O mais importante na escolha da passadeira de corrida é garantir que esta se adequa às tuas necessidades, e que seja segura. A segurança e performance são o foco em todas as passadeiras incluídas neste artigo.

Perder peso, melhorar o estado geral de saúde ou a condição física, combater o sedentarismo… Estes são apenas alguns dos objetivos que levam à procura pelas melhores passadeiras de corrida.

A comodidade de utilização de uma passadeira em casa, sem serem necessárias deslocações ao ginásio ou as condições climáticas adversas, são algumas das vantagens da utilização deste equipamento em casa.

Para enumerar as 10 melhores passadeiras de corrida foram analisadas várias características para cada tipo de utilização, e para diferentes orçamentos.

Para além da nossa lista, enumeramos os 13 pontos a considerar antes de escolher uma passadeira de corrida, por forma a garantir que tudo o que for importante considerar é, efetivamente, considerado.

Tabela de Conteúdos:

As 10 melhores passadeiras de corrida

Na lista das 10 melhores sugestões de passadeiras de corrida, aconselha-se apenas passadeiras de corrida elétricas, pois são estas as que mais se adequam a corrida.

Podem encontrar-se passadeiras simples e para utilização ocasional e passadeiras para utilização semiprofissional.

A lista está ordenada desde a passadeira de corrida mais barata à mais cara.

Relembrando que, para garantir a segurança e o desempenho as sapatilhas de corrida também devem ser escolhidas a dedo!

Se estás à procura da melhor passadeira de corrida para utilizares em casa, explora esta lista e garante que fazes a melhor escolha possível:

1. ION Fitness Corsa T2

ION Fitness Corsa T2

Ideal para uma utilização ocasional (entre cerca de 3 a 7 horas por semana) a ION Fitness Corsa T2 tem um ótima relação qualidade/preço.

O seu motor de 2,75 cavalos permite a realização de corrida até 16 km/h num ambiente bastante silencioso.

Além disso, conta ainda com a tecnologia ECO para uma utilização mais eficiente da energia e, consequentemente, menores consumos.

Com inclinação elétrica até 12%, oferece 15 posições de inclinação.

Esta passadeira conta, ainda, com 3 monitores LCD.

As suas características de destaque são:

  • o sistema de medição da pulsação posicionado na pega;
  • o sistema de cálculo da percentagem de gordura corporal;
  • a possibilidade de definição de objetivos;
  • o sistema de amortecimento, nomeadamente com a tecnologia Soft Control que permite a absorção de grande parte dos impactos protegendo os músculos e articulações;
  • o sistema de dobragem na vertical o que permite optimizar o espaço que ocupa quando armazenada;
  • as rodas de transporte.

O peso máximo suportado por esta passadeira de corrida é de 100 kg.

2. BH Impulse Dual II

BH Impulse Dual II

Por um preço ligeiramente superior encontramos a BH Impulse Dual II.

Esta passadeira de corrida oferece uma inclinação elétrica de 12%, tal como a passadeira anterior, mas uma velocidade máxima de 18 km/h.

O seu motor de 2,5 cavalos conta com a tecnologia Green Power, tecnologia desenvolvida para ajudar na redução dos consumos de energia.

No seu ecrã com 3 monitores LED é possível selecionar a velocidade, distância a percorrer, inclinação, plano de treino, entre outros, e visualizar as calorias consumidas e as pulsações.

Equipada com a tecnologia i.Concept Ready, é possível conectar a passadeira ao smartphone ou tablet através de Bluetooth.

Desenhada para uma utilização ocasional, é ideal para treinos de 3 a 7 horas semanais, sendo que o limite máximo de peso do utilizador não deve ultrapassar os 115 kg.

3. Reebok i-Run 4.0

Reebok i-Run 4.0

Na mesma gama de preços encontramos a Reebok i-Run 4.0.

Esta passadeira dobrável é bastante compacta, o que a torna perfeita para quem procura uma passadeira de corrida para utilizar ou armazenar em espaços reduzidos.

Com 12 programas de treino predefinidos e 3 perfis de utilizador, esta máquina adapta-se aos objetivos de todos os membros da família.

A Reebok i-Run 4.0 conta com controlo de gordura corporal e sensores de frequência cardíaca localizados no guiador.

Tem um motor de 2 HP e atinge uma velocidade máxima de 16 km/h.

A inclinação possível é bastante reduzida (apenas 4%), mas conta com amortecimento para redução dos impactos.

O peso máximo do utilizador não deve ultrapassar os 120 kg.

4. Proform 705 CST

Proform 705 CST

A Proform 705 CST é uma das melhores passadeiras de corrida para pessoas altas, devido à sua enorme superfície de corrida (152 x 51cm).

Com 22 programas predefinidos, esta passadeira é compatível, através de Bluetooth, com a aplicação iFit BLE.

Além disso, conta com um suporte na consola específico para iPods, sendo que é possível a conexão do iPod ou leitor MP3 através da porta Interplay ™ Music.

Já o sistema Intermix acoustics™ permite desfrutar de uma ótima qualidade de som enquanto treina e ouve música.

Com um potente motor de 2,75 cavalos, a Proform 705 CST tem uma velocidade máxima de 20 km/h e possibilidade de inclinação elétrica até 12%.

O seu sistema de amortização Proshox™ Cushioning permite diminuir o impacto sobre as articulações até 15% quando comparado com uma corrida tradicional em estrada.

5. BH i.Boxster Plus

BH i.Boxster Plus

Esta passadeira de corrida tem um potente motor de 3,5 cavalos, e atinge uma velocidade máxima de 22 km/h.

Destinada a uma utilização intensiva (entre 7 a 20 horas semanais), a BH i.Boxster Plus tem uma ampla superfície de corrida (140 x 51cm) e inclinação elétrica até 12%.

O monitor LCD disponibiliza 14 perfis predefinidos, sendo que através da tecnologia i.Concept 3.0 é possível utilizar o smartphone ou tablet como monitor desta máquina.

Esta passadeira de corrida dobrável na vertical conta, também, como um sistema de amortecimento que permite reduzir o impacto nos músculos e articulações, enquanto ajuda a prolongar a vida útil da máquina.

A BH i.Boxster Plus tem, ainda, um ventilador integrado para garantir um treino mais agradável.

6. Reebok Jet 300 Series + Bluetooth

Reebok Jet 300 Series + Bluetooth

Com uma enorme superfície de corrida (150 x 51cm), a Reebok Jet 300 Series + Bluetooth destaca-se pela sua conectividade, nomeadamente Bluetooth, o que permite a utilização da Reebok Fitness Equipment App.

Além disso, conta com 27 programas prédefinidos para treinos específicos.

O seu motor de 2,5 cavalos permite atingir uma velocidade máxima de 16 km/h, sendo que através de 15 níveis de inclinação é possível atingir os 10,7% de inclinação máxima.

Com um sistema de dobragem rápido, arrumar, ou colocar esta passadeira de corrida a trabalhar, é muito simples.

7. ProForm Smart Pro 2000

ProForm Smart Pro 2000

Esta passadeira de corrida tem um ecrã tátil Smart HD de 7 polegadas e 50 programas de treino predefinidos.

Com um motor de 3,5 CHP, e uma velocidade máxima de 22 km/h, a ProForm Smart Pro 2000 permite uma inclinação elétrica até 15%.

Com SpaceSaver® Design, é muito simples dobrar esta passadeira de corrida. E se a quiser abrir, graças ao mecanismo de impulso EasyLift™ Assist apenas vai precisar realizar um simples movimento.

A sua superfície de corrida de 152 cm de comprimento e 55 cm de largura, são ideais para treinos intensivos.

Esta máquina inclui a possibilidade de utilização da aplicação iFIT, uma aplicação que inclui a ligação a aulas e personal trainers, tudo para tornar a experiência de treino ainda mais real e completa.

8. Life Fitness F1 Smart

Life Fitness F1 Smart

Bastante semelhante às passadeiras de corrida que podemos encontrar nos ginásios, a Life Fitness F1 Smart conta, até, com acesso a um treinador virtual para apoio na realização dos treinos.

Com um motor de 2,5 cavalos, velocidade máxima de 16 km/h e inclinação máxima de 12%, esta passadeira vem equipada com o sistema de absorção de impactos FlexDeck®, um sistema exclusivo da marca que permite reduzir o impacto nas articulações até 30%.

Com uma grande durabilidade (como provam os 10 anos de garantia), esta passadeira de corrida dobrável é extremamente silenciosa.

9. NordicTrack Commercial 1750

NordicTrack Commercial 1750

O ecrã tátil HD de 10 polegadas da NordicTrack Commercial 1750 está equipado com a tecnologia iFit e disponibiliza mais de 40 programas de treino predefinidos.

Graças ao sistema controlo tátil da inclinação, aumentar ou diminuir a declinação/inclinação (até um mínimo de -3% e máximo de 15%) é tão simples quanto carregar num simples botão localizado no monitor.

Com velocidade máxima de 22 km/h, esta passadeira conta, ainda, com um amortecimento que reduz até 15% o impacto nas articulações.

De destacar, ainda, a conectividade Bluetooth e MP3 e as colunas Intermix Acoustics 3.0 Sound, para uma melhor experiência de treino.

10. NordicTrack New Commercial 2950

NordicTrack New Commercial 2950

A NordicTrack New Commercial 2950 é a melhor passadeira de corrida da nossa lista.

O seu motor DurX™ Commercial Plus de 4.25 CHP, extremamente silencioso, atinge uma velocidade máxima de 22 Km/h, sendo que a superfície de corrida tem 152 cm de comprimento e 55 cm de largura.

A nível de inclinação, esta máquina permite uma inclinação eletrónica de até 15% e uma declinação de até -3%.

O sistema de amortecimento Runners Flex™ permite regular a intensidade da suspensão de acordo com aquilo que o utilizador considerar mais confortável, tendo em vista proteger as articulações e evitar possíveis lesões.

A NordicTrack New Commercial 2950 conta ainda com uma Banda de frequência cardíaca e sensores EKG Grip™ para avaliar de forma rigorosa e fidedigna o progresso a nível físico de cada utilizador.

No seu ecrã tátil HD Full Color de 22 polegadas é possível assistir a mais de 400 vídeos motivacionais disponíveis na aplicação iFit Coach e, desta forma, ter um apoio extra na tentativa de alcançar os seus objetivos.

Esta máquina conta, ainda, com um sistema áudio Intermix Acoustic™ 3.0 compatível com Mp3, Mp4 ou IPod, Ventilador Dual AutoBreeze™, sistema de dobragem SpaceSaver™ e suporte para acessórios.

Como escolher uma boa passadeira de corrida: 13 características

São várias as características a considerar antes de comprar uma passadeira de corrida.

Isto porque o objetivo é sempre fazer a melhor escolha possível tendo em conta as tuas necessidades, preferências e orçamento.

De seguida, os 13 aspetos a considerar antes de comprar uma passadeira de corrida como forma de garantir o melhor desempenho.

Tipo de utilização

O primeiro aspeto a considerar antes de escolher uma passadeira de corrida é o tipo de utilização.

Assim, é preciso perceber se:

  • Será uma utilização ocasional, regular ou intensiva;
  • Quantas pessoas utilizarão a passadeira;
  • Qual o tipo de finalidade da passadeira (só caminhada ou também corrida).

Passadeiras para uma utilização regular ou intensiva, e também para corrida, necessitarão ser mais robustas e ter uma potência superior quando comparadas com as passadeiras para utilização ocasional e apenas para caminhada.

A capacidade do motor, inclinação, velocidade e capacidade máxima do peso são absolutamente fundamentais quando se procura uma passadeira para utilização intensiva.

Tipo de passadeira

No tipo de passadeiras disponíveis no mercado destacamos as passadeiras manuais, as elétricas e, ainda, as dobráveis (que podem ser manuais ou elétricas).

Nas passadeiras manuais, é o próprio utilizador que faz, ao caminhar ou correr, com que o tapete da passadeira se mova.

Caminhar ou andar numa passadeira manual requer mais esforço por parte do utilizador e assemelha-se bastante ao caminhar e correr ao ar livre.

Contudo, estas passadeiras não são as ideais quando o objetivo é praticar corrida, pois o espaço (tapete) disponível para a corrida é muito curto, principalmente porque é o próprio impulso do utilizador que faz o tapete mover-se.

Para a prática de corrida as passadeiras ideais são as elétricas. Mesmo com o mesmo espaço no tapete que uma passadeira manual, o corpo do utilizador pode manter-se sempre no mesmo lugar porque é o tapete que se move com o apoio de um motor elétrico.

Além disso, as passadeiras elétricas são, geralmente, mais pesadas e robustas, e oferecem outras funcionalidades adequadas a uma utilização intensiva como a inclinação e diversos programas predefinidos.

Temos que destacar, também, as passadeiras dobráveis, nomeadamente pela sua comodidade.

São ideais para a utilização em casa pois podem ser facilmente guardadas num espaço pequeno.

No caso das passadeiras dobráveis é importante considerar um sistema de dobragem simples para que estas fechem com maior suavidade e menor esforço, e, ainda, a existência de rodas para facilitar o seu transporte.

Tamanho

O tamanho da passadeira de corrida é também muito importante, principalmente se esta for utilizada num espaço pequeno.

Para além do tamanho da passadeira quando em utilização, é ainda necessário acautelar algum espaço em seu redor para garantir que a sua utilização é segura.

Caso a passadeira seja do tipo dobrável, deve-se também verificar o tamanho desta quando dobrada para assegurar que o seu armazenamento é possível.

Capacidade máxima de peso

A capacidade máxima de peso de uma passadeira é só importante para garantir que aguenta com o peso do seu utilizador, mas não só.

Quanto maior for a capacidade máxima de peso da passadeira, maior será a sua estabilidade e robustez, algo que é muito importante para a sua durabilidade.

Antes de comprar uma passadeira de corrida é necessário verificar a capacidade máxima de peso e deve sempre escolher-se uma passadeira com capacidade acima do peso do utilizador, nunca abaixo ou no limite.

Potência do motor

A potência do motor é determinante para se perceber a velocidade possível para as caminhadas e corridas nas passadeiras elétricas.

A potência pode ser verificada através das siglas HP (horsepower ou cavalos em português) ou CHP (continuous horsepower).

HP indica a potência do motor em períodos curtos de utilização.

CHP indica a potência do motor em períodos mais longos e contínuos.

Valores de HP entre 1 e 1,2 são suficientes caso o objetivo passe apenas por uma utilização ocasional e, principalmente, em formato de caminhada.

Se o objetivo for correr a uma velocidade moderada ou elevada, e pretender fazer-se uma utilização intensiva da passadeira, esta deverá ter, já, pelo menos, 2 HP.

Velocidade

Considerar a velocidade máxima atingida pela passadeira de corrida é muito importante.

Indicada em quilómetros por hora (km/h), se o objetivo for correr a uma velocidade baixa ou moderada, a passadeira poderá ter como limite de velocidade cerca de 15 km/h.

Por outro lado, se o objetivo for correr em velocidade elevada, e realizar treinos mais exigentes, a passadeira já deverá ter uma velocidade de, pelo menos, 20 km/h.

Inclinação

A inclinação da passadeira é importante para quem procura aumentar o número de calorias gastas por treino, exercitando diferentes grupos musculares, e obtendo resultados num curto período de tempo.

Contudo, nem todas as passadeiras têm a opção de inclinação, pelo que se esta característica for importante, é necessário garantir que a passadeira escolhida permite a inclinação.

A inclinação pode ser manual e fixa, obrigando à definição da inclinação antes de se iniciar o treino e a parar o treino para retirar a inclinação da passadeira, ou eletrónica e até automática, no caso dos programas predefinidos que ajustam a inclinação ao longo do treino.

Normalmente, a inclinação pode chegar até aos 15%. No entanto, em alguns modelos destinados a uma utilização mais intensiva, a inclinação pode ultrapassar os 35%.

As melhores passadeiras de corrida contam também com a opção de declinação (geralmente até -3%).

Amortecimento

O amortecimento é uma característica essencial nas melhores passadeiras de corrida pois proporciona um maior conforto durante a utilização da passadeira e ajuda a evitar eventuais lesões nas articulações provocadas pelo impacto da corrida.

Algumas passadeiras têm um sistema de absorção de impactos ao longo de todo o tapete, e outras apenas em algumas zonas específicas.

Grande parte das passadeiras de corrida permitem uma absorção de impacto até 30%, sendo que este valor pode até ser regulável.

Paragem automática e bloqueio de utilização

Quem valoriza e dá prioridade à segurança vai querer escolher uma passadeira de corrida com paragem automática e bloqueio de utilização.

A paragem automática é fundamental para garantir que a passadeira para quando há, por exemplo uma queda, ou quando o utilizador necessita que a passadeira pare de imediato.

Já o sistema de bloqueio de utilização é particularmente importante quando existem crianças em casa.

Medição de pulsação

Presente em grande maioria das passadeiras, a medição da pulsação é uma das características mais procuradas nas passadeiras de corrida porque permite ao utilizador acompanhar a evolução da pulsação ao longo do treino.

Para quem procura uma passadeira de corrida para potenciar e, até, melhorar o seu estado de saúde, comprar uma passadeira com medição de pulsação é fundamental.

Programas predefinidos

Grande parte das passadeiras de corrida elétricas contam também com programas predefinidos.

Estes programas são particularmente relevantes para quem não tem muito tempo para desenhar o seu próprio plano de treinos, ou para quem ainda está a começar a utilizar uma passadeira de corrida.

Contudo, os programas predefinidos acabam por ser uma mais-valia para todos os utilizadores de passadeiras de corrida ao permitirem desenhar um treino de acordo com o objetivo pretendido, ajustando de forma automática a velocidade e, até, caso contenham esta funcionalidade, a inclinação.

Ecrã

O ecrã é quase que básico quando falamos de passadeiras de corrida. No entanto, existem muitas diferenças entre os ecrãs que podemos encontrar nas passadeiras, diferenças essas que podem ser importantes para o utilizador.

As passadeiras de corrida mais básicas têm, por norma, ecrãs monocromáticos onde é disponibilizada informação como a distância percorrida, a velocidade da corrida, as calorias queimadas e a pulsação.

Já as melhores passadeiras de corrida têm ecrãs táteis que para além da informação anterior disponibilizam, ainda, outras informações como a pulsação, o peso, a inclinação, e permitem acompanhar o treino de uma forma muito mais completa.

Algumas destas passadeiras permitem, até, por terem ligação wi-fi e Bluetooth, e a conexão a dispositivos móveis, o que permite o acesso a aplicações de apoio ao treino através do próprio ecrã da passadeira de corrida.

Funcionalidades extra/acessórios

As funcionalidades extra ou os acessórios podem ser absolutamente essenciais, principalmente para quem procura as melhores passadeiras de corrida para utilização intensiva.

Tudo porque estas funcionalidades podem contribuir para uma maior motivação para treinar e um treino mais prazeroso.

E algumas das funcionalidades extra ou acessórios mais procurados e valorizados, são:

  • suporte para garrafa;
  • ventilação;
  • ligação Wi-Fi;
  • conexão para MP3, iPod, etc.
  • rodas de transporte

Vantagens da utilização de uma passadeira de corrida

Quando pensamos nas vantagens da utilização de uma passadeira de corrida, pensamos logo nos ganhos a nível de saúde.

No entanto, as vantagens da utilização de uma passadeira ultrapassam muito os benefícios a nível de saúde, sendo que este equipamento contribui para uma melhoria do bem-estar geral dos seus utilizadores.

De seguida apresentamos aqueles que são os maiores benefícios e vantagens da utilização de passadeiras de corrida:

  • estilo vida mais ativo;
  • redução de inúmeras doenças, nomeadamente cardiovasculares e respiratórias;
  • contribui para a manutenção/perda de peso;
  • contribui para uma melhoria da resistência física;
  • ajuda a combater o stress;
  • permite acompanhar o progresso e evolução treino após treino (exclusivamente em algumas máquinas);
  • pode ser utilizada em qualquer altura, independentemente das condições atmosféricas;
  • é mais seguro caminhar/correr na passadeira que na rua;
  • pode ser facilmente guardada (nas versões dobráveis).

Resumo

Como analisado ao longo do artigo, podemos ver que há várias opções no mercado para quem procura uma passadeira de corrida.

Ao todo foram listadas 10 melhores para diferentes utilizações, consideração feita através da análise de características. No entanto, e como referenciado, há uma vasta oferta no mercado.

No momento da compra há vários fatores a considerar para se fazer a compra ideal para cada utilização. Deve ser considerado o número de vezes que se vai utilizar, o espaço que disponível para a passadeira, isto para decidir entre um modelo maior ou mais pequeno, e se é ou não dobrável.

Além disso, é necessário estar atento às restantes características: potência do motor, velocidade máxima, perfis de treino e outras funcionalidades, como por exemplo, a compatibilidade.

Autor

O André anda sempre de mão dada com a tecnologia, o desporto e o gaming. Prefere iOS ao Android, e divide o seu tempo entre a família, o ginásio, onde passa horas a treinar, e os amigos. Tem ainda uma pequena paixão pelo mundo automóvel.

Comentários