ração para gatos esterilizados deve ser rica em taurina e ácido araquidónico, dois dos nutrientes mais importantes na dieta de um felino.

É também importante que contenha ómega-3, vitaminas e minerais.

Esta suplementação é necessária para compensar a perda de nutrientes que naturalmente ocorre durante a confeção dos ingredientes.

Dicas extra: como ler os rótulos da ração?

Tendo em mente o que faz uma boa ração para gatos esterilizados ou castrados, impõe-se agora a questão: como descubro estas características numa ração?

Através da leitura da composição nutricional, mas esta tarefa nem sempre é fácil, até porque a legislação não exige que os rótulos sejam completos, mas existem alguns aspetos que vão ajudar.

Dicas para saber se a ração para gatos esterilizados ou castrados está nutricionalmente bem formulada:

  • A ração deve designar-se como “alimentação completa” e não “complementar”, para garantir que tem todos os nutrientes necessários;
  • A proteína (carne, peixe ou vegetal) deve encontrar-se em primeiro lugar da lista de ingredientes, sendo ainda melhor se estiver especificada a percentagem e a variedade do tipo de proteína;
  • Os subprodutos de origem animal e/ou vegetais devem estar claramente listados em separado;
  • A ração deve incluir uma baixa quantidade de ingredientes como arroz, milho, trigo, dado que apresentam um baixo valor nutricional;
  • Deve ser evitada ração colorida, uma vez que o aspeto final não resulta de vegetais, mas de corantes.

A ração para gatos castrados ou esterilizados que cumpra estas especificações fornecerá todos os nutrientes necessários para que o felino se mantenha saudável.

Dado que, preferencialmente, será o seu único ou principal alimento, a escolha é essencial para a qualidade de vida do felino a longo prazo.

10 Melhores rações para gatos esterilizados

Tendo em consideração todos estes fatores, existem no mercado algumas soluções recomednadas para alimentar os felinos de forma equilibrada e saudável.

Advance Junior Sterilized Chicken & Rice Cat

1. Advance Junior Sterilized Chicken & Rice Cat 1,5Kg

A ração Advance Junior Sterilized Chicken & Rice Cat 1,5Kg é um alimento completo, formulado para responder às necessidades dos gatos jovens esterilizados ou castrados.

Apresenta frango como primeiro ingrediente (16,5%), e é rico em taurina, ácidos gordos e fibras.

Fornece um nível adequado de proteína e gordura para as necessidades energéticas durante os 3 primeiros anos de vida do gato.

Virbac HPM Junior Cat Neutered

2. Virbac HPM Junior Cat Neutered 3Kg

A ração Virbac HPM Junior Cat Neutered 3Kg apresenta uma fórmula rica em proteínas e pobre em hidratos de carbono.

As proteínas de porco e de aves desidratadas encontram-se em primeiro lugar na lista de ingredientes, e apresenta um bom nível de ácidos gordos ómega-3 e ómega 6, além de um valioso perfil de aminoácidos.

Advance Adult Sterilized Turkey & Barley Cat

3. Advance Adult Sterilized Turkey & Barley Cat 10Kg

A ração Advance Adult Sterilized Turkey & Barley Cat 10Kg é um alimento de gama alta indicado para gatos esterilizados. Contém, na sua composição, peru em primeiro lugar (15%) e é rico em proteína bruta.

Ajuda a diminuir o risco de problemas urinários e melhora a sensibilidade à insulina, graças a uma combinação equilibrada de suplementos e aditivos.

Purina Pro Plan Sterilised Optirenal Salmon & Rice

4. Purina Pro Plan Sterilised Optirenal Salmon & Rice 10Kg

A ração Purina Pro Plan Sterilised Optirenal Salmon & Rice 10Kg é um alimento completo que considera, na sua composição, as alterações metabólicas dos gatos esterilizados.

O primeiro ingrediente é o salmão (20%), e apresenta uma importante combinação de aditivos nutricionais que ajudam a manter a saúde urinária e a manter um peso corporal saudável.

Royal Canin Sterilised Appetite Control

5. Royal Canin Sterilised Appetite Control 10Kg

A ração Royal Canin Sterilised Appetite Control 10Kg é especialmente formulada para satisfazer o apetite dos gatos com tendência para pedir comida, graças a uma grande quantidade de fibras que contribuem para uma maior sensação de saciedade.

Tem também um elevado nível de proteína (34%), o que a torna nutricionalmente equilibrada.

Ownat Just Grain Free Sterilized

6. Ownat Just Grain Free Sterilized 8Kg

A ração Ownat Just Grain Free Sterilized 8Kg ajuda a manter o peso ideal do gato adulto, através de uma composição reduzida em matéria gorda e uma elevada percentagem de proteínas (42%).

Os dois primeiros ingredientes são carnes desidratadas e carne fresca de frango, assegurando um fornecimento nutricional adequado.

Purina Pro Plan Liveclear Sterilised Turkey

7. Purina Pro Plan Liveclear Sterilised Turkey 1,4Kg

A ração Purina Pro Plan Liveclear Sterilised Turkey 1,4Kg foi desenvolvida para manter a saúde urinária do felino graças ao equilíbrio de minerais.

A combinação especial de antioxidantes, arginina e ácidos gordos ómega-3 promove a saúde renal e apresenta, como primeiros ingredientes, peru (17%) e proteína de aves desidratada.

Virbac HPM Senior Cat Neutered

8. Virbac HPM Senior Cat Neutered 3Kg

A ração Virbac HPM Senior Cat Neutered 3Kg é indicada para gatos seniores, especialmente em casos de diminuição do apetite e desgaste muscular, limitando ao mesmo tempo o depósito de tecido adiposo.

O primeiro ingrediente é proteína desidratada de porco e aves, e apresenta 39% de proteína bruta.

Purina Pro Plan Senior 7+ Sterilised Turkey & Rice Cat

9. Purina Pro Plan Senior 7+ Sterilised Turkey & Rice Cat 3Kg

A ração Purina Pro Plan Senior 7+ Sterilised Turkey & Rice Cat 3Kg combina todos os nutrientes essenciais para gatos com idade mais avançada, promovendo um pH urinário equilibrado para prevenir doenças renais.

Apresenta um elevado teor proteico (41%), tendo o peru como primeiro e principal ingrediente (14%).

Advance Senior +10 Sterilized Chicken & Barley Cat

10. Advance Senior +10 Sterilized Chicken & Barley Cat 1,5Kg

A ração Advance Senior +10 Sterilized Chicken & Barley Cat 1,5Kg é adequada para gatos mais velhos esterilizados, a partir dos 10 anos de idade.

Trata-se de um alimento de alta gama que ajuda a diminuir o risco de falência renal, graças a um nível reduzido de fósforo.

Apresenta frango como primeiro ingrediente (18%) e combina vários aditivos para favorecer o bom funcionamento das cartilagens e das articulações.

Ração para gatos esterilizados ou castrados: o cuidado alimentar em primeiro lugar

Saber adequar as características de cada ração às diferentes fases de vida e condições de saúde dos gatos, sejam eles castrados ou não, é uma das grandes preocupações dos tutores atentos e informados.

“Somos o que comemos”, e eles também, por isso escolher a melhor ração para gatos é uma dos principais fatores para uma vida longa e saudável.

Considerando estes cuidados específicos, é mais fácil escolher a melhor ração para gatas esterilizadas ou gatos castrados.

Uma vida longa e saudável para todos os felinos!

Autor

Lisboeta de coração e portuense de alma. Apaixonada por viajar, está sempre em busca dos cantinhos recônditos por Portugal e pelo mundo fora, na companhia de amigos, livros, e claro, da sua cadela. Surfista de ondas pequenas, adora o mar mas não diz que não ao rio. A cereja no topo do bolo, acompanhar tudo isto com os deleites da gastronomia local!

Comentários