Se fizéssemos uma sondagem para descobrir qual é o eletrodoméstico de cozinha que mais utilizamos e sem o, qual não poderíamos viver, há um que ganharia todas as apostas. E qual é? O microondas. A pensar nisso, que tal um guia com os melhores microondas do mercado?

Vejamos, façamos uma reflexão: conhece alguém que não tenha um?

É definitivamente obrigatório em qualquer cozinha. Não importa que tipo de pessoa, quais são os gostos ou o ritmo de vida. O microondas é um aparelho que torna a vida mais fácil em segundos.

É por isso que escolher o ideal aí para casa, aquele que melhor convém, tem muito que se lhe diga. Para responder a todas as dúvidas chega então este guia, com toda a informação para comprar um microondas e acertar na compra!

6 pontos a ter em conta para fazer a escolha certa

Se quiser saber que microondas comprar, veio ao sítio certo. É um dos pequenos eletrodomésticos essenciais nas nossas cozinhas e há uma grande variedade à escolha. Mas precisa de saber tudo o que um microondas pode oferecer para poder comprar aquele que melhor se adequa ao uso que faz dele. Vejamos as dicas para escolher um microondas.

1. Onde vai estar o microondas?

Ao escolher um microondas, é necessário considerar onde irá colocar o microondas na cozinha. Existem dois tipos:

Microondas de encastre

São incorporados no mobiliário (alto ou nas colunas). Têm geralmente uma moldura à sua volta que os deixa totalmente integrados ou cabem perfeitamente na abertura (60 cm de largura e 40 ou 60 cm de profundidade).

Microondas independentes

São aqueles colocados na bancada, numa mesa ou numa prateleira. O acabamento não tem a sensação de “feito à medida” dos anteriores. Em algumas cozinhas, este modelo de microondas é escolhido e está em cima de algum dos móveis referidos.

2. Capacidade, a chave para escolher um microondas

Porque não é a mesma coisa escolher um microondas para um casal como é para uma família de 4 ou 5.

Por isso, que tamanhos podem ser encontrados no mercado? Embora existam muitos tamanhos intermédios, aqui está um resumo dos que encontrará (medidas standard):

  • 17/18 litros. Estas são consideradas pequenas microondas. São recomendados para pessoas solteiras ou casais.
  • 20 litros. Podemos dizer serem o padrão. Uma capacidade intermédia, um pouco para tudo.
  • 25/30 litros. Já compra um “Sr. microondas”, é um bom tamanho, permitir-lhe-á utilizar recipientes maiores e eles podem levar mais peso.

Referir que é possível encontrar aparelhos com mais de 40 litros, mas não são comuns e é por isso que não estão incluídos nesta comparação.

3. Qual a potência?

A potência de um microondas flutua normalmente entre 700 e 1000 W, e a velocidade a que aquecerá ou cozinhará os alimentos depende disso.

O mais lógico é pensar que um aparelho de 900 W aquecerá a uma velocidade superior à de um aparelho de 800 W, e este é provavelmente o caso, mas a potência teórica nem sempre é totalmente explorada.

Pode depender um pouco dos materiais, do design do interior e se o microondas tem ou não alguma tecnologia especialmente desenvolvida para a distribuição uniforme de microondas.

Existe uma forma muito caseira, mas muito fiável de medir a potência real de um microondas: se no velho microondas a água na infusão fervia num minuto e meio e no novo (e mais potente) leva dois minutos, algo está errado.

No entanto, insistimos: é neste ponto que a tecnologia faz a diferença.

4. Para que vai utilizar o microondas?

Algumas pessoas só aquecem, outras cozinham. Pense na utilização do microondas, pois isto irá ajudá-lo a escolher o modelo certo.

Aquecimento

O mais óbvio e para o que todos nós o usamos. Aquecer um copo de leite, ferver água para um chá, tirar o frio daquele prato de arroz que sobrou do almoço… Esta é a utilização mais simples.

Descongelação

Outro uso muito comum. Teremos de selecionar o modo de descongelamento antes de o utilizar.

Os microondas mais simples apenas lhe permitem definir o tempo, pelo que terá de estar atento ao processo e abri-lo de vez em quando para ver como está a correr.

Grill

Muitos microondas incorporam função grill, algumas resistências no topo que servem para grelhar ou para preparar uma pizza, ou então dar apenas ao alimento aquela cor dourada atraente que o faz parecer atraente para os olhos.

Cozinhar

Como assim, o que se pode cozinhar com um microondas? Passar do aquecimento para a cozedura significa começar a conhecer as muitas possibilidades deste aparelho.

Se o nosso microondas for simples, oferece-nos a possibilidade de cozedura combinada (microondas + grill) e a potência pode ser escolhida por tentativa e erro; podemos também seguir as instruções do folheto de receitas, se o microondas estiver incluído.

Mais uma vez, a qualidade do aparelho faz a diferença.

5. Os microondas mais inovadores que pode escolher

Microondas c/ convecção

No fundo, é como um forno elétrico. Permite-lhe cozinhar alimentos através de ventilação. O acabamento é uniforme, mas com menos potência do que um clássico. Conseguem uma cozinha saudável, rápida e a baixa temperatura.

Microondas a vapor

Têm uma caldeira que gera vapor transmitido para a parte superior do interior do microondas. A humidade gerada durante a cozedura torna os pratos suculentos e mantém o seu sabor. Além disso, será necessário menos óleo para cozinhar.

Microondas c/ modo tostar (crisp)

Esta é uma função incorporada em alguns microondas topo de gama que atinge uma textura crocante e dourada, como se estivesse a fritar em óleo, mas sem ele. No entanto, atingem uma temperatura muito elevada (200 graus ou mais), pelo que são necessários recipientes específicos para cozinhar.

6. Dicas extra para escolher e comprar um microondas

  • Ter sempre uma função de descongelação. Porque pensamos sempre no microondas como um aparelho de aquecimento, mas por vezes, se nos esquecermos de tirar algo do congelador, pode ajudar-nos a acelerar o processo.
  • Um botão rápido que “acrescenta” 30 segundos de cada vez ao processo de aquecimento, por exemplo. Ou uma função de memória, de modo que só tem de premir um botão para aquecer café ou leite durante a mesma quantidade de tempo de cada vez.
  • Conseguem imaginar voltar para casa e a comida já está quente? Isto pode ser uma boa ideia para uma viagem rápida. Para isso, escolher um microondas com uma função programável (o ideal numa smart house). Aquecerá o prato num momento específico e durante um período de tempo específico.
  • E não se esqueça da limpeza. Facilitar o processo. Quanto menos recantos no interior, melhor.

Sugestões de compra: os melhores microondas do mercado

  • Cecotec ProClean 3050
Microondas Cecotec ProClean 3050
Microondas Cecotec ProClean 3050

Principais características

  • Capacidade: 20 L
  • Potência: 700 W
  • Tipo de Instalação: Independente
  • Funções e Programas de Cozedura: Descongelação, Aquecimento 3D Wave. Existe uma versão com Grill.

O Cecotec ProClean 3050 é apoiado pela fiabilidade oferecida pelo seu fabricante. Logo, este microondas é uma das melhores escolhas para a nossa cozinha.

Tem uma capacidade de 20 litros e um design com porta de Cristal. A principal característica deste equipamento é a utilização da tecnologia 3DWave, que assegura que as ondas são distribuídas uniformemente pelo interior e que os alimentos são, portanto, aquecidos uniformemente por todo o lado.

É uma excelente relação qualidade/preço.

  • Samsung MC28M6035KS
Microondas Samsung MC28M6035KS
Microondas Samsung MC28M6035KS

Principais características

  • Capacidade: 28 L
  • Potência: 1000 W
  • Tipo de Instalação: Independente
  • Funções e Programas de Cozedura: Aquecimento, Descongelação, Grill, Cozedura automática SLIM FRY™, Tostar (Crisp).

A maioria dos utilizadores concorda que a Samsung fabrica os melhores microondas do mercado com uma boa relação qualidade/preço.

Especificamente, este modelo tem uma capacidade de 28 litros e o seu interior em cerâmica torna-o muito mais durável.

O Samsung MC28M6035KS reduz consideravelmente os tempos de cozedura graças à melhor tecnologia Hotblast. Além disso, a utilização da tecnologia Slimfry torna possível fritar sem óleo.

  • LG MH6535GIB
APG Portugal
APG Portugal

Principais características

  • Capacidade: 25 L
  • Potência: 1000 W
  • Tipo de Instalação: Independente
  • Funções e Programas de Cozedura: Aquecimento, Descongelação, Grill, Cozedura a convecção, Funcionalidade auto-cozedura, Tostar (Crisp).

O  LG MH6535GIB tem uma capacidade de 23 litros e a sua boa relação qualidade/preço torna-o um dos mais bem classificados nesta lista. E porquê?

Inclui 3 configurações de potência e incorpora a tecnologia Smart Inverter. Isto permite cozinhar, aquecer e descongelar até 1,6 vezes mais rápido do que em qualquer outro microondas.

E mais destaques: função Eco, que desativa a luz quando está em standby, iluminação interior LED, muito mais atrativa do que a iluminação convencional, fechadura para crianças, um gadget para vaporizar, aviso acústico musical, entre outros.

Em suma, o LG MH6535GIB é um microondas com grill que irá satisfazer todas as suas necessidades, mesmo aquelas em que ainda não tinha pensado.

  • Severin MW 7875
Microondas Severin MW 7875
Microondas Severin MW 7875

Principais características

  • Capacidade: 20 L
  • Potência: 700 W
  • Tipo de Instalação: Independente
  • Funções e Programas de Cozedura: Aquecimento, Descongelação, Grill, Cozedura a convecção, Tostar (Crisp).

É preciso experimentar para se convencer do bom investimento que é este Severin, pois pode cozinhar como um microondas e de convecção, bem como adicionar uma função grill. Com tudo isto, não há necessidade de ter dois fornos na cozinha.

Tudo o que precisa de fazer é estudar as instruções para aproveitar ao máximo todas as possibilidades que tem para oferecer. Depois, tudo o que tem de fazer é introduzir os alimentos e selecionar o programa. Pode escolher entre grelhar, assar, descongelar e, obviamente, o calor.

Se cancelarmos a função de microondas, teremos um forno tradicional. Também podemos utilizá-lo apenas como microondas e aquecer o nosso pequeno almoço.

No entanto, em potência, os seus 700 W são inferiores a outros de preço semelhante, que normalmente têm um grelhador de 1.000 W. Mas, não deixa de ser um dos melhores microondas do mercado.

  • Orbegozo MIG 2030
Microondas c/ Grill 20L (700W) - ORBEGOZO
Microondas ORBEGOZO

Principais características

  • Capacidade: 22 L
  • Potência: 700 W
  • Tipo de Instalação: Independente
  • Funções e Programas de Cozedura: Aquecimento, Descongelação, Grill, Cozinhar.

Se não quer gastar muito dinheiro, mas precisa de um micr-ondas para resolver problemas diários, o Orbegozo MIG 2030 será suficiente para si.

Tem dois controlos rotativos manuais. Por um lado, o tempo; por outro, os níveis de potência e a função de descongelamento.

Não é só que seja intuitivo: é que é uma das coisas mais fáceis de encontrar. É também uma boa opção de utilização onde não vai ser utilizada intensivamente.

Além disso, é um dos microondas mais económicos que se pode encontrar no mercado. Inclui uma grelha ou função de grelhador. Tem uma capacidade de 22 litros. Tendo ainda nove níveis de potência e pode ser utilizado para descongelar, cozinhar ou aquecer.

  • Candy CMXG20DR
Microondas Candy CMXG20DR
Microondas Candy CMXG20DR

Principais características

  • Capacidade: 20 L
  • Potência: 700 W
  • Tipo de Instalação: Independente
  • Funções e Programas de Cozedura: Aquecimento, Descongelação, Grill, Cozinhar.

Se o que pretende é um microondas muito mais moderno que possa ligar ao seu smartphone ou tablet, opte por este modelo Candy. Enquanto a aplicação Simply-Fi orienta-o ao longo de todo o processo de cozedura.

Segundo os utilizadores é um dos melhores microondas do mercado, com grill. Tem quarenta programas automáticos, arranque rápido e função ECO.

Além disso, a sua eficiência energética é A++ e a sua relação custo-benefício é bastante boa.

  • Bosch BEL523MS0
Microondas Bosch Encastre BEL523MS0
Microondas Bosch Encastre BEL523MS0

Principais características

  • Capacidade: 20 L
  • Potência: 800 W
  • Tipo de Instalação: Encastre
  • Funções e Programas de Cozedura: Aquecimento, Descongelação, Grill, Cozinhar e programas automáticos.

Se o que precisa é de um simples e não muito grande (20 l) microondas de encastre, o Bosch BEL523MS0 tornará a sua vida mais fácil.

É perfeito para aquecer, descongelar e preparar algumas receitas fáceis, mas acima de tudo não complicará a sua vida com programação eletrónica ou outros extras. É um forno simples, num belo aço inoxidável que se mistura com qualquer cozinha.

A função de grill torna-o um pouco mais completo. Já para não falar no controlo através de visor LED (vermelho), fácil de utilizar graças às funções de tempo e programação.

Ah! E tem comandos ocultáveis: para uma limpeza fácil da parte frontal.

Por outras palavras, outro dos melhores microondas do mercado.

  • Teka ML 8220 BIS WH
Microondas Teka Encastre ML 8220 BIS WH
Microondas Teka Encastre ML 8220 BIS WH

Principais características

  • Capacidade: 22 L
  • Potência: 2500 W
  • Tipo de Instalação: Encastre
  • Funções e Programas de Cozedura: Aquecimento, Descongelação, Grill, Cozinhar. Tostar (crisp)

Resumir o Teka ML 8220 BIS WH é falar em duas grandes características: adeus mesa giratória, olá base cerâmica e pizza de microondas verdadeiramente crocante. Estranho?

Primeiro ponto. A sua loiça terá uma melhor distribuição de calor com a nova base cerâmica e manter o seu aparelho limpo será agora mais fácil do que nunca.

Segundo ponto. O prato crocante dar-lhe-á a oportunidade de cozinhar fácil e rapidamente. Pode fazer uma omelete, cozinhar uma quiche ou mesmo fazer umas batatas fritas crocantes. Já para não falar em pizzas crocantes graças ao prato, atingindo temperaturas muito altas para tornar as bordas estaladiças.

Limpeza e pratos instantâneos, uma combinação que soa bem em todas cozinhas.

  • Balay 3WGX1929P
Microondas Balay Encastre 3WGX1929P
Microondas Balay Encastre 3WGX1929P

Principais características

  • Capacidade: 17 L
  • Potência: 800 W
  • Tipo de Instalação: Encastre
  • Funções e Programas de Cozedura: Aquecimento, Descongelação, Grill, Auto-Cozedura e programas automáticos.

O Balay 3WGX1929P é uma boa opção para aqueles que não precisam de um microondas grande. Os seus 17 l são muito bem utilizados, com 800 W de potência para a função microondas e um grelhador que pode ser utilizado simultaneamente ou separadamente. É construído para durar, robusto e fiável.

A sua utilização é bastante intuitiva. Os cinco níveis de potência são indicados por botões individuais e tem uma roda rotativa para selecionar o tempo ou o peso no visor, dependendo das suas necessidades. Este controlo é o único que se mantém para fora, e pode ser empurrado para dentro para que seja integrado.

No fundo, é um microondas funcional, mas com uma boa utilização dos oito programas de cozedura que oferece.

LG MH 7265 DPS

Microondas LG MH 7265 DPS
Microondas LG MH 7265 DPS

Principais características

  • Capacidade: 32 L
  • Potência: 1350 W
  • Tipo de Instalação: Independente
  • Funções e Programas de Cozedura: Aquecimento, Descongelação, Grill, Auto-Cozedura e Cozedura a vapor.

Se procura um microondas topo de gama com a melhor tecnologia e uma grande capacidade sem necessitar de muito espaço no seu tampo de trabalho, o modelo LG MH7265DPS é o microondas para si.

Tem a tecnologia Smart inverter com a qual pode cozinhar, descongelar e aquecer a sua comida mais rapidamente e preparar pratos que não poderia em outros microondas.

Por sua vez, poupa tempo e eletricidade ao cozinhar 1,6 vezes mais rápido e, como se isso não fosse suficiente, aquece e descongela uniformemente, impedindo que os alimentos cozinhem em demasia.

Se tiver uma família grande, pode cozinhar para todos, pois tem uma capacidade de 32 litros e um prato de 36 cm de diâmetro.

É também muito fácil de limpar, pois, o seu interior com revestimento antibacteriano impede que a sujidade penetre nos materiais.

Resumidamente, fechar esta lista dos melhores microondas do mercado com chave de outro.

Habemus microondas?

Parabéns, a leitura chegou ao fim! Aqui estão os melhores microondas do mercado. Entre marcas com tradição no segmento e outras como alternativas mais baratas, esperamos tê-lo ajudado a encontrar o seu microondas ideal. No entanto, ter sempre em atenção as dicas de escolha e, claro, gostos e preferências.

(Não o atrasamos mais. Algo nos diz que um temporizador deve estar a tocar na cozinha! É melhor ir ver o que é.)

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários