Os computadores, fixos e portáteis, têm um papel cada vez mais importante na vida de um estudante. Como tal, é natural que exista uma maior procura de PCs para alunos.

A escolha do computador indicado para um estudante é uma tarefa simples, se for feita uma pesquisa de informação. Caso contrário, esta pode originar um mau investimento e tornar-se num “pesadelo”.

Este artigo auxilia qualquer utilizador a fazer uma compra informada e acertada.

Como tal, apresenta-se uma lista dos melhores portáteis para estudantes tendo em conta o uso a que se destinam, algumas especificações e, ainda, o orçamento disponível.

Antes de procurar e escolher o portátil é preciso saber o tipo de uso e necessidades a que o portátil vai dar resposta.

Caso contrário, pode-se escolher um computador com especificações superiores ou inferiores às necessárias. Consequentemente, poderá traduzir-se num “desperdício” financeiro ou numa performance reduzida para as necessidades do utilizador.

Tabela de Conteúdos

    1. Asus 15 M515DA 15.6”
    2. Microsoft Surface Go 2
    3. HP 15S FQ2000NP
    4. HP Pavilion Gaming 15-ec2008np
    5. Lenovo IdeaPad 5 14IIL05-034
    6. Apple MacBook Air
    7. MSI GF65 Thin
    8. MSI Prestige 14 A10RB-025XPT
    9. Dell XPS 13” 9310
    10. Asus ROG Zephyrus M GU502GV-79A26PB2
    11. MacBook Pro 16”

Níveis de uso que um aluno pode dar ao portátil

Encontrar a resposta a algumas perguntas, tais como: “é para trabalhar com muitos programas em simultâneo? Que tipo de programas ? Só o navegador? PowerPoint ou Excel? Um programa de edição de imagem e vídeo ou um software de análise estatística?”

As respostas a estas perguntas é que vão ditar se é necessário um portátil para um uso básico, intermédio ou avançado.

  • Uso básico: adequa-se para estudantes do ensino primário e básico. Os computadores servem, essencialmente, para aceder ao navegador e utilizar ferramentas como: PDF, Microsoft Word e PowerPoint. Não se espera uma resposta rápida da máquina, nem uma boa capacidade de multitasking;
  • Uso intermédio: adequa-se às exigências de alunos de ensino secundário universitário. Oferecerem uma boa performance e capacidade de multitasking. Atenção, com softwares mais exigentes ou num ambiente de multitasking “puro” (com muitas tarefas), a performance poderá ser comprometida;
  • Uso avançado: para estudantes do ensino secundário e universitário que precisam de uma excelente performance e capacidade multitasking. Ideais para executar softwares “pesados”.

Com os tipos de uso apresentados, resta agora olhar para as características e fazer uma escolha.

A escolha de um portátil para um aluno do ensinos primários e básicos, à partida, não irá implicar uma análise detalhada das especificações porque praticamente qualquer PC irá dar resposta ao pretendido.

Estar atento ao sistema operativo, dimensão do ecrã, marca, conectividade e presença de webcam ou não, provavelmente, é suficiente.

Para um aluno de secundário ou até mesmo universitário será necessário considerar outros componentes, tais como: processador, memória ram, capacidade e tipo de armazenamento, placa gráfica, sistema operativo e outros.

Nos portáteis para um uso intermédio e avançado, a análise convém ser mais cuidadosa, uma vez que envolve um leque maior de características. Só assim é que se pode fazer uma boa compra.

Como referido, a escolha irá depender do uso. Um portátil para um estudante editar imagens ou vídeo, não precisa das mesmas especificações de um portátil para análise estatística ou para trabalhar apenas com Excel.

Os 11 melhores portáteis para estudantes

Asus 15 M515DA
Asus 15 M515DA

1. Asus 15 M515DA

Este computador tem as características que garantem o funcionamento básico.

O processador é um AMD Ryzen 5 e memória memória DDR4

No entanto, utiliza um sistema de armazenamento SSD de 256GB. O ecrã de 15.6 polegadas irá facilitar o uso e navegação no portátil.

O sistema operativo Windows também irá facilitar a adaptação da criança à tecnologia, uma vez que é o sistema operativo mais utilizado nas escolas em Portugal. 

Apresenta uma boa relação qualidade / preço, principalmente, para o uso a que se destina (mínimo).

Pontos positivos Pontos negativos
qualidade / preço para garantir o básico um pouco limitativo – só serve para o mínimo
Windows
sistema de armazenamento SSD 256GB
ecrã de 15.6 polegadas
Microsoft Surface Go
Microsoft Surface Go

2. Microsoft Surface Go

Tal como o modelo anterior, o Surface GO é uma opção para um uso simples, mas mais versátil. Isto porque este modelo funciona como computador e como um tablet.

Assim, o Microsoft Surface GO também usa o sistema operativo Windows, também tem webcam, mas… tem um ecrã de 10 polegadas.

A dimensão do ecrã pode ser uma desvantagem para quando se procura uma solução para longas horas de estudo. Para esses momentos o ideal é escolher um computador com um ecrã entre as 13 e as 15 polegadas

No entanto, pode fazer sentido optar por esta solução por questões financeiras, uma vez que existe apenas um único investimento financeiro, que responde a dois tipos de necessidades diferentes.

Pontos positivos Pontos negativos
híbrido: funciona como portátil e tablet ecrã de 10 polegadas
portabilidade apenas 64GB de armazenamento
qualidade / preço para garantir o básico um pouco limitativo – só serve para o mínimo
Windows
HP 15s-fq2000np
HP 15s-fq2000np

3. HP 15s FQ 2000 NP

Este HP 15s-fq2000np é para estudantes que procuram um portátil um portátil um pouco mais rápido e flexível. Podemos dizer que é para uma utilização básica / intermédia.

Com isto queremos dizer que é um portátil para um estudante executar algumas tarefas, mas não de elevada exigência, em simultâneo.

Este PC combina um processador i3 de 10ª geração com uns surpreendentes 8GB de memória RAM.

Ao nível do armazenamento encontra-se equipado com um disco SSD de 256GB. Este tipo de disco providência velocidades de leitura e armazenamento de dados bastante superiores quando comparado com os discos tradicionais.

O único ponto que deixa um pouco a desejar neste portátil, tendo em conta as restantes especificações do mesmo, é a placa gráfica. 

Uma placa mais potente poderia fazer bastante diferença. No entanto, tendo em conta o preço, está aqui uma opção muito válida para um ambiente multi tarefas não muito exigente.

Pontos positivos Pontos negativos
8GB de RAM placa gráfica
processador i3
SSD de 256 GB
HP Pavilion Gaming 15-ec2008np
HP Pavilion Gaming 15 EC2008 NP

4. HP Pavilion Gaming 15 EC2008 NP

Adequado para os utilizadores intermédios, o HP Pavilion Gaming apresenta um processador AMD Ryzen 5 de 4 núcleos, que corresponde à gama média do mercado.

Este processador, em conjunto com os 8 GB de RAM, irão proporcionar ao utilizador uma performance bastante satisfatória e multi-tasking relativamente boa.

Aqui poderá “correr” algumas tarefas um pouco mais pesadas como, por exemplo, alguns softwares de edição de imagem, de análise estatística e até alguns jogos, uma vez que se encontra equipado com uma NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB GDDR6. 

Continuando a análise do portátil, mas focando no armazenamento, esta máquina tem 256 GB em SSD. 

Neste aspeto e uma vez que este portátil já responde a algumas exigências do gaming, o armazenamento SSD poderia ser maior, ou pelo menos, contar com um HDD. No entanto, tendo em conta o preço do produto, é um factor secundário.

É um portátil de 15,6 polegadas com um peso superior a 2kg. Algo que poderá dificultar o transporte na rua. 

Pontos positivos Pontos negativos
processador AMD Ryzen 5 pode ser um pouco grande para transportar
2 placas gráficas (NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB GDDR6
Lenovo IdeaPad 5 15ITL05-501
Lenovo IdeaPad 5 15ITL05-501

5. Lenovo IdeaPad 5 15ITL05-501

O IdeaPad 5 da Lenovo adequa-se aos estudantes que precisam de um computador que responda a um uso intermédio exigente.

Este portátil apresenta mais do que um design elegante e no seu interior conta com um processador da Intel i5, 8GB de RAM e ainda uma placa gráfica Intel Iris Xe Graphics.

Este modelo apresenta 15,6 polegadas de ecrã com uma resolução FullHD. No que ao armazenamento diz respeito, ele tem capacidade de 512GB em SSD.

O Lenovo IdeaPad é uma boa solução para os estudantes que procuram um PC competente em ambiente multi-tarefas, com uma capacidade de armazenamento grande e rápida.

O portátil será bom para trabalhar com vários programas, desde que não envolvam uma parte gráfica exigente.

Pontos positivos Pontos negativos
processador i5 placa gráfica
8GB RAM
SSD de 512GB
ecrã FHD
teclado retroiluminado
Apple MacBook Air
Apple MacBook Air

6. Apple MacBook Air

A grande diferença de um computador da Apple para os restantes fabricantes, é o sistema operativo. Os portáteis da Apple são equipados com o MacOs.

No entanto, recentemente, foi incorporada uma nova e significativa mudança nos computadores portáteis da Apple: o processador.

As versões mais recentes do MacBook Air estão equipadas com um processador fabricado pela própria Apple – o M1. Este processador conta com 8 núcleos, 4 para desempenho e 4 para eficiência.

Relativamente à placa gráfica e tendo em conta o custo do computador, tal como o Lenovo, esta característica é um dos pontos “negativos” desta máquina.

No entanto, no que à qualidade do ecrã diz respeito, o MacBook Air da Apple apresenta um ecrã retina de 13.3 polegadas com tecnologia IPS com uma resolução de 2560*1600 (WQXGA).

Uma das grandes vantagens deste portátil é a sua portabilidade, uma vez que é de dimensões reduzidas (13.3 polegadas de ecrã) e pesa apenas 1,29kg.

Os portáteis da Apple também são conhecidos pela sua elevada autonomia e segundo a marca, este pode ir até às 18 horas.

Neste assunto e para o uso a que se destina o computador, ou seja, trabalhar com várias tarefas em simultâneo (desde que não exijam processadores gráficos potentes), podemos dizer que é uma escolha do utilizador.

Se o estudante tiver os restantes equipamentos da Apple (ex: smartphone, tablet ou até smartwatch), certamente irá escolher um portátil Apple também. E essa seria a escolha mais lógica, uma vez que o ecossistema Apple é muito forte e apresenta muitas vantagens.

Pontos positivos Pontos negativos
sistema operativo macOS processamento gráfico não é de elevado desempenho (alternativa MacBook Pro)
portabilidade
autonomia
processador M1
ecrã LED IPS – 2560*1600 (WQXGA)
8GB RAM
tecnologia air drop para dispositivos apple
teclado retroiluminado
MSI GF65 Thin
MSI GF65 Thin

7. MSI GF65 Thin 15.6

A MSI é um fabricante de computadores fixos e portáteis, mas também de componentes e periféricos para os mesmos. Esta é uma marca associada a elevado desempenho e fiabilidade.

O MSI GF65 tem um design arrojado e está equipado com um potente processador Intel i7 de 6 núcleos e com 16GB de RAM.

Ainda na parte gráfica, o portátil apresenta um ecrã de 15.6 polegadas com uma resolução Full HD. Relativamente ao armazenamento e para não comprometer a performance, o MSI está equipado com um SSD de 1000 GB.

Para os estudantes que procuram performance a todos os níveis, mantendo uma boa capacidade de portabilidade, este modelo, com características adequadas até para jogos, só pesa 1.86kg.

Pontos positivos
processador i7
16GB RAM
SSD 1000 GB
ecrã Full HD (1920×1080)
teclado retroiluminado
 MSI 14 Prestige A10RB-023PT
MSI Prestige 14 A10RB 025XPT

8. MSI Prestige 14 A10RB 025XPT

O modelo que apresentamos agora, o Prestige A10RB-025XPT é para os utilizadores avançados e que procuram uma performance elevada a cada instante.

Este poderoso portátil tem incorporado um processador Intel i7 de quatro núcleos da 10ª geração.

Em conjunto com o processador, os 32GB de RAM serão responsáveis por uma performance inquestionável em multitasking e tarefas que exijam uma elevada capacidade do processador.

Tal como alguns modelos apresentados anteriormente, a placa gráfica deste modelo não é a mais indicada para quem precisa de uma capacidade gráfica de elevado desempenho. 

Relativamente ao armazenamento, este tem um SSD de 1TB. Por isso, com a capacidade e armazenamento de dados, à partida, não vai ter com o que se preocupar.

Pontos positivos Pontos negativos
processador i7 placa gráfica
32GB RAM
SSD 1TB
ecrã 14 polegadas: Full HD (1920 x 1080)
teclado retroiluminado
peso 1.29kg
Dell XPS 13” 9310
Dell XPS 13” 9310

9. Dell XPS 13” 9310

Além de um dos melhores portáteis de 2021, o XPS da Dell é o melhor híbrido do mercado. O XPS é concebido para portabilidade, versatilidade performance e ambiente multitarefas.

Para garantir o que se propõe, o híbrido da Dell é equipado com um processador Intel i7 que pode ir até aos 4.3GHz. A auxiliar o processador encontram-se 16GB de memória RAM.

A parte gráfica está em sintonia com os restantes componentes. O ecrã de 13 polegadas e resolução 4K é alimentado pela gráfica Intel Iris Xe Graphics.

Para quem se procura com a capacidade de armazenamento, o XPS não será um problema, uma vez que tem 1TB em SSD.

Com este conjunto de especificações, o Dell XPS combina uma performance elevada, versatilidade e mobilidade, mesmo em multitasking.

Pontos positivos Pontos negativos
processador i7 não tem touch bar
16GB RAM dimensões
SSD 1TB
teclado retroiluminado
Asus ROG Zephyrus M GU502GV-79A26PB2
Asus ROG Zephyrus M GU502GV-79A26PB2

10. Asus ROG Zephyrus M GU502GV-79A26PB2

O Asus ROG é indicado para os estudantes que são utilizadores avançados e que procuram versatilidade. Este PC fornece velocidade de execução de tarefas, capacidade de trabalhar em multitasking e, ainda, uma excelente performance gráfica.

Para isso, o portátil encontra-se equipado com um processador i7 de seis núcleos, com 16GB de RAM e ainda uma potentíssima placa gráfica de 6GB de capacidade (NVIDIA GeForce RTX 2060).

No ecrã encontramos 15.6 polegadas, uma resolução FHD e uns incríveis 240Hz de taxa de atualização da imagem. Esta taxa de atualização vai melhorar a tua experiência durante os jogos.

O espaço para programas, documentos, filmes, músicas, jogos e outros ficheiros, está assegurado por um disco SSD de 1TB.

Apesar de ser um portátil concebido para gaming, também funcionará de forma exemplar para softwares exigentes, sejam eles de análise estatística ou edição de imagem.

No campo da edição de imagem/vídeo, o Asus perderá bastantes pontos para os Macbook Pro da Apple, devido à qualidade dos ecrã, no que às cores diz respeito.

Pontos positivos Pontos negativos
processador i7 não tem touch bar
16GB RAM
SSD 1TB
ecrã 15.6 polegadas com 240Hz: Full HD (1920 x 1080)
teclado retroiluminado
touch bar
sistema operativo macOS
teclado retroiluminado
Apple MacBook Pro i7 6-core a 2,6 GHz
Apple MacBook Pro i7 

11. MacBook Pro 16”

Como a própria Apple refere no seu site “O melhor, para os melhores”. 

Os MacBook Pro representam a pérola preciosa da Apple no mercado dos portáteis. Estes são dos melhores PCs para produtividade que existem no mercado.

O modelo escolhido é para utilizadores avançados que procuram garantir uma elevada performance, independentemente da tarefa.

O processador i7 de seis núcleos juntamente com os 16GB de RAM e a placa gráfica de 4GB de capacidade (AMD Radeon Pro 5300M), tornam esta máquina adequada para praticamente qualquer tarefa.

No entanto, realça-se que estes portáteis são conhecidos pelo excelente desempenho em áreas de edição de imagem e vídeo.

Para que a rapidez não seja posta em causa, a Apple apostou num armazenamento em SSD de 512GB. O ecrã de 16 polegadas retina, uma das melhores tecnologias do mercado, com uma resolução UHD (3072 x 1920).

A Apple apresenta ainda outras duas alternativas: MacBook Pro de 13 polegadas equipado com o processador M1 ou o mesmo MacBook Pro de 16 polegadas, mas configurável de acordo com as necessidades do consumidor (pode-se colocar mais RAM ou Armazenamento, ou uma placa gráfica e processador mais potentes).

Pontos positivos Pontos negativos
processador i7
16GB RAM
SSD 512GB
ecrã 16 polegadas retina: UHD (3072 x 1920)
autonomia até 11 horas
touch bar
sistema operativo macOS
teclado retroiluminado

Extra: Outros portáteis híbridos para estudantes

Ao longo do artigo só foi mencionado um portátil híbrido porque se estava a falar do uso básico, mais adequado às crianças. Como tal, a ideia era oferecer uma opção versátil e mais económica financeiramente.

No entanto, para os estudantes que procuram mobilidade, versatilidade e uma performance elevada, poderá ser interessante conhecer o Microsoft Surface Pro 7 e ainda o Apple iPad Pro.

Acessórios para portátil que podem ser úteis

Existem acessórios que podem ser úteis para aumentar o conforto e produtividade enquanto se usa um portátil, como por exemplo impressoras, e também acessórios que irão facilitar o transporte do equipamento.

1. Ratos

Os ratos, por exemplo, são um acessório com muita procura porque são mais confortáveis e fáceis de trabalhar do que os touchpads dos portáteis.

Existem vários modelos, no entanto, de entre as várias opções destacam-se ratos com fio e os de ligação via bluetooth.

2. Auscultadores

Os auscultadores também são bastante procurados, principalmente, para aqueles momentos em que se partilha o espaço, como por exemplo: nas bibliotecas ou salas de estudo.

3. Mochilas

Para facilitar o transporte, as mochilas e malas. Há estudantes que preferem uma mala dedicada para o portátil e há outros que preferem uma solução 2 em 1 e optam por uma backpack.

4. Arrefecimento

Por último, e para conservar o próprio portátil, as bases de arrefecimento (coolers). Estas têm a principal função de ajudar a evitar o sobreaquecimento do portátil.

Conclusão

A dica essencial para escolher o melhor computador para um estudante é saber a resposta à pergunta: “qual vai ser o uso do computador?”

Encontrando a resposta, facilmente, se percebe o tipo de computador que o aluno precisa. A partir daqui, é preciso considerar as características importantes de acordo com o uso que lhe vai ser atribuído.

Em qualquer uma das situações, é importante ter sempre em atenção a marca do computador.

Agora já tens tudo o que precisas para fazer a escolha e a compra certa.

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários