Até, mais ao menos, aos meus 28 anos, a minha preocupação com a pele limitava-se a um hidrante depois do banho, ao protetor solar sempre que ia para a praia e ao desmaquilhante que usava depois das saídas à noite.

Foi durante os preparativos para o meu casamento que uma grande amiga, e maquilhada, me introduziu ao mundo dos cremes de rosto: cremes de dia, cremes de noite, esfoliantes, séruns, máscaras, óleos de limpeza, contorno de olhos…

Confesso que fiquei muito confusa com tanta opção e acabei por recorrer à ajuda de outras amigas a trabalhar na área de beleza e estética e à leitura de alguns blogues sobre cuidados com a pele, como o da Caroline Hirons, o The Skin Game e o Dermstore.

Tabela de Conteúdos

Cuidados essenciais com a pele em qualquer idade

Da pesquisa que fui fazendo, percebi que a prevenção precoce do envelhecimento da nossa pele é fundamental para manter com um aspeto jovem até mais tarde.

Esta prevenção passa por limpar, hidratar e proteger a pele, sobretudo do sol, dos radicais livres e dos fatores externos mais prejudiciais, relacionados com o nosso dia a dia, nomeadamente, noites mal dormidas, stress, poluição, tabaco e alimentação pouco equilibrada. Uma rotina de beleza e um estilo de vida saudável são a chave para uma pele saudável, a curto, médio e longo prazo.

Um estilo de vida saudável já todos sabemos que inclui preferir alimentos nutritivos e variados, fazer exercício físico com regularidade e dormir com qualidade. O que deve incluir a rotina de beleza? Um esfoliante é uma boa ideia, assim como um gel de limpeza e um creme para o contorno dos olhos. Mas um bom creme anti-idade é o elemento imprescindível.

O que são afinal cremes anti-idade?

Os cremes anti-idade são cremes compostos por ingredientes que trabalham a longo prazo para minimizar os problemas associados ao envelhecimento cutâneo, nomeadamente, o aparecimento de rugas, a desidratação, a perda de firmeza e as manchas.

Distinguem-se de um anti-rugas, usado para tratar e prevenir as marcas de expressão na pele, exatamente por combaterem os sinais de envelhecimento do rosto como um todo. Além da hidratação que é perdida ao longo dos anos, a pele vai perdendo elasticidade e firmeza. O creme anti-idade atua em todos esses aspetos ligados ao envelhecimento da pele, incluindo também as rugas e linhas de expressão.

Na escolha de um creme anti-idade, a idade importa. Idades diferentes significam necessidades diferentes, pois, como órgão vivo que é, as necessidades da pele mudam ao longo da vida. Para tornar a sua escolha mais fácil e informada, reunimos uma lista de sugestões de cremes anti-idade, organizada por faixa etária.

UM VERDADEIRO 31

Como recém trintona, disse olá às primeiras linhas de expressão, sobretudo na testa. Percebi que a pele já não regenera com tanta facilidade como quando tinha 20 anos e que todas a vezes em que fui desleixada com a proteção e a limpeza da pele do meu rosto iriam começar a refletir-se.

O que fazer? Seguir uma dieta rica e equilibrada (pelo menos, na maioria dos dias), evitar o álcool e o tabaco, dormir bem e procurar um creme anti-idade hidratante, rico em antioxidantes, como vitaminas C e E, e que contenha colagénio, pois já entramos na fase em que a produção natural desta proteína fibrosa começa a diminuir.

Esta é também a idade certa para começar a incorporar retinol na rotina de cuidados com a pele. O retinol é um derivado da vitamina A cientificamente comprovado, que promove o volume de células saudáveis, ajudando a diminuir (de forma gradual) as rugas mais superficiais. Contribui também para a uniformização da tez, atenuando a pigmentação, tanto manchas causadas pelo sol como lesões de acne.

Consegue encontrar este ingrediente facilmente em séruns ou cremes de olhos, que já fazem sentido começar a aplicar, sobretudo de manhã.

Sugestões de cremes anti-idade se tem 30 anos

Vichy Normaderm Anti-Idade

O Vichy Normaderm Anti-Idade é ideal para combater as imperfeições cutâneas e os primeiros sinais de envelhecimento da pele, como linhas de expressão. Deve-se aplicar todos os dias, de manhã e/ou à noite, sob uma pele limpa e seca, evitando o contorno dos olhos.

Galenic Ophycee Emul Corret PNM

O Galenic Ophycee Emul Corret PNM é uma emulsão hidratante, mais leve e fresca que um creme normal, à base de extrato de algas, de vitamina E e moléculas hidratantes. Use-o todas as manhãs no rosto e no pescoço.

The Ordinary Vitamin C Suspension 30% in Silicone

Uma fórmula vegan, “cruelty-free”, composta por Vitamina C e silicones muito leves. Ajuda a tornar a pele mais brilhante e a reduzir o aparecimento dos sinais da idade. Preferencialmente, aplique uma pequena quantidade do creme à noite, evitando o contorno dos olhos.

Nuxe Nuxellence Éclat Creme de Dia Anti-Idade

Nuxe Nuxellence Éclat Creme de Dia Anti-Idade é um creme com ácido hialurónico e extratos vegetais, como raíz de maca, pétalas de calêndula e cacau. É indicado para todos os tipos de pele, conferindo vitalidade e luminosidade ao rosto. Aplique-o todos os dias de manhã e à noite, no rosto e no pescoço.

CHEGAMOS AOS 40

Dos 30 para os 40 anos de idade, os especialistas falam de uma perda de elasticidade e volume da pele, devido, sobretudo, à diminuição do colagénio.

Esta proteína está presente em todas as estruturas essenciais do corpo, como ossos, tendões, ligamentos e pele, sendo responsável pela elasticidade e firmeza dos tecidos e das cartilagens. Além disso, nesta idade, a pele vai ficar cada vez mais fina, retendo menos líquidos e desidratando mais facilmente.

O que procurar? Cremes anti-idade com dois grupos de ingredientes fundamentais: ingredientes que ajudem à produção de colagénio, como os péptidos, cadeias de aminoácidos que aumentam as proteínas da pele, e ingredientes que melhorem a textura da pele, como o retinol.

Sugestões de cremes anti-idade se tem 40 anos

Vichy Liftactive Collagen Specialist

Composto por péptidos anti-idade, vitamina C e água mineralizante, o Vichy Liftactive Collagen Specialist é um bom aliado na correção dos sinais visíveis da perda de colagénio na pele.

Tem uma textura aveludada e confere um efeito lifting e uma sensação imediata de conforto. O ideal é aplicar o creme de manhã e à noite sobre o rosto limpo.

Caudalíe Creme Caxemira Redensificador

Uma fórmula patenteada de resveratol, um antioxidante presente nas plantas e, em particular, na vinha, ácido hialurónico e potenciador de colagénio vegan. O Caudalíe Creme Caxemira Redensificador é um creme que deixa a pele do rosto suave e confere um efeito reafirmante. Use-o de manhã no rosto e no pescoço.

Nivea Hyaluron Cellular Filler: Anti-idade Dia

O Nivea Hyaluron Cellular Filler é um creme de dia que ajuda o processo de regeneração da própria pele, melhora a sua firmeza e protege-a do foto-envelhecimento. Tem uma textura sedosa e é enriquecido com ácido hiaulurónico, booster de colagénio e uma proteção F15 UVA&UVB.

Institut Esthederm Intensive Retinol Creme Concentrado Anti-Idade

Com uma elevada concentração de retinol, o Institut Esthederm Intensive Retinol é um creme ajuda a nutrir e a fortalecer a pele, enquanto combate os sinais de envelhecimento no rosto, pescoço e decote. Deixa a pele mais luminosa e atenua as rugas e as linhas de expressão, assim como as manchas. Aplique-o de manhã e à noite.

A Maturidade dos 50

Para as mulheres, os anos 50 estão repletos de mudanças hormonais. Começa por ser, regra geral, a década da entrada na menopausa, com um perda constante de estrogénio que, por usa vez, acelera o envelhecimento da pele. As rugas profundas, a flacidez, a pele seca e desidratada e a perda de tom são os sinais mais comuns da idade.

A maior arma nesta luta contra o tempo? Hidratação profunda e fórmulas com um efeito lifting.

O ácido hialurónico é um dos ingredientes mais relevantes na composição de um creme anti-idade para quem chegou aos 50. Atua como fator hidratante da pele pois, ao ajudar a reter água, esta substância ajuda a fixar a humidade necessária na epiderme, garantindo que funções como a renovação celular e a síntese de colagénio acontecem na perfeição. É, por isso, um ingrediente mais poderosos na cosmética anti-idade.

A par do ácido hialurónico, procure também pelo ácido glicólico. Este ingrediente deriva da fruta e tem propriedades regeneradoras. É especialmente apropriado para peles normais a secas com danos solares ou cicatrizes.

Nesta idade, um creme de contorno de olhos é também indispensável, de modo a proporcionar uma hidratação extra a uma zona em que a pele é ainda mais fina e mais suscetível a rugas.

Sugestões de cremes anti-idade se tem 50 anos:

Nuxe Nuxuriance Ultra CR Rico

O Nuxe Nuxuriance Ultra CR Rico é ideal para redensificar e hidratar peles mais maduras, normais a secas. Aplique o creme de manhã sobre a pele limpa do rosto, pescoço e decote.

Institut Esthederm Intensive Hyaluronic Cream

O Institut Esthederm Intensive Hyaluronic Cream é um creme rico, constituído por um complexo patenteado de três formas diferentes de ácido hialurónico, que atua nas camadas mais profundas da epiderme, preenchendo as rugas e reidratando a pele. Use-o de manhã e à noite.

Nivea Sérum Pearls Anti-Idade Cellular: Volume & Controlo

Fórmula com ácido hialurónico e duoxilift, que proporciona um cuidado intensivo e ajuda as células da pele a produzirem o seu próprio ácido hialurónico e colagénio. O Nivea Sérum Pearls Anti-Idade Cellular preenche as rugas e hidrata e dá firmeza à pele do rosto. Para tal, aplique-o de manhã ou à noite, antes do seu creme de dia ou de noite habitual.

Resumo

Acima de tudo, não se esqueça que a prevenção é, de facto, a melhor forma de “enganar” o tempo. Adote uma rotina de cuidados com a pele e tenha em atenção aspetos chave, como usar protetor solar, desmaquilhar sempre a pele, hidratá-la diariamente e procurar seguir um estilo de vida saudável.

Se não conhecer muito bem a sua pele e não souber que cremes escolher e que ingredientes procurar ao certo, consulte o seu dermatologista, que será capaz de ajudar a selecionar o creme ideal para o seu tipo de pele.

Diana Sousa
Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

Comentários