Longe vai o ano da entrada da Nintendo Switch (2017) no mercado. A consola que oferece a liberdade de jogar basicamente onde se quiser, ao contrário de uma consola doméstica tradicional. Por falar em jogar, Pokémon, Mario ou Zelda, vêm logo à cabeça, não é verdade? Mas, será que existem outros jogos do mesmo nível? Felizmente, este artigo vem na hora certa. Isto porque lista os 15 melhores jogos para a Nintendo Switch (vá, os essenciais!).

Por outras palavras, há então mais vida na Switch, além das franquias mencionadas. Existe uma vasta gama de jogos realmente excelentes, adequados para todos os gostos e grupos etários, desde aventuras em mundo aberto a jogos desportivos, de puzzle ou de estratégia. E, este artigo é nesse sentido, ajudar todos os fãs da Nintendo, listando os títulos que qualquer um gostaria de ter.

Acima de tudo, uma lista para pessoas que gostam de jogar e estão à procura de jogos para a sua fiel companheira gaming portátil. (Claro que, também é uma lista para quem ainda está à espera de a receber como prenda.)

Mas, antes da sua menção, um breve resumo sobre a oferta da Nintendo Switch no mercado.

As 4 faces da Nintendo Switch

Quando a Nintendo lançou a sua nova consola Switch a nível mundial em março de 2017, apenas um modelo estava disponível. Contudo, anos mais tarde, dois novos modelos foram acrescentados a esta família de consolas. No ano de 2021, veio mais uma para o mercado.

Com efeito, são então três modelos diferentes no total para a Nintendo Switch, cada um com as suas próprias ligeiras diferenças.

Nintendo Switch Grey V2
Nintendo Switch Grey V2

Nintendo Switch original

O primeiro modelo da Nintendo Switch entregou o que anteriormente se pensava ser impossível, dando aos jogadores uma consola que funciona tão bem em movimento como no grande ecrã quando inserida na sua base.

Aliás, este modelo foi tão bem concebido que permite alternar os modos de jogo (portátil e doméstico) sem qualquer perda para os jogos. Além disso, trouxe consigo o revolucionário sistema Joy-Con que pode ser ligado e desconectado no menu principal.

Atualmente, a Nintendo Switch Original está a ser substituída no mercado pela versão 2.0. Sendo por isso, difícil de encontrar para compra.

Nintendo Switch original
Nintendo Switch

Nintendo Switch V2.0

A versão 2.0 da Nintendo Switch teve como função substituir o modelo de lançamento original, e embora não tenha um aspeto ou função diferente da versão inicial de 2017, a duração da bateria é fundamental para bater a sua antecessora.

A Nintendo Switch 2.0 apresenta um novo e eficiente CPU, permitindo que a duração da bateria se estenda entre 4,5 e nove horas em vez de 2,5 e 6,5 horas, como antes.

Fora esta nova característica, mantém as principais funções do modelo original.

Nintendo Switch Lite
Nintendo Switch Lite

Nintendo Switch Lite

Muito mais fina, mais elegante e mais acessível que o modelo de lançamento Nintendo Switch, a versão Lite é uma versão da consola híbrida concebida apenas para uso portátil. Isto significa que, é uma Nintendo Switch que não muda o modo de jogo, o que pode parecer estranho, mas que resulta no preço para quem começa a sua aventura no gaming da Nintendo.

Nintendo Switch OLED
Nintendo Switch OLED

Nintendo Switch OLED

Os rumores acabaram: a versão OLED é o novo modelo de sucesso Nintendo.

Uma consola com um ecrã melhor, subtil, mas interessante redesign, em termos de portabilidade e, no processo, uma nova base de carregamento onde uma porta LAN vem como padrão.

Mas fica a questão: em que medida vale a pena apostar no novo modelo OLED? Como a própria Nintendo salienta, esta tecnologia exibe imagens utilizando a luz emitida por cada pixel individual, conseguindo cores mais intensas, tons negros mais escuros e, consequentemente, maior contraste. Por outras palavras, em comparação com a Versão 2.0, traz mais definição aos jogos e aos conteúdos.

Em baixo, um breve resumo das características de cada modelo (sendo que fica de fora o modelo original, devido à sua substituição no mercado).

Diferenças Modelos Nintendo Switch

 Nintendo Switch LiteNintendo Switch V2.0Nintendo Switch OLED
EcrãLCD touchscreen, 5,5 polegadasLCD touchscreen, 6,2 polegadasOLED touchscreen, 7 polegadas
Memória32 GB (expansível com cartão microSD)32 GB (expansível com cartão microSD)64 GB (expansível com cartão microSD)
Resolução720p  (apenas modo portátil)1080p na base ligada à TV; até 720p em modo portátil1080p na base ligada à TV; até 720p em modo portátil
Tamanho8,8 cm (A), 20,8 cm (L), 1,3 cm (P)10 cm (A), 23,8 cm (L), 1,3 cm (P)10 cm (A), 24,1 cm (L), 1,3 cm (P)
Peso276g399g420g
Bateria3h a 7h de autonomia4,5h a 9h de autonomia4,5h a 9h de autonomia
Jogos compatíveisApenas jogos que funcionem em modo portátilTodosTodos (podem existir problemas de compatibilidade com Nintendo Labo)
Modos de JogoPortátilTV, Tabletop, portátilTV, Tabletop, portátil
Ligações da baseNão é compatível com a base2x USB 2.0, USB-c para conexão do console, energia, HDMI2x USB 2.0, USB-c para conexão do console, LAN, energia, HDMI
CoresAmarelo, Turquesa, Coral, Cinza, AzulVermelho/Azul Neon, Cinza, Verde/AzulBranco, Vermelho/Azul Neon
ProcessadorTegra NVIDIATegra NVIDIATegra NVIDIA

 

Conhecidos os diferentes modelos da Nintendo Switch, segue-se então a lista com títulos imperdíveis e essenciais da consola!

Os melhores jogos para a Nintendo Switch em 2021

The Legend of Zelda: Breath of the Wild
The Legend of Zelda: Breath of the Wild

1. The Legend of Zelda: Breath of the Wild

  • Género: Ação/Aventura
  • Idade recomendada: 10+

Após um sono de 100 anos, o Link desperta sozinho num mundo do qual já não se recorda. O herói lendário deve agora explorar um território tão vasto quanto perigoso e recuperar a sua memória antes que Hyrule se perca para sempre.”

Esta aventura Zelda não é apenas um jogo obrigatório para quem tem uma Switch, é um jogo obrigatório para qualquer jogador. The Legend of Zelda: Breath of the Wild é um dos melhores jogos dos últimos anos.

O seu mundo aberto é sensacional, com uma grande sensação de é possível fazer o que se quiser em todos os momentos e toda a sua mecânica tem uma grande profundidade.

Segundo os especialistas é um dos melhores RPGs alguma vez feitos e leva os jogadores a um mundo aberto onde pode lutar em masmorras, campo aberto, resolver puzzles, travar batalhas históricas, etc.

A sequela deste jogo chega já em 2022!

Jogo Super Mario Odyssey Nintendo Switch
Jogo Super Mario Odyssey Nintendo Switch

2. Super Mario Odyssey

  • Género: Plataformas
  • Idade recomendada: 10+

“Reúne Moons que servirão de combustível para a tua nave, a Odyssey, e resgata a Peach das garras do Bowser e dos seus planos de casamento. Prepara-te para ser levado até locais tão estranhos quanto deslumbrantes longe do Reino Cogumelo!”

Sem dúvida que, Mario é uma das personagens principais da Nintendo, e Super Mario Odyssey é outra sugestão que não poderia faltar nesta lista. Esta nova aventura, no seu bom estilo de plataformas, é um jogo essencial em todos os sentidos, com um fantástico controlo de personagens, divertimento, a que se juntam novas jogadas, como o “cap throw”, “cap jump” e “capture” e, muitos segredos para descobrir.

É também um dos jogos que faz o melhor uso das características da Nintendo Switch, tais como a vibração HD, tornando-o um verdadeiro must-have.

Jogo Mario Kart 8 Deluxe Nintendo Switch
Jogo Mario Kart 8 Deluxe

3. Mario Kart 8 Deluxe

  • Género: Corrida
  • Idade recomendada: 3+

Os populares circuitos e personagens da versão da Wii U estão de volta com os circuitos e personagens descarregáveis aos quais se juntam novos personagens: Inkling boy e Inkling Girl de Splatoon, o Rei Bu, Skully e Bowser Jr.

Para quem é fã de jogos multiplayer, adora conduzir e tem uma Nintendo Switch, Mario Kart 8 Deluxe é outro título que deve ter na sua consola.

Mario Kart 8 Deluxe é uma edição melhorada (teve um antecessor na Wii U) e permite desfrutar de inúmeras pistas com os amigos, quer localmente ou online, com dezenas de condutores e configurações de veículos.

No fundo, é o melhor jogo de karting que se pode jogar, com ambientes fantásticos, o maior número de personagens disponíveis na história da franquia, mais itens e mais pistas. E a sua secção multijogador é especialmente notável, como mencionado, e ainda melhor se for feito então em conjunto com amigos usando os dois Joy-Con.

Sem dúvida, um jogo para todas as idades e um dos melhores jogos para a Nintendo Switch!

Super Smash Bros. Ultimate
Super Smash Bros. Ultimate

4. Super Smash Bros. Ultimate

  • Género: Luta
  • Idade recomendada: 12+

“Será que o Link consegue derrotar o Mario? O Yoshi pode derrubar o Donkey Kong? O Kirby é melhor que o Pikachu? Descobre em Super Smash Bros para Nintendo Switch.”

O Super Smash Bros. Ultimate é um dos melhores jogos de luta que se pode experimentar. Tem lutas que é puro espetáculo, um grande número de personagens disponíveis e muitos modos que oferecem variedade.

Não é à toa que é o jogo de luta mais vendido da história, ultrapassando um clássico como o Street Fighter II. E, não fica por aqui. Sazonalmente recebe novos personagens e novos mapas de combate.

Resumindo, um dos melhores jogos que se pode experimentar na Switch, mesmo para quem não é fã do género.

Luigi's Mansion 3
Luigi’s Mansion 3

5. Luigi’s Mansion 3

  • Género: Plataformas
  • Idade recomendada: 6+

O Luigi foi convidado a hospedar-se num luxuoso hotel com o Mario e companhia para o que prometia ser umas férias de sonho inesquecíveis. Mas tudo se transforma rapidamente num pesadelo quando o Rei Bu revela que este convite não passou de um estratagema para capturar Mario e os seus amigos.

Luigi’s Mansion 3 é dos jogos mais recentes da consola, mas já faz parte desta lista dos melhores jogos para a Nintendo Switch.

Como referido, nesta aventura a missão é ajudar o irmão de Mario a explorar um hotel misterioso, depois de Mario e os amigos terem desaparecido.

É um título que fica muito bem na Nintendo Switch, com excelentes gráficos e muito boas animações. Também se destaca pelo seu modo multiplayer, muito divertido e que serve como um extra para adicionar horas de conteúdo ao seu modo de história, consistindo em 15 níveis (mais dois sótãos) que escondem muitos segredos.

Animal Crossing: New Horizons
Animal Crossing: New Horizons

6. Animal Crossing: New Horizons

  • Género: Simulação Social
  • Idade recomendada: 3+

“Se a azáfama do dia a dia estiver a causar-te demasiado stress, o Tom Nook tem uma iniciativa empresarial na manga que poderá ser a solução: o Nook Inc. Deserted Island Getaway Package. Uma oportunidade para fazeres o que quiseres, quando quiseres? Então talvez a solução seja um longo passeio numa praia de uma ilha deserta, onde há muita natureza por explorar!”

O Animal Crossing: New Horizons é o derradeiro escape digital. O jogo leva o jogador a uma ilha deserta e o seu trabalho é transformar esse lugar num resort de classe mundial, atraindo novos ilhéus, arranjando tudo o que precisa de ser arranjado e tornando a sua ilha num paraíso tropical.

New Horizons está cheio de encanto e é o jogo perfeito para aqueles que querem relaxar e levar as coisas ao seu próprio ritmo. É familiar e fresco, combinando habilmente as velhas partes agradáveis da série com algumas melhorias muito necessárias e uma profundidade muito maior do que em títulos anteriores.

Nintendo Ring Fit Adventure Switch
Nintendo Ring Fit Adventure Switch

7. Ring Fit Adventure

  • Género: RPG
  • Idade recomendada: 7+

Explore um mundo fantástico de aventura para derrotar um Dragão culturista e os seus lacaios usando exercícios da vida real! Atravesse as planícies devastadas pela relva fazendo jogging no local, ataque os inimigos com prensas de ombros suspensas, e recarregue o seu medidor de saúde ao atacar algumas poses de Yoga.

Sem dúvida, o melhor jogo de fitness do Nintendo Switch. Ring Fit Adventure é um jogo de aventura que vem com uma história envolvente, tarefas relacionadas com fitness e mini-jogos.

Embora o Ring-Con e a Leg Strap possam parecer ridículos à primeira vista, há a garantia que os treinos incansáveis ajudarão a queimar muitas calorias (palavra de escuteiro!). Quem sabe se não é um complemento às horas de cardio do ginásio, visto que é possível escolher o tipo de músculos que se deseja treinar.

Jogo Pokemon Sword Nintendo Switch
Pokémon: Sword | Pokémon: Shield

8. Pokémon: Sword | Pokémon: Shield

  • Género: RPG de aventura
  • Idade recomendada: 7+

Escolhe como primeiro companheiro Grookey, Scorbunny ou Sobble e embarquem numa nova aventura para chegar ao título de campeão. Esta viagem irá levar-te à região de Galar e às suas vastas e exuberantes pradarias, povos onde os humanos e Pokémon trabalham juntos e muitos outros lugares repletos de personalidade.”

O Pokémon tornou-se um JRPG moderno sem renunciar à sua essência. Uma banda sonora de tirar o fôlego, a introdução de dezenas de novas espécies e uma nova mecânica impressionante de combate, criam uma experiência coesa e equilibrada.

Para quem nunca experimentou um jogo Pokémon antes, é aqui que deve começar; para quem já gosta, Sword e Shield serão imediatamente os novos jogos favoritos da franquia.

No fundo, este 2 em 1 só fazia sentido se fosse Pokémon. Logo, tem de estar presente nesta lista dos melhores jogos para a Nintendo Switch.

Dragon Quest XI : Echoes of an Elusive Age
Dragon Quest XI : Echoes of an Elusive Age

9. Dragon Quest XI : Echoes of an Elusive Age

  • Género: RPG ação
  • Idade recomendada: 10+

No papel do Luminary, um jovem descendente de um herói lendário que derrotou as forças das trevas no passado remoto, junta-te a um grupo de companheiros carismáticos e embarca numa viagem que te levará a todo o tipo de lugares para salvar o mundo de uma terrível ameaça.”

Dragon Quest regressa com a sua aventura mais completa até à data. Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age é um JRPG de magnitude épica, com dezenas de horas de conteúdo a explorar uma vez terminada a história principal.

Um jogo com um sabor clássico, mas que também sabe adaptar-se aos tempos em certos elementos. A sua trama agarra o jogador desde o início, as personagens são cativantes e tudo isto adornado com uma jogabilidade incrível.

Um dos must-have que não deve faltar em nenhuma coleção.

Bayonetta 2
Bayonetta 2

10. Bayonetta 2

  • Género: Ação
  • Idade recomendada: 17+

Vive combates no topo de um jato enquanto este sobrevoa a cidade ou lutas com monstros angélicos em cima de um comboio em movimento. E como não referir o confronto aéreo com um dragão demoníaco?

Bayonneta 2 para a Nintendo Switch é a adaptação de um dos maiores exclusivos do catálogo Wii U. É um dos melhores jogos de hack’n’slash dos últimos tempos e uma das razões pelas quais muitas pessoas correram às lojas para deitar as mãos à consola da Nintendo.

Para quem não jogou esta obra-prima de 2014, agora tem a oportunidade de desfrutar de toda a sua ação e humor, com o primeiro jogo da série, que também está incluído no formato digital.

Splatoon 2
Splatoon 2

11. Splatoon 2

  • Género: Shooter (3ª Pessoa)
  • Idade recomendada: 10+

“Depois de Splatoon original, a sequela na terceira pessoa é uma explosão multiplayer divertida.”

Para quem sabe quem são os Inklings, conhece as aventuras destas personagens, amantes da diversão que se vestem sempre com as últimas roupas da moda e se divertem em emocionantes batalhas de pintura e ouvem as famosas “Squid Girls”.

Agora, Splatoon 2 é a segunda parte destas aventuras que trazem mais diversão do que nunca com novos modos de jogo, opções multijogador e até um chat de voz em que se pode participar através de uma aplicação.

Tudo parece melhor ajustado do que antes, proporcionando a melhor experiência do Splatoon até o momento.

Xenoblade Chronicles 2
Xenoblade Chronicles 2

12. Xenoblade Chronicles 2

  • Género: RPG de Ação
  • Idade recomendada: 12+

“Descubra a história de Rex e do seu novo amigo Pyra, um ser misterioso conhecido como Blade que lhe dá um poder enorme. Juntos, eles partem à procura do lar perdido de Pyra, o Elysium, o berço da humanidade.

Estamos a falar de Xenoblade Chronicles 2 para Nintendo Switch, um RPG de mundo aberto com imensos ambientes e dezenas de horas de exploração pela frente para quem gosta de cenários incríveis.

Quem procura um JRPG para mergulhar durante dezenas de horas e descobri-lo pouco a pouco, Xenoblade Chronicles 2 é tudo isso e muito mais; um RPG da velha guarda com uma banda sonora de sonho.

Mas atenção, sendo um dos melhores jogos para a Nintendo Switch, dentro da sua categoria, não é jogo para um só fim de semana, é jogo para meses!

Monster Hunter Rise
Monster Hunter Rise

:slightly_smiling_face:

13. Monster Hunter Rise

  • Género: RPG de Ação
  • Idade recomendada: 12+

A aventura desenrola-se na aldeia Kamura, uma terra inspirada nos ninjas e convida-te a explorar ecossistemas repletos de vida nos quais irás dar de caras com monstros imponentes para te converteres num caçador definitivo.

Monster Hunter Rise tem toda a complexidade do último jogo lançado em consolas domésticas e PC, Monster Hunter World, mas com afinações suficientes para garantir que os recém-chegados à série não se sintam perdidos.

A tudo isto devemos também acrescentar um combate muito mais frenético e uma secção visual que tira o máximo partido da consola.

O resultado é o mesmo de sempre, um Caçador de Monstros que vicia ao máximo, seja com companhia (multiplayer) como sozinho.

Fire Emblem: Three Houses
Fire Emblem: Three Houses

14. Fire Emblem: Three Houses

  • Género: RPG de Estratégia
  • Idade recomendada: 12+

“Três territórios. Três casas. Uma aventura única. Encarna o herói de que o mundo precisa em Fire Emblem: Three Houses para a Nintendo Switch! O jogo decorre em Fódlan, onde a Igreja de Seiros exerce um grande poder sobre a terra e os seus habitantes.

Fire Emblem Three Houses para a Nintendo Switch é a melhor prestação da série após mais de 25 anos, o que diz muito sobre o que os sistemas inteligentes do jogo.

É um título de encenação e estratégia quase imbatível, com uma história que se divide em 3 caminhos, tornando-a 100% reprodutível.

Fire Emblem dá um enorme salto de qualidade na Nintendo Switch, com a cinematografia e a representação de voz a apoiar uma história em que as relações entre personagens ganham uma profundidade sem precedentes.

Astral Chain
Astral Chain

15. Astral Chain

  • Género: Ação/Aventura
  • Idade recomendada: 14+

“Junta-te a uma equipa de intervenção policial de elite e trabalha em cooperação com uma arma senciente para resolveres casos e salvares a humanidade!”

Desenvolvido pela Platinum Games e autores da saga Bayonetta ou da extraordinária NieR Automata, o estúdio japonês oferece aos jogadores uma aventura que mantém todos os padrões de qualidade em termos de jogabilidade típica dos seus autores.

Com um estilo de combate dinâmico e uma história que gradualmente desvendará a teia entre as forças especiais da cidade e as living weapons chamadas Legion.

Menções especiais

  • The Witcher 3: Wild Hunt. Galardoado com mais de 250 prémios Jogo do Ano, The Witcher 3: Wild Hunt é uma história num mundo aberto que decorre num universo fantástico e sombrio.
  • The Legend of Zelda: Links Awakening. Vinte e seis anos após o seu lançamento original para o Game Boy, The Legend of Zelda: Link’s Awakening traz uma nova experiência para a Nintendo Switch. Fustigado por uma tempestade, o Link dá à costa na misteriosa ilha Koholint. Para poder regressar a casa, terá de atravessar desafiantes masmorras e combater monstros imponentes.
  • Super Mario 3D World + Bowser Fury. É um pouco de ação de mundo aberto em conjunto com os níveis lineares do 3D World.
  • New Super Mario Bros. U Deluxe. Correr e saltar ao longo de mais de 160 níveis de deslocação lateral em 2D no estilo tradicional de Super Mario em New Super Mario Bros. U Deluxe para a Nintendo Switch!
  • 51 Worldwide Games. O jogo ideal para famílias. Conta com os jogos mais “jogados” e tradicionais de todo o mundo.

Qual é o jogo que falta aí em casa?

Com efeito, tal como muitos outros produtos, parte sempre do gosto de cada um, a compra de um jogo. Os listados são apenas uma ajuda extra para quem gosta de explorar novos mundos e é um ávido fã do mundo da Nintendo.

Ainda que possam ser considerados os melhores jogos para a Nintendo Switch, poderão existir outros que façam as delícias de quem joga. No fundo, o mais importante é ter a noção de que a consola da Nintendo é um mar de oportunidades e tem aventuras para dar e vender.

Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários