Quando surge uma mancha na pele, é normal que surjam também preocupações. Contudo, as manchas na pele são, atualmente, tratáveis e o uso de cremes específicos para o melasma podem atenuar o problema.

Descubra o que é o melasma e alguns dos produtos aconselhados que devem ser integrados numa rotina de skincare para ajudar a tratar o melasma.

Tabela de Conteúdos

O que é o melasma?

O melasma é uma doença benigna da pele que se manifesta através de manchas escuras acastanhadas na cara. Surge, sobretudo, em adultos e é mais comum nas mulheres. Ainda que não haja causa cientificamente determinada, acredita-se que este excesso de pigmentação seja desencadeado por alterações hormonais ou pela exposição solar.

Quando o melasma é muito percetível, pode causar desconforto, ser inestético e originar baixa autoestima. Apesar de benigno, o melasma é uma doença crónica e recidivante, e as curas definitivas são raras. Contudo, é possível clarear o melasma com acompanhamento pelo médico Dermatologista e com a ajuda de produtos especificamente concebidos para o efeito.

Os 14 melhores cremes para quem tem melasma

Estes são os melhores cremes para quem tem melasma, que ajudam a clarear a pele e a repor o seu aspeto saudável e luminoso.

1. Mesoestetic Dermamelan Treatment Cream

Mesoestetic Dermamelan Treatment Cream
Mesoestetic Dermamelan Treatment Cream

Mesoestetic Dermamelan Treatment Cream é um dos melhores cremes para a melasma, pois combate e previne a formação de manchas, tornando a pele mais clara e uniforme.

Este creme atua em dois níveis: primeiro, inibe a produção de melanina, controlando a formação do pigmento e, em segundo, regula a estimulação do melanócito. Assim, o melasma é gradualmente controlado e corrigido, e a sua utilização contínua evita o reaparecimento das manchas.

Aplicação: Massajar a pele do rosto duas vezes por dia com uma pequena porção do creme, até à completa absorção. Deve ser aplicado duas vezes por dia, de manhã e à noite.

2. Corretor em Stick Avène Couvrance

Corretor em Stick Avène Couvrance Tom Coral
Corretor em Stick Avène Couvrance Tom Coral

Corretor em Stick Avène Couvrance é utilizado para dissimular e neutralizar as imperfeições decorrentes das manchas solares.

Graças a uma alta concentração de pigmentos corretores, tem um intenso poder de cobertura, e é facilmente absorvido pela pele. É resistente à água e ao suor, para um maior prolongamento da sua ação.

Aplicação: Retirar uma pequena porção com a ponta do dedo e aplicar diretamente na imperfeição, esbatendo com pequenos toques.

3. Despigmentante Intensivo Pele Mista e Oleosa Bella Aurora Bio 10 Forte

Bella Aurora Bio 10 Forte Despigmentante Intensivo Pele Mista e Oleosa
Bella Aurora Bio 10 Forte Despigmentante Intensivo Pele Mista e Oleosa

Despigmentante Intensivo Pele Mista e Oleosa Bella Aurora Bio 10 Forte hidrata, uniformiza e regula a produção de sebo.

Conta com betaína e extrato de enantia chlorantha para inibir a síntese de melanina, clarear a pele de forma rápida e eficaz, e prevenir a formação de novas manchas. Regula a produção de oleosidade, pelo que é ideal para peles mistas e oleosas.

Aplicação: Massajar uma pequena quantidade na pele limpa, até à sua completa absorção. O tratamento requer um mínimo de 8 semanas, mas os resultados podem ser visíveis a partir da 4.ª semana.

4. Protetor Solar Bella Aurora Anti-Manchas UVA Plus Protect SPF50+

Bella Aurora Protetor Solar Antimanchas UVA Plus Protect SPF50+
Bella Aurora Protetor Solar Antimanchas UVA Plus Protect SPF50+

Protetor Solar Bella Aurora Antimanchas UVA Plus Protect SPF50+ contém a fórmula protect-adapt system, que protege a pele de acordo com as mudanças de estação e de temperatura.

Ideal para peles sensíveis, proporciona máxima proteção graças aos filtros solares de amplo espetro, microencapsulados num sistema de dupla esfera. Para além de acalmar a pele durante a exposição solar, reduz visivelmente as manchas cutâneas.

Aplicação: Utilizar diariamente de manhã, ou sempre que seja necessária uma ação preventiva contra as manchas.

5. Sérum Anti-Manchas Filorga Skin-Unify Intensive

Filorga Skin-Unify Intensive Sérum Anti-Manchas
Filorga Skin-Unify Intensive Sérum Anti-Manchas

Sérum Anti-Manchas Filorga Skin-Unify Intensive é indicado para peles com manchas e colorações não homogéneas, para proporcionar um resultado uniforme e radiante.

Exerce 3 efeitos em simultâneo: antimanchas, iluminador e de renovação celular.

A eficácia deste tratamento deve-se à presença de vitamina C, glabridina e extrato de sargaço arco-íris, que inibe a síntese de melanina e a sua distribuição, e também ao extrato de milefólio, que estimula a renovação celular. Por fim, o ácido hialurónico encapsulado alisa e ilumina a pele.

Aplicação: Utilizar como cuidado diário, de manhã e à noite, em todo o rosto e pescoço.

6. Serum Whitening Sesderma Hidraderm TRX

Sesderma Hidraderm TRX Whitening Serum
Sesderma Hidraderm TRX Whitening Serum

Serum Whitening Sesderma Hidraderm TRX engloba uma grande quantidade de substâncias ativas, que proporciona à pele com manchas cuidados abrangentes e completos.

Este sérum facial uniformiza o tom da pele, devolve o aspeto fresco e jovem à pele, e oferece uma profunda e eficaz hidratação. É ideal para clarear instantaneamente o tom da pele e deixá-la mais macia para receber outros cremes.

Aplicação: Com toques suaves, colocar uma pequena quantidade de sérum na pele limpa.

7. Bella Aurora Crema Color Antimanchas

Bella Aurora Crema Color Antimanchas SPF50+
Bella Aurora Crema Color Antimanchas SPF50+

Bella Aurora Crema Color Antimanchas é um creme para quem tem melasma com elevada proteção solar SPF 50+. A sua fórmula enriquecida com princípios ativos despigmentantes atenua as manchas, protege e repara o ADN das células danificadas e combate o envelhecimento precoce.

Aplicação: Aplicar generosamente na pele, como último passo na rotina facial e/ou antes da exposição solar. Renovar regularmente.

8. Sensilis Skin-D-Pigment AHA10 Overnight Sérum

Sensilis Skin-D-Pigment AHA10 Overnight Sérum
Sensilis Skin-D-Pigment AHA10 Overnight Sérum

Sensilis Skin-D-Pigment AHA10 Overnight Sérum demonstra excelentes resultados na redução das manchas desde o primeiro mês.

Contém, na sua fórmula, Ácido Maltobiónico, Gluconolactona e Ácido Elágico, cuja ação combinada resulta numa redução de cerca de 40% das manchas das peles sensíveis e concede mais luminosidade.

É especialmente indicado para peles com menor tolerância a tratamentos cosméticos.

Aplicação: Aplicar em dias alternados à noite como uma máscara, e deixar atuar.

9. Sensilis Skin Delight Anti-spot and Unify Sérum

Sensilis Skin Delight Anti-spot and Unify Sérum
Sensilis Skin Delight Anti-spot and Unify Sérum

Sensilis Skin Delight Anti-spot and Unify Sérum ajuda a iluminar, revitalizar e aperfeiçoar a tez, e é indicado para todo o tipo de melasmas.

Contém vários princípios ativos para despigmentar a pele, enquanto exercem um efeito de regeneração, esfoliação e uniformização. A vitamina C estabilizada e extrato de Artemisa contribuem para uma ação desintoxicante, fortalecendo a barreira cutânea natural.

Aplicação: Aplicar 2 vezes ao dia sobre a pele e massajar até à sua completa absorção.

10. Institut Esthederm Esthe-White Pele com Manchas Coffret

Institut Esthederm Esthe-White Pele com Manchas Coffret
Institut Esthederm Esthe-White Pele com Manchas Coffret

Institut Esthederm Esthe-White Pele com Manchas é um kit com 2 cuidados antimanchas: um sérum e uma espuma de limpeza, cuja ação combinada potencia a eficácia do tratamento do melasma.

O sérum corrige intensivamente as manchas da pele, despigmentando e uniformizando, enquanto a espuma de limpeza exerce uma profunda ação higienizante, para uma pele limpa, uniforme e luminosa.

Aplicação: Utilizar como um tratamento intensivo durante 3 semanas, antes de qualquer outro produto de rosto.

11. Fillmed Skin Perfusion P-Bright Sérum Pele com Manchas

Fillmed Skin Perfusion P-Bright Sérum Pele com Manchas
Fillmed Skin Perfusion P-Bright Sérum Pele com Manchas

Fillmed Skin Perfusion P-Bright Sérum Pele com Manchas é outro dos melhores cremes para melasma, visto que concentra vários efeitos num só produto.

Combate a hiperpigmentação, reduzindo as manchas e concedendo homogeneidade ao tom da pele, e exerce um efeito de peeling, graças à presença de ácido fítico. A vitamina C atua como desintoxicante e antioxidante, e o carbómero de papaína como esfoliante, uniformizando e iluminando a pele.

Aplicação: Usar de manhã e/ou à noite antes do creme hidratante.

12. Bella Aurora Creme Antimanchas Dupla Força

Bella Aurora Creme Anti-Manchas Dupla Força
Bella Aurora Creme Anti-Manchas Dupla Força

Bella Aurora Creme Antimanchas Dupla Força é um tratamento intensivo do melasma, com efeito clareador e iluminador.

Especialmente formulado para combater as manchas provocadas pela idade, exposição solar ou alterações hormonais, aclara e ilumina a pele do rosto. Pode ainda ser usado durante a gestação e amamentação. As substâncias ativas presentes neste creme despigmentam e têm um efeito bactericida e regenerante na pele.

Aplicação: Utilizar à noite, realizando uma ligeira massagem até ser totalmente absorvido. Pode ser também aplicado nos cotovelos e joelhos, onde a pele pode ser mais seca e escura.

13. CeraVe Blemish Control Cleanser Gel Limpeza Imperfeições

CeraVe Blemish Control Cleanser Gel Limpeza Imperfeições
CeraVe Blemish Control Cleanser Gel Limpeza Imperfeições

CeraVe Blemish Control Cleanser Gel Limpeza Imperfeições é uma solução de limpeza desmaquilhante que remove todas as impurezas do rosto, deixando-o com um aspeto limpo e macio. Ideal para purificar e abrir os poros da pele, preparando-a para receber produtos de tratamento do melasma.

Aplicação: Passar o produto no rosto seco e massaje suavemente, concentrando-se nas áreas que precisam de maior higienização. De seguida, lavar com água.

14. Holika Holika AC Mild Yellow Spot Patches

Holika Holika AC Mild Yellow Spot Patches Contra Manchas Amarelas
Holika Holika AC Mild Yellow Spot Patches Contra Manchas Amarelas

Holika Holika AC Mild Yellow Spot Patches é um tratamento local e intensivo, composto por 15 patches que funcionam como máscaras, para aplicação direta nas manchas amareladas ou acastanhadas da pele.

Tem um efeito antibacteriano e melhora visivelmente o estado da pele, acalmando a irritação e promovendo a regeneração natural.

Aplicação: Colocar uma quantidade adequada nas áreas problemáticas e deixar atuar.

Conclusão

O melasma atualmente afetas muitas pessoas, especialmente mulheres. Estas manchas acastanhadas podem surgir devido à exposição solar ou alterações hormonais e, apesar de não serem malignas, podem causar algum desconforto.

Estes são alguns dos melhores cremes para quem tem melasma, fruto do desenvolvimento tecnológico mais recente na área da saúde. Atualmente, a ciência já dá uma resposta terapêutica eficaz e completa aos problemas de pele, e integrar estes cuidados na rotina de skincare é essencial para combater o melasma com sucesso.

Autor

A Catarina adora passar tempo em família, ver séries e não dispensa um bom livro. Descobriu recentemente o gosto pela escrita e por partilhar dicas e ideias sobre Casa e Decoração.

Comentários