Chega o tempo frio e é certo: a pele do corpo fica mais áspera, sensível, com uma sensação de repuxamento. Às vezes até começa a descamar e a apresentar pequenas fissuras. Desde canelas a joelhos, passando pelos cotovelos e mãos então nem se fala!

Sei bem do que se trata, pele seca. E tenho de dar a mão à palmatória: cuido muito melhor da pele do meu rosto. Sigo a mesma rotina todo o ano, todos os dias, ajustando um ou outro produto à estação do ano e a alguma necessidade especial da minha pele. Mas no que respeita ao resto do corpo, sou uma desleixada.

Tabela de Conteúdos

O problema: pele seca

Uma pele seca é uma pele com falta de lípidos, por miúdos, gordura, que é importante para reter a hidratação e construir um escudo protetor contra as influências externas, como agentes irritantes. Como resultado, a pele tem tendência a desidratar, a perder flexibilidade e a ficar áspera ao toque. Em alguns casos, pode mesmo apresentar sinais de atopia (pela atópica), nomeadamente, descamação fina, comichão e irritação.

São vários os fatores que podem contribuir para uma pele seca. As estações do ano, as variações extremas da temperatura, os sistemas de aquecimento e de ventilação, o tabaco e a poluição são alguns dos fatores que secam e sensibilizam a barreira protetora da pele.

Além disso, é preciso ter em conta que o nível de hidratação da pele é influenciado pela genética e que a nossa pele se torna mais seca à medida que envelhecemos. À medida que a idade avança, diminui o número de glândulas sebáceas e sudoríparas na pele. Ao mesmo tempo, o teor de água da pele e a capacidade desta para reter a água também diminui.

A solução: limpeza suave e hidratação intensiva

Cuidar de uma pele seca passa, essencialmente, por reforçar a barreira cutânea. E, para isso, bastam dois passos: uma limpeza suave e uma hidratação profunda. É uma rotina simples e o segredo está em começar desde tenra idade.

Confesso que sou preguiçosa no que toca a cuidar da pele do corpo. Mas como já tenho o “gene” da pele seca a correr em família, obriguei-me a aproveitar o momento do duche para cuidar da pele.
O que vale é que a rotina para peles do corpo seca é simples e rápida. Durante o banho, evito a água a ferver e faço por não demorar muito tempo no chuveiro. O ambiente agradece, mas a nossa pele também. Uso um gel de banho suave, sem sabão, e, imediatamente depois de me secar, hidrato a pele com um creme nutritivo. E fico-me por aí, até porque a pele seca pode ficar irritada com o excesso de aplicação de produtos diferentes ou de apenas um produto.

Os aliados: 10 produtos verdadeiramente reparadores

1. PH5 Óleo Duche, Eucerin

Eucerin Óleo de Banho pH5
Eucerin Óleo de Banho PH5

O PH óleo de duche da Eucerin é um óleo de limpeza do corpo nutritivo, rico em óleos naturais, para uso diário. Ajuda a preservar as defesas naturais da pele e a evitar a desidratação. Pode ser usado em pele sensível e com tendência a alergias graças à sua fórmula única com o pH Balance System da Eucerin.

2. Lipikar Leite Hidratação e Anti-vermilhão, La Roche-Posay

La Roche Posay Leite Corporal Lipikar
La Roche Posay Leite Corporal Lipikar

Uma fórmula hipoalergénica reparadora, enriquecida em manteiga de karité e água termal de La Roche-Posay, conhecida pelas suas propriedades naturalmente suavizantes e protetoras.

O leite de hidratação Lipikar contém ainda niacinamida para trazer um conforto duradouro à pele seca, mesmo a mais delicada e sensível. Pode ser usado por toda a família, desde bebés a avós.

3. Óleo de Duche Atoderm, Bioderma

Bioderma Atoderm Óleo
Bioderma Atoderm Óleo

Este óleo de duche da Atoderm nutre intensamente e promove a hidratação durante 24 horas. Composto por biolípidos vegetais, vitamina PP e Skin Barrier Therapy, o Atoderm acalma a sensação de repuxamento, ajuda a reconstruir a barreira cutânea e protege contra agressões externas. A pele fica aveludada e macia.

4. Creme Hidratante CeraVe

CeraVe Moisturising Creme Corporal
CeraVe Moisturising Creme Corporal

Com 3 ceramidas essenciais e ácido hialurónico, este creme hidratante da CeraVe tem uma textura rica, hidrata e ajuda a reparar a barreira cutânea do rosto e corpo.

5. Creme Repara e Cuida, Nivea

Nivea Repair & Care Creme Corporal
Nivea Repair & Care Creme Corporal

Graças à atuação do Nivea Deep Moisture Serum e às propriedades suavizantes do dexpantenol e da ureia, este é um creme rico, que cuida da pela de forma profunda. O Dexpantenol é o precursor da Vitamina B5 e é conhecido como o rei dos ingredientes hidratantes para a pele. Com a aplicação regular, suaviza a pela e previne a sensação de pele repuxada por 72h.

6. Loção Corporal Hipoalergénica Hidratação Profunda, Neutrogena

Neutrogena Loção Corporal Hidratação Profunda
Neutrogena Loção Corporal Hidratação Profunda

Esta loção corporal da Neutrogena tem uma fórmula não gordurosa, de rápida absorção, sem perfume e hipoalergénica é perfeita para peles secas sensíveis. Contém glicerina, que pertence a um tipo de ingredientes hidratantes conhecidos como humectantes, capazes de atrair e reter a humidade. A pele fica suave e hidratada por 48 horas.

7. Creme S.O.S Hidratação Intensa Vinosource-Hydra, Caudalie

Caudalie Vinosource Creme SOS Hidratação Intensa
Caudalie Vinosource Creme SOS Hidratação Intensa

Com ingredientes naturais, o creme S.O.S Hidratação Intensa da Caudalie confere uma sensação de conforto imediata e ajuda a recuperar a suavidade e luminosidade das peles secas e sensíveis.

8. Gel de limpeza Trixera Nutrition, Avène

Gel de Limpeza Avène Trixera Nutrition
Gel de Limpeza Avène Trixera Nutrition

Sem sabão e com um pH fisiológico, o gel de limpeza Trixera Nutrition é Ideal para cuidar diariamente da pele seca a muito seca de toda a família. Nutritivo e purificante, é composto por selectiose e água termal da Avène com propriedades calmantes.

9. Creme Hidratante Gordo, ATL

Edol ATL Creme Hidratante
Edol ATL Creme Hidratante

A ATL é uma marca de dermocosmética bastante recomendada pela comunidade médica. Desenvolvida por farmacêuticos especialistas na área da Dermatologia e produzida pelo Laboratório EDOL, oferece uma gama de produtos diversificada, atendendo às diferentes necessidades da nossa pele.

Este creme hidratante gordo da ATL contém substâncias naturais selecionadas pelas suas propriedades humectantes, suavizantes, calmantes e protetoras. Possui uma textura muito cremosa e proporciona um excelente conforto à pele. Está indicado para toda a família. 

10. Óleo de Limpeza Xémose, Uriage

Uriage Xemose Huile
Uriage Xemose Huile

Com glicerina e manteiga de karité, e sem sabão, o óleo de limpeza Xémose da Uriage é ideal para a higiene diária. Protege a pele do efeito secante da água e deixa-a limpa e suave, proporcionando um conforto imediato e duradouro para a pele seca a muito seca.

Conclusão

Pela seca acontece. Seja por causa do tempo frio, dos produtos de limpeza mais agressivos, do ambiente ou da genética, é comum a nossa barreira lipídica ser fragilizada, o que significa que a pele fica seca, áspera e irritada.

Adotar uma rotina de cuidados com produtos especialmente formulados para reidratar a barreira cutânea e repor os níveis de água na pele vai ajudar a preservar a sua função protetora natural.

Quando escolher os seus aliados, prefira os que não têm fragrâncias ou corantes artificiais, nem químicos agressivos que possam irritar a pele. No caso do gel de banho, procure a indicação ‘Sem Sabão’ no rótulo, pois, mesmo aqueles sabões com pH neutro ou formulados à base de ingredientes naturais, podem remover de forma excessiva a camada de gordura protetora da pele.

Mas o nosso estilo de vida também tem um papel determinante. O stress, o sono, o exercício físico e a dieta são alguns dos fatores externos que influenciam a saúde da nossa pele. Por isso, procure manter um estilo de vida equilibrado, que proteja e cuide da sua pele.

Fontes

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários