A congestão nasal, ou o “nariz entupido” na gíria, é um problema que afeta pessoas de todas as faixas etárias, condições de saúde e geografias. Pode ter diversas causas, desde alergias e constipações até infeções respiratórias. Mas afinal, o que é exatamente, quais as principais causas, e quais os melhores descongestionantes nasais para um alívio imediato.

Tabela de Conteúdos:

O que causa o congestionamento nasal?

A congestão nasal é um sintoma muito incomodativo que se caracteriza por um entupimento do nariz, que impede a correta entrada (inspiração) e saída (expiração) de ar. E pode ou não ser acompanhada por corrimento.

Ao contrário do que se pensa, o congestionamento nasal não ocorre devido à acumulação de muco no nariz. Este surge quando há um inchaço no revestimento nasal, que limita a passagem de ar pelas narinas.

A congestão nasal pode ser desencadeada por diferentes fatores, nomeadamente:

  • Infeções respiratórias: gripes, constipações e outras infeções virais das vias respiratórias são as causas mais comuns.
  • Alergias: pólen, ácaros, pelos de animais e outros alergénios podem causar alergias e inflamação nasal.
  • Sinusite: inflamação dos seios da face (paranasais) que pode resultar em obstrução nasal.
  • Rinite: inchaço da membrana mucosa do nariz devido a alergias, bactérias, infeções virais ou outros fatores.
  • Agentes irritantes: fumo do tabaco, poluição e outros agentes irritantes presentes no ambiente podem contribuir para a congestão nasal.

Embora existam outras possíveis causas, são menos comuns, como um desvio do septo nasal que pode dificultar a passagem de ar ou presença de um corpo estranho no nariz, principalmente nas crianças.

O congestionamento pode ainda dever-se a alterações hormonais, medicação específica ou utilização incorreta, ou demasiado frequente, de sprays descongestionantes nasais.

A congestão nasal pode ser causada por uma variedade de fatores, mas existem opções eficazes para alívio, adaptadas às necessidades de tratamento de cada pessoa e à sua faixa etária.

Quais os melhores descongestionantes nasais?

Os descongestionantes nasais são uma opção eficaz e prática para o alívio imediato da congestão nasal. Disponíveis em comprimidos ou em spray, provocam um estreitamento dos vasos sanguíneos nas narinas, reduzindo assim a inflamação das vias nasais e facilitando a respiração.

Antes de se escolher um descongestionante e iniciar qualquer tipo de tratamento, é importante ouvir a opinião de um profissional de saúde (farmacêutico, médico de família, etc.). E, claro, é fundamental seguir as instruções de dosagem recomendada.

1. Novartis Rhinomer Spray Nasal

Descongestionante Nasal Novartis Rhinomer Spray Nasal Força 2 135ml
Novartis Rhinomer Spray Nasal Força 2 135ml

Composto por 100% água do mar isotónica, o spray nasal da Rhinomer é considerado um dos melhores descongestionantes nasais do mercado.

O teor de sal é reduzido para respeitar a mucosa nasal, no entanto, conserva todos os minerais e oligoelementos da água do mar que proporcionam o bom funcionamento das fossas nasais.

É ideal para a limpeza nasal diária e para o alívio do congestionamento em adultos e crianças a partir dos 2 anos.

Utilização recomendada: para sintomas nasais utilizar 4 a 6 vezes por dia.

2. Marimer Spray Nasal Hipertónico

Descongestionante Nasal Marimer Spray Nasal Hipertónico 100ml
Marimer Spray Nasal Hipertónico 100ml

Este descongestionante em spray é uma solução hipertónica de água do mar que atua eficazmente na congestão nasal.

É indicado para a higiene do nariz, nomeadamente em caso de constipação, sinusite e cuidados pós-operatórios, sendo um dos melhores descongestionantes nasais para adultos.

Utilização recomendada: 1 a 2 pulverizações por narina, 1 a 3 vezes por dia.

3. Aboca Fitonasal 2ACT Spray Nasal

Descongestionante Nasal Aboca Fitonasal 2ACT Spray Nasal 15ml
Aboca Fitonasal 2ACT Spray Nasal 15ml

Este spray não podia ficar de fora da lista de melhores descongestionantes nasais.

Além de aliviar a congestão, atua também na proteção da mucosa. Isto facilita o processo de eliminação do muco, e confere ainda uma camada que protege a mucosa do contacto com agentes externos, nomeadamente pólen, pó ou fumo.

Pode ser usado com mais frequência e por períodos mais prolongados do que muitas outras opções disponíveis no mercado.

Utilização recomendada: Para jovens e adultos com mais de 12 anos, pulverizar 2 vezes em cada narina, assoar o nariz e repetir a pulverização. Para crianças dos 6 aos 12 anos, pulverizar 1 vez em cada narina, assoar o nariz e repetir a aplicação.

4. Tonimer Gel Nasal de Origem Marinha

Descongestionante Nasal Tonimer Gel Nasal Origem Marinha 20ml
Tonimer Gel Nasal Origem Marinha 20ml

Gel Nasal Tonimer Lab é especialmente indicado para casos de rinite aguda, com crostas e excesso de muco nasal, para prevenir a rinite alérgica e sinusite e para ajudar na hidratação pós-operatória.

É muito útil na secura e inflamação da mucosa nasal, congestionamentos e constipações por ser um gel nasal de ação prolongada, composto por substâncias de origem marinha, com propriedades hidratantes, protetoras e descongestionantes.

Utilização recomendada: aplicar 1 ou 2 vezes em cada narina, várias vezes ao dia.

5. NasoMar Kids Água do Mar Fisiológica Esterilizada

Descongestionante Nasal NasoMar Kids Água do Mar Fisiológica Esterilizada 150ml
NasoMar Kids Água do Mar Fisiológica Esterilizada 150ml

Para os mais pequenos, esta solução com 100% água do mar estéril e não diluída é muito útil na higiene nasal diária e em casos de congestão nasal.

Nasomar Kids possui um sistema exclusivo de difusão, que permite uma nebulização homogénea e suave das fossas nasais, tornando o processo de limpeza e alívio do congestionamento mais fácil. Pode ser utilizado diariamente desde o 1.º mês de vida da criança.

Utilização recomendada: com a cabeça inclinada e apoiada numa almofada, pulverizar 2 a 3 segundos em cada narina.

Como tratar o nariz entupido sem medicamentos?

Para além dos descongestionantes nasais, existem soluções naturais que podem ser feitas em casa e que ajudam a aliviar a congestão nasal.

Inalação de Vapor

A inalação de vapores com água quente pode ajudar a descongestionar as vias respiratórias. Tomar um banho relaxante, um pouco mais demorado e com água mais quente, vai ajudar a libertar as fossas nasais. Em alternativa, um humidificador com água quente e uma toalha sobre a cabeça surte o mesmo efeito.

Soro fisiológico

Lavar o nariz com soro fisiológico ou com uma solução salina ajuda a remover o muco presente e a humidificar as vias nasais.

Para fazer uma correta lavagem nasal é necessário usar um kit de irrigação nasal, composto pela solução salina ou soro fisiológico e o irrigador/seringas.

Hidratação frequente

Beber água regularmente ajuda a humidificar as mucosas nasais e a expulsar as secreções. Além da água, uma sopa quente ou chá de ervas (menta, camomila ou outras infusões com propriedades descongestionantes) podem ajudar.

Inspirar ar fresco e manter o ambiente limpo

Sair de casa ou simplesmente abrir as janelas ajuda a ter mais energia e a respirar ar renovado. Adicionalmente, limpar e aspirar frequentemente permite reduzir alergénios em casa, como pó e pelos de animais, e previne episódios de congestão. Programar o aspirador robot para dar uma volta à casa diariamente já faz uma grande diferença.

Perguntas frequentes sobre congestão nasal

A forma de eliminar o pingo do nariz depende das causas associadas.

No caso de existir corrimento nasal devido a uma infeção viral, o corpo vai recuperar sozinho ao fim de algum tempo. Se for causado por alergias, pode ser necessário recorrer a um anti-histamínico. Já no caso de infeções bacterianas, pode ser receitado um antibiótico.

As causas da congestão nasal nas crianças são as mesmas do que as dos adultos referidas acima:

  • Infeções respiratórias (gripes, constipações);
  • Alergias (pólen, ácaros, pelo de animais, etc.);
  • Amígdalas e adenoides hipertrofiadas, sinusite, desvio do septo nasal, agentes irritantes (fumo de tabaco, poluição, etc.);
  • Presença de corpos estranhos no nariz (algodão, pedrinhas, brinquedos pequenos, etc.);
  • Variações de humidade e temperatura, ou refluxo gástrico (muito comum nos primeiros meses de vida das crianças).

Resumo

O congestionamento nasal é altamente incomodativo e afeta muita gente, desde os miúdos aos graúdos.

A melhor forma de aliviar esta sensação, é através da utilização de um descongestionante nasal, que na sua grande maioria tem na sua composição por água do mar.

Para os que não são fãs de medicamentos, também é possível resolver o problema através de uma nebulização, uma limpeza com soro fisiológico ou, simplesmente, bebendo mais água e arejando a casa.

Comentários