As placas de indução são a escolha de muitas pessoas quando renovam a sua cozinha devido ao seu desempenho, aparência, facilidade de utilização, segurança e outras características não oferecidas por outros tipos de fogões.

Existem muitas marcas e placas de indução no mercado, e a escolha da melhor dependerá das suas necessidades, preferências e orçamento.

Para ajudar, este guia centra-se então nas melhores placas de indução do mercado em 2024. Um guia para quem está à procura do melhor modelo ou para quem não decidiu a 100% a compra.

Chegou o momento de tirar notas.

Tabela de Conteúdos

As 10 melhores placas de indução em 2024: sugestões de compra

1. Balay 3EB865FR

Balay 3EB865FR
Balay 3EB865FR

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 3 (14.5, 21, 28 cm)
  • Potência: 4600 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: Memória, Início Automático, Temporizador, Sprint, Alarme, Bloqueio de segurança e deteção de utensílios de cozinha.
  • Dimensões (A x L x P): 5 x 59 x 52 cm

Esta placa de indução da Balay é a melhor da marca. Porquê? Tem uma zona de cozedura generosa e flexível com um diâmetro de 280 mm.

Para quem gosta de pratos maiores, é perfeita. Tem também uma função Sprint para aquecer água em segundos. Muito útil nas manhãs para fazer café ou preparar massas, por exemplo.

Além disso, a Balay 3EB865FR tem um painel de controlo por toque muito fácil de usar, memória, alarme e funções de arranque e paragem programadas. Esta última é ideal para assegurar cozinhados al dente.

Dito isto, altamente recomendada ao nível funcional (uma placa de indução altamente eficiente em termos energéticos também) e ao nível estético, também não fica atrás.

Pontos FortesPontos Fracos
Baixo consumo de energiaNão há opção para extinguir apenas um fogo diretamente
Fácil de instalar, utilizar e limparOs controlos são um pouco menos reativos
Variedade de funçõesAlgum ruído

2. Bosch PKM875DP1D

Bosch PKM875DP1D
Bosch PKM875DP1D

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 5 (14.5, 14.5, 18, 21, 23 cm)
  • Potência: 11200 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: Desligar automaticamente por segurança, Bloqueio do controlo, Deteta recipiente, Função Power Management, Segurança para crianças, Boost, Fritura.
  • Dimensões (A x L x P): 4 x 81.6 x 52.7 cm

A Bosch PKM875DP1D possui uma função de aquecimento ultrarrápido para poupar tempo na cozinha.

Com a possibilidade de programar cada zona de cozedura e de bloquear o painel de controlo para evitar alterações indesejadas, esta placa proporciona eficiência e controlo personalizado para as necessidades culinárias.

Outra grande vantagem é que permite a utilização de grandes panelas ovais ou retangulares unindo duas zonas de cozedura, o que é, sem dúvida, uma vantagem quando se cozinham vários pratos ao mesmo tempo.

Pontos FortesPontos Fracos
Grande Zona de CozeduraDeve ter-se o cuidado de não riscar
Fácil de instalar
Permite unir duas zonas de cozedura

3. Hisense I6337C

Hisense I6337C
Hisense I6337C

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 3 (18, 18, 32 cm)
  • Potência: 7100 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: Desligar automático, função Rapid Boil e bloqueio de segurança para crianças
  • Dimensões (A x L x P): 6 x 59 x 52 cm

A Hisense I6337C, entre as melhores placas de indução, pode ser a escolha ideal. Com 3 zonas de cozedura e uma variedade de funções práticas, esta placa permite cozinhar com facilidade e eficiência.

A sua ampla capacidade de cozedura, as suas funções práticas e o seu design elegante fazem dela uma ótima escolha para quem procura uma placa de indução versátil e eficiente.

Esta placa de indução Hisense tem também um programa de desligar automático, uma função Rapid Boil (para aumentar a potência em até 50%) e um bloqueio de segurança para crianças para evitar possíveis acidentes.

Pontos FortesPontos Fracos
A zona de 32 cm permite utilizar tachos e panelas grandes, ideais para preparar refeições para toda a famíliaA função de fervura rápida pode ser um pouco ruidosa para alguns utilizadores
Combina duas zonas de cozedura numa única zona de cozedura
Número de zonas de cobertura

4. AEG IKE74441FB

AEG IKE74441FB
AEG IKE74441FB

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 4 (14.5, 21, 21, 24 cm)
  • Potência: 7350 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: Sistema Hob2Hood, Função PowerBoost, Função Ponte, Deteção do recipiente, Aquecimento rápido automático, Função Pausa, Função de bloqueio, Bloqueio de segurança para crianças
  • Dimensões (A x L x P): 4.4 x 71 x 52 cm

A AEG é outra das melhores marcas de placas de indução e a AEG IKE74441FB prova-o.

Tem um desenho refinado, oferece uma potência combinada entre as suas 4 zonas de cozedura de 7350 W e inclui um menu visível com os controlos.

Além disso, dá prioridade à segurança, os seus controlos são funcionais e bastante intuitivos e tem também um modo de segurança para evitar acidentes, especialmente se tiver crianças. É fácil de instalar, uma vez que vem com um elástico incluído para que se encaixe confortavelmente na bancada de trabalho.

Pontos FortesPontos Fracos
Controlo simples e intuitivoPreço acima da média
Multifunções inteligentesZonas de cozedura podem ser pequenas

5. Zanussi ZITX633K

Zanussi ZITX633K
Zanussi ZITX633K

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 3 (14.5, 21, 24 cm)
  • Potência: 8800 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: PowerBoost, Alarme, Potência Programável, Bloqueio segurança para crianças, Temporizador, Hob2Hood
  • Dimensões (A x L x P): 4.4 x 59 x 52 cm

Ideal para quem procura uma placa de indução barata, mas muito prática e versátil. Logo, ideal para constar nesta lista das melhores placas de indução do mercado.

A Zanussi ZITX633K é apresenta 3 zonas de cozedura e função temporizada com alarme acústico, e controladores de toque.

Além disso, a função PowerBoost é particularmente útil para ferver água rapidamente, enquanto o temporizador permite programar a cozedura com precisão. O controlo tátil é intuitivo e facilita o ajuste das definições.

Pontos FortesPontos Fracos
A função PowerBoost permite-lhe ferver água em menos de 90 segundosO quadro requer uma instalação profissional
O controlo tátil permite-lhe afinar os níveis de fervuraCom um tamanho de 60 cm, a placa pode ser demasiado pequena para alguns utilizadores
O temporizador desliga automaticamente a placa quando o tempo programado termina

6. Bosch Serie 6 PVJ631FB1E

Bosch PVJ631FB1E
Bosch PVJ631FB1E

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 3 (18, 18, 28 cm)
  • Potência: 7400 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: CombiInduction, Flex Induction, Desligar automaticamente por segurança, Bloqueio do controlo, Deteta recipiente, Controlo da Potência, Segurança para crianças, Boost, Fritura
  • Dimensões (A x L x P): 5.1 x 59.2 x 52.2 cm

A Bosch Série 6 PVJ631FB1E é uma ótima escolha para quem procura uma das melhores placas de indução topo de gama, com tecnologia inteligente, do mercado.

controlo DirectSelect é extremamente rápido para selecionar a zona de cozedura, o nível de potência, etc. Não há necessidade de perder tempo a fazer confusão.

Por outro lado, a função CombiInduction junta zonas para se adaptar a tachos ou panelas grandes, oferecendo uma grande flexibilidade. E, claro, a função Sprint! Aquece a água para massas e outros líquidos 50% mais depressa, o que é ótimo para os momentos de pressa.

Pontos FortesPontos Fracos
Controlo DirectSelect para uma seleção fácil da zona de cozedura, potência e outras funçõesPreço ligeiramente alto
A função CombiInduction permite a utilização de grandes panelas ovais ou retangulares.
A função Sprint reduz o tempo de aquecimento para grandes quantidades de água

7. Cata IB 6203 WH

Cata IB 6203 WH
Cata IB 6203 WH

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 3 (16, 20, 28 cm)
  • Potência: 7200 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: Função booster, Início Automático, Temporizador, Sprint, Alarme, Bloqueio de segurança, Deteção de utensílios de cozinha
  • Dimensões (A x L x P): 6.3 x 59 x 52 cm

A placa de indução Cata IB 6203 WH tem três zonas de cozedura e nove níveis de potência.

A função Booster, presente tanto nas zonas de cozedura como na potência, permite aumentar a potência durante um máximo de cinco minutos. Passado este tempo, a temperatura volta a ser regulada de forma totalmente automática. Esta função também aparece noutras análises de produtos do mesmo fabricante.

A Cata oferece um controlo tátil e um temporizador separado para cada zona. O fecho de segurança, o indicador de calor residual e o desligamento automático completam as funcionalidades oferecidas por esta placa de indução excecional.

Esta placa de indução distingue-se pela cor. Neste modelo, a Cata abandona o preto mais convencional por um branco elegante.

Pontos FortesPontos Fracos
Aquecimento rápidoMarca não tão conhecida no mercado
Cada zona de cozedura tem um menu tátil
Variedade de funções

8. Siemens EH775LDC1E iQ300

Siemens EH775LDC1E
Siemens EH775LDC1E

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 3 (14.5, 21, 32 cm)
  • Potência: 7400 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: Frying Senser, LightSlider, desligar automático, função Sprint e bloqueio de segurança para crianças
  • Dimensões (A x L x P): 5.1 x 71 x 52 cm

Simplicidade, elegância e poder são os termos que melhor definem as placas de indução Siemens.

A Siemens EH775LDC1E iQ300 de potência nominal de 7400 W responde perfeitamente às três zonas de cozedura e, além disso, destaca-se por ter uma função ecológica para poupar energia e uma estrutura biselada. Tem 4 zonas de cozedura, controlos tácteis e vidro cool-touch.

Além disso, com a sua tecnologia Frying Senser pode controlar a temperatura do óleo para não queimar e com o LightSlider pode controlar a sua placa com apenas um toque.

Pontos FortesPontos Fracos
Aquecimento rápido (QuickStart FryingSensor)Preço elevado
Adaptação inteligente do recipiente
Temperatura ideal de cozedura

9. Bosch Serie 8 PXV875DC1E

Bosch PXV875DC1E
Bosch PXV875DC1E

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 3 (14.5, 28, 20)
  • Potência: 4200 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: Indicador de calor residual, Menu tátil em cada zona de cozedura, Aquecimento rápido, Bloqueio de segurança, Temporizador, entre outros
  • Dimensões (A x L x P): 5.1 x 81.6 x 52.7 cm

E é com a Bosch PXV875DC1E que terminam os modelos Bosch esta lista das melhores placas de indução do mercado em 2024.

Com 5 zonas de cozedura, incluindo uma grande zona de cozedura para panelas e tachos maiores, é também um dos melhores modelos Bosch no segmento.

A placa tem uma função de aquecimento rápido que permite que a temperatura desejada seja atingida rapidamente.

Inclui uma função de bloqueio de segurança que impede que as crianças a liguem acidentalmente ou ajustes não intencionais das regulações.

Oferece uma função de temporizador para cada zona de cozedura que permite regular o tempo de cozedura individualmente.

Tudo isto é suportado por uma potência nominal de 7400 W e luzes indicadoras e controlos tácteis.

P.S. A área frontal do vidro é biselada para lhe dar um acabamento mais elegante.

P.S.2. A placa tem uma superfície lisa e fácil de limpar (Amém!).

Pontos FortesPontos Fracos
Marca de referênciaControlos muito juntos
Funções inteligentes, tornam a cozinha mais fácilAinda que apresente qualidades diferenciadas, é cara
Eficiência Energética

10. Teka TZ 6415

Teka TZ 6415
Teka TZ 6415

Principais características:

  • Zonas de Cozedura: 4 (14.5, 14.5, 18, 21)
  • Potência: 6300 W
  • Eficiência Energética: A
  • Principais Funcionalidades: Desligar automático, Alarme, Nível de Potência, Temporizador, etc.
  • Dimensões (A x L x P): 6.3 x 60 x 51 cm

A Teka TZ 6415 tem um design muito mais simples e tradicional. Sendo por isso, uma das opções mais em conta desta lista das melhores placas de indução do mercado em 2024.

A sua peculiaridade são as suas diferentes potências nas zonas de cozedura, o que permite adaptar o estilo de pratos e o tipo de cozinha.

Em todos os casos, suporta diferentes níveis de regulação de potência e tem controlos tácteis. Esta versatilidade é uma excelente opção para quem gosta de experimentar diferentes pontos de cozinha.

Pontos FortesPontos Fracos
Versatilidade das zonas de cozeduraNíveis de potência
Pontos de cozinhaFuncionalidades de gama média
Relação qualidade/preço

O que são e quais as vantagens das placas de indução?

Com efeito, chegado a este momento de leitura não há como negar, as placas de indução são uma das melhores tecnologias da cozinha moderna.

Seguras, eficientes e rápidas a preparar refeições, são uma excelente alternativa ao tradicional fogão a gás. O difícil é mesmo escolher a melhor opção (a lista anterior… é bom que ajude!)

Mas, o que é uma placa de indução?

As placas de indução são uma tecnologia de cozedura que utiliza indução eletromagnética para aquecer diretamente a base de tachos e panelas, em vez de aquecer o ar e a superfície de cozedura como fazem as placas elétricas ou a gás. Deste modo, apenas a panela é aquecida, não a superfície da placa, o que faz com que não haja desperdício de energia.

Além disso, independentemente da forma ou tamanho do recipiente, as placas de indução, sobretudo as mais recentes, garantem uma distribuição uniforme do calor e aquecem de forma instantânea.

5 Principais vantagens das placas de indução

Com efeito, sendo uma maravilha da cozinha, apresentam então vantagens para qualquer lar. As principais são:

1. Maior eficiência energética

Ao aquecer diretamente a base das panelas ou panelas, a indução é mais eficiente do que a cozedura a gás ou elétrica, o que pode reduzir o consumo de energia e poupar dinheiro a longo prazo.

2. Velocidade de cozedura mais rápida

As placas de indução podem aquecer mais rapidamente do que as placas elétricas ou a Gás, o que pode reduzir o tempo de cozedura e aumentar a eficiência.

3. Maior controlo da temperatura

As placas de indução oferecem um controlo preciso da temperatura, que pode ajudar a evitar a queima ou a cozedura excessiva dos alimentos, e permitir que a temperatura seja ajustada com maior rapidez e precisão.

4. Maior segurança

Como a superfície da placa de indução não é aquecida, apenas a base da panela ou a própria panela é aquecida, há menos risco de queimaduras e é mais segura para crianças e animais de estimação.

Além disso, a placa de indução desliga-se automaticamente se não detetar uma panela na mesma.

5. Fácil de limpar

“Graças a deus”, devem ter sido as palavras de quem leu esta vantagem.

Neste sentido, o facto da superfície das placas de indução ser lisa torna o processo de limpeza mais fácil, uma vez que não existem queimadores ou grelhas para dificultar a limpeza.

Além disso, como não há contacto direto entre a placa e a frigideira, não se queimam resíduos na superfície.

O que ter em conta ao optar por uma placa de indução?

Ao escolher uma placa de indução, há vários fatores a considerar para garantir que se adapta às suas necessidades e preferências. Seguem-se alguns dos aspetos importantes a considerar:

  • Tamanho: O tamanho da placa deve ser adequado para a quantidade e tamanho dos utensílios de cozinha normalmente utilizados.
  • Potência: Uma placa mais potente pode aquecer mais rapidamente e oferecer mais controlo de temperatura, mas também pode ser mais cara e pode requerer mais energia elétrica.
  • Características: As placas de indução podem ter uma variedade de características adicionais, tais como temporizadores, definições de temperatura, visores LED ou deteção de utensílios.
  • Compatibilidade de panelas: Nem todas as panelas são compatíveis com os fogões de indução. Os utensílios de cozinha devem ter uma base em ferro fundido, aço inoxidável magnético ou um revestimento de fundo ferromagnético para trabalhar numa placa de indução.
  • Orçamento: As placas de indução podem ser mais caras do que as placas de vitrocerâmica ou a gás. A definição do orçamento é sempre importante.
  • Instalação: As placas de indução podem requerer instalação profissional, especialmente se for necessária uma ligação elétrica de alta potência. Tem de existir espaço e capacidade elétrica adequados para instalar o equipamento.

Com efeito, estas são apenas algumas das características a ter em conta na compra de uma placa de indução. Para uma ajuda extra, nada como conferir o guia KuantoKusta de, Como Escolher a Melhor Placa de Indução?. Um guia com mais informação além dos pontos agora mencionados.

Quais são as panelas e tachos mais adequados?

Nem todos os utensílios de cozinha são adequados para placas de indução. A placa só funcionará com panelas e frigideiras magnéticas, ou seja, com uma base ferromagnética.

Aqui estão alguns tipos de tachos e panelas que são adequados para fogões de indução:

  • Ferro fundido: Tachos e panelas de ferro fundido são adequados para fogões de indução. São pesadas e retêm bem o calor, o que as torna ideais para uma cozedura lenta.
  • Aço inoxidável: Tachos e panelas de aço inoxidável são outra boa escolha para fogões de indução. O aço inox é resistente à corrosão e durável.
  • Alumínio (c/base ferromagnética): Embora o alumínio não seja magnético, algumas panelas e tachos de alumínio têm uma base ferromagnética que os torna adequados para fogões de indução.
  • Panelas de cerâmica (c/base ferromagnética): Algumas panelas e panelas de cerâmica têm uma base ferromagnética que as torna adequadas para fogões de indução.

Além dos tipos, é importante assegurar que o fundo da panela ou panela tenha um diâmetro adequado para a zona de cozedura da placa de indução, de modo que o calor seja distribuído uniformemente e os problemas de segurança sejam evitados.

Por outro lado, é aconselhável evitar arrastar panelas e frigideiras através da superfície da placa de indução para evitar arranhar a superfície.

Conclusão: placas de indução, uma maravilha moderna da cozinha?

Com efeito, para qualquer pessoa que tivesse indeciso este guia é então o ponto de partida para uma compra mais acertada.

Entre as melhores placas de indução do mercado, agora só falta avaliar espaço, potência, necessidades de cozinha aí em casa e, claro, orçamento!

Quer isto então dizer que, o caminho para o acerto está induzido (piada fácil, não é verdade?).

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários