É verdade que encontrar os melhores ferros engomar do mercado não é tarefa fácil e quando falamos em ferros de engomar com caldeira a tarefa pode ser mais difícil.

Escolher um modelo que se adapte aos gostos e necessidades diárias, sem ultrapassar o orçamento, é complexo dada a gama de alternativas que existem. Mas com esta lista dos melhores modelos a decisão será mais rápida e acertada.

Assim, este é o artigo ideal para pessoas que estão à procura de um novo amigo para tornar a tarefa de passar a ferro o mais prazerosa possível.

Além disso, é um excelente guia comparativo que inclui uma análise dos melhores ferros engomar com caldeira 2021, e que também inclui alguns conselhos de compra essenciais para quem pretende um ferro de qualidade.

Tabela de Conteúdos

Principais características a ter em conta ao comprar um ferro de engomar com caldeira

Antes de passar para as sugestões de compra, é necessário fazer um pequeno enquadramento sobre as características essenciais para realizar uma compra inteligente. Estes atributos irão definir se o ferro escolhido é então o que melhor se adapta às necessidades diárias.

Os ferros engomar com caldeira surgiram como uma alternativa aos ferros tradicionais para ajudar na hora de engomar grandes volumes de roupa, de forma mais rápida e eficiente e com um toque profissional.

Por outro lado, são também características que ajudam a mudar a perceção inicial sobre as vantagens de comprar este tipo de ferros de engomar. Isto porque, não são uma escolha imediata para melhor amigo na hora de passar a ferro.

Com efeito, as principais características a ter em conta ao comprar um ferro com caldeira são:

Potência e Pressão

A potência e a pressão são os elementos centrais que definem a eficiência de um bom ferro de engomar de caldeira. Por sua vez, estão também diretamente relacionadas, quanto maior a potência, maior a pressão. Logo, mais fácil e rápido os vincos e marcas serão removidas das roupas.

A potência recomendada é entre 1800 e 2100 watts de energia elétrica. Quanto à pressão, valores entre 4 e 8 bar são um bom ponto de partida para garantir roupa imaculada e sem marcas.

Capacidade do reservatório de água

Cada tipo de ferro tem o seu próprio tamanho. Logo, quanto maior o volume do reservatório, maior a autonomia. A título de curiosidade, um reservatório de 1 litro poderá oferecer uma autonomia entre 60 a 90 minutos (ferros de engomar com caldeira).

Quem é que gosta de andar sempre atrás de água?

Vapor contínuo e pulverizador de vapor

A quantidade de vapor contínuo que o ferro emite tornará mais ou menos fácil o deslizar do ferro através das roupas. É medido em gramas/minuto e os valores interessantes deste parâmetro vão de 90 a 150 g/min.

Por outro lado, o pulverizador de vapor é a capacidade de explosão do equipamento. Esta também é medida em g/min, e pode ser utilizada para eliminar vincos mais resistentes. É utilizado para humedecer e amaciar os tecidos, facilitando a movimentação nas roupas e o seu alisamento.

Tempo de aquecimento

É o tempo que o ferro de engomar leva para atingir a temperatura e a pressão necessárias para começar a engomar. É fácil encontrar modelos com tempo de resposta entre 2 e 3 minutos.

Tipo de material da base/resistência

Os principais materiais utilizados são:

  1. Inox, mais resistente;
  2. Alumínio, o material mais comum;
  3. Cerâmica, ideal para um deslizamento mais fácil e confortável.

Eficiência energética: Modo ECO

O mais inteligente é ter equipamentos com alta eficiência energética na escala de avaliação para reduzir os  consumos, esta é a situação ideal para a carteira e para o ambiente.

Portanto, os melhores ferros de engomar com caldeira são os que têm o modo ECO. Que permite poupar energia e reduzir o consumo de água.

Além destas características, para comprar um ferro de engomar com caldeira, é necessário pensar ainda em 3 outros pontos. Eles são:

Preço

Numa escala de preço, por exemplo, os ferros com caldeira são mais caros. Contudo, dependendo da marca e do tipo de gama, cada modelo adapta o seu valor.

Por outro lado, avaliar preços poderá ser o primeiro indicador para definir um orçamento para a nossa compra.

Volume de roupa a passar

Este ponto pode ser visto consoante o número de pessoas lá em casa. Para uma família, um ferro com caldeira é a escolha mais eficiente.

Frequência de utilização

Este ponto acaba por ser transversal a qualquer tipo de compra. Face às necessidades de utilização, é importante encontrar um modelo que “não canse” e seja prático de arrumar e montar em qualquer sessão de passar a ferro.

Sugestões de compra: os melhores ferros de engomar com caldeira de 2021

Depois dos critérios de compra, agora sim, chegou agora de avançar para a escolha. Em baixo, estão listados os melhores ferros de engomar com caldeira, com as suas principais características técnicas.

Ferro de engomar com caldeira Taurus Sensity Compact Non Stop - 918.685
Ferro de engomar com Caldeira Taurus Sensity Compact Non Stop

Taurus Sensity Compact Non Stop

  • Depósito de água: 1 L;
  • Potência: 2200 W;
  • Tempo de Aquecimento: Ajustável;
  • Vapor contínuo: Sim;
  • Base: Base de cerâmica;
  • Modo ECO: Não.

O Taurus Sensity Compact Non Stop é um modelo leve, com uma pega ergonómica e é equipado com um sistema de carga ilimitado sem parar, o que significa que a recarga de água pode ser feita durante o engomar.

Um dos destaques deste modelo é a sua base de cerâmica. Um tipo de material que ajuda a manobrar qualquer tecido. Por outro lado, o sistema de temperatura ajustável é bastante útil para conseguir adaptar-se ao tipo de roupa a engomar.

Com efeito, com Taurus Sensity Compact Non-Stop é possível obter resultados profissionais em casa, e tem uma ótima relação qualidade preço.

Ferro com Caldeira Rowenta DG9226F0
Ferro com Caldeira Rowenta Silence Steam Pro DG9226F0

Rowenta Silence Steam Pro DG9226F0

  • Depósito de água: 1,3 l;
  • Potência: 2400 W;
  • Tempo de Aquecimento: ajustável;
  • Vapor contínuo: Sim;
  • Base: Base de ferro Microsteam 400 HD Laser;
  • Modo ECO: Sim.

Para quem está interessado em comprar um ferro de engomar com caldeira topo de gama, com uma excelente relação qualidade/preço, o Rowenta Silence Steam Pro DG9226F0 é dos modelos mais completos e atrativos da marca Rowenta.

Ideal para usos intensivos, grandes quantidades de roupas por passar, famílias de 4 ou mais elementos, enfim, uma série de prós que dificilmente se encontram noutro modelo.

Por outro lado, como recursos disponíveis, é de destacar: a sua autonomia, a capacidade do reservatório de água (removível) e o sistema de transporte de uma mão.

Ferro com Caldeira Bosch TDS4070
Ferro com Caldeira Bosch TDS4070

Bosch TDS4070

  • Depósito de água: 1,3 l;
  • Potência: 2400 W;
  • Tempo de Aquecimento: 2 min;
  • Vapor contínuo: Sim;
  • Base: CeraniumGlissèe Pro;
  • Modo ECO: Sim.

O ferro com caldeira Bosch TDS4070 trata-se de um modelo de gama média, muito fácil de usar e com autonomia ilimitada, que permite passar uma grande quantidade de roupa numa única sessão. Ideal para quem procura ferro de engomar com caldeira robusto e fiável.

Por outro lado, incorpora a tecnologia EasyComfort que, com um único ajuste de temperatura, permite passar qualquer tipo de roupa ou tecido sem ter que configurar nenhum programa, ou verificar as recomendações das etiquetas.

Ferro com Caldeira
Ferro com Caldeira Philips GC 6833/30

Philips PerfectCare GC 6833/30

  • Depósito de água: 1,3 l;
  • Potência: 2400 W;
  • Tempo de Aquecimento: 2 min;
  • Vapor contínuo: Sim;
  • Base: Base SteamGlide Plus;
  • Modo ECO: Sim.

O ferro Philips PerfectCare GC 6833/30 é um dos melhores e mais completos modelos da marca Philips e basicamente do mercado. É recomendado para uso diário, intensivo ou profissional.

Graças à inovadora tecnologia OptimalTEMP da marca Philips, com a qual é possível engomar qualquer tipo de tecido, facilitando assim a tarefa de engomar e com uma considerável poupança de tempo.

Além disso, tem um sistema inteligente e integrado de limpeza do calcário, Smart Calc Clean, que avisa quando é necessário descalcificar.

Por estas razões e pelo seu preço, é uma excelente aquisição lá para casa.

Ferro com Caldeira Braun IS2043BL
Ferro com Caldeira Braun IS2043BL

Braun IS2043BL

  • Depósito de água: 1,3 l;
  • Potência: 2200 W;
  • Tempo de Aquecimento: Ajustável;
  • Vapor contínuo: Sim;
  • Base: FreeGlide 3D Eloxal Plus
  • Modo ECO: Sim.

Para quem está à procura de um ferro de engomar com caldeira para uma quantidade moderada de roupa, com boas funcionalidades, e com baixo investimento para as qualidades que possui, o ferro Braun IS2043BL irá preencher as expectativas. É um modelo recomendado para famílias de 2 ou 3 membros, ou como primeira experiência no mundo dos ferros com caldeira!

Para isso, o Braun Carestyle Compact destaca-se principalmente por ocupar um espaço reduzido graças ao seu design inovador vertical e compacto. Além disso, apresenta uma forte capacidade de explosão de vapor, com o qual é possível reduzir significativamente o tempo de engomar em comparação com um modelo tradicional.

Por outro lado, possui um switch-off automático ao fim de 10 minutos de inatividade, funcionalidade vertical de engomar para evitar a necessidade de usar a tábua de engomar, e um modo próprio para tecidos mais delicados (seda, lã, etc.).

Quer isto dizer que, é uma excelente opção a manter debaixo de olho nesta lista dos melhores ferros de engomar com caldeira.

Ferro com Caldeira Polti Vaporella Next VN 18.30 - PLEU0236
Ferro com Caldeira Polti Vaporella Next VN PLEU0236

Polti Next VN 18.30

  • Depósito de água: 1,3 l;
  • Potência: 2200 W;
  • Tempo de Aquecimento: 2 min;
  • Vapor contínuo: Sim;
  • Base: Alumínio 360° Fluid Curve;
  • Modo ECO: Sim.

Com este modelo do italiano Mark Polti Next VN 18.30 ocorre um salto de qualidade quanto aos ferros de engomar com caldeira.

É um equipamento que se destaca pela sua inovadora base arredondada multidirecional, alumínio curvo 360º Fluid, que fornece um deslizar suave e delicado em todas as direções, eliminando os vincos mais resistentes com muito pouco esforço.

Este comportamento também é sustentado por um forte pulverizador de vapor que facilita o acesso às áreas mais complicadas, distribuindo uniformemente a saída do vapor.

Por último, referir ainda que este modelo tem um modo ECO que permite reduzir consideravelmente o consumo de água e energia, sem comprometer um excelente resultado de engomar.

Ferro com Caldeira Rowenta DG8626F0
Ferro com Caldeira Rowenta DG8626F0

Rowenta Perfect Steam Pro DG8626F0

  • Depósito de água: 1,1 l;
  • Potência: 2400 W;
  • Tempo de Aquecimento: 2 min;
  • Vapor contínuo: Sim;
  • Base: Base de ferro Microsteam 400 HD Laser;
  • Modo ECO: Sim.

A marca Rowenta tem um dos melhores ferros de engomar com caldeira do mercado. O Perfect Steam Pro DG8626F0 é um dos pequenos eletrodomésticos mais completos do seu segmento, com inúmeros feedbacks positivos dos utilizadores, e com uma excelente relação qualidade/preço.

Quanto às suas características, além da pressão e potência que facilitam o engomar numa questão de segundos e sem esforço, tem uma das melhores bases do mercado, MicroSteam 400 HD, com a qual é possível maximizar completamente a eficiência de passar a ferro.

Tudo isto ligado à sua tecnologia EcoFriendly que permite poupar até 25% em água e eletricidade, e a um sistema de modos ajustáveis às necessidades de utilização.

É sem dúvida o modelo ideal para famílias que vão fazer um uso intensivo, ou até mesmo diário.

Qual vai ser a escolha lá para casa?

Por último, deixar uma nota: os ferros engomar com caldeira surgiram como uma alternativa aos ferros tradicionais para engomar grandes volumes de roupa com um toque mais profissional. Logo, são equipamentos muito práticos, que podem ajudar a completar o trabalho de engomar em menos tempo e com muito menos esforço físico.

Após analisar esta lista, nada como avaliar cada um dos modelos, e se a decisão for avançar para algum deles, deve-se ter sempre em mente as necessidades diárias e as diferentes características que oferecem.

Caso os ferros de engomar com caldeira não sejam a solução ideal para a situação em questão, existem outros tipos de ferros de engomar como ferros de engomar a seco, ferros a vapor e até ferros verticais.

David Afonso
Autor

O David é um apaixonado por LEGO. Adora gaming, tech stuff, ver séries e tem um TOC por colecionismo. Gosta de escrever sobre as suas áreas de interesse, mesmo estando isolado na ilha juntamente com os outros sobreviventes do voo Oceanic 815.

Comentários