Ah, o verão! Dias de sol e praia que pedem vestidos leves, calções práticos ,mini-saias e… Depilações! Como devo fazer a depilação? Onde devo ir? Em casa? A gilete não que ficam mais grossos, e a cera dói! Serão as máquinas para depilação a melhor opção? Mas então surge a questão: como escolher uma máquina de depilação feminina? Quais as melhores opções no mercado?

Já sabemos, se estivermos de férias, o mais certo é o biquíni substituir a habitual roupa interior, porque a qualquer momento pode surgir a oportunidade de dar um mergulho ou apanhar um banho de sol.

Para nós, mulheres, era tudo muito bonito se não fossem dois pequenos, grandes “detalhes”. Um acontece, aproximadamente, de 28 em 28 dias, a menstruação, e o outro a cada 4 semanas, a depilação.

Pelo título do artigo, já perceberam que o assunto do ciclo menstrual ficará para outro momento. Hoje falamos de depilação.

Primeira conclusão, lâminas, cremes ou máquinas elétricas depilatórias? As últimas são a opção mais duradoura, além de serem seguras, muito fáceis de usar e de puderem ser utilizadas em qualquer zona do corpo.

Tabela de Conteúdos

Tipos de máquinas de depilação feminina

Em primeiro lugar, quando queremos escolher uma máquina de depilação feminina, devemos questionar-nos sobre qual o tipo de máquina que melhor satisfaz os nossos requisitos.

Existem três tipos diferentes de máquinas depiladoras, são eles: de corte, arranque e de luz pulsada.

Depiladora de Corte Braun Depiladora de Corte & Aparador Silk & Soft
Depiladora de Corte Braun

1. Depiladora de Corte

A depiladora de corte apresenta várias pequenas lâminas que se movem para trás, para a frente e para os lados, cortando o pelo à medida que começa a mover-se.

Cortar o pelo é uma forma rápida e simples de depilação. No entanto, é a menos duradoura das três formas de depilação em destaque neste artigo e, além disso, nem sempre as máquinas de corte conseguem apanhar os pelos mais longos.

Depiladora Bamba SkinCare Depil-Action
Depiladora de Arranque – Bamba SkinCare Depil Action

2. Depiladora de Arranque

As máquinas depiladoras de arranque realizam um movimento circular na pele que permite que as pinças fechem sobre o pelo e o arranquem. São eficazes, menos irritantes para a pele e conseguem apanhar pelos médios e longos. Além disso, ao arrancar o pelo pela raiz, ele tarda em crescer.

O principal inconveniente é que algumas pessoas consideram este processo doloroso, sobretudo em zonas do corpo mais sensíveis, como axilas e virilhas. Eu faço parte desse grupo de pessoas, admito. Mas hoje em dia já encontramos opções com sistemas anti-dor que realmente apaziguam o desconforto.

É importante ter também em conta que terá de esperar que o pelo cresça cerca de 4-5 milímetros para conseguir uma boa depilação.

Philips Depiladora IPL Lumea SC1997/00
Depiladora de Luz Pulsada Philips IPL Lumea SC1997

3. Depiladora de Luz Pulsada Intensa (IPL)

Semelhantes aos sistemas de luz pulsada das clínicas de estética, estas máquinas emitem um espectro de luz que apresenta vários comprimentos de onda e que visa destruir a raíz do pelo, sem danificar os tecidos envolventes.

Os aparelhos com IPL para usar em casa são super cómodos, seguros e fáceis de usar, mas são menos potentes e, consequentemente, menos eficazes do que os dos centros de estética. Isto quer dizer que, para obter os mesmos resultados, são necessárias mais sessões, mas o custo final é bastante mais baixo.

No momento de compra, tenha em conta que é essencial que a máquina seja adequada ao seu tipo de pele, à cor do seu pelo e até à zona do corpo que pretende depilar. Lembre-se também que os feixes de luz não atuam sobre pelos brancos e pouco atingem os loiros claros e os ruivos.

A depilação com IPL pode também ter alguns efeitos indesejáveis, como pele seca, queimaduras, descoloração ou hiperpigmentação da pele, inflamação ou infeção.

Para minimizar os riscos, teste a máquina depiladora numa área do corpo pequena e não sensível e vá aumentando a intensidade enquanto não sentir dor. Deixe passar 24 horas para ter a certeza que não houve efeitos adversos.

Antes da depilação, aconselha-se a que limpe a pele e não use cremes com AHA (Alfa hidroxy acid) ou BHA (Beta hidroxy acid). Não use cosméticos com perfume ou desodorizante.

Como escolher uma máquina de depilação feminina? Características principais:

Depois de escolher entre os três tipos de máquinas depiladoras, é altura de comparar diferentes modelos dentro da categoria e de considerar os seguintes aspetos:

1. Tamanho e formato

As depiladoras mais compridas e com a cabeça mais estreita são ideais para depilar zonas do copo mais sensíveis, como as virilhas, já as depiladoras mais pequenas, com a cabeça mais larga, são indicadas para depilar as pernas.

2. Peso

Aconselha-se a que a máquina não ultrapasse as 400g, sendo que, quanto mais leve, melhor.

3. Velocidade

A maioria das máquinas elétricas de corte e de arranque apresenta duas velocidades. A velocidade 1 é mais lenta e menos dolosa, sendo recomendada para pelos mais finos. A velocidade 2 é mais rápida e eficaz na remoção de pelos grossos.

4. Limpeza

Prefira máquinas que sejam à prova de água ou que incluam escovas de limpeza, perfeitas para ajudar a limpar os pelos acumulados e para garantir que fica livre de bactérias.

5. Acessórios

Esta é talvez a característica mais importante quando nos questionamos sobre como escolher uma máquina de depilação feminina. Massajadores, escovas de limpeza, capas, esponjas, diferentes cabeças para dferentes zonas, cabeças de corte e/ou de arranque, etc., são extras que contribuem para um maior conforto e segurança de utilização destes aparelhos.

Em caso de empate entre máquinas depiladoras, há características mais específicas que podem influenciar a decisão final, nomeadamente:

  • Luz: há máquinas depiladoras que têm uma luz extra incluída que ajuda na hora de remover aqueles pelos mais finos e difíceis de ver a olho nu;
  • Sistema anti-dor: aparelhos que apresentam um sistema frio ou um fluxo de ar que ajuda a reduzir o incómodo causado à pele;
  • Sistema à prova de água: há quem prefira fazer a depilação durante o duche, pois sente-se mais relaxada. Se é o seu caso, certifique-se que a máquina depiladora que quer comprar tem um sistema à prova de água.

8 melhores máquinas de depilação feminina

Para tornar a sua escolha ainda mais fácil, selecionamos um top 8 das melhores máquinas depiladoras para usar em casa:

Braun Depiladora S.EPIL-SE9/9300
Braun S.EPIL – Fonte: Braun

1. Braun Silk-épil 9 Flex 9300 BS Wet & dry

Características

  • Tipo de Depiladora: Arranque;
  • Nº de Velocidades de Funcionamento: 2;
  • À prova de água: Sim;
  • Fonte de alimentação: Bateria.

Esta depiladora de arranque apresenta uma cabeça complemente flexível, o que facilita a remoção do pelo, sobretudo em áreas mais sensíveis.

Além disso, é à prova de água e inclui extras muito úteis, como acessórios de massagem corporal e facial, escovas de limpeza, capa de precisão para o rosto, cabeça de corte e de aparador para a linha de biquíni, etc. Uma opção completa e versátil!

Philips Depiladora IPL Lumea SC1997/00
Depiladora de Luz Pulsada Philips IPL Lumea SC1997

2. Philips Lumea Prestige

Características

  • Tipo de Depiladora: Luz Pulsada;
  • Níveis de Intensidade: 5;
  • Vida útil da lâmpada (flashes): 250000

Esta máquina depiladora com tecnologia de luz pulsada é adequada para diferentes áreas do corpo graças aos quatro acessórios curvos, que se adaptam aos contornos do corpo e do rosto, e às 5 opções de ajuste de luz.

Apresenta ainda um sensor de tom de pele, o SmartSkin, que deteta qual o seu tom de pele e indica a intensidade de luz a usar. Inclui também um filtro de proteção UV, que garante segurança extra. A duração da lâmpada é de 200.000 disparos, o que é muito bom.

Depiladora Beurer HL35
Depiladora Beurer HL35

3. Beurer HL 35 Lady Shaver

Características

  • Tipo de Depiladora: Arranque;
  • Nº de Velocidades de Funcionamento: 2;
  • À prova de água: Sim;
  • Fonte de alimentação: Bateria.

Com uma cabeça flexível, esta máquina de corte ajusta-se na perfeição à pele, mesmo nas partes do corpo mais difíceis. Inclui uma luz LED e um acessório para esfoliação, útil para limpar a pele das suas células mortas. Tem também a vantagem de poder ser usada no banho.

Rowenta EP 2851 F0
Rowenta EP 2851 F0

4. Rowenta Flower Love Kit EP2851F0

Características

  • Tipo de Depiladora: Arranque;
  • Nº de Velocidades de Funcionamento: 2;
  • Fonte de alimentação: Corrente Elétrica;

As pinças desta máquina depiladora de arranque foram concebidas para uma depilação ultra-precisa, mesmo quando o pelo está mais curto.

Inclui acessórios específicos para o buço, sobrancelhas e linha do biquíni, e apresenta duas velocidades que se adaptam aos contornos do rosto e do corpo. Integra ainda um sistema anti-dor: uns pequenos nós massajadores que ajudam a reduzir a sensibilidade da pele.

Philips BRP566/00
Philips BRP566 00

5. Philips Satinelle Prestige BRP586/00

Características

  • Tipo de Depiladora: Arranque;
  • Nº de Velocidades de Funcionamento: 2;
  • Fonte de alimentação: Bateria;

Com uma cabeça em cerâmica extra larga e um design ergonómico, esta máquina de arranque da Philips é rápida, cobre mais pele em cada passagem e contribui para uma depilação rápida e sem esforço. Além disso, inclui 7 acessórios e um sistema de limpeza facial, oferecendo um cuidado de beleza completo.

Remington Depiladora Luz Pulsada IPL6750
Remington Depiladora Luz Pulsada IPL6750

6. Remington i-Light Prestige IPL6750

Características

  • Tipo de Depiladora: Luz Pulsada;
  • Nº de Velocidades de Funcionamento: 5;
  • Vida útil da lâmpada (flashes): 65.000;

Esta depiladora IPL promete deixar a pele suave e inibir o crescimento do pelo durante 6 meses! A tecnologia PROPULSE™ funciona aquecendo o folículo piloso, concentrando a energia de luz na raiz para interromper o ciclo de crescimento.

Inclui quatro cabeças diferentes, adequadas para as virilhas, axilas, rosto e corpo, e a duração da lâmpada é de 150 000 disparos.

Rowenta EP 8080 F0
Rowenta EP 8080 F0

7. Rowenta Skin Respect

Características

  • Tipo de Depiladora: Arranque;
  • Nº de Velocidades de Funcionamento: 2;
  • Fonte de alimentação: Bateria;

A depiladora de arranque Skin Respect integra pinças de alta precisão, que cortam mesmo os pelos mais curtos (0,5mm) com rapidez, sem os partir.

O sistema de massagem atenua o efeito de sensibilidade e a cabeça ergonómica desliza de forma suave pela pele. Pode ser utilizada a seco ou no banho para um conforto maior.

Rowenta EP 9600 F0
Rowenta EP 9600 F0

8. Rowenta Instant Soft Compact

Esta máquina depiladora IPL promete resultados visíveis desde a 1ª sessão, graças ao feixe de luz mais concentrado que atua diretamente na raíz do pelo.

Além disso, o seu sistema Pro-Precision garante que nenhuma zona é esquecida e que impede que o feixe de luz incida duas vezes seguidas sobre a mesma área, reduzindo o risco de queimaduras.

Este modelo é compatível com cinco dos sete tipos de pele existentes e apresenta ainda um sensor inteligente que deteta a cor de pele e bloqueia o impulso luminoso quando a pele está demasiado morena.

Conclusão

Agora sim reunimos a informação à muito requisitada sobre como escolher uma máquina de depilação feminina, e ainda algumas opções com boas reviews.

Todas nós já tentamos vários métodos para nos vermos livres dos pelos indesejáveis. Por isso, espero que este artigo tenha sido útil para ajudar a perceber o que existe atualmente no mercado e o que ter em conta no momento de escolher a máquina depiladora ideal. Boas compras e bye bye pelos chatos!

Fonte:

Depilação a laser ou com luz pulsada: técnicas e dicas

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários