São desagradáveis e difíceis de esconder. Tendem a surgir mais no verão, quando há maior exposição solar, e aparecem frequentemente no rosto, uma vez que a pele desta zona é mais delicada e sensível aos danos dos raios UV.

Contudo, há tratamentos que podem ajudar a clarear as manchas do rosto e a melhorar o aspeto da pele. Estes são os 15 melhores cremes antimanchas para rosto.

Tabela de Conteúdos

15 melhores produtos para prevenir, corrigir e clarear manchas do rosto

Para peles normais, mistas, secas ou oleosas, há vários produtos desenvolvidos em laboratório com propriedades despigmentantes que podem fazer a diferença no aspeto do rosto.

1. Água Micelar Bioderma Pigmentbio

Água Micelar Bioderma Pigmentbio
Água Micelar Bioderma Pigmentbio

Os cuidados com as manchas na pele começam no ritual diário de limpeza. A água micelar Bioderma Pigmentbio é um dos produtos mais recomendados para tratar as manchas, pela combinação patenteada de ingredientes ativos que garantem a remoção de impurezas e regulam os mecanismos biológicos que provocam as manchas.

O resultado é uma agradável sensação de frescura, a par de uma tez mais iluminada e uniforme, especialmente pronta para receber os cuidados diários de hidratação.

Embora seja indicada para todos os tipos de peles, é frequentemente recomendada para peles sensíveis.

2. Creme de Rosto Melascreen Rich Cream Ducray

Creme de Rosto Ducray Melascreen Rich Cream SPF50+
Creme de Rosto Ducray Melascreen Rich Cream SPF50+

O Melascreen Rich Cream Ducray é um dos melhores cremes antimanchas e fotoprotetor, indicado para tratar hiperpigmentações como melasma e tez irregular, especificamente concebida para cuidar da pele de quem está exposto à luz solar de forma prolongada.

Impede o aparecimento de manchas da pele e restringe o crescimento das manchas já existentes.

É indicado para todos os tipos de pele, especialmente para pele seca e muito seca. Deve ser aplicado durante todo o ano, de duas em duas horas ou sempre que a pele se molhar.

3. Sérum Dark Spot Corrector + Interrupter Clinique Even Better

Corrector Clinique Even Better Dark Spot
Corrector Clinique Even Better Dark Spot

O sérum Dark Spot Corrector + Interrupter Clinique Even Better é um produto de ação radical que corrige e previne a aparência das manchas de todos os tipos de pele.

É formulado com a tecnologia Equalizer CL302, que tem uma dupla ação: o complexo CL302 corrige as manchas já existentes e o complexo Interrupter impede o desenvolvimento de novas manchas, incluindo marcas de borbulhas. Assim, a pele fica mais regular, luminosa, suave e radiante.

4. Sérum Advanced Dark Spot-Targeting Clarins Bright Plus

Sérum Clarins Bright Plus Advanced Dark Spot-Targeting
Sérum Clarins Bright Plus Advanced Dark Spot-Targeting

O Clarins Advanced Dark Spot-Targeting Bright Plus é um sérum antimanchas potente que se distingue pela ação combinada de dois extratos de plantas oxigenantes, acerola e rosa murta.

As propriedades destas plantas estimulam a oxigenação celular, reduzem a produção de melanina e revitalizam a tez baça. Em resultado, a pele fica mais luminosa, uniforme e saudável. É um sérum indicado para todos os tipos de pele.

5. Visibly Clear Spot Proofing Neutrogena

Creme Neutrogena Visibly Clear Spot Proofing Oil-Free
Creme Neutrogena Visibly Clear Spot Proofing Oil-Free

O Neutrogena Visibly Clear Spot Proofing é um dos melhores cremes antimanchas que, em simultâneo, ajuda a eliminar borbulhas.

É um creme hidratante anti-imperfeições indicado para peles oleosas e com tendência acneica. Por um lado, foi formulado para atenuar as manchas solares e, por outro, para combater as marcas provocadas pelas borbulhas, sem obstruir os poros.

Respeita o equilíbrio natural da pele e protege-a contra novos surtos, para uma pele à prova de imperfeições, ao mesmo tempo que ajuda a controlar a produção excessiva de sebo.

6. Creme Antimanchas Avène D-Pigment Rico

Creme Antimanchas Avène D-Pigment Rico
Creme Antimanchas Avène D-Pigment Rico

A fórmula do Creme Antimanchas Avène D-Pigment Rico tem três principais ingredientes, cujo efeito é reconhecido pelos dermatologistas.

Combina a ação de Mélanide, um ativo despigmentante, com o efeito do Retinaldeído, branqueador, e com o Pré-tocoferil, antioxidante protetor.

Em conjunto, este três princípios fazem dele, um dos melhores cremes antimanchas, pois atnua as manchas localizadas ou extensas, bem como evita o aparecimento de novas.

A sua textura tem um elevado poder de penetração para responder a peles secas e muito secas, tornando a tez mais uniforme, suave e hidratada.

7. Sérum Anti-Manchas Caudalie Vinoperfect

Sérum Anti-Manchas Caudalie Vinoperfect
Sérum Anti-Manchas Caudalie Vinoperfect

O Sérum Anti-Manchas Caudalie Vinoperfect é um produto antimanchas de eleição para milhões de pessoas pela sua eficácia. A nova fórmula é ainda mais eficaz e natural, corrigindo o aspeto das manchas da pele e uniformizando a tez para a tornar mais luminosa.

É indicado para todos os tipos de pele e atua sobre todo o tipo de manchas, como o acne, melasma, envelhecimento e manchas solares.

Além disso, a aplicação deste sérum é um verdadeiro prazer, graças à fragância fresca e subtil da flor de cidra, laranjeira, melancia e menta.

8. The Ordinary Peeling 30% AHA + 2% BHA

The Ordinary AHA 30% + BHA 2% Peeling
The Ordinary AHA 30% + BHA 2% Peeling

A solução The Ordinary Peeling 30% AHA + 2% BHA tem uma textura leve e semelhante a um gel, o que torna-a num dos melhores produtos antimanchas.

A especial composição exfolia a superfície superior da pele, limpando a congestão dos poros, e, ao mesmo tempo, melhora a textura de peles irregulares. A sua utilização contínua tem o potencial de revitalizar e tonificar.

Deve ser aplicada como uma máscara para enxaguar antes do ritual diário de hidratação.

9. Martiderm Stick Despigmentante DSP-Cover

Martiderm Cover Dsp Stick Camuflagem SPF 50+
Martiderm Cover Dsp Stick Camuflagem SPF 50+

O Stick Despigmentante DSP-Cover Martiderm é um método de tratamento antimanchas localizado que camufla as manchas, quer no rosto como no corpo, e previne o seu reaparecimento.

Deve-se se aplicar diretamente nas manchas a tratar, duas a três vezes por dia. A sua utilização regular promove a eliminação progressiva da hiperpigmentação da pele, tornando-a mais uniforme.

Ideal para complementar o tratamento de dia antimanchas.

10. Fluído Antimanchas Biology AC A-Derma

Fluido Anti-Manchas A-Derma Biology AC
Fluido Anti-Manchas A-Derma Biology AC

O Fluído Biology AC A-Derma é um dos melhores cremes antimanchas orgânico. Proporciona uma pele mais uniforme, matificada e rejuvenescida, graças à fórmula que protege a barreira cutânea contra contaminações, suaviza rugas e linhas de expressão e ainda corrige os primeiros sinais de envelhecimento.

Foi especialmente concebido para reequilibração da pele e, favorece a eliminação de marcas, pontos negros e manchas persistentes. Está indicado para peles oleosas, pelo seu forte efeito regulador sobre o excesso de sebo.

11. Sérum Despigmentante Sesderma Azelac RU

Sérum Lipossomal Despigmentante Sesderma Azelac RU
Sérum Lipossomal Despigmentante Sesderma Azelac RU

O Sérum Despigmentante Sesderma Azelac RU está formulado com ingredientes lipossómicos que atuam diretamente sobre a origem das manchas cutâneas e, homogeneizam o tom de pele. Para além disso, ilumina, uniformiza e protege contra o aparecimento de novas imperfeições.

Vem no formato de conta-gotas para uma fácil aplicação e tem uma textura de soro de rápida absorção.

Deve-se aplicar à noite, nas áreas a tratar, antes dos cuidados habituais, e é adequado para todos os tipos de pele.

12. Patches Contra Manchas Amarelas Holika Holika AC Mild Yellow Spot

Patches Contra Manchas Amarelas Holika Holika AC Mild
Patches Contra Manchas Amarelas Holika Holika AC Mild

Este produto de ação intensiva e localizada está indicado para tratar as manchas amarelas mais problemáticas, em peles oleosas ou com tendência acneica. Trata as manifestações a nível local, reduzindo significativamente os sintomas da acne com uma forte ação antibacteriana.

Contém 15 adesivos (patches), que cicatrizam rapidamente as lesões da pele e absorvem as impurezas, melhorando visivelmente o estado da pele.

Deve-se colocar o penso na zona problemática à noite, durante 8 horas, para exercer a sua ação progressiva calmante, anti-inflamatória e antissética.

13. Creme Despigmentante Antimanchas Martiderm

Creme Despigmentante Anti-Manchas SPF 50+ Martiderm
Creme Despigmentante Anti-Manchas SPF 50+ Martiderm

Creme Despigmentante Antimanchas Martiderm é indicado para reduzir e prevenir as manchas da pele do rosto, pescoço, decote, braços e mãos. Conta com um fator de proteção solar elevado (SPF 50+), sendo indicado para todos os tipos de pele. A sua fórmula exerce uma ação antioxidante para evitar que os agentes ambientais provoquem o aparecimento de novas manchas.

A utilização é fácil e agradável, graças ao acabamento ligeiro e aveludado. Deve-se aplicar 2 ou 3 vezes por dia sobre as áreas a tratar. Nas primeiras aplicações em peles sensíveis, pode ocorrer uma ligeira comichão, mas no caso de se prolongar, deve-se suspender a aplicação.

14. Creme Antimanchas Institut Esthederm White System Day Care Repair Lightening

Institut Esthederm White System Day Care Repair Lightening
Institut Esthederm White System Day Care Repair Lightening

O Institut Esthederm White System Day Care Repair Lightening é um dos melhores cremes antimanchas, com um intenso efeito de rejuvenescimento. Torna a pele mais uniforme e atenua as manchas existentes – sejam elas causadas pela idade, sol ou gravidez. Também previne o aparecimento de novas. A textura é refrescante, com uma fragrância agradável.

Deve-se aplicar logo pela manhã, na pele limpa e seca, e massajar suavemente até ser completamente absorvido. Os resultados podem ser visíveis logo após as primeiras aplicações.

15. Creme Despigmentante SVR Clairial 10 Fluid Whitener

Creme Despigmentante SVR Clairial 10 Fluid Whitener
Creme Despigmentante SVR Clairial 10 Fluid Whitener

Creme Despigmentante SVR Clairial 10 Fluid Whitener é adequado para todo o tipo de peles, mesmo as mais sensíveis. A sua fórmula contém ingredientes de ação concentrada, que elimina todo o tipo de manchas cutâneas.

A sua textura é agradável, não gordurosa, deixan a pele hidratada, uniformizada e mais luminosa, o que faz dele um dos melhores cremes antimanchas disponíveis. É possível sentir de imediato uma sensação de conforto na pele logo após as primeiras aplicações. Deve-se usar de manhã e à noite sobre o rosto, pescoço e decote.

Perguntas frequentes sobre manchas na pele

As manchas da pele são bastante comuns e têm manifestações e desenvolvimentos diferentes, o que pode originar algumas dúvidas. Estas são as principais.

É importante realizar autoavaliações regulares para detetar manchas na pele, observando qualquer alteração. Nem todas são preocupantes, mas qualquer alteração deve ser avaliada por um médico dermatologista. Caso seja detetada alguma nova mancha ou alterações em manchas já existentes, a consulta médica é essencial.

  • Autoexame: este passo deve ser realizado, pelo, menos, uma vez por mês, num ambiente bem iluminado. Com a ajuda de um espelho de corpo inteiro, todas as áreas devem ser observadas, incluindo o rosto, couro cabeludo, pescoço, orelhas, costas, peito, abdómen, braços, mãos, pernas, pés e unhas.
  • Observar a cor e a forma: deve ser dada especial atenção a manchas que apresentem cores diferentes das outras áreas da pele. Manchas escuras, vermelhas, brancas ou com várias tonalidades podem ser um sinal de alerta. Além disso, é importante observar se as manchas apresentam contornos irregulares, assimetria ou mudam de forma ao longo do tempo.
  • Tamanho, crescimento e textura: é importante confirmar se as manchas têm um diâmetro maior que 6 milímetros ou se crescem progressivamente. Texturas diferentes, como rugosidade, escamação, crostas ou feridas que não cicatrizam devem receber especial atenção.
  • Prurido e dor: quando as manchas na pele provocam comichão persistente, maior sensibilidade ou dor, a consulta médica é essencial.

Embora nem todas as manchas na pele possam ser prevenidas, existem medidas que ajudam a reduzir o risco de aparecimento. As principais incluem:

  • Proteção solar: a exposição excessiva ao sol é uma das principais causas de manchas na pele. Para prevenir o surgimento de manchas, a proteção contra os raios ultravioleta (UV) é essencial. Por isso, é imperativo usar protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados.
  • Cremes antimanchas: a aplicação de cremes antimanchas específicos é um poderoso aliado no combate às manchas da pele. Estes produtos são especialmente concebidos para neutralizar a pigmentação da pele e tornar a epiderme mais uniforme.
  • Evitar bronzeamento artificial: o bronzeamento artificial aumenta o risco de dano à pele e o aparecimento de manchas, pelo que este método de bronzeamento está contraindicado para quem tem tendência a desenvolver manchas na pele.
  • Produtos cosméticos suaves: é importante usar produtos cosméticos que sejam suaves e adequados para cada tipo de pele, e evitar aqueles que podem provocar irritação ou reações alérgicas.
  • Evitar coçar: coçar a pele pode provocar manchas ou lesões. Assim, mesmo quando a sensação de prurido pareça incontrolável, é importante fazer um esforço adicional. Procurar alternativas, como aplicar uma compressa fria ou pressionar levemente a área afetada, pode ajudar a aliviar a comichão temporariamente.
  • Tratar a acne adequadamente: os casos de acne devem ser tratados de forma adequada para evitar o aparecimento de manchas de hiperpigmentação pós-inflamatória. É importante consultar o dermatologista e usar produtos adequados para o efeito.
  • Alimentação saudável: manter uma alimentação saudável é crucial para manter a saúde da pele. É importante privilegiar o consumo de frutas, vegetais, leguminosas, peixes ricos em ómega-3, além de beber bastante água para manter a hidratação.

Conclusão

Todos estes produtos são, sem dúvida, bons aliados no combate ao aparecimento e expansão de manchas escuras na pele. No entanto, uma pele bonita, luminosa e uniforme não será o resultado de apenas um tratamento ou creme antimanchas. Os cuidados começam com a limpeza da pele e continuam com tratamentos prévios à hidratação, ou outros com ação mais intensa e localizada.

Comentários