A proteção solar não deve ser descuidada, independentemente se está céu limpo ou encoberto. Neste artigo, abordamos a importância da utilização de protetor solar, os melhores protetores solares para os diferentes tipos de pele, como escolher e ainda desmistificamos alguns mitos sobre a proteção solar.

Chegou a hora de tomar notas, vamos a isso?

Tabela de Conteúdos

A importância de usar protetor solar

A utilização de protetor solar é muito importante, e deve ser utilizado mesmo quando está nublado. Isto porque os raios ultravioleta continuam presentes e podem ser nocivos. É certo que a exposição solar é necessária para o organismo produzir vitamina D. No entanto, bastam cerca de 15 minutos por dia de exposição solar direta – mais do que isso e o efeito será contraproducente e até prejudicial à saúde, podendo levar a vários problemas.

Redução de queimaduras solares

Esta é uma das consequências mais visíveis da exposição excessiva ao sol. As queimaduras solares são desconfortáveis e dolorosas e, em casos mais graves, podem provocar inflamação e descamação da pele. A longo prazo, a repetição deste tipo de episódios pode aumentar o risco de cancro da pele. O protetor solar ajuda a prevenir as lesões mais imediatas, proporcionando uma camada protetora contra os raios ultravioleta.

Proteção contra o cancro da pele

A exposição prolongada aos raios ultravioleta aumenta o risco de desenvolver cancro da pele. Os raios UVB, em particular, estão associados ao desenvolvimento do carcinoma, enquanto os raios UVA ao melanoma, uma forma mais perigosa de cancro da pele.

O protetor solar atua como uma barreira eficaz, impedindo que os raios ultravioleta penetrem na pele. Contém ingredientes que absorvem ou refletem os raios, ajudando a prevenir danos celulares que podem originar lesões cancerígenas. Além disso, o uso regular de protetor solar durante a infância e adolescência reduz a incidência do cancro de pele na vida adulta em 78%. [1]

Prevenção do envelhecimento precoce

A exposição solar prolongada é um dos principais aceleradores do envelhecimento precoce da pele.

Os raios UV desencadeiam processos que levam à desintegração do colagénio e da elastina, proteínas essenciais que conferem firmeza e elasticidade à pele. Consequentemente, a pele perde a sua capacidade de se regenerar e manter a aparência jovem.

Ao minimizar a penetração dos raios solares na pele, o protetor solar ajuda a preservar a integridade destas proteínas e, em resultado, a prevenir rugas e manchas, características do envelhecimento prematuro da pele. Contudo, a preocupação vai além da questão estética. A função de barreira da pele pode ficar comprometida, tornando-a mais suscetível a irritações, infeções e outros problemas dermatológicos. Por isso, ao prevenir o envelhecimento, o protetor solar também mantém a saúde e a função adequada da pele ao longo do tempo.

Os 10 melhores protetores solares para diferentes tipos de pele

Melhores protetores solares para crianças

A pele das crianças e dos bebés é mais sensível que a dos adultos, pois ainda não está totalmente desenvolvida. É importante usar um protetor solar indicado para criança/bebé.

1. Protetor Solar Isdin Pediatrics Fusion SPF50+

Protetor Solar Isdin Pediatrics Fusion Fluid Mineral Baby SPF50+
Isdin Pediatrics Fusion Fluid Mineral Baby SPF50+

O Isdin Pediatrics Fusion Fluid é indicado para bebés e crianças, logo desde o nascimento.

Trata-se de um protetor 100% mineral, o que significa que as partículas que refletem as radiações não têm reação com a pele. O fator de proteção é elevado e a fórmula é biodegradável, resistente à água e sem perfume.

Modo de aplicação: Aplicar no rosto e corpo, 30 minutos antes da exposição solar. Renovar a cada 2 horas, ou sempre que a pele se molhe.

2. Protetor Solar Corporal Crianças A-Derma Protect Spray SPF50+

Protetor Solar A-Derma Protect Spray Corporal Crianças SPF50+
A-Derma Protect Spray Corporal Crianças SPF50+

Este protetor solar tem um fator de proteção elevado (SPF50+) e foi especialmente formulado para a pele sensível das crianças. Graças ao seu formato spray, é fácil de aplicar em todo o corpo. É resistente à água e não contém parabenos, álcool e perfume.

Modo de aplicação: Aplicar no rosto e corpo antes da exposição solar. Renovar com frequência, ou sempre que a pele se molhar.

3. Protetor Solar de Rosto Crianças Avène Kids Reflexe SPF50+

Protetor Solar Avène Kids Reflexe Creme de Rosto SPF50+
Avène Kids Reflexe Creme de Rosto SPF50+

O Avène Kids Reflexe é a solução para proteger a pele do rosto e pescoço das crianças, com SPF50+. Tem um formato prático, o que o torna ideal para aplicar em qualquer lugar, seja numa esplanada, num passeio ou ao praticar desporto. É resistente à água, hipoalergénico e está isento de silicone e parabenos.

Modo de aplicação: Aplicar no rosto antes da exposição solar. Renovar com frequência ou sempre que a pele se molhar.

Protetores solares para adultos

Para a pele adulta, seguem os melhores protetores solares para o corpo, rosto e lábios.

A pele dos adultos não necessita de tanta atenção como a das crianças, com excepção das pessoas com condições dermatológicas.

4. Protetor Solar Corporal Costaderm SPF50

Protetor Solar Costaderm Corporal SPF50
Costaderm Corporal SPF50

Este protetor solar tem fator de proteção 50 e é indicado para todos os tipos de pele. A textura é especialmente agradável, rapidamente absorvida, deixando um toque sedoso e não oleoso na pele. Não deixa manchas e não perde completamente a sua ação protetora durante o banho.

Modo de aplicação: Aplicar 20 a 30 minutos antes da exposição solar. Reaplicar conforme necessário.

5. Protetor Solar Rosto SkinCeuticals Ultra Defense SPF50

Protetor Solar SkinCeuticals Ultra Facial Defense Defense Cream SPF50
SkinCeuticals Ultra Facial Defense Defense Cream SPF50

O SkinCeuticals Ultra para o rosto tem a vantagem de poder ser usado como creme de dia e/ou como base de maquilhagem, o que agiliza a rotina diária de cuidados. A fórmula é enriquecida com Dióxido de Titânio e Mexoryl SX e XL para uma ação especialmente protetora. Além disso, o composto de glicerina reforça e mantém a hidratação da pele ao longo do dia.

Modo de aplicação: Aplicar antes da exposição solar. Reaplicar conforme necessário, ou sempre que a pele se molhar.

6. Protetor Solar Lábios Vichy Capital Soleil SPF50

Protetor Solar Vichy Capital Soleil Stick Labial SPF50
Vichy Capital Soleil Stick Labial SPF50

Este stick labial protege a zona dos lábios das queimaduras solares e fotoenvelhecimento. A sua fórmula vai de encontro às necessidades específicas das áreas onde a pele é mais fina e sensível, onde a água termal Vichy tem um efeito especialmente apaziguante, fortificante e regenerante.

Modo de aplicação: Aplicar nos lábios imediatamente antes da exposição solar. Reaplicar frequentemente e de forma generosa.

Protetores solares para peles com necessidades específicas

Quando a pele tem necessidades específicas, devem ser escolhidos protetores solares adaptados para que a proteção seja mais eficaz.

7. Protetor Solar para Pele com Tendência Acneica Uriage Hyseac SPF50+

Protetor Solar Uriage Hyseac Fluido SPF50+
Uriage Hyseac Fluido SPF50+

O protetor Uriage Hyseac foi especialmente formulado para peles oleosas mistas e com tendência acneica. É recomendado para quem tem uma pele mais clara e que tenha sido submetida a tratamentos para a acne.

Para além do fator elevado de proteção contra as radiações UVA e UVB, deixa também a pele muito hidratada, graças à água termal Uriage, ao extrato de licorice e vitamina E. Tem ainda um efeito matificante duradouro, o que impede a produção excessiva de gordura.

Modo de aplicação: Aplicar antes da exposição solar e renovar a cada 2 horas.

8. Protetor Solar para Pele Hiperpigmentada Heliocare 360 SPF50+

Protetor Solar Heliocare 360 Pigment Solution Fluido SPF50+
Heliocare 360 Pigment Solution Fluido SPF50+

Este protetor solar é ideal para todos os tipos de pele com manchas. A sua combinação de ativos funciona de forma sinérgica para atenuar a produção de melanina, responsável pelas manchas da pele. O resultado é um acabamento sedoso, uma tez mais uniforme e protegida dos raios ultravioleta.

Modo de aplicação: Aplicar de forma uniforme e generosa antes da exposição solar. Renovar com frequência, especialmente depois de molhar a pele.

9. Protetor Solar para Pele Irritada Isdin Fotoultra Redness SPF50

Protetor Solar Isdin Fotoultra Redness Vermelhidão SPF50
Isdin Fotoultra Redness Vermelhidão SPF50

O Isdin Fotoultra Redness é ideal para peles irritadas, com tendência a desenvolver sinais de vermelhidão. O complexo enriquecido com niacinamida, ácido azelaico e glicina regula a sensibilidade da pele, ajudando a reduzir a reatividade, a vermelhidão e a sensação de irritação. O resultado é uma pele protegida, equilibrada e luminosa.

Modo de aplicação: Aplicar generosamente sobre a pele seca 30 minutos antes da exposição solar. Renovar a cada 2 horas, ou após molhar a pele.

10. Protetor Solar para Pele Lesionada Bioderma Cicabio SPF50+

Protetor Solar Bioderma Cicabio Creme SPF50+
Bioderma Cicabio Creme SPF50+

Este creme está indicado para peles que já sofreram lesões ou que estão especialmente sensíveis à exposição solar, como é o caso de cicatrizes ou tatuagens. Garante máxima proteção e diminui o risco de manchas na pele, graças à ação do resveratrol, zinco e cobre. Pode ser usado por toda a família, incluindo bebés.

Modo de aplicação: Aplicar na área afetada e, quando a pele for exposta ao sol, reaplicar com frequência.

Como escolher o melhor protetor solar?

Existem vários protetores solares no mercado, mas não são todos iguais. Surge a dúvida: como escolher o melhor? Estes são os fatores mais importante a ter debiaxo de olho:

  • Proteção de amplo espetro: O protetor solar deve proteger a pele contra todos os dois tipos de raios ultravioleta: UVA e UVB.
  • SPF elevado: Quanto maior o Fator de Proteção Solar (SPF), maior a sua capacidade de neutralizar os efeitos nocivos do sol. Um protetor com SPF 50, por exemplo, protege mais do que um protetor com SPF 20. Recomenda-se escolher uma proteção elevada para peles claras, sensíveis ou com antecedentes clínicos.
  • Resistência à água: Um protetor solar resistente à água não perde por completo a sua ação com a transpiração ou depois de um mergulho. Contudo, deve ser reaplicado com frequência, porque nenhum é totalmente à prova de água.
  • Sem ingredientes irritantes: Aconselha-se que o protetor solar não contenha perfume, parabenos ou outras substâncias que possam irritar a pele, sobretudo em casos de pele sensível ou alérgica.
  • Fórmula adequada à idade e à zona da pele: A pele dos adultos e das crianças tem uma estrutura diferente. O microbioma da pele infantil ainda está em formação, pelo que precisa de um protetor solar adaptado para reduzir o risco de mais tarde desenvolver patologias solares. Além disso, devem ser usados protetores solares diferenciados no rosto, ao redor dos olhos e nos lábios, uma vez que a pele nestas zonas é mais fina e sensível.

Perguntas frequentes sobre protetores solares

Sim, mesmo com a proteção natural da melanina (responsável pela cor da pele), as pessoas com pele morena também estão sujeitas aos riscos dos raios ultravioleta. A regra de aplicação dos protetores solares é a mesma para todos os tons de pele.

Se o creme de dia tiver um fator elevado de proteção e não estiver prevista uma exposição prolongada ao sol, pode ser o suficiente para fornecer proteção adequada.

Contudo, é importante lembrar que o creme de dia perde a eficácia ao longo do dia, pelo que será sempre necessário reaplicar o protetor.

As cores mais escuras têm maior tendência para absorver a radiação solar do que roupas claras. Por isso, podem reter parte da radiação antes que alcance a pele. Contudo, nunca devem substituir a aplicação do protetor solar adequado.

Sim, porque a pele continua a estar exposta aos raios ultravioleta. O protetor solar deve ser usado todos os dias e não apenas quando está sol e calor.

Conclusão

A pele é o maior órgão do corpo, e protegê-la adequadamente é uma questão essencial para a saúde geral.

Evitar estar exposto ao sol durante grandes períodos de tempo e aplicar protetor solar com frequência pode salvar muitas dores de cabeça no futuro e até mesmo reduzir a chance de contrair doenças dermatológicas graves.

Fontes:

  1. A radiação solar e protectores solares: conhecimentos e práticas de alunos portugueses do 9.º e 11.º anos de escolaridade

Comentários