Os diferentes tipos de pele exigem cuidados específicos para obter um resultado saudável. Uma vez que as peles mistas são as mais comuns, aqui ficam dicas e quais os melhores cremes para peles mistas.

Para além da pele do tipo mista, existe ainda a normal, oleosa e seca. Estes são os quatro os tipos de pele, com necessidades e variações químicas específicas, que determinam os cuidados a ter para um resultado luminoso e saudável.

Mas como identificar os diferentes tipos de pele?

Tabela de Conteúdos

Tipos de pele: quais são e porque são tão importantes?

A pele pode ser classificada em 4 tipos: normal, oleosa, mista e seca.

Contudo, o tipo de pele, apesar de ser determinado pela genética e de se manter ao longo da vida, pode variar em função dos fatores internos e externos a que está sujeita, como alterações hormonais, condições clínicas, envelhecimento ou variações climáticas.

Esta classificação é especialmente importante porque uma única estratégia de cuidados de pele não tem o mesmo resultado em todas as pessoas.

Diferentes tipos de pele implicam diferentes cuidados ao longo da vida para a manter saudável. Por isso, é importante compreender as características de cada tipo de pele, de forma a saber os cuidados específicos que cada pessoa precisa, e os produtos mais adequados e eficazes.

O que causa a pele mista?

As causas da pele do tipo mista são, sobretudo, genéticas, mas existem alguns fatores ambientais que podem promover este tipo de pele.

A pele é sujeita a uma série de alterações hormonais, variações climáticas, estilos de vida inadequados e maus hábitos de alimentação. Resultado? Uma estrutura dérmica instável que origina o aparecimento de partes mais secas e outras mais oleosas.

Além disso, é uma conjugação dos múltiplos fatores que estão na origem da pele seca e da pele oleosa que, em conjunto, criam as condições favoráveis para a pele mista.

Assim, a zona T precisa de cuidados dirigidos à oleosidade e o resto da face requer um tratamento mais suave. Apesar de não ser possível mudar o nosso tipo de pele, existem formas de compensar certos desequilíbrios.

15 sugestões de produtos para cuidar da pele tipo mista

Com os devidos cuidados, é possível manter uma pele do tipo mista com uma aparência lisa e saudável. Para tal não basta sabermos quais os melhores cremes para peles mistas, mas também qual o melhor tónico ou água micelar, qual a melhor máscara e óleo.

1. Água Micelar Bioderma Sébium H2O

Bioderma Sébium H2O Água Micelar 500ml

Água Micelar Bioderma Sébium H2O é uma opção a considerar para a rotina diária de limpeza da pele mista. Limpa, desmaquilha e ajuda a diminuir e a prevenir a formação de borbulhas e pontos negros.

2. Água Micelar Eveline Facemed+

Eveline Facemed+ Água Micelar Purificante 3 em 1 400ml

A Água Micelar Purificante 3 em 1 da Eveline limpa a pele mista e remove eficazmente a maquilhagem de olhos e lábios, mesmo à prova de água. É a água micelar indicada para pele com tendência a imperfeições e brilho.

3. Tónico Purificante Caudalie Vinopure

Caudalie Vinopure Tónico Purificante 200ml

Tónico Purificante Caudalie Vinopure é um produto eficaz para tonificar a pele tipo mista. Purifica a pele, fecha os poros e atenua as imperfeições, preparando a pele para receber a hidratação. Conta com óleos purificantes, ácido salicílico esfoliante e água de uva apaziguadora.

4. Tónico Purificante Clarins Lotion

Clarins Tónico Purificante 200ml

Tónico Purificante Clarins Lotion ajuda a restaurar o equilíbrio da pele mista, graças ao seu complexo inovador composto por ingredientes marinhos e polifenóis de açafrão. Purifica a pele e minimiza os poros, deixando a pele mais equilibrada e saudável.

5. Creme de Rosto Uriage Hyseac Matificante

Uriage Creme de Rosto Hyseac Matificante 40ml

Creme de Rosto Uriage Hyseac é um hidratante especialmente vocacionado para peles mistas, apresentando uma textura entre um gel e um creme delicadamente perfumado. Exerce uma tripla ação matificante, hidratante e redutora do tamanho dos poros, para uma pele mais lisa e homogénea.

6. Creme de Rosto Eucerin Hyaluron-Filler 3x Effect

Eucerin Hyaluron-Filler 3x Effect

Creme de Rosto Eucerin Hyaluron-Filler hidrata e suaviza a pele mista, deixando-a visivelmente mais lisa, jovem e preenchida. Tem uma ação antirrugas que atua desde o interior e favorece a regeneração cutânea.

7. Creme de Noite Anti-Rugas Clinique Smart Night Custom

Clinique Smart Night Custom Creme Anti-Rugas 50ml

Creme de Noite Anti-Rugas Clinique deixa a pele mista mais suave e firme, através da sua ação regeneradora e vitalizadora. Ideal para aplicar à noite, para um efeito hidratante e rejuvenescido mais prolongado.

8. Creme de Noite Clarins Multi-active Revitalizing Night Cream

Clarins Multi-active Creme de Noite Revitalizante 50ml

Creme de Noite Clarins Multi-active é um hidratante que minimiza a aparência dos primeiros sinais de envelhecimento e fadiga. O ácido hialurónico contribui para levar mais longe o processo de renovação da pele mista durante a noite.

9. Gel de Limpeza Nuxe Aquabella Purificante Microesfoliante

Gel de Limpeza Nuxe Aquabella Purificante Microesfoliante 150ml

Gel de Limpeza Nuxe Aquabella contém esferas esfoliantes naturais e notas suaves de pepino, limão e jasmim, para limpar a pele em profundidade sem secar.

10. Gel de Limpeza Sensilis Purify Essential Cleanser

Sensilis Purify Essential Cleanser 400ml

Gel de Limpeza Sensilis Purify é um ótimo aliado para normalizar a produção sebácea e reduzir a proliferação bacteriana. Elimina as impurezas da pele mista e minimiza o tamanho dos poros, para uma ação de limpeza refrescante.

11. Máscara Garnier Skinactive Hydrabomb Hidratante Matificante

Garnier Skinactive Hydrabomb Máscara Hidratante Matificante

Máscara Garnier Skinactive Hydrabomb hidrata intensamente, purifica e regula o excesso de oleosidade das peles mistas. Minimiza o tamanho dos poros e deixa a pele com uma textura suave, lisa e luminosa, sem imperfeições.

12. Máscara Clinique Anti-Blemish Solutions

Máscara de Limpeza Clinique Anti-Blemish 100ml

Máscara Clinique Anti-Blemish proporciona o cuidado que a pele mista necessita para acalmar irritação e a vermelhidão, sendo especialmente formulada para combater a formação de acne e restaurar o equilíbrio natural da pele mista.

13. Protetor Solar Avène Sun Sensitive Fluid Dry Touch

Protetor Solar Avène Sensitive Fluid Toque Seco SPF50+ 50ml

Protetor Solar Avène Sun Sensitive Fluid Dry Touch foi concebido para proteger especificamente a pele do tipo mista. Além de assegurar uma proteção eficaz contra os raios solares UVB-UVA longos e curtos, apresenta uma textura suave e matificante, para um toque seco.

14. Protetor Solar Bella Aurora Tratamento Anti-Manchas

Protetor Solar Bella Aurora Tratamento Anti-Manchas SPF50+ 50ml

Protetor Solar Bella Aurora Tratamento Anti-Manchas reduz as manchas existentes na pele mista e previne o aparecimento de novas, protegendo a pele das mudanças de estação e temperatura. Proporciona um acabamento mate, acalma a pele e reduz a inflamação.

15. Óleo Facial Clarins Lótus

Óleo Facial Clarins Lótus 30ml

Óleo Facial Clarins Lótus é um cuidado adicional para reequilibrar a pele mista. Tem óleos essenciais de alecrim e de gerânio, que mantêm a pele acetinada e elástica. Deve ser aplicado à noite, removendo o excedente com um lenço de papel.

8 Dicas extra para cuidar da pele mista

Escolher os melhores produtos para pele mista é essencial, mas existem algumas dicas para cuidar das peles mistas que não dependem apenas dos produtos usados. Aqui vão algumas:

1. Limpar a pele duas vezes por dia

Uma maior frequência de limpeza remove as imperfeições provocadas pela pele mista e diminui a probabilidade de desenvolver borbulhas e pontos negros.

2. Utilizar um produto de limpeza adequado

Como referido nas sugestões acima, devem ser privilegiados produtos de limpeza suaves, como a água micelar, ou uma loção apropriada à pele mista.

3. Aplicar movimentos suaves

A limpeza da pele deve ser iniciada na zona T, aplicando o produto de limpeza num disco de algodão e massajando com pequenos movimentos circulares, até sair toda a sujidade.

4. Diferenciar a maquilhagem

Deve usar-se uma maquilhagem sem óleo, ou em pó, nas zonas mais oleosas, sem abranger as áreas mais secas, para absorver o excesso de sebo e até pequenas gotas de suor.

5. Eliminar o brilho durante o dia

É importante ter sempre à mão um lenço de papel ou uma toalhita matificante para, ao longo do dia, pressionar sobre as zonas mais oleosas e absorver o excesso de sebo.

6. Aplicar máscara facial

Deve aplicar-se uma máscara facial duas vezes por semana para hidratar a pele sem a deixar oleosa. É uma forma de obter um resultado mais potente de hidratação a curto prazo.

7. Dar atenção às zonas repuxadas

As áreas mais secas da pele mista não devem receber cuidados de esfoliação demasiado agressivos, para não estimular a produção de sebo nas restantes zonas.

8. Cuidar da alimentação

É importante manter uma alimentação rica em frutas e vegetais, e ingerir a quantidade recomendada de água por dia, para garantir o fornecimento de nutrientes necessários à saúde da pele.

Afinal, cuidar da pele mista é…

Cuidar da pele mista é repor o equilíbrio dos nutrientes em falta, através de uma criteriosa seleção dos produtos adequados.

Com o uso diário dos melhores cremes para pele mista, será possível obter uma pele luminosa, uniforme e saudável. Conte com o KuantoKusta para conhecer e comparar os preços das melhores marcas de produtos de cosmética existentes no mercado, escolha os mais vantajosos para si e sinta-se bem na sua pele.

Autor

Lisboeta de coração e portuense de espírito. É surfista de ondas pequenas, e adora ir à aventura. Diz que não há nada melhor do que boa companhia, mas não dispensa os momentos a sós, a ler ou estudar sobre investimentos e marketing. O hobby do momento? Viajar!

2 Comments

  1. Bom dia! Agora sim aprendi muito sobre minha pele! Gostaria de agradecer profudamente, me tirou todas as dúvidas, acho que agora inicio um caminho sem volta que è tratar com sabedoria e conhecimento minha pele! Desejo-te tudo de bom! Obrigada 🌝

Comentários