Dou a mão à palmatória. O que estás prestes a ler é um daqueles clichés batidos. Mas não deixa de ter o seu quê de verdade.

Por isso, disclaimer feito, aqui vai. Verão é a minha estação preferida.

Calor, dias grandes, chinelo no dedo, roupa descontraída e praia, muita praia. Mas é também aquela altura em que reparo mais nas imperfeições do meu corpo.

Aquela celulite teimosa, o abdominal tímido (que é como quem diz, barriguinha feliz de quem é bom garfo sem vergonhas) e as estrias ténues que apareceram nas coxas recentemente, resultado de uns meses mais sedentários.

É verdade que todas estas imperfeições fazem parte de quem sou. E não são um problema de saúde, apenas estético. Mas o pingo de vaidade que há em mim fez com que procurasse saber mais sobre celulite e estrias (tenho as pazes feitas com a barriga).

Como leitura assídua da Bravo durante a minha adolescência, lembro-me bem das “10 dicas para combater a celulite a tempo do verão” e outros artigos do género. Sabia bem mais sobre celulite do que sobre estrias. E acredito que possa ser também o seu caso.

Vamos então por partes.

O que são estrias?

As estrias são alterações na estrutura fibrilar da pele, composta por fibras elásticas e colagénio, que levam a pequenas rupturas do tecido conjuntivo e, consequentemente, a marcas ou cicatrizes que aparecem paralelas na superfície da pele.

Estas marcas aparecem sobretudo nas coxas, ancas, barriga e seios e podem ter cores diferentes, geralmente, roxas, rosadas ou brancas. A cor indica se são recentes ou mais antigas: quanto mais rosadas ou arroxeadas forem as estrias, mais jovens são; quanto mais claras ou brancas ou com um leve enrugamento, mais antigas são.

Mas, o que provoca as estrias?

A pele é como um elástico, cuja função principal é proteger o organismo de fatores externos.

Quando esticamos demasiado o elástico, ele rompe. No caso da pele, quando há um ganho de volume corporal rápido e significativo, ela deixa de ser capaz de produzir células suficientes para acompanhar o aumento de volume e, então, ocorrem pequenas ruturas nas suas fibras elásticas – as estrias.

O fator hidratação é essencial aqui. À partida, e ainda que hajam muitos fatores a ter em conta (genética, tipo de pele, estilo de vida), uma pele pouco hidratada rompirá mais facilmente se passar por um processo de aumento de volume corporal rápido, como uma gravidez ou ganho de peso.

Cuidados a ter para combater e evitar as estrias

Não existe uma fórmula secreta para evitar as estrias, mas uma alimentação saudável, exercício regular e manter um peso estável vão ser factores importantes para controlar o seu aparecimento.

Hidratação é outro aspeto fundamental para ter uma pele radiante e saudável, com a elasticidade necessária para fazer face a alterações na sua estrutura fibrilar.

E, por fim, cuidar da pele é também chave!

Mantem-na hidratada e faz uma esfoliação semanalmente. Isso ajudará a que seja menos provável que apareçam estrias. Além disso, há produtos que podem ajudar na missão de prevenir as estrias e, no caso de teres já algumas marcas, a sentir diferenças na uniformidade da sua pele.

Top 10 dos cremes para atenuar as estrias

Bio-Oil Óleo de Corpo Regenerador da Pele

O Bio-Oil contém uma combinação única de extratos vegetais e vitaminas (vitamina A e E , calêndula, lavanda, rosmaninho, óleo de camomila, entre outros) que deixam a pele suave e macia, sem sensação de oleosidade. Graças aos efeitos preventivos contra o aparecimento de estrias, este óleo é bastante recomendado para as grávidas.

Barral Creme Corporal Gordo com Óleo de Amêndoas

Este é um creme emoliente rico, ultra hidratante, que reforça a elasticidade da pele e, assim, ajuda a prevenir o aparecimento de estrias. É bastante recomendado para uso durante a gravidez.

Lierac Phytolastil Gel Anti-Estrias

Enriquecido com um complexo vegetal com efeito reestruturante, o gel anti-estrias da Lierac é não gorduroso, hidratante e contribui para a prevenção do aparecimento das estrias que normalmente ocorrem na puberdade, gravidez e durante oscilações de peso.

Uriage Bariederm Cica Óleo Dermatológico

Adequado para todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis, o óleo da Uriage é adequado para massajar as estrias e marcas recentes. Além disso, ao ser enriquecido com jojoba, abacate e óleos de girassol, melhora a elasticidade e tonicidade da pele para ajudar a limitar o aparecimento das estrias.

Isdin Creme Anti-Estrias

Formulado com centelha asiática, óleo de rosa mosqueta, manteiga de shorea e vitamina E, o creme anti-estrias da Isdin é ultra hidratante e tem uma ação antioxidante, o que potencia a elasticidade da pele.

Eurecin Óleo Anti-Estrias

Especificamente desenvolvido para peles sensíveis, o óleo da Eurecin contém vitamina E e óleos puros de vegetais que fortalecem a função da barreira protetora natural da pele. A sua aplicação regular, estimula a circulação sanguínea, aumentando a elasticidade da pele e ajudando a diminuir o aparecimento de estrias.

Collistar Anti Stretch Marks Concentrate

Com elastina e ácido hialurónico para uma ação reestruturante, colagénio para uma ação reafirmante, óleo de amêndoas e de jojoba e manteiga de karité para uma ação hidratante e, ainda, vitamina E para uma ação antioxidante, este creme da Collistar é ultra suave e um ótimo aliado na prevenção e redução das estrias.

Clarins Body Partner Anti-Estrias

Graças à sua fórmula rica em extratos vegetais, o Clarins Body Partner Anti-Estrias  é um creme hidratante, que atua na elasticidade, firmeza e vermelhidão da pele.

Klorane Cameline Óleio para Estrias

O óleo da Klorane conjuga óleo de cameline, particularmente rico em ómegas, óleo de cártamo e onagra, que ajudam a reforçar a elasticidade da pele, e vitamina E, com ação antioxidante.

L’Occitane Óleo Anti-Estrias Amêndoa

Graças aos seus óleos de amêndoa e de camelina, ricos em ómegas 3 e 6, o óleo da L’Occitane deixa a pele fica nutrida e macia durante horas. Além disso, tem uma ação reafirmante, que deixa a pele lisa e uniforme.

Mitos e verdades sobre as estrias

Agora que ficou mais claro o que são estrias, como surgem e quais são alguns dos aliados para as combater, é mais fácil distinguir mitos e verdades.

  1. Os homens também têm estrias. Ainda que as estrias afetem sobretudo as mulheres , os homens também podem desenvolvê-las.
  2. As estrias podem aparecer em qualquer parte do corpo, ainda que sejam mais comuns na barriga, braços e zona da anca.
  3. As estrias não estão somente relacionadas com a gravidez. As estrias surgem quando a pele estica muito em um curto período de tempo. Dessa forma, podem surgir durante surtos de crescimento em adolescentes, bem como durante um rápido ganho de peso. Para além disso, nem todas as grávidas desenvolvem estas marcas.
  4. A maioria das estrias tende a atenuar-se com o passar do tempo e algumas desaparecem completamente. Mas não há uma fórmula milagrosa para as evitar. Os cremes corporais não conseguem evitar a quebra do colágeno e, assim, não podem prevenir o surgimento das estrias. Contudo, são importantes para manter a pele devidamente hidratada e, por isso, ajudam a manter a pele macia e com um aspeto mais uniforme.

Conclusão

Não existe uma fórmula mágica para corrigir os efeitos de todas as mudanças pelas quais o nosso corpo passa.

Acima de tudo, é fundamental combinar pequenas adaptações ao seu estilo de vida, como beber mais água, dormir bem, seguir uma alimentação rica em vitaminas e minerais, manter um peso saudável e ter uma rotina de cuidados completa, que deixe a pele hidratada e protegida.

Se não conhece bem as características e necessidades da sua pele, é importante que consulte um dermatologista para, juntos, definirem a melhor rotina e os produtos mais adequado para a sua pele.

Fontes:

  1. Sete coisas que talvez você não saiba sobre as estrias (BBC.com)
  2. Como tratar as minhas estrias? (Clarins.pt)
  3. Estrias: Como prevenir e combater o seu aparecimento (Nivea.pt)
Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários