Não me posso queixar da pele do meu rosto. Nunca tive muito acne, só uma borbulha de vez em quando naquelas zonas inevitáveis. Também nunca foi uma pele demasiado oleosa ou sensível. É uma pele normal.
No entanto, desde miúda que tenho sardas. Nunca lhes dei grande importância, na verdade. Achava que ficavam super bem sobretudo no verão, com a pele mais morena e o cabelo mais claro do sol. O problema é que, agora, com 31 anos de idade, essas sardas estão a transformar-se em pequenas manchas mais escuras que não têm assim tanta graça.
Mas o problema é bastante comum e agrava-se com o passar do tempo, pois o pigmento castanho penetra cada vez mais na pele. Isto significa que muito dificilmente se consegue “apagar” uma mancha antiga e mais do que prevenir é preciso saber agir imediatamente.
Por isso, antes de mergulhar no mundo da cosmética e falar dos melhores cremes, séruns e óleos antimanchas, é importante perceber os cuidados essenciais com o rosto e, acima de tudo, porque aparecem e como tratar as manchas no rosto.
Tabela de Conteúdos
- O que causa as manchas na pele?
- Porque aparecem as manchas?
- Como prevenir o aparecimento destas manchas?
- Os melhores produtos para prevenir, corrigir, clarear manchas do rosto
O que causa as manchas na pele?
A maioria das manchas está relacionada com a exposição não protegida e em excesso ao sol.
No entanto, há outros fatores que podem acentuar o risco de desenvolver estas manchas. Os mais comuns são: predisposição genética, alterações hormonais como o acne, gravidez, menopausa, dietas erradas, distúrbios da tiroide e toma de medicamentos fotossensibilizantes.
Porque aparecem as manchas?
As manchas aparecem quando os melanócitos, as células pigmentárias da pele, produzem melanina em excesso.
A melanina é o pigmento da pele que nos protege dos raios ultravioletas (UV). Quando estamos expostos ao sol, os raios UV atravessam a epiderme e estimulam os melanócitos, que começam a produzir grandes quantidades de melanina de modo contínuo.
Quando estamos muito tempo expostos ao sol, ou expostos a raios UV muito intensos, a produção de melanina aumenta significativamente. Sempre que a melanina produzida em excesso não é distribuída de forma uniforme sobre a superfície da pele, surgem as manchas.
Assim, por miúdos, estas manchas são melanina acumulada em excesso em determinados pontos da pele.
Essa acumulação pode ficar somente à superfície, na epiderme, e, assim, ser mais facilmente tratada; mas também pode chegar até à derme, a camada mais profunda, o que acaba por tornar o tratamento mais difícil.
Como o rosto é uma das zonas do nosso corpo mais exposta ao sol, é também onde é mais comum surgirem estas manchas.
Como prevenir o aparecimento destas manchas?
O melhor aliado na prevenção das manchas na pele é o protetor solar. Aplique-o sempre que estiver exposta ao sol.
Para além disso, não se esqueça de:
- Evitar as horas de maior calor;
- Proteger as zonas do corpo mais propensas à exposição solar, como o pescoço, peito e braços;
- Limpar bem a pele e usar creme hidratante diariamente. Ao cuidar da pele estará a evitar o envelhecimento precoce, um dos fatores que acentua o desenvolvimento das manchas.
Se tem sardas ou tem propensão para o aparecimento de manchas, deve aplicar produtos antimanchas não fotossensibilizantes antes do protetor solar. Para quem já nota algumas manchas após uma exposição solar mais prolongada, por exemplo, depois das férias de verão, o ideal será começar um tratamento específico o mais rápido possível.
Saber qual o melhor tratamento para cada caso dependerá do tipo de pele e do tipo de manchas, por isso, aconselhe-se junto de um dermatologista e esclareça todas as dúvidas antes de investir em qualquer tipo de tratamento ou produto.
Mas pode ficar descansada que, seja qual for o diagnóstico, encontrará uma fórmula à altura do desafio. Hoje em dia, abundam no mercado séruns, cremes com proteção solar, máscaras e até produtos de limpeza reconhecidos e recomendados por especialistas pela sua ação completa no combate ao aparecimento e expansão das manchas.
Para ficar com uma ideia, deixo aqui 10 sugestões que podem ajudar. São, na sua maioria, séruns, por ser, a par do protetor solar, um dos produtos absolutamente obrigatório numa rotina antimanchas, mas pode acrescentar outros da mesma gama ou cruzar gamas para obter melhores resultados.
Os melhores produtos para prevenir, corrigir, clarear e eliminar manchas do rosto
1. Clinique Even Better – Radical Dark Spot Corrector + Interrupter

Um sérum iluminador que utiliza a tecnologia CL302 equalizador para combater as manchas escuras de envelhecimento da pele, de exposição solar e as cicatrizes de acne.
2. Clarins Bright Plus

Um sérum iluminador intensivo com extrato de de sementes de acerola e rosa murta. Revitaliza a tez e confere um brilho saudável.
3. Neutrogena Visibly Clear Spot Proofing

Um esfoliante de uso diário com ácido salicílico e esfoliantes naturais que favorecem o processo de renovação celular da pele. Manter a pele limpa ajuda a prevenir borbulhas, pontos negros e marcas que daí podem surgir.
4. La Roche-Posay Pigmentclar Serum

Um clareador e corretor intensivo, que oferece uma ação global sobre a pele, ajudando a atenuar as manchas e a uniformizar a tez.
5. Uriage Depiderm SPF 50

Enriquecido com água termal e com fator de proteção solar +50, este creme é ideal para utilizar logo a partir dos primeiros dias de sol. Além disso, o seu complexo Complex Cx apresenta uma ação despigmentante muito eficaz e completa.
6. Avène D-Pigment Suave

Um creme perfeito para peles normais a mistas com manchas castanhas localizadas ou extensas. Tem uma ação reparadora que estimula a renovação celular e ajuda a eliminar a melanina à superfície da pele, e textura suave que hidrata e nutre a pele em profundidade.
7. Caudalie – Gama Vinoperfect

Com ativos obtidos da videira, os cremes e séruns da gama Vinoperfect da Caudalie são não fotossensibilizantes e, por isso, dos produtos mais recomendados para quem tem propensão a desenvolver manchas castanhas no rosto.
8. The Ordinary AHA 30% + BHA 2% Peeling

Esta máscara de rosto à base de água com 30% de AHA (ácidos glicólicos, lácticos, tartárico, cítrico) e 2% de BHA (ácido salicílico) deixa a pele lisa e suave. Os 30% de AHA têm uma ação esfoliante na superfície da pele para uma aparência mais luminosa e uniforme. O 2% de BHA ajudam a limpar a congestão dos poros.
9. Marti Derm DSP Cover Stick

Um corretor com proteção solar, em stick, desenvolvido para a aplicação localizada nas zonas mais afetadas. Ajuda a camuflar as manchas existentes e a prevenir o aparecimento de novas.
10. Bioderma Pigmentbio H20

Ideal para peles sensíveis com distúrbios de pigmentação, esta água micelar limpa suavemente a pele e ajuda a restaurar a sua luminosidade. A sua tecnologia LumiReveal™ atua nos principais passos da pigmentação, para reduzir manchas escuras, impedir que novas manchas apareçam e restaurar o brilho original da pele, de forma duradoura.
Conclusão
Todos estes produtos são, sem dúvida, bons aliados no combate ao aparecimento e expansão de manchas escuras na pele. No entanto, lembre-se que uma pele bonita, luminosa e uniforme não será resultado apenas de um tratamento ou creme antimanchas. Ela será sempre a soma de cuidados diários de limpeza, hidratação e proteção.
Fontes