Os cremes anti-idade são uma boa forma de atrasar o processo de envelhecimento natural da pele, mas não são uma solução definitiva. Contudo, pode não ser fácil encontrar a opção mais indicada para cada idade e para tipo de pele.

Neste artigo apresentamos alguns dos melhores cremes anti-idade, para várias faixas etárias, desde os 30 até mais de 50 anos, para ajudar manter uma aparência saudável e rejuvenescida.

Tabela de Conteúdos

O que são cremes anti-idade?

Os cremes anti-idade são compostos por ingredientes que trabalham a longo prazo para minimizar os problemas associados ao envelhecimento cutâneo, nomeadamente, o aparecimento de rugas de expressão, desidratação, perda de firmeza e manchas.

Distinguem-se de um creme antirrugas, pois mais do que tratar e prevenir as marcas de expressão na pele, combatem os sinais de envelhecimento do rosto como um todo – por exemplo, a perda de hidratação, elasticidade e firmeza ao longo dos anos.

Na escolha de um creme anti-idade, a idade importa. Cada fase da vida implica necessidades diferentes, pois, como órgão vivo que é, as necessidades da pele mudam com o tempo. Para tornar a escolha mais fácil, reunimos uma lista de sugestões de cremes anti-idade, para cada faixa etária.

Os melhores cremes anti-idade: 30, 40, 50 e mais de 50 anos

Cremes para os primeiros sinais de envelhecimento (30 – 40 anos)

A partir dos 30 anos, começam a aparecer as primeiras linhas de expressão, sobretudo na testa. A pele regenera com menos facilidade, dado que a produção natural de colagénio começa a diminuir. Além de seguir uma alimentação rica e equilibrada, evitar o álcool e o tabaco, escolher um bom creme anti-idade faz a diferença na diminuição gradual das rugas mais superficiais.

1. Vichy Normaderm Anti-Idade

Creme Anti-Idade Vichy Normaderm
Vichy Normaderm Anti-Idade

O Vichy Normaderm é ideal para tratar das primeiras rugas em peles maduras, oleosas e mais problemáticas. Ajuda a remover suavemente as células cutâneas mortas, a desobstruir os poros e a uniformizar o aspeto, graças à combinação única do LHA, ácido glicólico e vitamina C. O resultado é uma pele visivelmente mais firme e radiante.

Modo de aplicação: De manhã e/ou à noite, sob uma pele limpa e seca, evitando o contorno dos olhos.

2. Galénic Ophycée Emulsão Matificante

Creme Anti-Idade Galénic Ophycée Emulsão Matificante
Galénic Ophycée Emulsão Matificante

O corrector Ophycéee da Galénic foi especialmente formulado para corrigir as imperfeições associadas à idade. É um creme fino, delicadamente azulado, fresco e leve.

A sua fórmula tem uma estrutura idêntica à das membranas das células da pele, o que permite a ação das propriedades cicatrizantes na reconstrução da pele afetada. Alisa e matifica enquanto hidrata e suaviza.

Modo de aplicação: Aplicar todas as manhãs, no rosto e no pescoço.

3. Nuxe Nuxellence Éclat

Creme Anti-Envelhecimento Nuxe Nuxellence Éclat
Nuxe Nuxellence Éclat

Este poderoso creme anti-idade é indicado para todos os tipos de pele. A ação reveladora do ácido hialurónico combinada com extratos vegetais estimula a juventude e luminosidade da pele, tornando-a mais energizada e luminosa. Atrasa o envelhecimento cutâneo e estimula a microcirculação, sendo o complemento anti-idade ideal na rotina diária.

Modo de aplicação: Utilizar de manhã e à noite, no rosto e pescoço.

4. Filorga Age-Purify

Creme Anti-Idade Filorga Age-Purify Fluido Anti-Rugas e Anti-Imperfeições
Filorga Age-Purify Fluido Anti-Rugas e Anti-Imperfeições

O Filorga Age-Purify é ideal para todos os tipos de pele, mas, graças ao efeito matificante, é ainda mais indicado para peles tendencialmente oleosas.

A sua textura é aquosa, muito leve e confortável, de rápida absorção, graças aos elementos que preparam a pele e facilitam a penetração dos ingredientes. Destaca-se por reativar o colagénio natural da pele, o que ajuda a prevenir e reduzir os sinais de envelhecimento. O resultado é uma pele imediatamente mais hidratada e revitalizada.

Modo de aplicação: De manhã e à noite, na pele previamennte limpa e seca.

5. Lierac Hydragenist Creme-Gel Reidratante

Creme Anti-Idade Lierac Hydragenist Gel-Creme Reidratante Iluminador
Lierac Hydragenist Gel-Creme Reidratante Iluminador

Este creme anti-idade funde-se delicadamente na pele para uma hidratação profunda e duradoura. Os ingredientes de origem natural reforçam os mecanismos naturais de reparação, ao passo que o ácido hialurónico de elevado peso molecular retarda os efeitos do envelhecimento, acrescentando conforto e luminosidade.

Modo de aplicação: Aplicar no rosto e pescoço, limpo e seco, 1 a 2 vezes por dia.

6. Vichy Liftactiv Fresh Shot Concentrado

Creme Anti-Idade Vichy Liftactiv Fresh Shot Concentrado Intensivo Antioxidante e Antifadiga
Vichy Liftactiv Fresh Shot Concentrado Intensivo Antioxidante e Antifadiga

O Vichy Liftactiv Fresh Shot Concentrado é sérum potente, com 15% de vitamina C pura e um eficaz complexo molecular que promove a luminosidade e uniformidade da pele.

Os seus ingredientes exercem uma ação antioxidante e antifadiga, ideal para a pele cansada. O cuidado intensivo indicado para combater os sinais de idade da pele madura.

Modo de aplicação: Aplicar 4 a 5 gotas, no rosto limpo e seco, de manhã e à noite.

7. Creme Anti-Idade Clinique Smart Clinical Repair Lifting Face

Creme Anti-idade Clinique Smart Clinical Repair Lifting Face + Neck
Clinique Smart Clinical Repair Lifting Face + Neck

Este creme anti-idade fortalece, repara visivelmente as linhas e rugas e hidrata em profundidade. Tem uma textura rica, e é indicado para todos os tipos de pele, desde muito seca a oleosa. A poderosa combinação de peptídeos ajuda a fortalecer e a suavizar a pele para um aspeto visivelmente rejuvenescido.

Modo de aplicação: Usar no rosto, pescoço e decote, previamente limpa, de manhã e/ou à noite.

8. Neutrogena Retinol Boost Creme

Creme Anti-Idade Neutrogena Retinol Boost
Neutrogena Retinol Boost

O Neutrogena Retinol Boost é um creme anti-idade surpreendentemente leve, mas com uma ação altamente eficaz. Conduz o retinol puro até às camadas mais profundas da pele para combater a falta de firmeza e de luminosidade, para uma pele visivelmente mais jovem e com aspeto saudável.

Modo de aplicação: Aplicar de manhã e à noite, no resto e no pescoço.

9. SVR C20 Biotic Regenerador de Luminosidade

Creme Regenerador de Luminosidade SVR [C20] Biotic
SVR [C20] Biotic
Este creme anti-idade é indicado para um tratamento reparador da pele baça, irregular, com sinais de fadiga e rugas.

Destaca-se pela fórmula especialmente enriquecida com probióticos pasteurizados, ácido hialurónico, 20% de vitamina C e vitamina E, cuja ação resulta numa pele mais lisa, jovem e luminosa.

Modo de aplicação: Aplicar na pele limpa e seca, de manhã e à noite.

 Rugas instaladas e cuidados com a pele (40 – 50 anos)

Dos 30 para os 40 anos de idade, os especialistas salientam a perda de elasticidade e de volume da pele, devido, sobretudo, à diminuição da produção de colagénio. Esta proteína está presente em todas as estruturas essenciais do corpo, como ossos, tendões, ligamentos e pele, sendo responsável pela elasticidade e firmeza dos tecidos e das cartilagens.

O que procurar? Cremes anti-idade com dois grupos de ingredientes fundamentais: os péptidos que ajudam a produzir colagénio, e o retinol, que aumenta as proteínas da pele.

10. Vichy Liftactiv Collagen Specialist

Creme Antienvelhecimento Vichy Liftactiv Collagen Specialist
Vichy Liftactiv Collagen Specialist

O Liftactiv Collagen Specialist da Vichy tem uma textura aveludada que proporciona um conforto imediato. Enriquecido com péptidos e vitamina C, atua com precisão sobre os sinais de idade provocados pela perda de colagénio, propriedades antioxidantes e de luminosidade. O cuidado diário que devolve a firmeza e a tonicidade à pele.

Modo de aplicação: Utilizar de manhã e à noite no rosto limpo, evitando o contorno dos olhos.

11. Caudalíe Caxemira Redensificador

Creme Anti-Idade Caudalie Resveratrol Lift Creme de Caxemira Redensificador
Caudalie Resveratrol Lift Creme de Caxemira Redensificador

O Creme Redensificador Caxemira Caudalíe deixa a pele do rosto suave e confere um efeito reafirmante, graças à fórmula patenteada de resveratol, um antioxidante, ao ácido hialurónico e um potenciador de colagénio vegan. O rosto fica visivelmente mais jovem e perfumado com notas de manjericão e flor de laranjeira.

Modo de aplicação: Aplicar de manhã, no rosto e pescoço.

12. Nivea Hyaluron Cellular Filler Creme

Creme Anti-Idade Nivea Hyaluron Cellular Filler Creme de Dia Remodelador SPF30
Nivea Hyaluron Cellular Filler Creme de Dia Remodelador SPF30

O Nivea Hyaluron Cellular Filler é um creme de dia que ajuda o processo de regeneração da pele e melhora a sua firmeza. Tem uma textura sedosa e é enriquecido com ácido hialurónico, booster de colagénio e uma proteção F15 UVA & UVB. A sua utilização regular resulta numa pele mais firme, suave e saudável.

Modo de aplicação: Utilizar no rosto, pescoço e decote todas as manhãs.

13. Institut Esthederm Intensive Retinol Concentrado Anti-Idade

Creme Anti-Idade Institut Esthederm Intensive Retinol Facial Cream
Institut Esthederm Intensive Retinol Facial Cream

Com uma elevada concentração de retinol, o Institut Esthederm Intensive Retinol ajuda a nutrir e a fortalecer a pele, enquanto combate os sinais de envelhecimento no rosto e pescoço. Deixa a pele mais luminosa e atenua as rugas e as linhas de expressão, assim como as manchas. A pele fica macia e os sinais de idade são suavizados.

Modo de aplicação: Aplicar no rosto, pescoço e decote, à noite.

14. Avène DermAbsolu Bálsamo de Noite

Creme Anti-Idade Avène DermAbsolu Bálsamo de Noite
Avène DermAbsolu Bálsamo de Noite

Este bálsamo de noite combina ingredientes ativos patenteados anti-idade, como polifenóis de baunilha, revitenol, glicoleol e água termal da Avène, com um efeito calmante e suavizante. A pele fica mais fresca, regenerada e profundamente nutrida.

Modo de aplicação: Aplicar à noite no rosto, pescoço e decote.

15. Lierac Lift Integral Sérum

Creme Anti-Idade Lierac Lift Integral Sérum Facial Tensor Sobreativado
Lierac Lift Integral Sérum Facial Tensor Sobreativado

Este sérum concentrado da Lierac é um forte aliado no combate aos efeitos do envelhecimento da pele. Além disso, a sua fragância torna a rotina diária mais prazerosa, deixando na pele uma agradável fragrância fresca com notas de jade, jasmim árabe e sândalo.

Modo de aplicação: Utilizar de manhã e à noite, antes do creme diário ou de noite.

16. Creme de Contorno Olhos/Lábios Martiderm Express

Creme Anti-Idade Martiderm Express Contorno Olhos/Lábios
Martiderm Express Contorno Olhos/Lábios

Este creme foi especialmente concebido para o contorno de olhos, lábios e rugas de expressão. Exerce um efeito triplo de relaxamento, redensificação e preenchimento da pele, resultante da ação de octapéptidos e ácido hialurónico. Suaviza não só as rugas de expressão como as estáticas.

Modo de aplicação: Aplicar no contorno dos olhos e lábios, de manhã e/ou à noite.

Cuidados com a pele madura (+50 anos)

A partir dos 50 e, para as mulheres, há muitas mudanças hormonais. É por esta altura que começa a perda de estrogénio, o que pede hidratação profunda e fórmulas com um efeito lifting.

Os ingredientes mais importantes a procurar é o ácido hialurónico e ácido glicólico, cujas propriedades regeneradoras o tornam indicado para peles com danos solares ou cicatrizes. Deve também ser dada especial atenção à zona do contorno dos olhos, onde a pele é ainda mais fina e mais suscetível a rugas.

17. Nuxe Nuxuriance Ultra Rich Redensificante

Creme Anti-Idade Nuxe Nuxuriance Ultra Rich Redensificante
Nuxe Nuxuriance Ultra Rich Redensificante

O Nuxe Nuxuriance Ultra Rich destaca-se pela textura especialmente rica e densa, mas de fácil absorção. Penetra facilmente nas camadas mais profundas da pele, exercendo uma ação antienvelhecimento. Regenera a pele, aperfeiçoa os contornos do rosto e alisa as rugas. É apropriado para peles secas e muito secas, a partir dos 50 anos.

Modo de aplicação: Utilizar de manhã, no rosto, pescoço e decote previamente limpos.

18. Institut Esthederm Intensive Hyaluronic Creme

Creme Anti-Rugas Institut Esthederm Intensive Hyaluronic
Institut Esthederm Intensive Hyaluronic Creme Anti-Rugas

O Institut Esthederm Intensive Hyaluronic Cream exerce um efeito intensivo e reconfortante na regeneração da pele, graças à presença de três formas diferentes de ácido hialurónico. Apesar de ter uma textura densa, não tem um efeito oleoso. É refrescante e suave, protege a pele do stress ambiental e suaviza as rugas de expressão.

Modo de aplicação: Aplicar na pele limpa e seca, de manhã e à noite.

19. Avène Hyaluron Activ B3 Sérum

Sérum Concentrado Avène Hyaluron Activ B3
Avène Hyaluron Activ B3 Sérum Concentrado

O sérum Avène Hyaluron Activ B3 é indicado para todos os tipos de pele, com rugas e falta de firmeza. Exerce um efeito tensor de dentro para fora, corrigindo as irregularidade da pele quer na superfície, como em profundidade. Um verdadeiro impulsionador que pode ser utilizado individualmente ou combinado com o produto habitual de cuidado da pele.

Modo de aplicação: Aplicar 1 a 2 gotas no rosto, contorno dos olhos, pescoço e decote, de manhã e/ou à noite.

20. Caudalie Premier Cru Rico

Creme Anti-Idade Caudalie Premier Cru Rico
Caudalie Premier Cru Rico

Este creme de rosto é ideal para peles secas, pela sua textura rica e ação antienvelhecimento global. A sua fórmula exclusiva combina todas as patentes Caudalie, nomeadamente, Resveratrol, Viniferina e Polifenóis, com alguns dos ativos mais eficazes para atenuar os sinais do envelhecimento. Nutre a pele em profundidade, tem um efeito alisador e confere um aspeto mais luminoso e saudável.

Modo de aplicação: Aplicar de manhã e à noite, na pele do rosto e pesoço limpa e seca.

21. Skinceuticals H.A. Intensifier Sérum

Sérum de Rosto Skinceuticals H.A. Intensifier
Skinceuticals H.A. Intensifier

Desenvolvido em laboratório para reconstruir os tecidos celulares e reforçar a ação antioxidante, o Skinceuticals H.A. Intensifier é um dos melhores aliados para manter a pele saudável a partir dos 50 anos. Preenche as rugas, corrige a perda de densidade e reduz os sinais de flacidez, graças à presença de pro-xylane, ácido hialurónico, glicirrizato de dipotássio e extrato de arroz roxo.

Modo de aplicação: Aplicar 4 a 5 gotas no rosto, pescoço e decote, de manhã e à noite.

22. Creme de Rosto SkinCeuticals Correct Triple Lipid Restore 2:4:2

Creme Anti-Idade SkinCeuticals Correct Triple Lipid Restore 2:4:2
SkinCeuticals Correct Triple Lipid Restore 2:4:2

Este creme de rosto da Skinceuticals foi especialmente formulado com uma elevada concentração de ceramidas (2%), colesterol natural (4%) e ácidos gordos (2%), ativos que atuam em conjunto para restaurar a barreira cutânea, apoiar a reparação natural da pele e nutrir em profundidade. O resultado é uma melhoria expressiva e visível dos sinais de envelhecimento.

É, sem dúvida, um dos melhores cremes de rosto para utilizar a partir dos 50 anos.

Modo de aplicação: Usar 2 vezes ao dia, no rosto, pescoço e decote.

23. Sérum Reparador Vichy Mineral 89 Probiotic Fractions

Sérum Reparador Vichy Mineral 89 Probiotic Fractions
Vichy Mineral 89 Probiotic Fractions

O Vichy Mineral 89 Probiotic Fractions protege contra agentes ambientais que envelhecem a pele, como stress, falta de sono, poluição ou radiação UV. É composto por elementos probióticos cultivados com água vulcânica e enriquecido com niacinamida, para regenerar a saúde da pele, particularmente a luminosidade e a elasticidade.

Modo de aplicação: Aplicar de manhã e à noite antes de outros séruns e hidratantes, na pele limpa e seca.

24. Sérum Ultimune Power Infusing Concentrate Anti-Aging Shiseido

Sérum Shiseido Ultimune Power Infusing Concentrate Anti-Aging
Shiseido Ultimune Power Infusing Concentrate Anti-Aging

Um concentrado de infusão de energia com ação antirrugas e anti-envelhecimento para obter uma pele saudável e vibrante.

Destaca-se pela dupla tecnologia ImuGenerationRED que atua tanto na imunidade da pele, para fortalecer as defesas, quanto na sua circulação, para manter o fluxo sanguíneo saudável. Tem ainda 8 princípios ativos botânicos que estimulam a renovação das células, tornando a pele definitivamente mais jovem e luminosa.

Modo de aplicação: Usar no rosto e pescoço, previamente limpo, de manhã e à noite.

25. Age Perfect L’Oréal Paris Ampolas Refirmantes

Desenvolvidas em laboratório, estas ampolas L’Oréal destinam-se especificamente às mulheres que estão a entrar na menopausa. São enriquecidas com uma alta concentração de colagénio numa leve textura oleosa para se fundir com a pele na aplicação.

Modo de aplicação: Usar 1 ampola por dia, durante 7 dias. Aplicar no rosto, pescoço e decote.

Cuidados essenciais com a pele

A prevenção precoce do envelhecimento da pele passa pela adoção de um estilo de vida saudável, dando preferência a alimentos nutritivos e variados e incorporando atividade física na rotina diária. Bons hábitos de sono também são fundamentais para permitir a natural regeneração dos tecidos.

Além disso, a rotina de skincare deve incluir um esfoliante, um gel de limpeza e um creme hidratante de dia e de noite. As áreas mais sensíveis devem receber atenção especial, como o contorno dos olhos. E quando os efeitos da idade se fazem sentir, o elemento chave passa a ser um bom creme anti-idade.

Assim, a combinação de hábitos saudáveis com cuidados diários é o segredo para uma pele saudável, a curto, médio e longo prazo.

Conclusão

Acima de tudo, não esquecer que a prevenção é, de facto, a melhor forma de “enganar” o tempo.

Adotar uma rotina de cuidados com a pele e tenha em atenção aspetos chave, como usar protetor solar, desmaquilhar sempre a pele, hidratá-la diariamente e procurar seguir um estilo de vida saudável. Quem não conhecer muito bem a sua pele e não souber que cremes escolher e que ingredientes procurar ao certo, consulte um dermatologista, que será capaz de ajudar a selecionar o creme ideal para o seu tipo de pele.

Autor

Esposendense de coração, a Diana é doida por boa comida e anda constantemente perdida nos motores de busca de voos, em pulgas com a próxima aventura. Acalma os bichos carpinteiros com treinos diários de cross training e rende-se facilmente perante um bom storytelling.

3 Comments

Comentários