Utilizar um powerline pode ser a solução para problemas com a velocidade da internet, nomeadamente nos dispositivos móveis ou nas divisões da casa/escritório mais afastadas do router da internet.

O powerline é uma alternativa ao Wi-Fi instável ou demasiado lento, e também aos cabos de ethernet pendurados na parede ou espalhados pelo chão.

Um powerline permite o envio de dados através da corrente elétrica existente em casa, tal como um cabo Ethernet, mas com a conveniência de não ser necessário qualquer cabo.

Se o Wi-Fi ou rede Ethernet não são suficientes, ou quando é necessário o acesso à internet mais rápido e conveniente em toda a área da casa ou escritório, utilizar um powerline pode ser a solução.

Ao longo deste artigo são enumeradas 5 melhores powerlines do mercado: o que são, como funcionam, por que são melhores do que o Wi-FI, quais as suas vantagens e ainda algumas dicas sobre como escolher a melhor powerline para cada necessidade.

Tabela de Conteúdos

Os 5 melhores powerlines do mercado em 2022

De seguida as 5 sugestões de powerlines, dos mais baratos aos mais caros.

Primeira nota: ligam-se sempre os powerlines diretamente a uma tomada e não a uma extensão. Desta forma garante-se o máximo desempenho possível por parte destes dispositivos.

TP-Link Powerline Starter Kit TL-PA411KIT AV600

TP-Link TL-PA41

Se procuras uma opção simples e barata, a TP-Link TL-PA41 (kit de dois dispositivos powerline) é o ideal.

Com um alcance de até 300 metros, este powerline garante transferências até 600 Mbps.

Um dos dispositivos deverá ser ligado ao router de internet através de um cabo Ethernet (presente na embalagem), e o outro dispositivo poderá ser utilizado com ou sem fios.

Por cerca de 35€ garante o acesso à navegação na web em velocidades razoáveis, sendo o ideal para o acesso em dispositivos móveis em toda a área da casa/escritório.

TP-Link Powerline Adapter AV600 + AC Pass Through Starter Kit

TP-LINK TL-PA4010PKIT

O TP-LINK TL-PA4010PKIT tem exatamente as mesmas características que o dispositivo que analisamos anteriormente (o TP-Link TL-PA41).

A diferença?

O TL-PA4010PKIT tem, ele próprio, integrado uma tomada em cada dispositivo powerline (este kit contém dois dispositivos), o que é vantajoso quando as tomadas não abundam, ou necessitas precisamente daquela tomada que está ocupada com o dispositivo powerline.

O seu preço inferior a 50€ coloca este powerline no lugar de uma das melhores powerlines do mercado quando analisada a relação qualidade/preço.

TP-Link KIT Powerline TP-Link AV1000 Gigabit Passthrough ac Wi-Fi

TP-LINK TL-WPA7617

A TL-WPA7617 é um powerline que constitui um conjunto de dois dispositivos, tem também um alcance de 300 metros, mas garante transferências de até 1000 Mbps.

Neste nível de velocidade, já é perfeitamente possível a visualização de vídeos em 4K, participar em jogos eletrónicos, entre outros.

A velocidade e estabilidade de acesso à internet são garantidas mesmo com diversos dispositivos conectados aos dispositivos powerline.

Este kit conta com dois cabos Ethernet, sendo que um dos dispositivos tem uma tomada integrada.

A configuração dos dispositivos é tão fácil quanto carregar simplesmente num botão de emparelhamento, e com a aplicação para smartphone é possível verificar em tempo real a velocidade da internet, ligar ou desligar o powerline, ou ver os dispositivos ligados à rede.

TP-Link Smart Home Deco P9 AC1200 (Pack3)

TP-LINK Deco P9

O última powerline TP-LINK da nossa lista é a Deco P9, um powerline completamente diferente das que enumeramos anteriormente pois parece mais um objeto de decoração do que um powerline.

Este kit composto por três dispositivos powerline destaca-se pela sua cobertura de até 560m2, sendo que suporta mais de 100 dispositivos conectados em simultâneo, e por ter um sistema Mesh Wi-Fi, permitindo a criação de uma rede única entre todos os dispositivos powerline.

Desta forma nunca perde o acesso à rede independentemente do local onde está.

É, ainda, compatível com Amazon Alexa e IFTTT, e conta com um sistema de controlo parental que permite definir limites de tempo, níveis de acesso, entre outros.

Devolo Magic 2 WiFi 6, Starter Kit, PLC até 2400Mbps, Mesh, Wi-Fi 6 até 1800Mbps

Devolo Magic 2 WiFi 6

Com velocidade de até 1800 Mbps, a devolo Magic 2 WiFi 6 é sem dúvida, uma das melhores powerlines do mercado.

O seu Wi-Fi Mesh permite o streaming de vídeo em 8K, a participação em jogos online, e teletrabalho sem quaisquer falhas.

Este powerline está equipada com duas portas LAN Gigabit e com a tecnologia mais atual como Wi-Fi 6, G.hn, OFDMA, MU-MIMO bidireccional, AP Steering, Airtime Fairness, Band Steering, entre outros.

Este powerline (e até porque o seu preço já é um pouco elevado) é ideal para aqueles que fazem uso “profissional” da sua internet em casa, ou para os que procuram uma solução para o seu escritório.

O que é um powerline?

Um cabo Ethernet tem a capacidade de ligar o router da internet diretamente ao dispositivo eletrónico (computador, televisão, consola de jogos, entre outros).

Quando não é possível ligar o dispositivo diretamente a um cabo Ethernet, seja pela distância, por se tratar de um telemóvel, ou até por comodidade, utiliza-se a rede Wi-Fi.

Contudo, este tipo de ligação nem sempre é estável ou rápida. Isto deve-se, na maioria dos casos, à distância que vai desde o router até ao local onde se quer usar a internet, ou às barreiras físicas que impedem o sinal de chegar a todo o lado (paredes grossas, eletrodomésticos, entre outros).

É nestas situações que o powerline é bastante eficaz.

O powerline é um equipamento que utiliza a instalação elétrica da casa para transmitir dados, sem que seja necessário andar a perfurar paredes ou a instalar fios.

É, por isso, uma solução conveniente pois é simples e rápida de instalar.

     
Compara preços e compra aqui a tua powerline.

Mais de 2 milhões de produtos, em mais de 1300 lojas. Tudo em KuantoKusta.pt.

Um powerline nunca funciona sozinha. São necessários sempre pelo menos dois dispositivos powerline, com fios ou sem fios, para que possam funcionar e cumprir o seu propósito.

Os powerlines podem ser colocadas em qualquer tomada elétrica e são ideais para casas grandes ou de diferentes andares.

Mas para melhor compreendermos o que é uma powerline, precisamos perceber como esta funciona.

Como explicado anteriormente, um powerline nunca funcionará sozinha. São necessários sempre, pelo menos, dois dispositivos (dois powerlines).

Depois de ligado à rede elétrica, cada um destes dispositivos transmite rede internet a partir do local onde está.

Como funciona um powerline?

Nos powerlines equipadas com o sistema Mesh, os dispositivos comunicam entre si e criam uma única rede sem fios, partilhando o mesmo SSID e password, permitindo aos utilizadores manter a sua ligação mesmo em movimento pelas divisões da casa/escritório.

Mas como poderemos colocar as powerlines a funcionar? De uma forma muito simples…

Primeiro, é necessário colocar um dos dispositivos powerline numa tomada:

  • Powerlines sem fios, podem ser colocadas em qualquer tomada;
  • Powerlines com fios, devem ser colocadas numa tomada próxima do router da internet. Depois, é necessário ligar esse mesmo dispositivo ao router da internet por meio de um cabo Ethernet.

O segundo dispositivo powerline pode ser colocado em outra qualquer tomada (desde que dentro da mesma rede elétrica obviamente).

Este segundo dispositivo pode ser utilizado simplesmente como meio de acesso à rede Wi-Fi, ou se necessário, e utilizando um cabo Ethernet, pode conectar-se a um outro equipamento como, por exemplo, um computador.

Usar um powerline é melhor que usar o Wi-Fi?

Utilizar o Wi-Fi é extremamente conveniente.

No entanto, por vezes a velocidade ou estabilidade da ligação Wi-Fi é muito baixa devido à distância entre o router e o local onde se quer aceder à internet. Outras vezes, é mesmo inexistente.

E este problema pode tornar-se particularmente grave quando falamos de uma conexão não para uma simples navegação na web, mas sim para jogos, streaming de vídeos, etc.

Assim, os powerlines tornam-se uma melhor opção comparativamente com a utilização do Wi-Fi para quem:

  • não tiver uma ligação Wi-Fi estável em todas as zonas da sua casa;
  • necessitar de uma ligação rápida e estável;
  • jogar através da internet;
  • fizer streaming;
  • tem muitos dispositivos ligados à rede;
  • tem uma casa grande ou de vários andares.

Quais as vantagens de ter um powerline?

As vantagens da utilização de um powerline em detrimento de um cabo Ethernet ou Wi-Fi são inúmeras, mas apresentamos, de seguida, as mais relevantes.

Acabam-se os problemas com as ligações fracas ou instáveis

Numa casa grande, com vários andares, ou com objetos/equipamentos que causem interferência, fica difícil utilizar apenas a rede Wi-Fi. E este problema agrava-se quantos mais dados são transferidos ou equipamentos estiverem ligados à rede. Os powerlines ajudam a resolver tudo isto.

Os powerlines são fáceis e rápidas de instalar

Em apenas alguns minutos e num procedimento simples, é possível instalar e configurar um conjunto de powerlines em casa/no escritório.

Poupa-se dinheiro em instalações de acesso à rede de internet

Imaginemos que é necessário um acesso à internet mais rápido ou que cubra mais áreas da casa. Pode-se simplesmente comprar um conjunto de powerlines e, por preço reduzido, ter acesso a uma internet rápida e estável sem a necessidade de andar a passar cabos pelas paredes ou pelo chão.

Podem ser instaladas em qualquer local

Os powerlines podem ser instaladas em qualquer local desde que exista uma tomada elétrica, o que significa que são dispositivos bastante versáteis.

Dicas para escolher o melhor powerline

Antes de comprar um powerline, é necessário entender exatamente quais as tuas necessidades para não cometeres o erro de comprar um powerline com um desempenho insuficiente, ou um powerline demasiado boa (e cara), face ao que precisas.

Algumas dicas para escolheres o melhor powerline possível:

Velocidade

A velocidade é muito importante um dos fatores mais importantes para uma boa conexão à internet. Encontram-se facilmente powerlines com velocidade de 2000 Mbps. Se uma velocidade menor implicar (e preço) for uma opção, poderá optar-se por velocidades entre os 500 e 1000 Mbps.

Alcance dos powerlines

Sabendo onde colocarás o powerline, consegues aferir o alcance de que necessitas para teres Wi-Fi em todas as áreas. Assim, verifica o alcance anunciado dos powerlines e garante que é suficiente para cobrir toda a área da casa/escritório.

Ligações/entradas dos dispositivos

Estamos a falar de um powerline que permite conectar quantos cabos de rede?

Este powerline também faz de tomada elétrica? Esta pode ser uma enorme vantagem para quem só tem um ponto de alimentação na mesma zona e não o quer perder quando ligar o powerline. “Colocando uma tripla / extensão resolvia-se o probelama”. A resposta é não.

Porquê?

Ligar os powerlines a uma extensão / tripla, as mesmas vão perder a velocidade com que transmitem os dados, ou seja, a internet não vai ser tão rápido.

Isto porque não vão estar a usar diratemente a instalação elétrica da casa, escritório, estúdio ou espaço em que estejam inseridas.

Compatibilidade

A compatibilidade também é importante caso queiras, por exemplo, aumentar o número de dispositivos powerline que tens.

Preço

Compara as características e os preços dos diferentes produtos e faz a melhor escolha com base na relação qualidade/preço/necessidades.

Conclusão

Os powerlines são dispositivos fáceis e rápidos de instalar, que se apresentam como uma verdadeira solução para quem tem problemas com a qualidade de acesso à internet.

Além disso, e na grande maioria dos casos, são dispositivos económicos. Com um orçamento “reduzido” consegue-se resolver verdadeiras dores de cabeça, evitando furos ou rasgos nas paredes.

Só os utilizadores mais avançados, onde a exigência de velocidade e estabilidade de sinal for muito elevada é que vão precisar de conjuntos de powerlines mais caros. Caso contrário, como explicado, uma solução normal responde à grande maioria das necessidades.

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários