Desfrutar de um bom café em segundos, com todo o aroma e diferentes variedades, está agora ao alcance com as populares máquinas Nespresso, Dolce Gusto, Tassimo ou Senseo. Nesse sentido, neste artigo estão listadas as melhores máquinas de café de cápsulas, assim como, as suas principais características para a escolha do modelo perfeito para as manhãs lá em casa.
Com efeito, o quão bem sabe então um bom café pela manhã, rápido, sem complicações e, se possível, fácil de limpar e com o mínimo de manutenção? A resposta vai depender da compra. Há um pouco de tudo, e a escolha de marcas e modelos disponíveis é enorme, logo a necessidade deste guia de compra.
No fundo, uma ajuda para pessoas que são apreciadoras de café e querem tomar um bom café mesmo sem sair de casa. E, para pessoas que querem comprar uma nova máquina de café e não sabem qual o modelo ideal e como escolher.
Chegou a hora de pegar no café e apreciar a leitura.
Sugestões de compra: as melhores máquinas de café de cápsulas em 2021
1. Delonghi Nespresso Inissia Black

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Nespresso e compatíveis
- Pressão Bar: 19 Bar
- Depósito de Cápsulas: até 10 cápsulas
- Modo: Semi Automático
- Depósito de água: 0,8 l
Esta é uma das máquinas de café Nespresso mais populares do mercado.
A Delonghi Inissia é uma das máquinas de café Delonghi que consegue oferecer toda a expertise Nespresso numa máquina pequena e inteligente. Pegada de carbono reduzida, compacta, leve, pega ergonómica e fácil de transportar, a nova Inissia adapta-se a todos os estilos.
No entanto, não é uma cara nova no mercado. Na verdade, está há muito estabelecida e continua a manter a sua posição no ranking das máquinas de café de cápsulas mais vendidas no mercado desde o seu aparecimento em 2013.
Grande parte deste sucesso deve-se ao facto de ser um dos modelos que melhor representa a gama mais económica do famoso sistema Nespresso.
Além disso, a principal característica que distingue a Nespresso dos seus concorrentes é a possibilidade de selecionar entre dois tamanhos de café (expresso e longo) e de ter um compartimento para cápsulas usadas.
P.S. – E sim, também funciona bem com cápsulas compatíveis de L’OR, Starbucks, e com cápsulas de etiqueta branca de Mercadona, Lidl, Pingo Doce… Mas confirmar sempre que são feitas de alumínio para o bem da máquina.
2. Krups Nescafé Dolce Gusto Infinissima

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Dolce Gusto e compatíveis
- Pressão Bar: 15 Bar
- Depósito de Cápsulas: Não
- Modo: Manual
- Depósito de água: 1,2 l
Para quem prefere as máquinas de café da Dolce Gusto, a Krups Infinissima, com design fino e inspirada no símbolo infinito, é dos modelos mais surpreendentes do mercado.
E porquê? Muito graças a um tanque de água removível de 1.2L e à exclusiva bandeja coletora giratória. Basta colocar a cápsula escolhida e criar a bebida perfeita com um simples movimento da alavanca.
Com a máquina de café Krups Infinissima, é possível tirar desde o menor Ristretto 30ml até ao maior café XL. Além disso, permite sempre cafés de qualidade, com um creme espesso e aveludado, graças ao sistema de alta pressão.
Por último, referir que, é fácil de usar e limpar. As borras de café permanecem nas cápsulas, facilitando a limpeza.
Dito isto, tinha de estar nesta lista das melhores máquinas de café de cápsulas do mercado.
3. Philips Cafeteira Senseo Original Plus

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Senseo e compatíveis
- Pressão Bar: 1 Bar
- Depósito de Cápsulas: não
- Modo: automático
- Depósito de água: 0,7 l
A Senseo Original é a máquina de café de cápsulas mais vendida e mais popular da marca Philips.
Um dos principais pontos fortes desta marca em comparação com os seus concorrentes reside na possibilidade de fazer duas chávenas em simultâneo, ou ainda um expresso duplo.
Além disso, o café obtido é muito particular, a Senseo utiliza um sistema de baixa pressão (1 bar) e tecnologia Coffee Boost e Crema Plus que assegura que a água quente é distribuída uniformemente por vários pontos e não apenas um, como fazem outras máquinas de café.
O resultado é uma bebida suave e muito cremosa, mais parecida com o café filtrado do que o expresso, mas não tão aguada.
Segundo os utilizadores, algumas pessoas não querem outro café após experimentarem este.
4. Bosch Tassimo Happy

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Tassimo
- Pressão Bar: 3,3 Bar
- Depósito de Cápsulas: não
- Modo: automático
- Depósito de água: 0,7 l
Tal como o modelo anterior, a Bosch Tassimo Happy continua a ser uma escolha séria no mercado das melhores máquinas de café de cápsulas do mercado. Isto porque, face às suas funções, apresenta um preço muito competitivo.
Por outras palavras, a filosofia da Bosch é clara, seduzir os consumidores com preços realmente baixos. Dependendo da cor, pode ser encontrado por menos de 30 euros!
No entanto, embora não haja compatibilidade com outro tipo de cápsulas, a Tassimo tem uma grande variedade de especialidades: café, chocolate, chá, etc.
Além disso, o preço por cápsula não é alarmante e o café é igualmente bom.
5. Ikohs Potts 3 em 1 (Multi-Capsula)

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Nespresso, Dolce Gusto, Café Moído e Compatíveis
- Pressão Bar: 19 Bar
- Depósito de Cápsulas: não
- Modo: automático
- Depósito de água: 0,7 l
Com a máquina de café de cápsulas Ikohs Potts 3 em 1 multicápsulas é possível desfrutar dos sabores e aromas das duas marcas mais populares de café, Nespresso e Dolce Gusto (ou os seus compatíveis), bem como de um delicioso café moído, modo expresso.
A sua principal vantagem é que não tem de se limitar a um só formato de café, mas permite escolher entre cápsulas e café moído. Isto é muito atrativo, e torna-a ideal para proporcionar versatilidade a grandes famílias ou locais de trabalho.
Com estas características, não havia outra hipótese, se não colocar este modelo nesta lista das melhores máquinas de café de cápsulas.
6. Krups Nespresso Essenza Mini

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Nespresso e compatíveis
- Pressão Bar: 19 Bar
- Depósito de Cápsulas: até 10 cápsulas
- Modo: automático
- Depósito de água: 0,6 l
Tudo o que se pode pedir a uma Nespresso encontra-se nesta mini máquina de café de cápsulas.
A Krups Nespresso Essenza Mini é o verdadeiro significado de Mini. Nunca uma máquina de café teve este tamanho ultra compacto, e apesar de parecer maior nas fotos, tem apenas 8 cm de largura!
Apesar do seu tamanho, os utilizadores concordam que o café sai tão bem como com outras máquinas de café de cápsulas.
Em suma, não tem nada a invejar de outros modelos e, com a Inissia, são as duas máquinas mais baratas do universo Nespresso.
7. Delonghi Nespresso Citiz

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Nespresso e compatíveis
- Pressão Bar: 19 Bar
- Depósito de Cápsulas: 10 capsulas
- Modo: automático
- Depósito de água: 1 l
19 bar de potência para um bom café, extrema elegância e estética são as características que descrevem a Delonghi Nespresso Citiz. Além disso, é considerada uma das melhores máquinas de café em cápsulas do mercado, segundo os especialistas e… utilizadores!
Na gama de preços médios, a Citiz permite:
- Duas posições para diferentes tamanhos de chávena: chávena ou chávena de café com leite.
- Desliga automaticamente o que permite realizar outras tarefas enquanto o copo está a encher. Assim, não desperdiça energia.
- 1 L de reservatório de água para reabastecer menos vezes.
- Quase nenhuma manutenção ou limpeza.
Por outras palavras, qual é a dúvida? Uma escolha certamente assertiva.
8. Delonghi Nespresso Vertuo Next

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Nespresso Vertuo
- Pressão Bar: 19 Bar
- Depósito de Cápsulas: não
- Modo: automático
- Depósito de água: 1,1 l
Bem, esta é a prova que a Nespresso não se contenta apenas com máquinas de café “mais” simples. Sim, Delonghi Vertuo Next é um autentico passo seguinte no que toca à inovação das máquinas de café Delonghi.
Qual é a diferença entre as cápsulas Nespresso Vertuo e as clássicas cápsulas Nespresso e máquinas de café Nespresso? A Nespresso Vertuo faz muito mais creme e tem a possibilidade de cafés longo e grande longo sem diminuir a qualidade.
A Nespresso inventou um novo sistema de extração de café chamado Centrifusion™, uma tecnologia exclusiva e totalmente inovadora que combina força centrífuga e infusão para fazer a bebida. Uma forma de extração dinâmica diferente da que existe atualmente no mercado (pressão, vácuo, filtro, etc.).
Graças a este sistema, é possível obter vários tipos de bebidas à escolha: expresso (40 ml), expresso duplo (80 ml), grande longo (150 ml), caneca (230 ml), etc.
Por outro lado, uma desvantagem é que, por agora, só permite cápsulas exclusivas Nespresso Vertuo, que de momento só são vendidas online, e não aceita marcas de cápsulas brancas, visto que, a máquina lê um código de barras em cada cápsula. Mas, não é por este fator que não é uma boa compra.
9. Delonghi Nespresso Lattissima One Evo

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Nespresso e compatíveis
- Pressão Bar: 19 Bar
- Depósito de Cápsulas: 9 cápsulas
- Modo: automático
- Depósito de água: 1 l
Quer um café pela manhã antes de ir para o trabalho, mas à tarde para um lanche, gosta de desfrutar de um cappuccino? A resposta é a Delonghi Lattissima.
É uma máquina de café de cápsulas com um preço ligeiramente superior, mas com uma característica especial: traz consigo um depósito para o leite, design compacto com 3 tipos de café, longo, curto ou cappuccino.
Graças ao seu sistema Aeroccino One Touch, é possível preparar leite com espuma quente ou fria.
Embora seja então mais cara, oferece algo que a Citiz Nespresso ou a Dolce Gusto não têm, e que também irá enriquecer as manhãs, a possível combinação com leite.
10. Delta Q Qool Evolution

Principais características
- Tipo de cápsula de café: Delta Q
- Pressão Bar: 19 Bar
- Depósito de Cápsulas: 10 cápsulas
- Modo: automático
- Depósito de água: 1,5 l
Para finalizar esta lista das melhores máquinas de café de cápsulas, um modelo “português”, a Delta Q Qool Evolution.
Com um design moderno, de utilização fácil e intuitiva, esta máquina de café Delta Q é perfeita para quem aprecia a inovação e simplicidade que se adequa aos mais variados gostos e momentos do dia.
Os seus principais destaques são: o depósito da água visível que permite controlar mais facilmente o nível do mesmo, botões programáveis e uma bandeja ajustável para possibilitar o uso de copo alto.
No fundo, o bom “faz tudo português”.
Conclusão: o café do pequeno-almoço vai ser com…
Com efeito, estas são as principais razões pelas quais estas máquinas de café de cápsulas têm inundado milhares de casas e locais de trabalho nos últimos anos. Além disso, são modelos e tipos de máquinas de café que complementam qualquer momento do dia a dia.
No final, a verdade é que existem muitos modelos diferentes no mercado, diferindo apenas em alguma utilidade que um tem e outro não. Mas, é aí que entram os gostos pessoais, preferências e, claro, o orçamento. Fatores sempre importantes para uma compra acertada.