Uma das chaves do sucesso da PlayStation 4 foi o seu incrível catálogo de jogos, que incluía alguns dos títulos mais importantes da geração anterior. Em 2021, sete anos depois do lançamento da PS4, a Sony procura replicar esse sucesso com a PlayStation 5, lançando conteúdos que se destacam com os seus gráficos, histórias e jogabilidade. Exemplos? Nesta lista, estão os 15 melhores jogos para PlayStation 5 que qualquer um gostaria de ter.

Um excelente catálogo de jogos novos e exclusivos que promete agarrar os fãs da Sony às suas consolas lá em casa. Quem sabe se esta lista que se segue não será útil para escolher o próximo jogo a platinar nas horas livres?

15 Sugestões de Jogos para PlayStation 5

1. Ratchet & Clank: Rift Apart

Ratchet and Clank: Rift Apart PS5
Ratchet and Clank: Rift Apart PS5

Intro:

Ratchet e Clank estão de volta! Ajuda-os a travar um imperador robótico determinado a conquistar mundos transdimensionais e a evitar que o universo deles seja o próximo na lista negra. Testemunha a evolução da equipa de sonho, que agora pode contar com a Rivet — uma lombax das forças da resistência noutra dimensão.

  • Género: Ação/Aventura
  • Idade recomendada: 7+

No início da vida de uma consola, cada título exclusivo é analisado em profundidade. Convém sempre a analisar como os jogos correm no novo hardware e o que eles fazem para dar vida à “nova geração”. Desta forma, Ratchet & Clank: Rift Apart será lembrado como o primeiro jogo que mostra o verdadeiro potencial da PS5.

Quanto à história, Ratchet e Clank saltam de dimensão em dimensão enquanto lutam contra um imperador que quer dominar a galáxia. Entre mundos repletos de Acão e velocidades estonteantes, a nova aposta da franquia traz consigo gráficos deslumbrantes e um arsenal de opções de jogabilidade, à medida que as aventuras intergalácticas vão a decorrer.

2. Returnal

Returnal PS5
Returnal PS5

 

Intro:

Após ter despenhado a sua nave num planeta alienígena em constante mutação, Selene é obrigada a lutar pela sua sobrevivência. É derrotada uma e outra vez, vendo-se a repetir a sua aventura sempre que morre.

  • Género: Ação/Aventura
  • Idade recomendada: 16+

Este shooter na terceira pessoa é um jogo de ação cheio de suspense. Parte do que o faz sentir muito para além dos sentidos é o apoio do comando DualSense. Isto porque, tira o máximo partido do controlador único da Sony para proporcionar uma experiência mais imersiva.

Ao nível de jogabilidade, sente-se tudo, desde a chuva até à sensação de um parasita alienígena ligado ao corpo da protagonista.

Conclusão, um dos melhores jogos para PlayStation 5 tem um quê de…terror!

3. Demon’s Souls

Demon's Souls PS5
Demon’s Souls PS5

Intro:

Na sua demanda pelo poder, o 12.º Rei da Boletaria, o Rei Allant, apelou às Artes das Almas ancestrais, despertando um demónio do princípio dos tempos: The Old One.

Com a invocação do The Old One, um nevoeiro incolor varre a terra, libertando criaturas tenebrosas que se banqueteiam com as almas dos mortais. Aqueles cujas almas foram-lhes roubadas, perdem a cabeça restando-lhes apenas o desejo de atacar aqueles que saudáveis ficaram.

  • Género: Ação/RPG
  • Idade recomendada: 16+

Totalmente reconstruído de raiz, este remake convida os jogadores a experimentar a história inquietante e o combate implacável de Demon’s Souls™.

Totalmente reconstruído de raiz e magistralmente melhorado, este remake dá a conhecer os horrores de uma terra obscura devorada por um nevoeiro a uma nova geração de jogadores. Aqueles que já enfrentaram as suas provações poderão desafiar novamente as trevas com uma qualidade visual fantástica e um desempenho incrível.

4. Spider-Man Miles Morales

Spider-Man: Miles Morales PS5
Spider-Man: Miles Morales PS5

Intro:

Nesta nova aventura do universo de Marvel’s Spider-Man, o adolescente Miles Morales adapta-se ao seu novo bairro enquanto segue as pisadas do seu mentor, Peter Parker, para se tornar o novo Spider-Man.

  • Género: Ação/Aventura
  • Idade recomendada: 16+

Em 2018, os jogos de super-herói tiveram um expoente ótimo com o Homem-Aranha. Desenvolvido pela Insomniac Games, o jogo misturou um bom sistema de combate com um grande mecanismo de liberdade de movimentos por toda a cidade.

Embora a jogabilidade principal permaneça inalterada, esta sequela vem com várias adições sob a forma de novas capacidades e também algumas características que tiram partido do controlo táctil da nova consola.

Spider-Man Miles Morales é um pouco mais curto que o original e pode ser completado em cerca de 10 horas, mas isso não significa que deixa de ser um dos melhores jogos para a PlayStation 5.

5. Assassin’s Creed Valhalla

Assassins Creed Valhalla PS5
Assassins Creed Valhalla PS5

Intro:

Torna-te Eivor, uma feroz lenda viking em busca de batalhas e glória. Ataca os teus inimigos, cria a tua aldeia e aumenta o teu poder político num mundo aberto dinâmico.

  • Género: Ação/RPG
  • Idade recomendada: 18+

Sempre que uma nova consola é lançada, os jogos mais procurados são aqueles que tiram partido do novo hardware de alguma forma. Assassin’s Creed Valhalla é esse tipo de jogo, um dos maiores e mais ambiciosos mundos abertos que a Ubisoft alguma vez fez.

Há muitas atividades a completar ao longo desta recriação virtual da Inglaterra entre cercos, concursos de bebidas, construção de colonatos e, claro, batalhas massivas. A campanha principal dura cerca de 60 horas, mas aqueles que querem ver tudo terão facilmente de investir mais de 100 horas, tornando-a uma opção ótima para qualquer pessoa que possa comprar apenas um jogo que os mantenha ocupados durante muito tempo.

6. Final Fantasy VII Remake Intergrade

Final Fantasy VII Remake Intergrade PS5
Final Fantasy VII Remake Intergrade PS5

Intro:

O novo episódio protagonizado por Yuffie é uma aventura inédita no mundo de FINAL FANTASY VII REMAKE INTERGRADE. Entre na pele de Yuffie Kisaragi quando este ninja Wutai se infiltra em Midgar e une forças para roubar a matéria suprema da companhia de energia e eletricidade shinra.

  • Género: RPG
  • Idade recomendada: 16+

Final Fantasy VII Remake Intergrade é a versão melhorada do clássico da Square Enix para a PlayStation 5 com gráficos e desempenho melhorados, novas opções e a possibilidade de descarregar um novo episódio bónus protagonizado por Yuffie que introduz uma nova história, bem como inúmeras novas características de jogabilidade.

Escusado será dizer que um dos melhores jogos de sempre das consolas é também um dos melhores jogos para PlayStation 5.

7. Mortal Kombat 11 Ultimate

Mortal Kombat 11 Ultimate Edition PS5
Mortal Kombat 11 Ultimate Edition PS5

Intro:

A melhor experiência MK11 de sempre! Assume o controlo dos protetores do Earthrealm nas DUAS campanhas de história aclamadas e atravessam os tempos, numa tentativa de deter Kronika que pretende fazer recuar o tempo e reiniciar a História.

  • Género: Luta
  • Idade recomendada: 18+

O Mortal Kombat 11 Ultimate é a edição mais completa do jogo de combate de ação da NetherRealm Studios e Warner Bros.

Tal como qualquer Mortal Kombat é uma montra sem precedentes para todas as divertidas Friendships, Fatalities sangrentas e golpes fatais de esmagamentos de alma. Tudo isto, ainda mais sensitivo, graças à jogabilidade e experiência imersiva do próprio jogo.

Inclui Mortal Kombat 11, Kombat Pack 1, Aftermath Expansion e Kombat Pack 2.

8. Ghost of Tsushima Director’s Cut

Ghost of Tsushima Director's Cut PS5
Ghost of Tsushima Director’s Cut PS5

Intro:

Desvenda as maravilhas ocultas de Tsushima numa aventura de mundo aberto cheia de ação. Forja um novo caminho e trava uma guerra atípica pela liberdade de Tsushima.

  • Género: Ação/Aventura
  • Idade recomendada: 17+

Ghost of Tsushima Director’s Cut é a edição definitiva da aventura de ação de mundo aberto ambientada no Japão feudal de Sucker Punch e Sony Interactive Entertainment para PlayStation 4 e PlayStation 5, incluindo a expansão da Ilha Iki e melhorias gráficas para a versão da nova geração.

Este é outro dos títulos obrigatórios para a PS4, logo se existe uma nova expansão com novos conteúdos, tem de ser um dos melhores jogos para PlayStation 5.

9. Death Stranding Director’s Cut

Death Stranding Directors Cut PS5
Death Stranding Directors Cut PS5

Intro:

Enfrenta um mundo completamente transformado pela Maré de Morte. Carrega os resquícios desconectados do nosso futuro e embarca numa jornada para conectar o mundo fragmentado, um passo de cada vez.

  • Género: Ação/Aventura
  • Idade recomendada: 16+

O lendário criador de jogos Hideo Kojima proporciona uma experiência de género, agora expandida e remasterizada no Director’s Cut com conteúdo expandido: usar mais armas e veículos, enfrentar novos inimigos, e explorar novas áreas com mais missões e mini-jogos.

10. Tales Of Arise

Tales Of Arise PS5
Tales Of Arise PS5

Intro:

Durante 300 anos, Rena dominou Dahna enquanto saqueava os recursos do planeta e roubava a liberdade e a dignidade aos seus habitantes. A nossa história começa com duas pessoas nascidas em mundos diferentes e têm o objetivo em comum de mudar o seu destino e criar um futuro.

  • Género: Ação/RPG
  • Idade recomendada: 12+

Com um grande número de personagens, um sistema de combate intuitivo e cativante, e uma história tensa ambientada num mundo vibrante pelo qual vale a pena lutar, Tales of Arise proporciona uma experiência espetacular do JRPG.

11. Resident Evil 8: Village

Resident Evil 8: Village PS5
Resident Evil 8: Village PS5

Intro:

A nova narrativa decorre alguns anos após os horríveis acontecimentos do aclamado Resident Evil 7 Biohazard, e começa com Ethan Winters e a sua esposa Mia a viverem pacificamente num local novo e livre dos pesadelos passados. Empenhados em construir uma nova vida juntos, a tragédia volta a atingi-los.

  • Género: Survivor Horror
  • Idade recomendada: 18+

O Resident Evil Village visa criar uma experiência inovadora de horror de sobrevivência como nunca antes. Sempre na terceira, anos após o pesadelo, Ethan Winters alcançou alguma estabilidade e uma vida normal com a sua família. Uma vida que em breve será destruída por um herói de outrora, Chris Redfield.

A partir daqui, vemos a combinação de uma das franquias mais clássicas dos videojogos e a história a fazer deste título um dos melhore jogos para PlayStation 5.

12. F1 2021

F1 2021 PS5
F1 2021 PS5

Intro:

Cada história tem um início no F1 2021, o videojogo oficial do 2021 FIA Formula One World Championship

  • Género: Corridas
  • Idade recomendada: 12+

Este é o título que promete novas e excitantes características da F1 na consola da Sony. Tais como o Braking Point, o modo de carreira para dois jogadores e a oportunidade de viver a grelha de partida bem perto do asfalto.

Referir que, esta escolha ainda que de um jogo anual, não deixa de representar uma excelente compra ou prenda para qualquer amante da classe rainha do automobilismo.

13. NBA 2k22

NBA 2k22 PS5
NBA 2k22 PS5

Intro:

NBA 2K22 coloca todo o universo do basquetebol nas tuas mãos. Joga em ambientes reais da NBA e WNBA contra equipas e jogadores autênticos. Constrói a tua própria equipa de sonhos no MyTEAM com as estrelas de hoje e as lendas de ontem.

  • Género: Desporto
  • Idade recomendada: 12+

Com a melhor apresentação visual e inteligência artificial de jogadores em 2021, lista de jogadores atualizadas e equipas históricas, o jogo nunca pareceu tão real e completo como em NBA 2K22. Sente-se a energia dos espetadores, a intensidade da competição e o entretenimento sem fim de um dos produtos desportivos mais imersivos do mundo dos jogos.

Tal como o F1, apesar de ser um jogo anual, merecia uma menção nesta lista.

14. FIFA 22

FIFA 22 PS5
FIFA 22 PS5

Intro:

Uma nova época com inovação em todos os modos do jogo. Powered by Football, o FIFA 22 aproxima o jogo ainda mais da realidade com melhorias da jogabilidade fundamentais e uma nova temporada de inovação em todos os modos.

  • Género: Desporto
  • Idade recomendada: 7+

O rei dos simuladores de futebol volta a estar em destaque, desta vez nesta lista dos jogos para PlayStation 5.

O que mais dizer sobre a franquia FIFA? Tirando partido da potência das consolas da próxima geração, a tecnologia HyperMotion oferece a experiência de jogo mais realista, reativa e fluída – elevando, assim, todas as partidas em todos os modos de jogo no FIFA 22.

15. Hades

Hades PS5
Hades PS5

Intro:

Luta para sair do Inferno em Hades. Um título que recebeu mais de 50 prémios de Jogo do Ano. Neste jogo roguelike terás os poderes e as armas míticas do Olimpo nas tuas mãos para te libertares das garras do próprio deus dos mortos.

  • Género: Plataformas/Indie
  • Idade recomendada: 7+

Hades é um jogo de exploração de masmorras que combina os melhores aspetos dos aclamados títulos anteriores de Supergiant, tais como a ação rápida de Bastion, a atmosfera e profundidade de Transistor e a narrativa centrada nas personagens de Pyre.

Um jogo indie que trás todo o seu poder para os segmentos dos jogos dos hardcore gamers.

Menções especiais

  • Gran Turismo 7. Quer seja um piloto competitivo, colecionador, construtor, designer, fotógrafo ou fã de arcade – acende a tua paixão pessoal por carros com recursos inspirados no passado, presente e futuro do Gran Turismo. De veículos e pistas clássicas à reintrodução do lendário Modo de Simulação GT – aproveita os melhores recursos das edições anteriores da série.
  • Deathloop. É um título FPS em que dois assassinos rivais estão presos num ciclo temporal na misteriosa ilha de Blackreef, condenados a repetir o mesmo dia uma e outra vez. Para escapar, a única esperança de Colt é atingir oito alvos chave antes do reinício do dia.
  • Horizon: Forbidden West. Segue a Aloy e ajuda-a a explorar o Oeste Proibido: a fronteira mortífera onde novas ameaças misteriosas se escondem.
  • Far Cry 6 Standard Edition. Bem-vindo a Yara, um paraíso tropical congelado no tempo. Enquanto ditador de Yara, Anton Castillo tem a intenção de restaurar a sua nação de volta à sua antiga glória por qualquer meio, com o seu filho, Diego, seguindo os seus passos sangrentos.

Qual é o jogo vai aí para casa?

Com efeito, tal como muitos outros produtos, parte sempre do gosto de cada um, a compra de um jogo. Os listados são apenas uma ajuda extra para quem gosta de “platinar” tudo o que é jogo PlayStation e é fã da consola da Sony.

Ainda que possam ser considerados os melhores jogos para PlayStation 5, poderão sempre existir outras opções na calha para aumentar a coleção. Certo é que, qualquer um deles pode ser uma excelente prenda para oferecer a um gamer.

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários