“Cremes é coisa de mulher.”

Sempre que a minha mãe insistia que o meu pai devia cuidar melhor da pele do rosto, ele usava o argumento cliché só para a irritar. Acabávamos os dois a rir do quão fácil era enganá-la.

Mas a minha mãe tinha a sua pontinha de razão. E, com o avançar da idade, o meu pai lá acabou por dar o braço a torcer. Para além do habitual bálsamo after shave, usa um creme hidratante para peles secas e deixa a minha mãe nas nuvens cada vez que diz “por isso é que casei contigo, sabes sempre o que é melhor para mim”.

Já há muito que a história dos cremes serem só para mulheres passou efetivamente à história (perdoem-me a redundância). E ainda que o mundo da cosmética seja um pouco complexo e repleto de opções, – cremes anti-idade, cremes anti-manchas, cremes de dia, cremes de noite… – todos sabemos que há, pelo menos, um produto imprescindível em qualquer rotina de cuidados com a pele do rosto: o creme hidratante.

Um creme hidratante é transversal a todos os tipos de pele, seja seca, oleosa, sensível ou mista. E é essencial para manter uma aparência saudável e rejuvenescida.

O cuidado diário com a pele do rosto resume-se a três passos: limpeza, hidratação e proteção. Barbear esfolia a pele e deixa-a mais limpa. Após o barbear, convém hidratar bem a pele, fornecendo-lhe os ingredientes nutritivos que precisa para desempenhar a sua função de proteção contra agressões exteriores.

Para o ajudar a encontrar o aliado certo na hidratação da sua pele do rosto, compilamos uma lista dos 10 melhores cremes hidratantes para homens.

Os 10 melhores cremes hidratantes de rosto para homens

1. Creme Hidratante Maximum Hydrator da Clinique

Clinique Man Maximum Hydrator 50ml
Clinique Man Maximum Hydrator 50ml

O Maximum Hydrator da Clinique garante precisamente o que diz o rótulo: hidratação máxima. Com a aplicação diária, este creme ajuda a restaurar a barreira protetora da pele do rosto e a manter o nível ótimo de humidade, contribuindo para melhorar a sua elasticidade.

2. Total Revitalizer Light Fluid da Shiseido

Shiseido Men Total Fuido Revitalizante 70ml
Shiseido Men Total Fuido Revitalizante 70ml

Ao aplicar de manhã e à noite, o Total Revitalizer Light Fluid da Shiseido proporciona à pele do rosto todos os cuidados essenciais necessários. Nutre em profundidade e ajuda a preservar a elasticidade da pele.

3. Creme de Rosto Vichy Homme Structure Force

Creme de Rosto Vichy Homme Structure Force
Creme de Rosto Vichy Homme Structure Force

O creme de rosto Vichy Homme Structure Force é ideal para combater os sinais do envelhecimento, com ácido hialurónico como ingrediente ativo.

É indicado para peles sensíveis e deve ser aplicado de manhã e à noite na pele limpa e seca.

4. Creme de Rosto CC Homme da Erborian

Erborian Homme CC Creme de Rosto 30ml
Erborian Homme CC Creme de Rosto 30ml

O creme CC Erborian devolve à pele do rosto a hidratação necessária para uma aparência saudável.

Com extratos de Pinus Sylvestris, Ginseng Negro e Erva do Tigre, combinados numa fórmula leve e não oleosa, este creme vai ajudar a atenuar os sinais de fadiga e as marcas de desidratação, deixando a pele macia.

5. Gel Super Hidratante da Clarins

Clarins Man Fluido Super Hidratante SPF20 50ml
Clarins Man Fluido Super Hidratante SPF20 50ml

Este gel super hidratante da Clarins combina hidratação e frescura. Recomendado para todos os tipos de pele, hidrata em profundidade, deixando a pele forte e nutrida.

6. Protetor Hidratante da Nivea

Nivea Men Original Moisturizing Protetor 75ml
Nivea Men Original Moisturizing Protetor 75ml

Perfeito para peles secas e desidratadas, o protetor hidratante da Nivea hidrata a pele de imediato e devolve-lhe a sensação de conforto. Com aloé vera e pró-vitamina B5, este creme reforça a barreira natural protetora da pele, retendo a hidratação por 24h.

7. Creme Rosto Cuidado Hidratante Anti-Idade da Avène

Avène Creme de Rosto Homem Cuidado Hidratante Anti-idade
Avène Creme de Rosto Homem Cuidado Hidratante Anti-idade

Recomendado para peles do tipo sensível, este creme hidratante atua sobre os sinais visíveis de envelhecimento, ajudando a preservar a sua elasticidade e textura uniforme. Formulado com ácido hialurónico fragmentado, que estimula a síntese natural do ácido hialurónico na pele, contribui para que a pele fique mais firme e rejuvenescida.

8. Creme Hidratante Daily Moisture Boost da Elemis

Elemis Man TFM Daily Moisture Boost
Elemis Man TFM Daily Moisture Boost

Este creme hidratante diário da Elemisperfeito para aplicar após fazer a barba. Hidrata intensamente e protege contra as agressões dos fatores externos, deixando a pele macia e confortável.

9. Creme Hidratante Anti-Ageing Moisturises da Bulldog

Bulldog Man Anti-Ageing Moisturiser
Bulldog Man Anti-Ageing Moisturiser

De uso diário, este creme é um aliado contra os sinais de envelhecimento da pele do rosto. Com óleos essenciais e ingredientes de origem natural, como alecrim, equinácia e vitamina E, deixa a pele nurtida e macia.

10. Gel Hidratante da Nuxe

Nuxe Men Gel Hidratante 50ml
Nuxe Men Gel Hidratante 50ml

O gel hidratante de rosto da Nuxe é um verdadeiro multifunções. Com extrato de baobá, glicerina vegetal e ácido hialurónico, garante uma hidratação prolongada da pele, deixando-a macia. Além disso, contém extrato de casca de pinhão para uma ação antioxidante e energizante.

Conclusão

A pele é um órgão de defesa, que necessita de cuidados contínuos de proteção e nutrição. Por isso um bom creme hidratante é tão importante.

A Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) salienta que a higiene é o primeiro passo na linha de cuidados para a pele e aconselha água tépida e produtos de limpeza de ação suave. No mesmo patamar de relevância, é preciso proteger a pele da exposição solar.

A proteção solar previne não só o envelhecimento prematuro da pele, mas também o risco de cancro da pele. E, por último, a pele precisa de ser nutrida através da hidratação adequada e de uma alimentação equilibrada, rica em fibras, ácidos gordos de ómega-3, vitaminas e minerais.

Nota: Se não conhecer muito bem a sua pele e não souber que creme hidratante escolher e que ingredientes procurar ao certo, consulte o seu dermatologista, que será capaz de o ajudar a selecionar o creme hidratante ideal para o seu tipo de pele do rosto.

Fontes:

  1. SPDV – Sociadade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia
Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários